Motivos para casar cedo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Motivos para casar cedo

#451520 | gnevesxyz | 21 dez 2023 13:47

Boa tarde, confrades!

Tenho um caso de casamento precoce que me intriga. Trata-se deste indivíduo José Lourenço, que nasceu em setembro de 1650:

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1045296 (imagem 14, Jusephe)

E casou por primeira vez em maio de 1665:

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1089095 (imagem 12, no fim da segunda página)

Ainda com 14 anos!

Não sei a idade da mulher porque a freguesia dela não tem livros desta época no Tombo. O que sei é que o primeiro filho que encontrei do casal nasceu em 1677!

Pergunto-me por que é que casaram tão cedo, se só iam ter filhos com a idade habitual. Também é estranho que não seja mencionado nada sobre a idade do nubente no assento do casamento.

Sei que não se tratava de batismo tardio, porque é dito que ele nascera aos 6 de setembro daquele ano. Também penso que fosse uma família modesta. Como é que estaria este senhor pronto para sustentar a esposa aos 14 anos?

Cumprimentos,
Guilherme

Resposta

Link directo:

Motivos para casar cedo

#451523 | mariafaia | 21 dez 2023 16:46 | Em resposta a: #451520

A causa mais comum o dinheiro e as heranças, mas não só. Por vezes as meninas ficavam orfãs e faziam um casamento que a igreja aceitava desde que tivesse mais de 12 anos e fosse púbere. Era assim nesses tempos e com certeza haveria boas razões para tal, e que hoje nos escapam. M. Seria essa uma das razões principais para garantir a descendência o mais cedo possível para garantir a velhice e a doença dos progenitores. Hoje confiam nas leis estaduais e na segurança social, mas isso é recente e ainda não houve tempo suficiente para avaliar essas "bondades".
E parir antes dos vinte anos é muito raro hoje, há cem anos era o normal. Mais nesses tempos a esperança média de vida era de trinta e poucos anos, hoje vai nos oitenta

Resposta

Link directo:

Motivos para casar cedo

#451526 | gnevesxyz | 21 dez 2023 17:33 | Em resposta a: #451523

Prezada Maria,

Neste caso, a nubente era órfã de pai.

No entanto, isso não explica que o José fosse jovem. O José tinha ambos os genitores vivos e até veio a ter mais sete irmãos. O pai dele morreu em 1680 e a mãe em 1702. Calculo que tivesse sido de idade avançada, pelo menos no caso da mãe.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 10:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen