Canto e Castro - atuais representantes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Canto e Castro - atuais representantes

#448529 | agostinho botelho | 27 jun 2023 13:32

Caros confrades,

Quem representa atualmente a família Canto e Castro da ilha Terceira?
Não possuo o ANP, sendo que esta família aparece aí numa edição de 1985, que já deve estar completamente desatualizada.
Num estudo sobre o solar dos Remédios publicado pelo IHT, creio que se diz que os então membros da família tinham emigrado para os EUA.

A. Botelho

Resposta

Link directo:

Canto e Castro - atuais representantes

#448574 | JC | 28 jun 2023 16:46 | Em resposta a: #448529

Caro confrade A. Botelho,

Não conhecendo bem a genealogia desta família poderá contudo a representação estar em André Alexandre de Sousa e Holstein do Canto e Castro, 5º Visconde de Meireles.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Canto e Castro - atuais representantes

#448579 | agostinho botelho | 28 jun 2023 18:04 | Em resposta a: #448574

Caro Confrade,

O ANP/1985 que referi tem a resenha dos Canto e Castro da ilha Terceira, mas infelizmente não tenho cópia (tenho uma vaga ideia de ter visto essa resenha há muitos anos e constar que a família descende de John of Kent, hipótese que creio atualmente completamente afastada).

Contudo, a ideia que tenho é que os viscondes de Meireles não têm varonia Canto (nem sequer Meireles), tendo um dos seus antepassados c.c. uma filha de Pedro do Canto e Castro, este sim descendente por varonia do famoso Pedro Anes do Canto, moço-fidalgo e provedor das Armadas e Naus da Índia em todas as ilhas dos Açores (e tronco dos Canto e Castro da ilha Terceira).

Mas é possível que tenha razão e que a chefia desta histórica família açoriana tenha vindo a recair nos viscondes de Meireles, pela extinção ou eventual decaimento de outras linhas (não faço ideia se o decaimento será motivo para isso, confesso). Se bem que já li aqui no fórum que a família do antigo presidente da República, almirante Canto e Castro, tem varonia Canto e Castro, pelo que existindo descendentes deveriam ter primazia em relação aos ditos viscondes.

Pesquisando na internet, existem efetivamente Canto e Castro que emigraram dos Açores para a Califórnia e na publicação por mim referida do IHT (anos 70) sobre o solar dos Remédios refere-se, salvo erro, que a chefia da família teria passado para um desses emigrantes nos EUA.

Cumprimentos,
A. Botelho

Resposta

Link directo:

Canto e Castro - atuais representantes

#448580 | agostinho botelho | 28 jun 2023 18:21 | Em resposta a: #448579

Já agora refiro que a publicação que mencionei é "O Solar de Nossa Senhora dos Remédios (Canto e Castro)", da autoria de Jorge Pamplona Forjaz, publicado no Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, nº 36, de 1978. Está disponível online.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 19:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen