(ajuda) Testamento em Coimbra em 1773 (século XVIII)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas

(ajuda) Testamento em Coimbra em 1773 (século XVIII)

#452822 | jfariaferreira | 06 mar 2024 18:00

Olá a todos,

Tendo regressado à minha pesquisa de mestrado, encontro-me agora com várias dúvidas no que toca a documentação. Vou separar em tópicos.

Aqui queria pedir ajuda para encontrar o testamento de Pedro Ginioux/Ginhão, que faleceu em 10 de março de 1773. No registo de óbito dele diz claramente, na margem (em baixo da chamada "Arco de Almedina // Pedro Giniou // Fez tes-//tam.to"). No próprio livro de óbitos não consta o testamento. E não menciona ser um testamento nuncupativo (como fez um dos seus tios).

Em Coimbra, à época, não havia um livro para testamentos, pelo que, SEGUNDO EU ENTENDI, estariam vertidos nos livros de notas dos tabeliães do "Cartório Notarial de Coimbra". Isso levaria a uma procura exaustiva pelos vários livros de notas; o que já me levanta uma outra dúvida: ele estaria escrito no livro com data antecedente à morte, OU, por ser (eventualmente, não faço ideia) transcrito para o livro apenas depois de aberto, apenas a após a morte. Isso importa imenso, porque faz com que possa restringir o quanto devo procurar.

Mas a dúvida que mais me assombra é: e se não estiver nos livros de notas? Onde mais poderia estar?

Algumas informações para este caso concreto: Pedro "foi sepultado de noite em caixão (...) dentro da Igreja do Colégio de Santo António da Estrela" da cidade de Coimbra — no fundo, ao fundo da rua onde falecera. A menção ao Colégio de Santo António da Estrela não termina aqui: a esposa de um dos seus tios diz-se confessar nessa igreja, na altura do seu casamento. É curioso (para mim) decidirem se conectar, e no caso do Pedro de ser sepultado, fora da sua igreja paroquial, como o resto da sua família. Sabemos que em "1752, 26 Agosto - o colégio passa a integrar o núcleo da Universidade de Coimbra, por pedido de Frei António das Chagas dirigido a D. José", então à data já fazia parte do núcleo da UC. Ah: e Pedro era o único da família que não era irmão da Ordem Terceira (seus tios e tias — incluindo aquela que se dizia confessar com os religiosos de St.º Ant.º da Estrela —, e até o seu irmão, faziam parte da Ordem).

Alguém consegue ajudar-me, ou dar-me algum direcionamento?

Resposta

Link directo:

(ajuda) Testamento em Coimbra em 1773 (século XVIII)

#452823 | saintclair | 06 mar 2024 18:22 | Em resposta a: #452822

-
Deve dirigir-se ao Arq. Univ. Coimbra.
Rua de S. Pedro, nº 2
3000-330 Coimbra
+351 239 859 855 /+351 239 859 800
auc-geral@auc.uc.pt
Cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

(ajuda) Testamento em Coimbra em 1773 (século XVIII)

#452824 | jfariaferreira | 06 mar 2024 21:11 | Em resposta a: #452823

Eu sei... é onde estou... não respondeu a nenhuma dúvida...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 00:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen