O mistério do apelido Clyd!

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

O mistério do apelido Clyd!

#453969 | petsardine | 13 mai 2024 20:48

Boa tarde a todos os confrades.
Há muito tempo que um “mistério” envolve o nome da minha avó paterna, Amélia da Silva Lima Petinga ou Amélia Clyd da Silva Lima Petinga. Na certidão de nascimento o apelido Clyd não aparece, e no assento de nascimento também não consta. Na certidão de óbito aparecem os dois apelidos. A minha avó Amélia era filha de um alfaiate, Artur Eduardo da Silva Lima (nascido em Lisboa) de pais do Porto e de Oucidres, Chaves. A minha bisavó, Maria Gertrudes Morais Lima, era da Azambuja, e era costureira. Tiveram duas filhas na Azambuja, e mais tarde na passagem para o século XX, vão viver para a Nazaré onde se tornam enfermeiros no Hospital da vila, onde a minha avó nasce já de um parto muito tardio em 1912. Já consegui pesquisar e progredir até à sétima geração dos dois costados. Mas o apelido Clyd, não consta em lado nenhum, nem padrinhos, nada. Sempre me intrigou tal coisa. Alguém tem alguma ideia de onde poderá ter vindo este apelido? Um grande bem-haja para quem me puder ajudar! Tiago Petinga

Resposta

Link directo:

O mistério do apelido Clyd!

#453972 | ADB | 14 mai 2024 00:46 | Em resposta a: #453969

Caro Tiago

Em primeiro lugar, não se trata de um apelido mas sim de um nome próprio. Não é assim de estranhar que o mesmo não conste em qualquer outro familiar.

Em segundo lugar, ela com certeza saberia o porquê desse nome mas, nunca lhe devem ter perguntado ...

Se não foram os pais a colocar-lho quando ela nasceu, com certeza foi ela que o acrescentou em qualquer altura da sua vida. Até pode ter sido quando casou. Já viu o assento de casamento dela? Se lá já consta esse nome, pode tentar consultar o processo de casamento (que o Civil arquiva), para ver os documentos que serviram de base ao casamento. Pode ser que lá esteja explicada a mudança de nome (ou acrecentar, se quiser).

De salientar que não sei se esse nome existe cá. Lá fora sim, e é Clyde. O famoso duo Bonnie and Clyde, lembra-se? É um nome próprio, que eu saiba masculino. Mas como há mulheres com nomes masculinos (Maria João por exemplo), já nada me espanta.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

O mistério do apelido Clyd!

#453984 | petsardine | 14 mai 2024 20:08 | Em resposta a: #453972

Caro Filipe, obrigado pelo esclarecimento! A história que me contaram há alguns anos era mais fantasiosa, vou tentar explorar essa vertente e se tiver novidades, digo-lhe! Um forte abraço e obrigado pela sua inestimável ajuda! Tiago Petinga

Resposta

Link directo:

O mistério do apelido Clyd!

#453985 | ADB | 14 mai 2024 20:28 | Em resposta a: #453984

Caro Tiago

De nada. Não sei que história fantasiosa lhe contaram mas, se não se importar de a partilhar, seria interessante ler.

Faça isso e diga alguma coisa. Se ela não o adotou mais tarde, no casamento deverá estar a resposta para o aparecimento desse nome. Ou melhor, talvez não o porquê (isso talvez só ela e outros familiares próximos o soubessem), mas quando é que isso aconteceu.

Um forte abraço!

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 07:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen