Ajuda heráldica

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Património | Regiões

Ajuda heráldica

#19177 | bn | 01 abr 2002 15:09

Caros frequentadores,
Agradeço, a quem souber, que me envie informações sobre a seguinte pedra de armas de uma casa senhorial da zona de Penacova:
Escudo com elmo, contendo do lado esquerdo uma cruz levantada cheia (ou possivelmente uma espada), e do lado direito seis besantes de prata (Castro).
Com os meus melhores cumprimentos
Bartolomeu de Noronha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda heráldica

#19565 | bn | 11 abr 2002 15:58 | Em resposta a: #19177

Caros participantes,
Volto a pedir a vossa opinião sobre a pedra de armas referida.
Com os meus melhores cumprimentos
Bartolomeu de Noronha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda heráldica

#19574 | artur41 | 11 abr 2002 18:09 | Em resposta a: #19177

Caro Bartolomeu


Temos portanto: um escudo partido, sinistra (cruz levantada e cheia), dextra (seis besantes de prata (Castro).
Antes de mais, devo-lhe dizer que não são besantes, mas sim arruelas. Maioritariamente considera-se as seis arruelas, como sinal de bastardia, ilegitimidade; embora alguns autores tenham opinião diferente.
Refere uma cruz levantada e cheia ou uma espada, gostaria que explicitasse melhor o que viu. A ser uma cruz, como é que ela é?


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda heráldica

#19583 | vbriteiros | 12 abr 2002 00:05 | Em resposta a: #19574

Meus Caros.
Só com a descrição apresentada será um pouco difícil fazer uma leitura correcta.
Geralmente pedras de armas em cantaria são por vezes bem dificeis, tenha-se em conta a arte do canteiro e os conhecimentos heráldicos do proprietário. Seria necessário saber o nome da Quinta, freguesia e concelho e então talvez pudesse fazer algumas perguntas para os meus amigos de Coimbra.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda heráldica

#19599 | bn | 12 abr 2002 16:20 | Em resposta a: #19583

Caro Artur,
São estes os elementos que possuo:
- Quinta de Paredes, freguesia de Oliveira do Mondego;
- o instituidor da quinta foi provavelmente, em meados do século XVIII, Joaquim José de Oliveira Coimbra (Capitão- mor de Penacova, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Familiar do Santo Ofício, nascido em Friúmes, Penacova, em 26/7/1734), ou então seu filho, Dr. António da Silva Leitão de Oliveira Coimbra Sam-Payo (juíz de fora de Arronches e Estremoz e também Capitão-mor de Penacova), nascido na já referida Quinta de Paredes em 24/11/1773.
Com os meus melhores cumprimentos,
Bartolomeu de Noronha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda heráldica

#19602 | artur41 | 12 abr 2002 18:52 | Em resposta a: #19599

Caro Bartolomeu


Os Oliveiras, Coimbras, Silvas, Leitões, Sampayos, são famílias que nunca usaram semelhantes símbolos heráldicos.
Pode-se dar a possibilidade, do brasão ter surgido através de outras gerações. É possível, p.e., que um(a) Castro Pereira tivesse casado com um descendente das pessoas que citou; de qualquer das formas, sabe o nome das esposas das pessoas citadas?
É um caso a ver com cuidado!


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda heráldica

#19606 | artur41 | 12 abr 2002 19:38 | Em resposta a: #19177

Caro Bartolomeu


O que o leva a concluir que a cruz é cheia?
Em caso afirmativo, não poderá representar os Pereiras.


Reiterado abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda heráldica

#320157 | eb | 04 jan 2013 14:43 | Em resposta a: #19606

Caros frequentadores,

Solicito informações sobre ascendência de Joaquim José de Oliveira Coimbra Capitão- mor de Penacova em 1790, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Familiar do Santo Ofício, nascido em Friúmes, Penacova, em 26/7/1734, casado com D. Maria Rosa de Santa Quitéria e Silva, nascida na Quintã, Cernache do Bonjardim, em 20-10-1741.
Os citados são meus hexavós.


Grato pelas informações que me possam facultar,

Cordialmente,

Eugénio Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 16:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen