Boaventura José Vieira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Boaventura José Vieira

#19635 | amtf | 13 abr 2002 19:59

Boaventura José Vieira nasceu na 2ª. metade do séc. XIX, foi deputado às Cortes, governador civil de Viana do Castelo, Coronel de Infantaria.
Poderá alguém ajudar-me ou dar-me "pistas" para conhecer os seus ascendentes?
Desde já muito obrigado,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Boaventura José Vieira

#22416 | amtf | 05 jun 2002 23:40 | Em resposta a: #19635

Boaventura José Vieira (1825/1887)que casou a 06.06.1867 com Amália Augusta de Faria Machado Pinto Roby (viúva de Luís Bravo de Abreu e Lima, m. 13.03.1866, 3º Visconde da Carreira) era filho de Francisco José Vieira, Major de Infantaria, Cavaleiro da Ordem Militar de S. Bento de Aviz, e de sua mulher, D. Maria Ludovina Pereira.
Será que, com estes elementos adicionais, alguém me poderá auxiliar na identificação dos ascendentes?
Grato, em qualquer circunstância,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Boaventura José Vieira

#22426 | aeiou2 | 06 jun 2002 09:37 | Em resposta a: #22416

Caro António Maria Fevereiro
Na G E L B,ol.35,pags.235
Posso acrescentar n.Ponte de Lima 7.9.1825 e m.Lisboa a 9.8.1887.Andou no Real Colégio Militar.formou-se em Matemática na U.C.
Para apurar a freguesia de nascimento e os nomes dos avós,talvez ,consultando os processos dos alunos do C.M. que estão à consulta na respectia biblioteca e cujas listas têm sido publicadas em Raizes e Memórias.Há processos muito completos outros não

Resposta

Link directo:

RE: Boaventura José Vieira

#22434 | amtf | 06 jun 2002 12:05 | Em resposta a: #22426

Cara aeiou2,
Muito obrigado pela sua pista. Tinha pensado também no Arq. Militar, mas, provávelmente, será mais fácil a consulta na biblioteca do C.M.
Desculpe a ignorância, pode descodificar-me GELB ?
Já agora, desculpe a curiosidade, é alguma coisa ao Tio Guilherme O. Martins, casado com a Tia Mª. Antónia ?
Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Boaventura José Vieira

#74728 | montargil | 10 out 2004 16:23 | Em resposta a: #22434

Caro António Maria Fevereiro

Mais vale tarde que nunca. Eu sou novo nestas lides, e foi por acaso que vi o seu pedido, e creio que não tem nada a ver com a sua pesquisa…, mas sabe-se lá.?.

Ramo paterno de
Minha mãe Maria Dúlia Vieira Santos, nasceu em 1918, em Areosa Viana do Castelo.
Seu pai (meu avô) Domingos José Vieira, nasceu em 1895, também em Areosa.
Era irmão (minhas tias avós) de Maria José Vieira, e Rosa José Vieira.
Seu pai (meu bisavô) Manuel José Vieira, era natural de S. João da Ribeira, Ponte de Lima, e era casado com Rosa Bento Viana, natural de Areosa.
Seu pai (meu 3º avô) Manuel José Vieira, (S. João da Ribeira ?) e casado com Maria Rosa .

Da tradição oral da família, pouco ou nada sei, (pois vivi sempre no estrangeiro), mas sei que tiveram em Manaus e um deles foi o meu avô Domingos. De facto existem 4 ou 5 registos referentes aos JOSÉ VIEIRA, no embarque/desembarque de navios Portugal/ Brasil (seria de consultar a genealogia brasileira referente aos registos dos navios). Também se contava que um dos JOSÉ VIEIRA teria estudado e vivido em Lisboa (no tempo do meu bisavô, talvez seu irmão ou primo) e que após um longo “chagrin d’amour”, veio para Viana onde ocupou um posto relevante na cidade, mas nunca soube qual. Teria casado com uma Sra. Viúva, e da qual não houve descendência.

Que eu saiba , nunca ouvi falar de ligação a família do conde da Carreira, Também eram conhecidos por Galegos do Monte. Há muitos anos e fora de Portugal tive uma colega de nome Cunha Viana E que descendia desse Visconde da Carreira. Na realidade nunca pesquisei este ramo da família.

Saudações

Luíz Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Boaventura José Vieira

#74739 | amtf | 10 out 2004 22:29 | Em resposta a: #74728

Caro Luís Filipe Vieira Santos,

Em primeiro lugar, agradeço o seu interesse!

Lida a sua mensagem com atenção, não creio encontrar, nas gerações que refere, pontos comuns com os "meus" Vieiras.

Desde a altura em que abri este tópico fiz alguns progressos na ascendência de meu Avô Boaventura, nascido em Ponte do Lima, filho de gente de Basto.
Se se quiser dar ao incómodo de consultar o tópico "Ascend. de Francisco José Vieira - Cab. de Basto", em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=63339, encontra lá o resultado de minhas pesquisas.

Os melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 16:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen