Ajuda a descobrir Anna dos Remédios em Lamego 1700-1800

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias

Ajuda a descobrir Anna dos Remédios em Lamego 1700-1800

#451946 | sofiacdesousa | 14 jan 2024 14:58

Boa tarde :)

Procuro há algum tempo uma senhora chamada de Anna dos Remédios de Castro, mãe de (pelo menos) dois senhores:

- Capitão João Correia Pinto (na altura João ou Joam Corrêa Pinto)
- Manuel Correia Pinto (na altura, Manoel Corrêa Pinto)

Procuro o casamento da Anna com o pai do Jão e Manoel, que tal como consta nos batizados deles, serem filhos de casamento legítimo. O casamento com José Corrêa Pinto.

Transcrevendo o texto do registo do casamento do folho de Manoel Corrêa Pinto, diz o seguinte sobre os avós dele (Anna dos Remédios de Castro e José Corrêa Pinto):

"Neto paterno de José Corrêa Pinto e sua mulher Anna dos Remédios e Castro, naturais da Rua do Castello desta freguesia". Freguesia esta, da Sé, em Lamego.


Ao pesquisar nos registos desta zona, deparei-me já por inúmeras vezes por uma Anna dos Remédios com inúmeros casamentos. E nunca com este José Corrêa Pinto. No entanto, questiono-me, se "dos Remédios" era alguma designação especifica dada, a alguém por algum motivo, ou se era de facto nome de família.


Se alguém tiver informações sobre esta situação, ou das famílias em si, estou disponível!

Obriagda!

OBS: O casamento de Anna dos Remédios e José Corrêa Pinto deverá ser por volta de 1780-1795

Resposta

Link directo:

Ajuda a descobrir Anna dos Remédios em Lamego 1700-1800

#451949 | ADB | 14 jan 2024 15:38 | Em resposta a: #451946

Prezada Sofia

Por favor, coloque aqui os links dos batismos dos 2 filhos e de outros assentos que possam interessar.

Aproveito para perguntar se o casal teve apenas esses 2 filhos. Em caso afirmativo, a margem que dá para o casamento é muito alargada, pode ser bem restringida.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda a descobrir Anna dos Remédios em Lamego 1700-1800

#451956 | sofiacdesousa | 14 jan 2024 19:42 | Em resposta a: #451949

Boa tarde!

Antes de mais, muito obrigada pela resposta.

Os links já não sei onde estão, mas tenho os documentos no computador e deixo-as aqui com link de acesso de drive. Tinha dito que tinha os documentos dos batizados dos filhos (João e Manoel), mas são os casamentos deles que tenho. Abaixo os links:

- Casamento do Capt. João Corrêa Pinto - https://drive.google.com/file/d/1QjUdjyuxVwKtskbVwpSvWEoerN1WLlmn/view?usp=sharing

Casou em 1800

- Casamento do Manoel Corrêa Pinto - https://drive.google.com/file/d/1wRmjXbyzHpErAhXCPjPGjx5naVT-P96d/view?usp=sharing

Casou em 1814

Não tenho conhecimento de outros filhos, de momento apenas encontrei estes dois. Pelo que questiono o porquê de ter encontrado tantas outras "Anna de Remédios" na mesma freguesia na mesma altura, a da Sé de Lamego. Tantos outros casamentos em tão pouco espaço de tempo (sempre 1-2 anos de diferença do outro) com o mesmo nome? Ou são pessoas diferentes, ou então é algo interesse a pesquisar.

De qualquer modo, a Anna que procuro acrescenta-se ao nome "de Castro" ou "e Castro". Porém, nem todos os assentos desta altura tinham os nomes completos ou corretos das pessoas, e por isso continuo na busca pela pessoa certa.

Agradeço novamente a ajuda.

Resposta

Link directo:

Ajuda a descobrir Anna dos Remédios em Lamego 1700-1800

#451962 | ADB | 15 jan 2024 01:07 | Em resposta a: #451956

Boa noite!

Bom, não é melhor forma de se começar a procurar um casamento, partindo dos casamentos dos filhos. Sugiro que tente localizar os batismos deles e só depois o casamento dos pais. Quando localizar volte ao tópico.

Quanto ao período temporal que dá para o casamento, é evidente que tal não é possível, tendo de ser anterior. A não ser que eles casem após o nascimento dos filhos, o que não é incomum.

Repare que o filho João casa em 1800, teremos de dar pelo menos uns 18/20 anos para o seu nascimento, o que seria por volta de 1780. Mas ele pode casar com 30 ou 40, nunca é certo. Portanto, o casamento dos pais vai ser para trás, quem sabe muito, depende do ano de nascimento dos filhos e se há outros que sejam mais velhos. Podemos estar a falar de um espaço temporal muito grande. Será importante tentar saber quem era o mais velho e, o batismo dos filhos confirmará a naturalidade dos pais e as suas filiações.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda a descobrir Anna dos Remédios em Lamego 1700-1800

#451964 | ADB | 15 jan 2024 01:13 | Em resposta a: #451962

Esqueci-me de dizer que o fato de aparecerem várias mulheres com o mesmo nome pode ser por ele ser comum na freguesia ou, então, em honra do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que fica precisamente em Lamego. Faz sentido que os moradores de lá pusessem às filhas esse nome, em honra de Nossa Senhora dos Remédios. É só um palpite ...

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 09:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen