Francisco Carneiro de Castro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas | Títulos

Francisco Carneiro de Castro

#451666 | Thm91 | 02 jan 2024 12:07

Olá a todos,

Peço ajuda para identificar a ascendência de 2 antepassados meus, o casal Francisco Carneiro de Castro e D. Ana de Sousa Pereira.

Francisco Carneiro de Castro de acordo com os documentos que disponho era natural de Évora e era filho de João Ribeiro de Vasconcelos e sobrinho de Álvaro Rodrigues de Vasconcelos. Francisco esteve nas campanhas da Índia e teve o cargo de Juiz da Alfandega de Diu, que viria a deixar para o seu filho Diogo de Brito Carneiro de Vasconcelos (Nat. Freguesia Santana Lisboa, casado com Joana Batista de Carvalho nat. Tojal Lisboa). Foi o primeiro marido de D. Ana de Sousa Pereia. Segundo consta eles tinham outro filho chamado João de Vasconcelos. O pedido de Francisco datado de 1645 de habilitação para sua entrada na Ordem de Cristo foi recusado porque a sua avó Brites de Crasto era tida como Cristã Nova, de acordo com multiplas testemunhas de Évora, tendo Franciso defeito de sangue de acordo com os padrões da época. Na mesma habilitação ele afirma ser sobrinho de Luiz de Crasto, que tinha ingressado na mesma ordem e que tinha estado sediado no convento de Tomar mas isso não ficou provado portanto não o deixaram entrar.
Esta questão é mencionada também no Livro Lisboa Antiga de Júlio de Castilho onde ele afirma também que ele é da mesma "estirpe" que os Barbacenas. Pesquisando a cerca destes Barbacenas, cheguei a Diogo de Castro Rio e ao seu irmão Luiz, eles eram filhos de Antão Vaz de Castro e de Brites de Castro, todos eles Judeus ou Judeus convertidos. Eu queria conseguir provar estas teorias através da ascendência de Francisco mas não consigo encontrar mais nada além dos documentos mencionados.

Em relação à D. Ana de Sousa Pereira, foi casada pela 2ª vez com o governador da Madeira Manuel de Sousa Mascarenhas, do qual não teve filhos. No livro Lisboa Antiga do Júlio de Castilho e em certos websites aparece esta Ana de Sousa Pereira como proprietária no Campo de Santana em Lisboa, propriedade esta deixada pela sua tia D.Guimar Nunes Coronel, descendente dos Elvas Coronel. Apesar de o ter escrito, Julio de Castilho afirmar não saber como a D.Guiomar era tia de D.Ana.

Descendentes deste casal Francisco Carneiro de Castro e D.Ana de Sousa Pereira, estiveram ligados ao Dragões de Évora, neste caso pai e filho de seus nomes Francisco de Brito Carneiro e Vasconcelos e Diogo Ignácio de Brito Carneiro Mascarenhas de Vila Viçosa.


Qualquer informação será incrível, obrgado pela vossa colaboração.

Telmo Marques

Resposta

Link directo:

Francisco Carneiro de Castro

#451672 | AntonioGonçalves | 02 jan 2024 15:54 | Em resposta a: #451666

Prezado Telmo!

A minha ajuda é pequena, só tenho isto:

- Alexandre, b. 5.2.1591, filho de João Ribeiro de Vasconcelos e Dª Maria, P. Alvaro Ribeiro e Beatriz Francisca, parteira, celebrou Padre Braz Nunes, (baptizado na igreja de Santo Antão)
2) Beatriz, b. 11.12.1597, filha de João Ribeiro de Vasconcelos e Dª Maria de Brito Carneiro, P. D. Gonçalo e a parteira, Padre Andre Fernandes, bacharel (baptizado na Se)
3) João, b. 25.7.1604, filho de João Ribeiro de Vasconcelos e Dª Maria de Brito, ‘baptizado na igreja do Espírito Santo, de noite, com licença do Vigario Geral’, P. Manoel Botelho, somente, Padre Diogo Marques, beneficiado

Um bom ano e os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

Francisco Carneiro de Castro

#451677 | Thm91 | 02 jan 2024 16:56 | Em resposta a: #451672

Muito obrigado pela sua contribuição.

Um bom ano para si e para os seus.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen