Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#19434 | Curado | 08 abr 2002 12:13

Bom dia a todos,

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar na recolha de informações sobre Martim Borges de Azevedo (cavaleiro da Casa Real), casado com Ãngela de Souza Miranda, dama do paço de D. João IV.
Deste casamento nasceram Alexandre Manoel de Souza e Theresa Maria de Souza, casada a 13 de Maio de 1699 com Manoel Ferreira [?]. Ignoro nomes de gerações posteriores (até ao século XIX).
Obrigado por quaisquer ajudas.

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#93609 | fribeiro | 15 jun 2005 20:41 | Em resposta a: #19434

Caro Curado,

Cheguei na minha genealogia a José de Sousa e Azevedo casado com Joana Maria Ribeiro pais de Manuel de Sousa Ribeiro.
Creio ser este José de Sousa e Azevedo filho de Martim e Angela, mas no Arquivo de Leiria ( onde tenho pesquisado ) não parece haver informação sobre o casamento de José e Joana.
Que informações - se as tem - me pode fornecer ou sugerir ?
Desde já grato pela sua atenção,

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#104584 | luis262 | 05 nov 2005 10:48 | Em resposta a: #93609

Caro Tiago Flores

Abri hoje um tópico específico sobre Martinho Borges de Azevedo por não me ter apercebido de que este já existia.
Provavelmente, dado o facto da sua mensagem datar de Junho passado, se tem acesso à base de dados do GENEA , já terá verificado que José de Sousa de Azevedo, c.c. Joana Maria Ribeiro, é filho de Martinho Borges de Azevedo e de Ângela de Miranda.
A fonte é o nobiliário de Felgueiras Gayo, vol. I, pág 612 ( Azevedos).
Não tendo possibilidade de consultar, por ora, o dito livro, abri o tópico pedindo, a quem o possua, que me faça o favor de me trasmitir elementos que ajudem a entroncar estes Azevedos.
Aproveito para repetir aqui o pedido desses elementos.
O meu interesse deve-se ao facto de descender uma bisneta de José de Sousa de Azevedo, Maria Rosa e do seu marido, Francisco Maria Teixeira Pimentel, natural de Maçãs de D.Maria, Alvaiázere.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#104586 | luis262 | 05 nov 2005 11:00 | Em resposta a: #19434

Caro Curado

Abri um tópico sobre a mesma pessoa e só depois reparei que este já existia.

Sobre a descendência de Martinho Borges de Azevedo , que foi meu 9º avô, bem como a referência à fonte que permite conhecer a ascendência, veja
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=219195

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#104706 | fribeiro | 07 nov 2005 09:13 | Em resposta a: #104584

Caro Luis Piçarra,

Finalmente algum contacto neste tópico.

Também eu descendo de José de Sousa de Azevedo por Manuel de Sousa Azevedo Ribeiro.

Através do Processo de Ordenaçao de outros dois filhos de Martim Borges de Azevedo - João do Coito Moitinho e Martim de Sousa Azevedo - , que entretanto carece melhor análise, sei ser este Martim Borges de Azevedo filho de António de Azevedo e Luisa Lopes e a Angela de Sousa de Miranda é filha de Manuel do Couto Moutinhi e Isabel da Silva.

Cumprimentos,

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#104731 | luis262 | 07 nov 2005 15:25 | Em resposta a: #104706

Caro Tiago Flores:

Então ainda somos parentes, porque ambos descendemos de Manuel de Sousa Azevedo Ribeiro nascido em Ansião, Chão de Couce em 1741...

Este terá casado tres vezes.Quanto a mim, descendo do seu primeiro casamento, com Maria Joaquina.
Tiveram, pelo menos, Josefa Joaquina de Azevedo Ribeiro que casou com o Capitão Manuel Bernardes de Faria, natural de Maçãs de D. Maria.
Deste casamento, nasceu Maria Rosa que casou a 24.07.1830 com Francisco Maria Teixeira pimentel ,de MDM ( Possuo uma cópia deste assento de casamento) .
No outro tópico que abri, sobre Martinho( ou Martim) Borges de Azevedo, respondeu-me Luís Alves, que nele expôs o que consta no Gaio. Conclusão : no Gayo, não consta a ascendência do dito Martinho . Por isso é importante recorrer a outras fontes, como o Tiago fêz, nomeadamente aos processos de ordenação sacerdotal que até são das mais fiáveis que se podem encontrar. Quanto ao livro do Gayo, embora infelizmente não o tenha, já li que têm muitos erros e faltas...

Fico a espera de notícias e à sua disposição para qualquer informação.

Cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#104769 | fribeiro | 07 nov 2005 19:35 | Em resposta a: #104731

Caro Luis Piçarra,

Gostaria de saber que informações possui sobre o Martim Borges de Azevedo e Angela de Sousa de Miranda...


Sobre a Joana Maria Ribeiro, sei que era filha de Domingos Pires Bicho e Maria Dinis Ribeiro todos de Cabeçudo - Sertã.

Um abraço

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#104802 | luis262 | 08 nov 2005 01:08 | Em resposta a: #104769

Caro Tiago Flores,

Em relação as questões que levanta:

Sobre Martim , ou Martinho de Sousa Ribeiro, como o Gayo lhe chama, aparece nesse livro como o primeiro dos Azevedos de um parágrafo intitulado CHÃO DE COUCE e apenas com a indicação de ser natural de Leiria e ter casado com D.Angela de Miranda, natural de Amarante.

Aqui no fórum, no tópico Famílias de Maças de D. Maria, em 14.4.2004, Steph ( cujo verdadeiro nome desconheço ), se tinha referido referido a Martim Borges de Azevedo, como primeiro proprietário do Ofício dos Orfãos das Cinco Vilas e cavaleiro da corte de D. João IV e a Angela de Miranda , como dama de D. Luísa de Gusmão. Também Curado se lhes refere em termos idênticos , mas desconheço quais as fontes em que , tanto um como o outro, se baseiam.

Quanto à Joana Maria Ribeiro , também o Gayo afirma que foi natural do Cabeçudo ,termo de Certão (deve ser Sertã) e filha de Domingos Pires Ribeiro, mas sem referir o nome da mãe. Como se sabe que o Gayo tem bastantes coisas erradas, gostava que dissesse como soube dessa filiação, que pode bem ser mais correcta.

De resto, quem tem mais dados sobre a descendência destes Sousas Ribeiro é Henrique Dias. Ele refere também os descendentes de um irmão de Josefa de Sousa Ribeiro, chamado João de Sousa Ribeiro. Se não dispõe desses dados posso transmiti-los aqui. Ou então se preferir pode contactar o Henrique Dias, no tópico Genealogia das Cinco Vilas.

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#104810 | fribeiro | 08 nov 2005 08:56 | Em resposta a: #104802

Caro Luis,

Os dados que lhe referi obtive-os no Processo de Ordenação/Habilitações de Genere dos irmãos Carlos de Sousa Ribeiro ( Baptizado a 6/3/1706 Chão de Couce) e José de Sousa e Azevedo ( Baptizado a 12/3/1702 Chão de Couce ),
filhos de José de Sousa e Azevedo e Dona Joana Maria Ribeiro, onde também são referidos os nomes e naturalidade dos avós.

A minha questão sobre o Martim/Angela prendia-se precisamente com as fontes de onde foram obtidas as informações que refere.

De qualquer modo, no Processo de Ordenação dos filhos João e Martim poderá haver mais qualquer coisa.

Umabraço

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#105350 | henrdias | 15 nov 2005 22:14 | Em resposta a: #104802

Caros confrades Tiago e Luis,

tenho acompanhado com interesse o desenvolvimento deste tema, e embora de momento não tenha mais nada a acrescentar, quero apenas chamar a vossa atenção para a intervenção do confrade "Chico de Óbidos" no tópico "Teixeira de Castro de Chão de Couce", em que refere um Capitão Alexandre Manoel de Sousa da sua Quinta da Mouta Bela e Maria Angélica Vieira da Silva, (mulher ?) da Venda Nova, Aguda, na condição de padrinhos de baptismo em 1747.
Estou em crer que este capitão possa ser filho de Martim Borges de Azevedo. O que vos parece ??
É curioso notar que o seu sobrinho filho do irmão José de Sousa Azevedo, tinha o nome rigorosamente igual ao dele (provávelmente por ter sido o tio o padrinho de baptismo), e também não deixa de ser curioso o nome da mulher deste: Úrsula Teresa Vieira da Silva...

Sem outro assunto de momento, cumprimentos

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#106322 | henrdias | 28 nov 2005 01:02 | Em resposta a: #104802

Caros confrades Luís e Tiago,

a minha investigação vai avançando muito lentamente.
Estou caminhando de baixo para cima (subindo a pulso, como se diz na gíria) mas por enquanto enconto-me apenas na base da pirâmide. E isto porque estou a levar as coisa de uma forma mais abrangente, principalmente no que diz respeito à freguesia de Maçãs.

O Luís afirmou aqui que eu me tinha tinha referido a descendentes de um irmão de Josefa Joaquina de Sousa Ribeiro, chamado João de Sousa Ribeiro, mas devo dizer que essa afirmação foi baseada apenas nessa intervenção do Steph no tópico Famílias de Maçãs de D. Maria, em 14.04.2004, onde diz o seguinte:
"Manuel de Souza Azevedo Ribeiro deu origem ao mais recente ramo dos Pimenteis Teixeiras, mas também a outras famílias tradicionais de Maçãs, como os Curado da Gama (descendentes de uma neta do filho, João de Sousa Ribeiro, de nome Teresa Mendes, casada com Bernardo Curado e mãe do professor e juiz Calisto Curado, nascido em 1831 em Vale de Táboas)".

É pena que ele não tenha voltado ao diálogo, para nos esclarecer em relação às fontes, mas a sua intervenção 15.04.2004, é esclarecedora, pois o seguinte:
"Os dados que aqui deixei foram por mim reunidos nos locais do costume (Torre do Tombo e arquivos paroquiais) e confrontados com outros dados, reunidos no século XIX por Calisto Curado. Estes últimos, manuscritos, têm sido preciosos, pois não existem em Leiria vários livros de registos referentes ao século XIX (incluindo os dos anos 30 e 40 desse século), o que leva a crer terem desaparecido. Quanto à ausência de apelidos em alguns registos, ela é normal. Só a introdução do Registo Civil, em 1911, passou a obrigar quem registava a atribuir apelidos concretos e «oficiais»...."

Recentemente deparei com um assento interessante, e queria partilhá-lo convosco. Tráta-se de um casamento celebrado em M.D.M. em 10.01.1826 do çapateiro (como na altura se escrevia) Bernardo Curado, pai do juiz Callisto Curado, com Thareza Maria de Jesus. Esta senhora (que o Steph diz ser Teresa Mendes), aliás como consta no assento de óbito do filho Calisto, também é referida apenas como Teresa Maria, desta feita no assento do casamento do referido filho, e é filha de João Mendes e de Josefa Mendes, moradores no Valle de Taboas. O João é filho de Manoel Mendes e de Isabel de Faria do mesmo lugar da Freg. de M.D.M, e a Josefa de Jesus era filha de José de Sousa e deThareza Maria, moradores na villa de Chão de Couce.

Como vêem, a mulher de Bernardo Curado tinha o apelido Jesus da mãe (aliás como era moda nessa época as filhas ficarem apenas com o apelido das mães), mas também era conhecida pelo apelido Mendes do pai. Portanto parece não haver dúvida que se trata da neta de João de Sousa Ribeiro.

Mas então temos um problema, pois segundo o assento que eu descrevi, o avô era José e não João. E também estou em crer que a este José de Sousa lhe falta o apelido Ribeiro (a ausência de apelidos aliás era normal, tal como diz o Steph, e o Luís também sabe isso bem no que diz respeito aos Pimentéis), portanto deixo ficar esta questão no ar, mas antes queria perguntar ao Tiago se o seu quinto avô, José de Sousa Ribeiro nascido em Chão de Couce em 1738, tinha alguma filha Josefa de Jesus, pois curiosamente o nome da mulher deste José de Sousa que eu refiro é igual ao da sua quinta avó....

Já agora, também encontrei o casamento de António José de Sousa de Chão de Couce, com Isabel Maria (?) da Conceição das Vendas de Maria, realizado em M.D.M. em 30.10.1776. Este António era filho do casamento do seu sexto avô com Isabel de Jesus. A Isabel era filha de Fermino Lourenço e de Maria Josefa das V. Maria.

E para terminar, uma ultima questão relacionada com a ascendência de Joana Maria Ribeiro. Pesquisando no fórum sobre o curioso apelido Bicho, encontrei um tópico onde o Luís já interviu, e achei curiosa a semelhança entre a ascendência desta senhora e a do confrade António Pereira na intervenção de 15.02.2003. Parece-me ser fácil confundir Maria Dias com Maria Dinis. Fica apenas o reparo.


Sem outro assunto,
Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#106863 | fribeiro | 05 dez 2005 22:26 | Em resposta a: #106322

Caro Henrique Dias,

Embora com algum atraso,pelo qual peço desculpa, queria responder à sua pergunta .

Não tenho conhecimento de nenhuma filha de José de Sousa Ribeiro ( pelo menos não tenho presente na altura em que lhe envio este mail ), mas tenho outras informações que julgo interessantes...

Como sabe os pais deste José são Manuel de Sousa Ribeiro e Isabel Mendes.
Quanto ao Manuel já sabemos ser filho de José de Sousa e Azevedo e Joana Maria Ribeiro e bisneto pp de Martim Borges de Azevedo e Angela de Sousa de Miranda.

Já quanto á Isabel Mendes ( e esta informação que julgo interessante em função da sua intervenção ) é filha João Curado Bello - de Villa pouca - e outra Isabel Mendes.

Será que este Curado lhe é "familiar " ?

Cumprimentos,

Tiago Flores

Será que este Curado tem algo a ver

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#107051 | fribeiro | 08 dez 2005 13:17 | Em resposta a: #106863

quando digo bisneto quero dizer neto...

Tiagop Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#107436 | henrdias | 15 dez 2005 22:01 | Em resposta a: #107051

Caro Tiago Flores,

peço também desculpa pelo atraso na resposta, mas com efeito esse Curado Belo não me é familiar.
Os meus curados mais antigos são da freguesia de Aguda.
Já agora, esta Vila Pouca de onde ele era natural, pertence a Ansião ?

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108465 | fribeiro | 31 dez 2005 14:41 | Em resposta a: #19434

Caro Curado,

Gostaria de saber que informações ( e fontes ) possui acerca de Martim Borges de Azevedo e Angela de Sousa de Miranda.

Através do processo de ordenação de dois dos seus filhos sei que ele era filho de António de Azevedo ( de Leiria ) e Luisa Lopes.

Sei tambem, através do processo de ordenação de um seu neto - de Chão de Couce - que terá casado em Lisboa, pois diz que " vieram de Lisboa para Chão de Couce, já casados à mais de 70 anos... " mas não indica freguesia .... ( alguma data entre 1630 e 1660 )

Desde já agradecido e votos de um bom ano

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108479 | small | 31 dez 2005 16:25 | Em resposta a: #108465

Caro Tiago Flores
Desculpe a intromissão!....Li as suas intervenções neste tópico, Leiria....Chão de Couce..., por acaso não pertence aos Flores de Ourém? Mesmo que não um bom ano 2006
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108486 | fribeiro | 31 dez 2005 17:25 | Em resposta a: #108479

Cara Stella ,

Por acaso não; Ferreira do Zêzere.

Retribuo os votos de Bom Ano,

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108495 | small | 31 dez 2005 19:15 | Em resposta a: #108486

Caro Tiago
Vou insistir. A Família Flores, oriunda de Ourém é muito grande. Qual a origem do seu apelido? Tenho elementos desta Família desde o século XVII, hoje estão espalhados por todo o País e não só se quiser trocar impressões disponha.
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108499 | fribeiro | 31 dez 2005 20:05 | Em resposta a: #108495

Cara Stella,

Já que insiste...

O meu nome assim como alguns ancestrais meus Flores estão na bd do Genea.

Esse ramo ( de resto todos ! ) está bastante incompleto, mas talvez algum nome lhe seja familiar.

Fico a aguardar noticias.

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108501 | fribeiro | 31 dez 2005 20:08 | Em resposta a: #108495

Cara Stella,

Já que insiste...

O meu nome assim como alguns ancestrais meus Flores estão na bd do Genea.

Esse ramo ( de resto todos ! ) está bastante incompleto, mas talvez algum nome lhe seja familiar.

Fico a aguardar noticias.

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108502 | fribeiro | 31 dez 2005 20:08 | Em resposta a: #108495

Cara Stella,

Já que insiste...

O meu nome assim como alguns ancestrais meus Flores estão na bd do Genea.

Esse ramo ( de resto todos ! ) está bastante incompleto, mas talvez algum nome lhe seja familiar.

Fico a aguardar noticias.

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108526 | Paulo | 01 jan 2006 13:28 | Em resposta a: #108479

Cara Stella,

Desculpe intrometer-me neste tema mas posso assegurar-lhe que os Flores de Ourém, do trabalho de Livio Correia não tem qulquer ligação com os Flores do nosso confrade Tiago.

No primeiro caso e segundo o referido autor, o genearca é Manuel Jorge Flores nascido em Ourém "entre Dezembro de 1645 e Abril de 1646" no segundo a genearca é Maria das Flores, baptizada a 22 de Agosto de 1801 na Igreja de Aguas Belas em Ferreira do Zêzere.

Mais posso adiantar-lhe que Flores era, neste último caso, um nome próprio que nas gerações seguintes foi utilizado como apelido estando assim na origem desta família cuja varonia são os Sousa Godinho da Quinta da Alegria, Águas Belas.

Não deixa de ser curioso o facto de existirem duas famílias com prestígio local em dois Concelhos vizinhos sendo que dos Flores de Ourém existem alguns ramos estabelecidos no Concelho de Ferreira contudo sem parentesco com os descendentes de Maria das Flores, senhores do Chalet Flores, uma das casas mais bonitas de Ferreira.

Esperando ter contribuido para o esclarecimento desta questão despeço-me enviando a todos os meus votos de um Feliz 2006.

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108557 | small | 01 jan 2006 20:37 | Em resposta a: #108526

Caro Paulo
Não tem que pedir desculpa. Fico muito feliz, por conhecer tão bem a obra do meu
primo Lívio Correia. A sua referência aos concelhos vizinhos foi também o que me despertou curiosidade. Obrigada pelo seu esclarecimento, agradeço e retribuo os vostos de um Feliz 2006
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108958 | fribeiro | 06 jan 2006 19:42 | Em resposta a: #104802

Caro Luis Piçarra,

Antes de mais, votos de um Bom Ano...

Tenho mais alguma informação sobre o José de Sousa e Azevedo - filho do Martim e Angela -;

. obtive a certidão de nascimento do José que nasceu em 1668 e casou c/ Joana Maria Ribeiro em 1.6.1696;

. esta última informação obtive-a ( via Dr. Paulo Alcobia Neves ) na obra " Antiguidades , Famílias e Varões Ilustres de Sernache do Bonjardim " de Candido Teixeira;

aí também se refere a José como "...cavaleiro fidalgo...", sendo que estou a tentar corroborar esta designação.

Um abraço

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108969 | luis262 | 06 jan 2006 23:13 | Em resposta a: #108958

Caro Tiago,

Aos poucos se vai avançando...

Nos últimos tempos tenho andado à procura de elementos sobre alguns ramos de ascendentes da minha mulher e tentado "desbravar" mais os ascendentes do meu lado paterno.
Em breve conto poder arranjar tempo para me virar novamente para os do lado materno, nomeadamente das " Cinco Vilas" como é o caso destes nossos ascendentes comuns.

Obrigado pelas Boas Festas.
Também faço votos que tenha um Bom Ano de 2006.

Um abraço.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#108986 | luis262 | 07 jan 2006 09:57 | Em resposta a: #108958

Caro Tiago:

Sem querer estar a abusar da sua disponibilidade, ficavava agradecido se me pudesse transcrever essa certidão, pois facilitava a organização de alguns elementos que se encontram dispersos em várias intervenções, para além do facto de se saber os nomes dos padrinhos, o por vezes ajudar a abrir algumas pistas.
Se não se importar, poderei enviar dados novos que ela contenha, para complementar os que enviei para o Genea e já foram editados, ou se preferir ser o Tiago a fazê-lo diga, pois convém evitar duplicações...

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#109282 | luis262 | 10 jan 2006 20:16 | Em resposta a: #108986

Caro Tiago:

Como as coisas no Fórum correm depressa não sei se terá lido a minha mensagem de 7.1.2006 :09.57.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#109303 | fribeiro | 10 jan 2006 22:47 | Em resposta a: #108958

Caro Luis,

A certidão que possuo apenas refere a data e filiação de José de Sousa e Azevedo;

os dados sobre o casamento ( entretanto pedi a certidão para o Arq de C Branco )
vêm refereidos na obra que citei ).
Quanto aos demais dados - anos de nascimento p.ex - já enviei para a BA do Genea.

Um abraço

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#116590 | luis262 | 14 abr 2006 16:54 | Em resposta a: #104706

Caro Tiago,

Parece-me melhor tratarmo-nos por tu, uma vez que somos primos e não muito afastados afinal...
Conheçes alguma fonte, que refira o Martinho , ou Martim, Borges de Azevedo como Cavaleiro da Casa de D.João IV e a mulher, Angela de Sousa de Miranda como dama da corte? O Gayo é omisso , mas tanto Steph como Curado se referem a eles dessa forma... Seria interessante confirmar.

Por outro lado, como o Gayo também não lhe menciona a ascendência, gostava de saber se essas inquirições "de genere " que referias terem de ser vistas com mais cuidado, já permitem te confirmar os nomes dos pais do casal, pois o tu ou eu, caso prefiras, podemos colocá-los na base de dados do Genea citando como fontes essas inquirições e assim avançar um pouco mais nessa linha que nos é comum e de quem descende tanta gente nas Cinco Vilas!

Diz alguma coisa

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#116602 | luis262 | 14 abr 2006 19:20 | Em resposta a: #116590

Caro Tiago,

Desculpa estar a repetir-me, mas só agora verifiquei que já há algum tempo tinha posto algumas das questões, que coloquei na mensagem hoje enviada. A verdade é que, ultimamente, tenho andado a desenvolver pesquisas sobre outros ramos familiares em simultâneo e, às vezes, acontecem destas coisas...

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#116604 | fribeiro | 14 abr 2006 19:43 | Em resposta a: #116590

Caro Luis,

Consegui na Torre do Tombo as Mercês de D.João IV e D. Pedro II de cavaleiro-fidalgo a, respectivamente, Martim ( Martinho ) Borges de Azevedo e a seu filho José de Sousa e Azevedo ( que casou com Dona Joana Maria Ribeiro ).

Nessas inquirições de Genere - de dois filhos de Martim e Angela e irmãos deste José - é referido que o Martim é filho de António de Azevedo e Luisa Lopes ambos naturais de Leiria , freguesia da Sé e que a Angela é filha de Manuel do Couto Moutinho , natural da freguesia de S. Gonçalo de Amarante e Isabel da Silva, natural da freguesia de S.Nicolau da vila de Santarém.
Diz ainda que esta Isabel, além de natural dessa freguesia, aí morou (depois de casada ) durante mais de sessenta anos; ora assim sendo é muito natural que a Angela tenha ai nascido e não em Amarante.

Neste momento ando a tentar encontrar - na Torre do Tombo - as certidões de casamento do José de Sousa e Azevedo com a Joana Maria Ribeiro e do Martim com a Angela.

Qualquer ajuda é sempre preciosa.

Espero que estas informações possam ser úteis,

um abraço,

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#116614 | luis262 | 14 abr 2006 21:24 | Em resposta a: #116604

Caro Tiago,
São certamemente muito úteis

Uma vez que és tu quem tem andado a fazer todo esse trabalho de base de investigação, por mim, acho mais lógico que sejas tu a enviar esses e outros dados que entretanto conseguires ,para o Genea. Se entretanto deparar com alguma coisa nova relativa aesse rramo familiar comum, não deixarei de comunicar. Tambem com nosso comum primo António Teixeira Mendes chegamos ambos a uma certa divisão de terefas, para evitarmos as dupilcações, no que diz respeito a elementos editados.

Que achas?

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#116619 | fribeiro | 14 abr 2006 21:55 | Em resposta a: #116614

Caro Luis,

POr mim, perfeito...

Assim que tiver mais noticias, contacto.

Um abraço e boa Páscoa

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#116623 | luis262 | 14 abr 2006 23:11 | Em resposta a: #116619

Caro Tiago,

Óptimo !

Boa Páscoa, igualmente.
Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#117362 | luis262 | 25 abr 2006 20:04 | Em resposta a: #116619

Caro Tiago,

Entretanto verifiquei que há uma duplicação em relação à descendêcia de Martinho/ Martim Borges de Azevedo.

Quando eu estabeleci a ligação dos ascendentes de Maria Rosa, casada com Francisco Maria Teixeira Pimentel fi-la com a descendência de Martinho Borges de Azevedo que entretanto na altura já constava nas páginas do Genea, colocada não sei por quem, chamando-lhe Martinho e citando nas " fontes" o Gayo, Azevedos.
Isto já há uns dois anos.
Verifiquei ontem que alguém, creio foi o teu caso ,abriu uma nova página desta vaz em nome de Martim e cuja descendência, a partir de Manuel de Sousa Ribeiro, só refere o seu 2º casamento com Isabel Mendes de Jesus e respectiva descendência.
Se fores cosultar a descendência de Matinho Borges de Azevedo, podes ver que este descendente aparece como Manuel de Sousa Azevedo Ribeiro e referem três casamentos:

Casamento I com Maria Joaquina do qual nasceu Josefa Joaquina de Sousa Ribeiro que cc o Capitão Manuel Bernardes de Faria e que é a linha que vai ligar-se aos Pimentéis Teixeiras.

Casamento II com Isabel Mendes de Jesus, sem indicar a descendência, mas é aquela a única que aparece no caso do Martim...

Casamento III com N.

Isto até aqui, citando sempre como fonte os Azevedo ,Gayo, páginas tais e tais...
Assim a partir daqui deixa e haver duplicação, mas as descendêncis do I e II casamentos aparecem sem qualquer contacto entre si.

Temos de arranjar maneira de corrigir isto, acho eu...
Diz qualquer coisa .

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#117378 | fribeiro | 25 abr 2006 23:05 | Em resposta a: #117362

Caro Luis,

De facto fui eu quem colocou essa informação no Genea...e fi-lo apenas nos meus ascendentes directos , pq estava um bocado saturado da morosidade das actualizações e duplicações...

De qualquer forma, continuo na busca dos ascendentes desse Martim e Angela que nos são comuns, mas como compreenderás, nas datas a que nos reportamos, é "coisa" mais complicada...

Ainda assim se quiseres aproveitar os dados já existentes , dispõe naturalmente...

Um abraço

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#117385 | luis262 | 25 abr 2006 23:55 | Em resposta a: #117378

Caro Tiago,

Tudo bem!
As coisas são sempre tão complicadas e morosas, que me parece ser a melhor solução, pelo menos enquanto o sistema se mantiver e, vou então aproveitar os dados e conjugá- los com os que o Henrique Dias comunicou, para poder estabelecer a ascendência de Francisco de Sousa, que deeascende do 2º casamento que referi .

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#117388 | fribeiro | 26 abr 2006 00:19 | Em resposta a: #117385

Caro Luis,

Já agora uma pergunta...
Tens ascendencia no Avelar ?

Um abraço

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#157475 | henrdias | 27 mai 2007 22:52 | Em resposta a: #117385

Caro Luís Piçarra,

deixo aqui alguns índices de processos do Tribunal do Santo Ofício, que retirei do sitio da ttonline, por jugar que têm interesse para consolidar o que já sabemos acerca destas pessoas.
Interessante seria também, consultar estes processos, pois decerto terão informação que convem reter.

Código Referência: PT-TT-TSO/IC/25/8759
Título: Processo de Martinho Borges de Azevedo
Datas: 23/03/1666
Nível Descrição: Documento Composto
Código Refer Altern Cota: Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 8759
Âmbito Conteúdo: Estatuto Social: Cristão-Velho
Crime/Acusação: Blasfémia
Estatuto Profissional: Escrivão Dos Órfãos de Chão de Couce
Naturalidade: Leiria
Situação Geográfica (Naturalidade): Bispado de Leiria
Morada: Leiria
Situação Geográfica (Morada): Bispado de Leiria
Estado Civil: Casado
Nome do Cônjuge: Ângela de Sousa e Miranda
Data da Apresentação: 23/03/1666
Outros Dados: M.C.; O RÉU FOI OUVIDO, E, NO MESMO DIA, OBTEVE LICENÇA PARA IR PARA A SUA TERRA (LEIRIA); O PROCESSO NÃO TEM GENEALOGIA, NEM SENTENÇA.
EntidadeDetentora: IANTT


Código Referência: PT-TT-TSO/IL/28/9158
Título: Processo do Pe. José de Sousa de Azevedo
Datas: 19/5/1730-1/7/1731
Nível Descrição: Documento Composto
Dimensão Suporte: 142 f.
Código Refer Altern Cota: Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 9158
Âmbito Conteúdo: Acusado de superstição e heresia, é Clérigo Presbítero do Hábito de São Pedro, é natural de Chão de Couce, Bispado de Coimbra, e morador em Lisboa Oriental, no Beco das Atafonas, freguesia de São João da Praça, tem 29 anos de idade, filho de José de Sousa de Azevedo, Escrivão dos Órfãos "das cinco villas", natural de Chão de Couce, e de D. Joana Maria Ribeira, natural de Cabeçudo, termo da Sertã, que os seus avós paternos se chamavam Martim Borges de Azevedo e Ângela de Sousa de Miranda, e os maternos, Domingos Pires Bicho e Maria Dinis Ribeiro, é solteiro, foi preso nos cárceres da custódia em 15 de Novembro de 1730, tendo dado entrada nos cárceres da Inquisição de Lisboa a 13 de Janeiro de 1731, foi sentenciado em Mesa, no dia 21 de Junho de 1731, com as penas de abjuração de leve suspeito na Fé, suspensão a título perpétuo do oficio de exorcismo, seja degredado por três anos para fora do Arcebispado de Lisboa Oriental, tenha penas e penitências espirituais, instrução na Fé e pague as custas.
Entidade Detentora: IANTT


Código Referência: PT-TT-TSO/IL/28/5062
Título: Processo de Carlos de Sousa Ribeiro.
Datas: 17/12/1759
Nível Descrição: Documento Composto
Código Refer Altern Cota: Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 5062
Âmbito Conteúdo: Cristão-Velho
Crime/Acusação: Acusado de fazer-se passar por sacerdote, falsificando um documento, para se livrar da perseguição das justiças seculares, por alguns crimes que lhe imputavam.
Estatuto Profissional: Almoxarife e Juiz dos Direitos Reais e Escrivão dos Órfãos de Penela, de 55 anos de idade.
Naturalidade: Chão de Couce
Morada: Penela
Situação Geográfica (Morada): Assistente em Lisboa, no Quartel dos Soldados do Cais.
Pai: José de Sousa Azevedo, Escrivão dos Órfãos da Comarca das Cinco Vilas de Chão de Couce.
Mãe: D. Joana Maria Ribeira
Estado Civil: Casado
Nome do Cônjuge: D. Teresa Eulália de Sousa Fragosa.
Data da Apresentação: 17/12/1759
Outros Dados: SUMÁRIO DE TESTEMUNHAS E APRESENTAÇÃO DO RÉU; O RÉU TINHA ORDENS MENORES; 41 FLS., M.C., MANCHADO.
Entidade Detentora: IANTT

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#157491 | luis262 | 28 mai 2007 01:40 | Em resposta a: #117388

Caro Tiago,

Desculpa só hoje responder , só agora dei com a tua pergunta, ao ler uma mensagem do Henrique Dias, de 27/7...

Um meu bisavô, Emídio Augusto Pimentel de Figueiredo, nasceu no Avelar e era filho de Joaquim José Simões da Silva e Sousa e de sua mulher ( e prima) Maria Rosa Pimentel Teixeira.
Descendia assim por ambos os lados de Martinho (ou Martim) Borges de Azevedo.

Ora isto faz denós parentes...

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#168064 | henrdias | 21 set 2007 22:16 | Em resposta a: #108969

Caro Luís Piçarra,

estou lendo a obra que o Tiago Flores referiu aqui em 06-01-2006, 19:42, e tornei a reler este tópico, tendo então decidido colocar aqui tudo o que encontrar a este respeito, esperando que possa ser util para alguém. Então é assim:

" Antiguidades, Famílias e Varões Ilustres de Sernache do Bonjardim "
de Cândido Teixeira.

Pires do Cabeçudo (ramo 2º) - § 1.º

1 = Manuel Pires, casado com Ana Luís, viveu no Tojal e teve:

2 Domingos Pires, Bicho, que segue.

2 = Domingos Pires Bicho, casou na Sertã a 23-IX-1645 com Maria Dinis, natural do Cabeçudo, (baptizada a 15-IV-1636) filha de Francisco Alves e de Maria Dinis. Viveu no dito Cabeçudo, e teve:

3 Maria Dinis, que casou na Sertã a 3-II-1670 com Manuel Ribeiro, natural do Tojal, filho de João Farinha e de Maria Ribeiro.

4 Maria Ribeiro, baptizada a 28-III-1660, casou na Sertã a 16-X-1675 com Miguel Vaz, seu patrício, filho de Miguel Vaz e de Inês Ribeiro.

5 Joana Maria Ribeiro, casou a I-VI-1696 com José de Sousa Azevedo, cavaleiro fidalgo, natural de Chão de Couce, filho de Martim Borges de Azevedo e de D. Ângela de Sousa Miranda.

6 Manuel Dinis Bicho, casou duas vezes: a 1ª com Luísa Mansia, nº 17 Tit. Leitões da Várzea dos Cavaleiros, c. g.; e a 2ª na Sertã, a 22-VI-1700 com Inácia da Cruz, natural da mesma vila, filha de Manuel Pestana e de Isabel Fernandes.

7 Ana, bapt. a 5-II-1622.

8 Natália, bapt. a 24-XII-1666

9. António, bapt. a 29-I-1669.

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#168083 | luis262 | 22 set 2007 01:39 | Em resposta a: #168064

Caro Henrique,

Bons olhos te leiam!

Interessante esta referência ao casamento da Joana Maria Ribeiro, com o José de Sousa de Azevedo. Dele apenas conhecia o facto ter sido Proprietário do Ofício dos Orfãos das Cinco Vilas, isto para além da referência do Tiago Flores.

Essa obra do Cãndido Teixeira, da qual graças a colaboração de José Caldeira consegui obter a transcrição de alguns capítulos que me ajudaram a entroncar a mulher do José António Alvares Pimentel Teixeira, é extremamente importante para quem estuda a região das cinco vilas pois como bem sabes encontram-se muitas ligações famíliares.Obrigado pois pela achega.

Entretanto , para que quem não a conhece possa ter uma noção da abrangência da obra, passo a transcrever o Indice organizado por José Caldeira e apresentado no tópico "Cerrnache do Bonjardim" de C. Teixeira- Índice, de 26-10-2003, 15:19

--------------------------------------------------------------------------------

Caros Intervenientes no Forum:
O livro de Cândido Teixeira «Antiguidades, Familias e Varões Ilustres de Sernache do Bom Jardim e seus Contornos», publicado em 1925, é uma obra muito interessante para quem estuda as famílias da região do centro do país. Não só por reproduzir e actualizar muitos títulos do Nobiliário de Manso de Lima, como por conter muitas outras linhagens de integral investigação do autor.
O primeiro volume, precisamente o que desenvolve todos esses títulos genealógicos, não tem índice, talvez por parecer desnecessário, uma vez que os títulos são apresentados por ordem alfabética. Porém, como se trata de um livro muito volumoso (1038 páginas, mais de 308 títulos) e o texto é muito compacto, torna-se pouco prático de consultar. Por isso, fiz em tempos um índice para meu uso pessoal, que decidi publicar aqui, na expectativa que possa vir ser útil a quem possua a obra ou a ela recorra frequentemente.
Agradeço que enviem correcções de quaisquer erros que sejam detectados.
Com os melhores cumprimentos,
José Caldeira

CÂNDIDO TEIXEIRA, «ANTIGUIDADES, FAMILIAS E VARÕES ILUSTRES DE SERNACHE DO BOM JARDIM E SEUS CONTORNOS»
ÍNDICE DO I VOLUME
Os títulos marcados com * são originais de Manso de Lima
A ortografia foi actualizada para facilitar a busca.
A numeração romana de alguns Títulos está errada no texto. Há números repetidos e noutros casos há saltos de parágrafos. No primeiro caso, corrigimos a numeração no índice, nos outros mantivemos o número em falta numa linha em branco.
------------ Explicações prévias ... 1
------------ Famílias Ilustres desta Região ... 3
------------ Genealogias ... 5
I ---------- Abrantes de Setúbal * ... 5
II --------- Abreus do Nesperal ... 6
III -------- Abreus da Sertã * ... 7
IV --------- Abreus da Sobreira Formosa * ... 14
V ---------- Abreus Bacelares de Penela * ... 18
VI --------- Aguiares de Figueiró dos Vinhos * ... 18
VII -------- Aires de Figueiredo da Quintã ... 19
VIII ------- Alcobias do Nesperal ... 28
IX --------- Alcobias de Cernache do Bonjardim * ... 28
------------ Alcobias de Cernache (outro ramo) ... 40
X ---------- Almeidas de Condeixa * ... 42
XI --------- Almeidas de Figueiró dos Vinhos * ... 43
------------ Almeidas de Figueiró dos Vinhos (outro ramo) * ... 46
XII -------- Almeidas de Penela * ... 53
XIII ------- Almeidas Moniz da Sertã * ... 54
XIV -------- Álvares de Cernache do Bonjardim ... 58
XV --------- Álvares Chambel da Quintã ... 60
XVI -------- Alvelos do Beco * ... 61
XVII ------- Amarais de Figueiró dos Vinhos * ... 62
XVIII ------ Andrades de Pedrógão Grande * ... 63
XIX -------- Andrades da Sertã * ... 71
XX --------- Andrades do Trísio (fregª de Palhais) ... 72
XXI -------- Andrés de Paparia * ... 73
XXII ------- Aranhas de Pedrógão Grande * ... 84
XXIII ------ Aranhas Temudo de Proença a Nova * ... 86
XXIV ------- Araújos das Pias * ... 86
XXV -------- Araújos Amorins das Pias * ... 88
XXVI ------- Arnáus de Miranda do Corvo, Pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno* ... 89
XXVII ------ Bacelares de Chão de Couce * ... 102
XXVIII ----- Baiões da Lousã * ... 103
XXIX ------- Baratas de Oleiros * ... 103
XXX -------- Barreiros de Pedrógão Grande * ... 107
XXXI ------- Barretos da Lousã * ... 108
XXXII ------ Barrigas da Sertã ... 109
XXXIII ----- Bernardes da Sertã * ... 114
XXXIV ------ Botos de Figueiró * ... 118
XXXV ------- Britos dos Brejos Cimeiro e Fundeiro ... 118
XXXVI ------ Britos de Oleiros * ... 126
XXXVII ----- Britos de S. Vicente da Beira ... 126
XXXVIII ---- Cabrais de Miranda do Corvo * ... 128
XXXIX ------ Caldeiras de Proença a Nova * ... 129
XL --------- Caldeiras da Sertã * ... 132
XLI -------- Caldeiras Dourados de Proença a Nova * ... 136
XLII ------- Calvos de Pedrógão Grande * ... 137
XLIII ------ Camachos da Sertã * ... 140
XLIV ------- Camelos de Abrantes * ... 143
XLV -------- Camelos de Dornes * ... 148
XLVI ------- Cardosos de Proença a Nova * ... 151
XLVII ------ Carneiros da Roda de S. Apolónia ... 152
XLVIII ----- Carneiros de Cernache do Bonjardim ... 154
XLIX ------- Carvalhais de Elvas * ... 159
L ---------- Carvalhos do Beco * ... 162
LI --------- Carvalhos de Sarzedas * ... 170
LII -------- Carvões de Pedrógão Grande * ... 173
LII -------- Casais da Sertã * ... 174
LIV -------- Casais Ribeiro do Cabeçudo ... 178
LV --------- Castanhos da Pampilh. e Oleiros * ... 180
LVI -------- Castanhos da Sertã * ... 181
LVII ------- Castelões da Pampilhosa * ... 182
LVIII ------ Chichorros de Montemor o Velho * ... 183
LIX -------- Coelhos de Oleiros * ... 183
LX --------- Coelhos Serranos de Alqueidão ... 184
LXI -------- Coimbras da Sertã * ... 189
LXII ------- Colaços de Figueiró dos Vinhos * ... 190
LXIII ------ Colaços da Mouta Fundeira ... 193
LXIV ------- Colaços do Nesperal ... 193
LXV -------- Colaços do Nesperal (outro ramo) ... 195
LXVI ------- Colaços de Pedrógão Grande * ... 196
LXVII ------ Colaços de Cernache do Bonjardim ... 205
LXVIII ----- Colaços Soeiros de Aveiro e Arg. * ... 212
LXIX ------- Corigos de Pedrógão Grande * ... 213
LXX -------- Correias do Brejo da Correia ... 216
LXXI ------- Correias do Castelo ... 217
LXXII ------ Correias de Figueiró dos Vinhos * ... 224
LXXIII ----- Correias da Galeguia ... 225
LXXIV ------ Costas do Casal do Costa ... 229
LXXV ------- Costas do Casal do Costa (outro ramo) ... 233
LXXVI ------ Costas do Mourisco ... 235
LXXVII ----- Costas de Pedrógão Grande, Figueiró, Lousã e Proença-a-Nova ... 236
LXXVIII ---- Costas Sarrudos da Estrada ... 252
LXXIX ------ Cotrins de Dornes ... 255
(LXXX) ----- Cotrins de Figueiró e Pedrógão Grande * (ramo segundo) ... 266
LXXXI ------ Craveiros de Figueiró dos Vinhos * ... 270
LXXXII ----- Cravos de Abiúl * ... 274
LXXXIII ---- Cristóvãos de Cernache ... 275
LXXXIV ----- Cruzes do Nesperal ... 275
LXXXV ------ Cunhas de Pedrógão Grande e Sertã * ... 277
------------ Cunhas destroncados * ... 282
LXXXVI ----- Curados de Figueiró dos Vinhos * ... 283
LXXXVII ---- Curados dos Moleiros ... 299
LXXXVIII --- Curados de Oleiros ... 306
LXXXIX ----- Damásios de Cernache de Bonjardim ... 308
XC --------- Delgados de Alcoentre ... 341
XCI -------- Delgados de Proença a Nova ... 341
XCII ------- Dias de Arnóia ... 346
XCIII ------ Dias da Mouta Cimeira ... 348
XCIV ------- Dias da Póvoa da Ribeira Sardeira ... 349
XCV -------- Dias de Vila Gateira ... 351
XCVI ------- Dinises de Molhapão ... 352
XCVII ------ Dinises do Tojal ... 355
XCVIII ----- Diogos da Silva da Paparia ... 356
XCIX ------- Espinhos de Figueiró dos Vinhos * ... 360
C ---------- Evangelhos de Figueiró dos Vinhos * ... 361
CI --------- Façanhas da Sertã * ... 362
CII -------- Farias de Ourém * ... 363
CIII ------- Fernandes de Cernache ... 364
CIV -------- Ferrazes do Cabeçudo * ... 367
CV --------- Ferrazes de Figueiró dos Vinhos * ... 369
CVI -------- Ferreiras de Figueiró dos Vinhos * ... 370
CVII ------- Ferreiras do Mourisco ... 371
------------ Ferreiras do Mourisco (ramo segundo) ... 373
------------ Ferreiras do Mourisco (ramo terceiro) ... 374
CVIII ------ Ferreiras da Roda da Estrada ... 374
CIX -------- Ferreiras da Roda de Santa Apolónia ... 376
CX --------- Ferreiras da Sertã e Paparia * + ... 377
CXI -------- Ferreiras Borrecos do Sardoal * ... 384
CXII ------- Ferreiras Fontes do Mourisco ... 385
CXIII ------ Ferreiras Serranos do Mourisco ... 387
------------ Ferreiras Serranos do Mourisco (ramo segundo) ... 391
CXIV ------- Figueiredos de Arnóia ... 392
CXV -------- Figueiredos do Cabeço das Preces ... 394
CXVI ------- Figueiredos de Figueiró dos Vinhos * ... 395
CXVII ------ Figueiredos do Pampilhal ... 395
------------ Figueiredos do Pampilhal (ramo segundo) ... 399
CXVIII ----- Figueiredos de Proença a Nova * ... 401
CXIX ------- Figueirós de Figueiró dos Vinhos * ... 404
CXX -------- Florins de Pedrógão Grande * ... 419
CXXI ------- Folgados de Figueiró dos Vinhos * ... 422
CXXII ------ Fonsecas de PaN * ... 423
CXXIII ----- Fontes de Figueiró dos Vinhos * ... 430
CXXIV ------ Frades da Sertã * ... 433
CXXV ------- Franças da Sertã * ... 434
------------ Franças da Sertã (ramo segundo) * ... 434
CXXVI ------ Francos de Pedrógão Grande * ... 436
CXXVII ----- Freires de Figueiró dos Vinhos * ... 440
CXXVIII ---- Freires de Pedrógão Pequeno * ... 440
CXXIX ------ Freires de Andrade de Proença a Nova * ... 441
CXXX ------- Fróis da Sertã * ... 443
CXXXI ------ Galvões da Felagaria e do Nesperal ... 446
------------ Galvões do Nesperal (ramo segundo) ... 449
------------ Galvões destroncados ... 450
CXXXII ----- Galvões Colaços do Nesperal ... 451
CXXXIII ---- Gamas da Sertã * ... 456
CXXXIV ----- Garros de Figueiró dos Vinhos * ... 457
CXXXV ------ Gil do Nesperal ... 457
CXXXVI ----- Godinhos de Pedrógão Grande * ... 458
CXXXVII ---- Godinhos de Cernache do Bonjardim ... 467
CXXXVIII --- Godinhos Sás de Figueiró dos Vinhos * ... 470
CXXXIX ----- Gomes da Galeguia ... 471
CXL -------- Gomes da Sertã * ... 472
CXLI ------- Gonçalves do Casalinho ... 473
CXLII ------ Gonçalves da Póvoa do Bonjardim ... 478
CXLIII ----- Gonçalves de Cernache do Bonjardim ... 479
CXLIV ------ Gonçalves Conde do Nesperal ... 481
CXLV ------- Granados da Paparia ... 482
CXLVI ------ Gueifões do Sardoal * ... 485
CXLVII ----- Ervedeiros de Pedrógão Pequeno * ... 487
CXLVIII ---- Hipólitos do Casal da Madalena ... 491
CXLIX ------ Jorges da Felgaria ... 493
CL --------- Jovers da Silva de Cernache do Bonjardim ... 496
CLI -------- Lameiras da Sertã e Oleiros * ... 497
CLII ------- Leais da Lousã e Pedrógão Grande * ... 511
CLIII ------ Leitões da região Cernachense * ... 512
CLIV ------- Leitões do Casal Novo ... 582
CLV -------- Leitões da Felgaria ... 583
CLVI ------- Leitões dos Moleiros ... 586
CLVII ------ Leitões da Mouta Cimeira ... 589
CLVIII ----- Leitões do Nesperal ... 589
------------ Leitões do Nesperal (outro ramo) ... 590
CLIX ------- Leitões de Cernache do Bonjardim ... 591
------------ Leitões de Cernache do Bonjardim (ramo segundo) ... 601
CLX -------- Leitões da Várzea dos Cavaleiros * ... 602
CLXI ------- Leitões Vieiras da Roda de Santa Apolónia ... 604
CLXII ------ Limas de Vila Nova de Constância e Sertã * ... 610
CLXIII ----- Lopes do Casal do Amaro ... 612
CLXIV ------ Lopes do Casal do Sardeira ... 614
CLXV ------- Lopes do Castelinho ... 615
CLXVI ------ Lopes do Castelo ... 617
CLXVII ----- Lopes de Figueiró dos Vinhos * ... 618
CLXVIII ---- Lopes dos Moleiros ... 618
------------ Lopes dos Moleiros (outro ramo) ... 619
CLXIX ------ Lopes de Pedrógão Grande * ... 621
CLXX ------- Lopes da Roda de Santa Apolónia ... 622
CLXXI ------ Lopes da Sertã * ... 624
CLXXII ----- (falta no texto) ...
CLXXIII ---- Lopes Morgado do Tojal ... 633
CLXXIV ----- Lopes do Nascimento da Roda de Santa Apolónia ... 636
CLXXV ------ Lucas de Pedrógão Grande * ... 637
CLXXVI ----- Luíses do Cabeçudo * ... 638
CLXXVII ---- Luíses da Paparia ... 643
CLXXVIII --- Luíses de Cernache ... 647
CLXXIX ----- Madeiras da Sertã * ... 648
CLXXX ------ Magalhães de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande * ... 650
CLXXXI ----- Mansos do Brejo Fundeiro ... 661
CLXXXII ---- Mansos do Cardal Grande ... 666
CLXXXIII --- Mansos de Proença a Nova * ... 667
CLXXXIV ---- Marçais do Nesperal ... 675
CLXXXV ----- Marçais da freguesia de Palhais ... 677
CLXXXVI ---- Marçais da Quintã ... 686
------------ Marçais da Quintã (ramo segundo) ... 687
CLXXXVII --- Marçais de Cernache do Bonjardim ... 688
CLXXXVIII -- Marçais Chambel do Nesperal ... 693
CLXXXIX ---- (falta no texto) ...
CXC -------- Martins Correia da Calvaria e Casalinho ... 696
CXCI ------- Martins da Silva dos Casais ... 701
CXCII ------ Matas da Mouta Cimeira e Fundeira ... 703
CXCIII ----- Matas do Nesperal ... 703
CXCIV ------ Matas de Cernache do Bonjardim ... 704
------------ Matas de Cernache do Bonjardim (ramo segundo) ... 705
CXCV ------- Matas da Sertã * ... 710
CXCVI ------ Matelas de Cernache do Bonjardim * ... 716
CXCVII ----- Mateus da Silva do Nesperal ... 718
CXCVIII ---- Matos de Cernache do Bonjardim ... 720
CXCIX ------ Melos da Mouta Fundeira ... 721
------------ Melos da Mouta Fundeira (ramo segundo) ... 721
CC --------- Mendanhas de Figueiró dos Vinhos * ... 722
CCI -------- Mendanhas de Proença a Nova e Sardoal * ... 723
CCII ------- Mendes de Figueiró dos Vinhos * ... 723
CCIII ------ Mendes de Cernache do Bonjardim ... 724
CCIV ------- Mendonças da Sertã e Figueiró dos Vinhos ... 725
CCV -------- Mergulhões de Figueiró dos Vinhos * ... 729
CCVI ------- Mexias de Pedrógão Grande * ... 729
CCVII ------ Monizes da Sertã * ... 731
CCVIII ----- Morais de Figueiró dos Vinhos * ... 735
CCIX ------- Morais da Sertã * ... 736
CCX -------- Motas da Sertã * ... 739
CCXI ------- Moutinhos de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Pequeno * ... 756
CCXII ------ Moxões de Figueiró dos Vinhos * ... 757
------------ Moxões de Figueiró dos Vinhos (ramo segundo) * ... 758
CCXIII ----- Negrões de Arganil * ... 762
------------ Negrões de Arganil (ramo segundo) * ... 763
CCXIV ------ Netos de Proença a Nova e Miranda do Corvo * ... 763
CCXV ------- Nogueiras de Oleiros * ... 767
CCXVI ------ Nogueiras de Tomar * ... 768
CCXVII ----- Nogueiras Sousas de Maçãs de Dona Maria * ... 769
CCXVIII ---- Nunes de Arnóia ... 772
CCXIX ------ Nunes dos Moleiros ... 774
CCXX ------- Nunes do Mourisco ... 776
CCXXI ------ Nunes da Póvoa da Ribeira Sardeira ... 777
CCXXII ----- Nunes de Cernache do Bonjardim ... 779
CCXXIII ---- Nunes de Ventoso Fundeiro ... 786
CCXXIV ----- Nunes da Sertã * ... 788
CCXXV ------ Nunes da Mata do Bailão ... 797
CCXXVI ----- Oliveiras de Pedrógão Grande * ... 805
CCXXVII ---- Oliveiras de Cernache do Bonjardim ... 809
CCXXVIII --- Oliveiras Soares de Cernache do Bonjardim ... 812
CCXXIX ----- Paradas da Sertã * ... 816
CCXXX ------ Pedrosos Baratas da Quinta da Corujeira ... 817
CCXXXI ----- Pereiras dos Casais ... 821
CCXXXII ---- Pereiras do Castelo ... 823
CCXXXIII --- Pereiras de Oleiros * ... 825
CCXXXIV ---- Pereiras de Ourém * ... 826
CCXXXV ----- Pereiras de Cernache do Bonjardim ... 827
CCXXXVI ---- Pereiras da Sertã * ... 836
CCXXXVII --- Pessegueiros de Figueiró dos Vinhos e Álvaro * ... 839
CCXXXVIII -- Pessoas de Andrade de Cardigos * ... 848
CCXXXIX ---- Pestanas do Casalinho ... 849
CCXL ------- Pestanas do Castelo ... 861
CCXLI ------ Pestanas do Mosteiro das Preces ... 862
CCXLII ----- Pestanas do Mourisco ... 865
------------ Pestanas do Mourisco (ramo segundo) ... 866
CCXLIII ---- Pestanas de Proença a Nova * ... 867
CCXLIV ----- Pestanas de Cernache do Bonjardim ... 869
CCXLV ------ Pinheiros do Sardoal * ... 874
CCXLVI ----- Pintos de Figueiró * ... 876
CCXLVII ---- Pintos de Oleiros * ... 876
CCXLVIII --- Pintos da Sertã * ... 877
CCXLIX ----- Pires do Cabeçudo ... 877
------------ Pires do Cabeçudo (ramo segundo) ... 882
CCL -------- Pires de Cernache do Bonjardim ... 883
CCLI ------- Queiroses de Pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno * ... 885
CCLII ------ Ramos da Sertã ... 894
CCLIII ----- Raposos da Sertã * ... 898
CCLIV ------ Rebelos de Álvaro * ... 900
CCLV ------- Rebelos de Oleiros * ... 903
CCLVI ------ Regelas de Figueiró dos Vinhos * ... 906
CCLVII ----- Regos de Figueiró dos Vinhos * ... 909
CCLVIII ---- Reis da Felgaria e Galeguia ... 913
CCLIX ------ Relvas da Sertã ... 915
CCLX ------- Ribeiros de Figueiró dos Vinhos * ... 917
CCLXI ------ Ribeiros de Andrade de Oleiros ... 917
CCLXII ----- Rochas de Pedrógão Grande * ... 919
CCLXIII ---- Rombos da Sertã * ... 922
CCLXIV ----- Roques do Rosmaninhal * ... 924
CCLXV ------ Rosas de Figueiró dos Vinhos * ... 926
CCLXVI ----- Salgados de Cardigos * ... 929
CCLXVII ---- Santos do Castelo ... 929
CCLXVIII --- Santos do Nesperal ... 931
CCLXIX ----- Santos do Salgueiro ... 932
CCLXX ------ Sás do Beco ... 933
CCLXXI ----- Seixas de Figueiró dos Vinhos * ... 935
CCLXXII ---- Sequeiras de Proença a Nova * ... 936
CCLXXIII --- Sequeiras da Sertã * ... 939
------------ Sequeiras da Sertã (ramo segundo) ... 940
CCLXXIV ---- Sequeiros de Álvaro * ... 941
CCLXXV ----- Serpas da Câmara da Quintã ... 943
CCLXXVI ---- Serras de Cernache do Bonjardim ... 949
CCLXXVII --- Serrões do Nesperal * ... 951
CCLXXVIII -- Silvas da Paparia ... 954
CCLXXIX ---- Silvas da Sertã * ... 958
CCLXXX ----- Silveiros de Figueiró dos Vinhos * ... 959
CCLXXXI ---- Simões da Roda de Santa Apolónia ... 962
------------ Simões da Roda de Santa Apolónia (ramo segundo) ... 963
CCLXXXII --- Simões de Cernache do Bonjardim ... 964
CCLXXXIII -- Sousas do Beco * ... 968
CCLXXXIV --- Sousas de Pedrógão Pequeno * ... 970
CCLXXXV ---- Sousas de Cernache do Bonjardim ... 973
CCLXXXVI --- Tardazes da Sertã ... 974
CCLXXXVII -- Tavares de Mação * ... 977
CCLXXXVIII - Teixeiras de Cernache do Bonjardim ... 977
CCLXXXIX --- Temudos de Abrantes e Proença a Nova * ... 981
CCXC ------- Temudos de Figueiró dos Vinhos * ... 987
CCXCI ------ Temudos das Pias * ... 988
CCXCII ----- Temudos do Sardoal * ... 989
CCXCIII ---- Torres de Castelo de Vide * ... 990
CCXCIV ----- Toscanos de Proença a Nova * ... 996
CCXCV ------ Valentes da Sertã ... 997
CCXCVI ----- Vasconcelos de Cernache do Bonjardim * ... 1004
CCXCVII ---- Vazes de Álvaro * ... 1014
CCXCVIII --- Vazes do Casal Novo ... 1022
CCXCIX ----- Vazes da Paparia ... 1022
CCC -------- Vazes da Roda de Santa Apolónia ... 1023
CCCI ------- Vazes de Cernache do Bonjardim ... 1025
CCCII ------ Vazes da Sertã * ... 1027
CCCIII ----- Vicentes de Cernache do Bonjardim ... 1028
CCCIV ------ Vides de Figueiró dos Vinhos * ... 1029
CCCV ------- Viegas de Abiúl * ... 1034
CCCVI ------ Vieiras de Proença a Nova * ... 1035
CCCVII ----- Vitórias do Nesperal ... 1035
CCCVIII ---- Vitórios de Cernache do Bonjardim * ... 1037

----------------------------------------------------------------------------------------------

Um abraço do
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#346209 | luis262 | 13 mai 2014 13:02 | Em resposta a: #157475

Caro Henrique,

Depois de estes anos todos, aqui ficam notícias novas sobre o Martim Borges de Azevedo, seu pai e alguns dos seus descendentes...

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4662938

Um abraço do primo,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#346302 | henrdias | 14 mai 2014 23:33 | Em resposta a: #346209

Caro Primo,
Viva. Faz muito tempo mesmo, mas são óptimas estas notícias. Seria interessante consultar esse documento, pois estão aí referidas quatro gerações desta família.
Eu agora também entronquei num ramo curioso de Chão de Couce. Não sei se já viste este tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=345851&fview=e

Em tempos, não andaste pesquisando por uns parentes de Bucelas?

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#346314 | luis262 | 15 mai 2014 11:45 | Em resposta a: #346302

Caro Henrique,

O teu tópico Já me tinha chamado a atenção mas, infelizmente, não tenho quase nada sobre a gente de Bucelas...
Andei realmente a pesquisar uns ascendentes meus de Bucelas, um dos quais foi casar em Monsaraz, mas pouco consegui adiantar relativamente ao que já conhecia.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1079247
Quanto aos Azevedos de Chão de Couce e Leiria vou ver se consigo consultar a dita certidão.
Também tentei, mas até agora sem sucesso, procurar saber mais alguma coisa sobre a Ângela de Sousa de Miranda, mulher do Martinho Borges de Azevedo.

Um abraço do primo e amigo,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#351820 | luis262 | 03 nov 2014 10:33 | Em resposta a: #19434

Caro Tiago,

Depois de todo este tempo, e de ter andado " às voltas" com o outras ascendências, regressei ao nosso Martim Borges de Azevedo !
Através de um primo, na página do facebook de um grupo que pesquisa a genealogia das Cinco Vilas, surgiram alguns dados sobre a ascendência do pai de Ângela de Sousa de Miranda, ainda sujeitos a confirmação, que seria tal como o filho de Amarante e casado com Francisca de Miranda. Veremos se é possível avançar por aí.
Chegaste a conseguir encontrar o assento de casamento do Martim e da Ângela?

Um abraço do teu primo,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#424653 | vmo1234 | 02 jun 2020 21:37 | Em resposta a: #116604

Olá Tiago, boa noite!

Espero que essa mensagem ainda o encontre, vi que postou no Geneall em 2006, mensagens sobre Manoel do Couto Moutinho e Isabel da Silva, gostaria de trocar informações sobre!

Vinícius.

Resposta

Link directo:

Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)

#424654 | vmo1234 | 02 jun 2020 21:41 | Em resposta a: #351820

Prezado Luís,

Haveria então alguma novidade sobre o Manoel do Couto Moutinho?

Vinícius.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 13:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen