Madeira - Furtados das ilhas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Madeira - Furtados das ilhas

#19501 | 1947 | 09 abr 2002 22:19

A fase seguinte do levantamento que alguns de nós têm vindo a efectuar é o inventário dos povoadores Furtados e Mendonças nos séc XV e XVI na Madeira e Porto Santo.
Nesse sentido aproveitamos alguns simpáticos oferecimentos de pessoas que se deslocaram à Madeira , mas é indispensável ir mais longe : proceder ao levantamento dos livros dos Resíduos , capelas e Misericórdias , bem como notariais e genealogias manuscritas nessas duas ilhas.
Caso conheçam alguém residente na Madeira , com gosto pela investigação , algum tempo livre , e os conhecimentos básicos necessários , e partindo do principio de que alguem nestas condições estará disposto a abdicar parcialmente das suas investigações pessoais para colaborar num esforço colectivo (e internacional , contando com os indispensáveis
amigos brasileiros )por favor ponham-nos em contacto com essas pessoas.
Do mesmo modo agradecem-se todas as informações documentadas , ou simples pistas, que por aí andem dispersas sobre Furtados e Mendonças na Madeira - XV_XVI
Antecipadamente grato
Manuel Lamas

Resposta

Link directo:

RE: Madeira - Furtados das ilhas

#87099 | MigueldCT | 28 mar 2005 22:22 | Em resposta a: #19501

Caro Manuel Lamas,
As informações de que disponho não lhe devem interessar. São o resultado de estudos feitos por um tio trisavô meu - Julio Gomes de Menezes - que me parecem incipientes. A determinada altura deixa de se basear em registos e passa a utilizar fontes como a "Genealogia da primeira nobreza e fidalguia da Ilha Terceira", do Padre F. Maldonado.
É por desconfiar desta fonte que vinha perguntar-lhe se tem alguma coisa sobre "...Pedro Furtado de Mendonça, natural da ilha da Madeira, que foi casar à ilha de S. Miguel com Maria d'Arruda, dos Arrudas daquela ilha (...)" no qual os Mendonças "nesta ilha Terceira fazem tronco". Pasou o dito Pedro Furtado de Mendonça à ilha Terceira, com sua mulher, trazendo já os seguintes 3 filhos:
-Manuel Furtado de Mendonça
-Pedro Furtado de Mendonça
-Francisco Furtado de Mendonça
Toda esta descendência está bem documentada. A dificuldade está em saber de quem era filho o primeiro Pedro Furtado de Mendonça, que veio da madeira.
Aparentemente, não haveria qualquer relação próxima com os "Furtados de Mendonça" da Graciosa, mas tenho a ascendência (talvez por falta de melhores dados!!!) feita por esses.
Seguro de que dispõe de elementos que me podem ser muito úteis, caso entenda que mos pode facultar, dou-lhe o meu endereço:
miguel.tavares@iol.pt».
Desde já lhe agradeço,
Miguel do Canto Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 15:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen