Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#447469 | jrbusty | 02 mai 2023 18:52

Olá!

Gostaria de saber que relação de parentesco existia entre minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante, casada com meu bisavô Manoel José Ribeiro de Bustamante (1829-1909), e Da. Escolástica Maria de Jesus Moraes (1745-1823), sendo seu marido o Sargento Mor José Leite Ribeiro (1723-1801), de São João del Rei.

Muito obrigado por qualquer informação a respeito.

Cordialmente,
J. R. de Bustamante

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#447487 | betosong | 03 mai 2023 20:22 | Em resposta a: #447469

Caro J. R,

Pelo que vi no Family Search, José Leite eEscolástica se casaram em S J Del Rey em 9 de janeiro de 1764.

Eles tiveram um filho também chamado José Leite Ribeiro, que se casou com Maria Clara Luiza de Jesus.

Esse casal teve uma filha chamada Mariana Leite Ribeiro.

Veja no site: https://www.familysearch.org/tree/person/details/G65Q-3JK

Boas sorte!

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#447488 | betosong | 03 mai 2023 20:41 | Em resposta a: #447469

Assim sendo, Mariana Leite Ribeiro de Bustamante era bisneta de José Leite Ribeiro e Escolástica Maria de Jesus Moraes, como mostra a árvore no link abaixo:



https://www.familysearch.org/tree/pedigree/fanchart/KDS3-CPH

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#447494 | jrbusty | 04 mai 2023 08:41 | Em resposta a: #447488

Se é assim, então Mariana Leite Ribeiro de Bustamante era neta de José Leite Ribeiro e Escolástica, e não bisneta. Certo?

Só me falta encontrar seus dados de nascimento e falecimento.
Suponho que ela faleceu ma Fazenda Chapada Ribeiro (Itanhandu), onde também faleceu meu bisavô Manoel José Ribeiro de Bustamante.

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#447503 | betosong | 04 mai 2023 20:01 | Em resposta a: #447494

Não, J. R.!

Mariana era:

Filha de José Leite Ribeiro (~1880) e Maria Clara Luiza

Neta de José Leite Ribeiro (~1855) e Ana Flabia

BISNETA de José Leite Ribeiro (~1728) e Escolástica Moraes.

São 3 José Leite Ribeiro (pai, filho e neto).

Boas pesquisas!

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#447511 | jrbusty | 05 mai 2023 10:35 | Em resposta a: #447503

Muito obrigado pela clara resposta.

A minha dúvida era que em alguns portais se diz que José Leite Ribeiro e Escolástica Maria de Jesus Moraes tiveram 14 filhos, onde não aparece esse José Leite Ribeiro, casado com Ana Flabia.

Outras fontes aponta(va)m como sendo minha bisavó possivelmente uma tal MARIANNA, nascida em 1831, batizada a 4.9.1831, em S. João del Rey, filha de Francisco de Paula de Almeida Magalhães (1788-1848) e de Mariana Carolina de Magalhães Leite (1810-?) que por sua vez era filha de Francisco Pinto de Magalhães (1764-1820) e de Maria Custódia da Assumpção Leite Ribeiro, filha de José Leite Ribeiro e Escolástica Maria de Jesus Moraes.

Em conversa com meu tio José Ribeiro de Bustamante, já falecido, sempre ouvi falar de um tal Zeca Leite, de um Chico Leite e de um Antônio Leite como irmãos da (sua) Vó (Marianna Leite Ribeiro), o que me parece impossível, pois esses três constam como filhos do casal José Leite Ribeiro e Da. Escolástica.

Esse nome - ESCOLÁSTICA - também lembro de ter ouvido em conversa com meu tio Zé que contava coisas ouvidas de seu pai, meu avô Philadelpho Ribeiro de Bustamante.

O interessante no caso desses avós ou bisavós é que nunca saiu o nome do filho do cura como tal, quando se sabe que a minha bisavó paterna - ANNA FLORA DE S. JOSÉ - teve um filho (Philadelpho Joaquim Nogueira de Carvalho, 1832-1918) do vigário de Santana do Capivari, Cônego Ignácio Joaquim Nogueira de Carvalho, alguns dizem que depois da morte de seu marido, outros dão como data do nascimento desse filho ilegítimo o ano de 1832, quando ainda vivia o marido de Anna Flora.
Questão de tabu?
Imagino que meu avô sabia muito bem quem eram os pais de sua mulher (minha avó paterna, que também se chamava Marianna) e provavelmente também o tio Zé, mas ele se referia ao Tio Derfo (por Philadelpho) como o "pai da nossa mãe", em conversa gravada com meu pai nos anos 1980/81 em sua casa de Taubaté.
Tudo gente do Curral Falso (Santana do Capivari), lugar que não consegui localizar no Google Earth.

Cordiais Saudações.

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#447598 | betosong | 09 mai 2023 18:10 | Em resposta a: #447511

JR, realmente há muitos erros sobre ramos de famílias em diversos sites.

Na verdade só mesmo checando a documentação podemos ter mais certezas.

Essas informações estavam no Family Search, numa árvore feita por outra pessoa. Sugiro que você confirme a documentação e faça contato com os autores da árvore para poder ter mais segurança a respeito desse parentesco.

Boa sorte!

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#447599 | jrbusty | 09 mai 2023 18:59 | Em resposta a: #447598

Olá, muito obrigado pelo comentário.

Sim, é verdade, quanto mais busco, mais discrepâncias encontro, inclusive com diferentes datas de nascimento ou de falecimento, erros nos nomes ou sobrenomes.

Sigo buscando para tentar estabelecer minha árvore genealógica – o mais correta possível.

Do lado paterno (avô Ribeiro de Bustamante) tenho bastantes dados corretos, baseados em informações pessoais e alguns em páginas de genealogia, só me faltam algumas datas (nascimento, falecimento, etc.)

Do lado materno do papai (avó Leite Ribeiro de Bustamante) ainda não tenho tudo claro, tenho de seguir buscando.

Do que não tenho dado algum é do lado materno, da mamãe, só sei os nomes dos avós e de seus irmãos.

Enfim, a aventura continua.

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#447966 | jrbusty | 31 mai 2023 16:47 | Em resposta a: #447599

Olá, boas tardes!

Verificando de novo os dados constantes do site de Family Search me parece impossível que minha bisavó paterna, Maria Leite Ribeiro de Bustamante, seja filha de José Leite Ribeiro com Maria Clara Luiza por causa das idades desse casal, muito posterior ao nascimento de minha bisavó que deve ter sido nos anos '30 ou mais tardar '40 de 1800.

Até agora não consegui descobrir o pai dela, Tenente José Leite Ribeiro, em nenhum site, só sei dele pelo testemunho ao vivo do meu tio, José Ribeiro de Bustamante (tio Zé), reproduzido através de informação dada a ele por meu avô (seu pai).
Esse Tenente Jose Leite, nascido em Santana do Capivari, foi para o bairro do Caxambu (Passa Quatro, MG) onde comprou uma propriedade de uns 200 alqueires e onde passou a viver com sua família, incluindo a filha Mariana que veio a ser a mulher de meu bisavô paterno, Manoel José Ribeiro de Bustamante.

Não consigo encontrar documentos que o comprovem, mas o testemunho do tio Zé é incisivo e claro.

Como vivo na Espanha, a coisa se complica com isso da busca de documentação.

Mas ainda não desisti.

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#448068 | jrbusty | 07 jun 2023 18:38 | Em resposta a: #447966

Aqui estou de novo!

Depois de rever muitos sites e alguns documentos, assentos em livros de Igreja, etc., dei com o assento de batismo de uma filha - Anna B. - do meu bisavô Manoel José Ribeiro de Bustamante e da bisavó Marianna Leite Ribeiro de Bustamante, aos 27.02.1870, sendo avós paternos Ignácio de Loyola de Bustamante, já falecido, e de Anna Flora de São José, avós maternos José Leite Ribeiro e Maria Clara Luiza de Jesus, já falecida(os)… difícil decifrar se se refere aos dois ou só a Maria Clara Luiza.

Portanto, partindo da base de que esse assento corresponde à verdade, os pais da minha bisavó eram realmente JOSÉ LEITE RIBEIRO e MARIA CLARA LUIZA DE JESUS e que ela ou talvez os dois já eram falecidos nessa data, fevereiro de 1870.

Até o momento não consegui localizar nenhum dato sobre nenhum deles, pois José Leite Ribeiro existiu muito mais de um e Maria Clara Luiza de Jesus não se encontra em nenhum registro.
Nem data de nascimento nem de falecimento e tampouco nenhum nome dos pais.

Encontrei um José Leite Ribeiro, nascido em 1795, filho de Manoel Leite da Silva e Francisca Ribeiro Lemes, mas ainda não consegui encontrar o enlace entre esse cidadão e Maria Clara Luiza de Jesus.

A aventura continua.

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#448315 | Bustana | 20 jun 2023 02:43 | Em resposta a: #447469

Olá, seu bisavô Manoel José Ribeiro de Bustamante, é meu tretavô.
Sou bisneta de Pedro de Alcantara, fiilho de Pedro Ribeiro de Bustamante, que é filho do seu bisavô.
Tenho alguns estudos sobre a familia que posso compartilhar.
Fique a vontade para contactar : bustamante.anapaula@gmail.com

Resposta

Link directo:

Minha bisavó Mariana Leite Ribeiro de Bustamante

#448322 | jrbusty | 20 jun 2023 09:37 | Em resposta a: #448315

Olá Ana Paula,

acabo de enviar-te uma mensagem ao teu endereço eletrônico.

Um abraço, José

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 21:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen