Família Almeida - Penalva do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos

Família Almeida - Penalva do Castelo

#20035 | a.m.p.almeida | 25 abr 2002 00:17

Caros colegas

Tendo chegado à nona geração dos meus antepassados (Almeida), atingi a data extrema do registo da Paróquia de Germil - Castelo de Penalva (ano de 1643).

Agradeço assim o v. apoio sobre a melhor forma de dar continuidade à minha pesquisa, se é que é mesmo possível...

Cumprimentos

António Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#20130 | JPL | 26 abr 2002 23:08 | Em resposta a: #20035

Caro António de Almeida,

Também eu descendo de Almeidas de Penalva do Castelo. Embora não sendo da mesma Páróqui de Germil, mas sim de Romãns, o meu 6º avô, THOMAS DE ALMEIDA era casado com MARIA GOMES. Estive hoje no Arq. Dist. de Viseu e soube que, a propósito da pesquisa de um outro ramo, para além dos registos aí existentes, outros há na Camera Eclesiastica de Lamego.Provavelmente, pode ser que na dita Camera de Viseu, poderá encontrar algo.

Deixe-me aproveitar a oportunidade para lhe pedir que me mantenha informado acerca das suas pesquisas que muito provavelmente o conduzirão aos meus Almeidas.

Um abraço,

josé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#20310 | a.m.p.almeida | 30 abr 2002 22:06 | Em resposta a: #20130

Caro José Pedro Leão

Agradeço desde já a sua informação.

Nas poucas vezes que estive no Arquivo de Viseu não tive grande dificuldade em chegar à minha 8ª avó Lourença de Almeyda nascida apr. em 1680. Curiosamente o apelido Almeida foi herdado nessa altura de uma mulher. Não sei se seria comum nesse tempo.

Lourença de Almeida é mãe de João de Almeida baptizado em 26.08.1700.
Seu filho Francisco bap. em 11.11.1749 é genro de uma outra Almeida....

Na minha pesquisa encontrei uma página na internet que fazia refª á freguesia de Germil e que curiosamente dizia respeito a uma árvore genealógica. Aqui vai:

http://www.geocities.com/pendocast/jo01000.html

Entretanto vou ver se tenho oportunidade de ir a Viseu para prosseguir a minha pesquisa.

Cumprimentos

António Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#59417 | A.Godinho | 03 mar 2004 11:53 | Em resposta a: #20130

Caros José Pedro Leão e António Almeida

Tenho Almeidas (João de Almeida c.c. Ana Pais)em meados do sec. xvii na Cunha Baixa, concelho de Mangualde que é contíguo ao de Penalva do Castelo. Uma filha daquele casal, Maria de Figueiredo c.c. Marcos de Figueiredo, de Canas de Senhorim, fº de Manuel de Figueiredo e de Ana Fernandes.
Caso saibam algo desta gente agradeço que me dêem deles notícia.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#61154 | Benedita Vasconcelos | 25 mar 2004 21:57 | Em resposta a: #59417

Caros confrades

Procuro Almeidas de Luzinde,que são os Almeidas de Torneiros.
Como Luzinde é junto a Penalva do Castelo...
Se tiverem notícias desta gente contactem.

Melhores cumprimentos

maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#82284 | AMPAlmeida | 20 jan 2005 19:16 | Em resposta a: #20130

Caro José Pedro Leão

Finalmente consegui obter mais uns dados após ter andado "perdido" nas pesquisas na freguesia errada...

Assim caso seja útil aqui vão os dados que obtive na paróquia de Esmolfe / Penalva do Castelo:

Jorge de Almeida filho de Jerónimo de Almeida e de Maria Francisca (defunta) casou em 6/2/1644 com Barbara Cardosa filha de António Cardoso.

Filhos: Manuel, baptizado em 9/6/1646
Ana, baptizada em 2/1/1649
Thomé baptizado em 21/12/1650
Miguel baptizado em 6/8/1652 (*)
Francisco baptizado em 8/4/1654
Mariana baptizada em 13/6/1660

Eufémia (**), baptizada em 20/9/1662 filha de António Francisco e Maria Francisca

Lourença de Almeida, filha de Miguel de Almeida e de Eufémia, foi baptizada em 29/9/1677 (pais solteiros).

Como os registos desta freguesia só tem inicio em 1636 como poderei obter dados anteriores?

Um abraço

António M P Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#196517 | Canelas | 15 mai 2008 15:46 | Em resposta a: #82284

Caro António Almeida

Dentre os meus ascendentes existem, também, Almeidas, de Penalva do Castelo.
Em fim de linha, figura JOÃO DE ALMEIDA (meu 5.º avô), nascido na Ínsua, presumivemente, entre 1760-1780, e que casou com Tomásia Maria.
Deste casal houve, pelo menos, uma filha - Maria Tomásia - que casou na referida freguesia da Ínsua, Penalva do Castelo, em 5.4.1818, com João Hermann (natural da Alsácia) que também usava João Baptista.
Se deparar com algum destes nomes na sua base de dados, agradeço qualquer contributo que me permita avançar neste ramo.

P.S. Pesquiso, pela parte materna, essencialmente, em Penalva do Castelo e concelhos limitrofes - Mangualde, Viseu, Sátão, Fornos de Algodres, Celorico da Beira.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#196552 | victória | 15 mai 2008 21:24 | Em resposta a: #196517

Caros Confrades
Eu tenho um Manuel Lopes, de Antas em Penalva c. 18.mai.1672 c.c. MAria Nunes, da Miosela, e tiveram Maria de Almeida que casou 21.jun.1699 c.c. Francisco João, filho de Manuel João e de Maria Nunes. E assim continua o nome Almeida.
Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#229588 | yvonne4423 | 17 mai 2009 16:52 | Em resposta a: #196517

antonio almeida meu pai era Antonio de Almeida nascido na freguesia de mareco Penalva do Castelo filho de manuel de Almeida e maria de Almeida manuel de almeida era natural da freguesia do castelo e maria de almeida natural da freguesia de são joao da fresta conselho de mangualde filha de joão de abreu e ana de almeida. Manuel de Almeida era filho de José de Almeida e de Maria da Conceição. Meu nome é Yvonne Teixeira de Almeida moro no rio de janeiro gostaria de conhecer mais pessoas da familia tenho contato com primos talvez vá a Portugal no mes de junho ou em Dezembro meu telefone 0552137608593

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#264623 | Peña Rey | 31 out 2010 19:38 | Em resposta a: #20035

Prezado Antonio Almeida:

Minha Bisavó chamava-se FRANCISCA CANDIDA ALMEIDA, era filha de João António Almeida, casado com Maria Almeida. Minha bisavó Francisca nasceu entre o ano de 1876 e 1878. Viveram em Antonina, estado do Paraná - Brasil.
Francisca casou com JOÃO ANTÓNIO MOREIRA. Viveram sempre no Paraná, Brasil.

Gostaria de saber a origem dos Almeida, meus antepassados e para isto peço ajuda.

clovispena@terra.com.br - Clovis Manoel Pena. - Curitiba, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#265808 | farhuk | 25 nov 2010 00:13 | Em resposta a: #264623

Caros Confrades

Como neste forum encontrei um Manuel Lopes e um JOÃO ALMEIDA, que presumo ser contemporâneo da minha 5ª.Avó MICAELA DE ALMEIDA, queria pedir a quem depare com este nome, me possa informar de qualquer elemento que me ajude na continuação da minha pesquisa.
Os dados que tenho são:
Micaela de Almeida casada com Francisco da Costa, residentes em Sam Gemil, freguesia da Ínsua.
Deste matrimónio nasceu António da Costa Faro que casou com Brizida Lopes. Deste casamento nasceu o Luiz em 28 de Março de 1799.
Muito grato ficarei a quem me possa ajudar.

Cumprimentos
Francisco Faro

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#265820 | Peña Rey | 25 nov 2010 08:05 | Em resposta a: #82284

Caro António:

Meus antepassados "Almeida", viveram em Antonina, Paraná, Brasil nos anos de 1840 em diante. Na familia, os nomes Francisco e João eram comuns. Exemplos: João Antonio Almeida (pai) e Francisca Candida Almeida (* 1878 filha).

Pergunto: por acaso tem alguma informação desta familia ?

Agradecido. Clovis Manoel Pena - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#270634 | Cristina P | 14 fev 2011 13:58 | Em resposta a: #20310

Olá a todos. Meu nome é Cristina sou de São Paulo, Brasil e descendente de portugueses. Minha mãe e pai são porugueses. minha mãe é de família Pinto Pinheiro e meu pai de família Almeida. Meus avós por parte de pai são de Penalva do Castelo, onde meu pai nasceu e seus pais (meus avós) chamava-se Manoel de Almeida e avó chama-se Maria Cesaltina Aíres. Com relação a Lusinde de onde é a família da minha mãe que é de sobrenome Pinto Pinheiro, minha avó chama-se Candida Pinto e meu avô chamava-se Carlos Martins Pinheiro. Os pais do meu avô não são conhecidos pois ele foi criado sozinho, em Luzinde. Os pais de minha avó chamavam-se José Rodrigues Pinto e Maria das Dores. Gostaria muito de obter alguma informação sobre eles e seus antepassados, eles contam com muitos parentes de Luzinde mas não tem muito contato. infelizmente. Se souberem de alguma informação já que estão em Luzinde e Penalva do Castelo eu agradeço muito... Se existir algum site onde eu possa acessar e for possível descobrir algum tipo de biblioteca virtual para descobrir mais de minha família eu agradeço a informação.

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#270932 | yvonne4423 | 19 fev 2011 15:55 | Em resposta a: #270634

não querida. meu avô era de Penalva do castelo Manuel de Almeida natural da freguesia do castelo e era casado com maria de Almeida natural de São João da fresta

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#270933 | yvonne4423 | 19 fev 2011 16:07 | Em resposta a: #20035

gostaria de saber como vc conseguiu?

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#271134 | Cristina P | 21 fev 2011 23:17 | Em resposta a: #270932

Oi Yvonne, eu não entendi sua resposta. Não ao que? Seu avô era Manuel de Almeida e o meu também, mas o meu era de Penalva do Castelo, mesmo ele e minha avó que começaram a namorar desde os doze anos com recadinhos escondidos entre muros isso há uns 70 anos atrás.

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida - Penalva do Castelo

#271234 | Maria Santos 60 | 23 fev 2011 20:32 | Em resposta a: #20035

Amigos também eu tenho uns avós Manuel de Almeida, casado com Anna Dias naturais de Cezures Penalva do Castelo, casaram em 15-2-1706, ele filho de Geronimo Siman e Maria de Almeida, ela filha de Francisco Dias e Maria Ferreira, tiveram uma filha Felicia Dias de Almeida. Se alguem souber algo, fico muito agradecida, pois eu estou a 300 kms de Viseu.
Cumprimentos
Maria Santos

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381268 | GIOVANNICG | 22 mai 2017 15:57 | Em resposta a: #20035

Bom dia a todos,

Meu nome é Giovanni Cabral Grisolia sou brasileiro do Rio de Janeiro, meu pai é italiano, minha mãe é brasileira, filha de portugueses de Penalva do Castelo, infelizmente não conheci meus avós, minha avó faleceu quando minha mãe tinha 3 anos e meu avô 2 anos antes de meu nascimento, gostaria se possível conseguir alguma ajuda dos senhores para obter mais informações sobre minha família portuguesa.

Meus avós:

Affonso Cabral, nasceu em 03/02/1898 (Quintãs, Penalva do Castelo), filho de João Cabral e Emilia de Almeida, já localizei a certidão de nascimento dele na Paróquia de Castelo de Penalva.

Maria da Luz de Almeida (nome de solteira) passou a ser Maria da Luz Cabral depois de casada, nasceu em 10/04/1899 (Sandiães, Penalva do Castelo), filha de Antonio de Almeida e Maximina de Almeida.

Meus avós se casaram provavelmente antes de 1922, pois minha tia mais velha (Verdiana) nasceu no Brasil em 23/02/1923, minha mãe (Aida de Almeida Cabral Grisolia) é a caçula, nasceu em 20/01/1943.

Desde já agradeço qualquer ajuda que puder ter.

Att Giovanni

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381276 | silvestre | 22 mai 2017 20:40 | Em resposta a: #381268

Penalva do Castelo tem os livros informatizados e segundo me informaram, podem ser pedidos aos Consulados de Portugal.

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381277 | GIOVANNICG | 22 mai 2017 21:25 | Em resposta a: #20035

Olá Silvestre, já tenho a localização das certidões de meus avós, ambos na Paroquia de Castelo de Penalva, a certidão de meu avô (1898) até consigo baixar a imagem digitalizada, mas de minha avó (1899) não encontro arquivo algum, só sei que foi lavrado sob o n.º 20 de 1899 na paróquia de Castelo de Penalva... estou tendo dificuldades agora com a certidão de casamento, deve ter sido entre 1917 e 1922... Att Giovanni

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381278 | silvestre | 22 mai 2017 21:42 | Em resposta a: #381277

1. A certidão de 1922 estará na Conservatória do Registo Civil e Predial de Penalva do Castelo, Rua D. Manuel I Lt. 12 3550-147 Penalva do Castelo que pode contactar online
Por coincidência hoje liguei para Penalva para pedir informações sobre um registo de 1929 para uns familiares e informaram-me que os registos estão informatizados e podem ser acedidos em qualquer conservatória ou pedidos ao Consulado, no caso do Brasil. Nessa altura terá as informações certas relativamente à sua avó.
2. Os documentos a que acedeu online, com mais de 100 anos, estão no Arquivo Distrital de Viseu.
Há ainda outra situação relativa a Penalva : O arquivo do extinto Cartório de Penalva do Castelo encontra-se no Cartório Notarial de Joana Alexandra Trindade Amaral, Rua D. Manuel I, lote 1, r/c direito, 3550 - 147 Penalva do Castelo Telefone: 232 643 312 Fax: 232 643 313 joanamaral26@hotmail.com
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381279 | silvestre | 22 mai 2017 21:52 | Em resposta a: #381278

Penalva não tem nenhuma freguesia Sandiães, existe uma freguesia com esse nome em Viana do Castelo Ponte de Lima, muito longe de Penalva. O nome mais aproximado é Sezures.

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381280 | silvestre | 22 mai 2017 22:00 | Em resposta a: #381279

Retiro o que disse. Afinal há um Lugar com esse nome em Penalva

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381281 | silvestre | 22 mai 2017 22:05 | Em resposta a: #381277

Estive a ver a certidão de Afonso que não tem averbamentos. O baptismo de Maria não está online , por isso terá de pedi-lo ao ADV
http://advis.dglab.gov.pt/o-advis/contactos-localizacao-e-horario/

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381295 | GIOVANNICG | 23 mai 2017 12:32 | Em resposta a: #381280

realmente em minha primeira busca, o google me jogou para esse lugar longe, mas depois achei o correto, agora Quintãs que é a localidade de meu avô em Penalva do Castelo aparece no google, mas quando procuro no google maps ele me joga para Quinta da Ponte, saberia me dizer se é o mesmo local?

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381298 | GIOVANNICG | 23 mai 2017 13:06 | Em resposta a: #381281

Bom dia, sem averbamentos seria aquelas anotações na margem? parece que era anotado inclusive dados do casamento , estou certo? procurei essa informação na certidão de meu avô e não achei, agora não sei se na certidão de minha avó consta algo, infelizmente não consegui ver, pois a dela não está digitalizada...
Quanto a pedir as certidões, pelo que vi tem um custo, e como é para cidadania estou na duvida se é melhor pedir tudo pelo consulado aqui no Rio, na verdade nem sei o formato ou tipo de certidão que eles exigem, fico com medo de pedir errado e ter que gastar duas vezes...
att Giovanni

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381314 | silvestre | 23 mai 2017 20:36 | Em resposta a: #381298

O registo de 1922 deve ser pedido à conservatória ou, segundo me disseram, no próprio Consulado aí no Brasil, pois estão informatizados.
O registo de baptismo da sua avó tem de ser pedido ao Arquivo Distrital de Viseu.
O preço varia se é ou não certificado. São gastos inerentes.
Averbamentos são anotações à margem sobre casamentos e óbitos.

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381332 | GIOVANNICG | 24 mai 2017 11:49 | Em resposta a: #20035

Consultei o site do consulado aqui no Rio, todas as certidões podem ser pedidas gratuitamente no consulado, desde que não estejam nos arquivos distritais.
Localizei as certidões de nascimento de meus avós, mas como estão sem averbamento não sei a data correta do casamento, pelo idade deles e nascimento do primeiro filho, é muito provável tenha sido entre 1916 e 1922, alguém teria idéia de como eu poderia procurar essa certidão? Seria o casamento de Affoso Cabral e Maria da Luz Almeida.
Affonso Cabral, nasceu em 03/02/1898 (Quintãs, Penalva do Castelo), filho de João Cabral e Emilia de Almeida, a certidão de nascimento dele está na Paróquia de Castelo de Penalva.
Maria da Luz de Almeida (nome de solteira) passou a ser Maria da Luz Cabral depois de casada, nasceu em 10/04/1899 (Sandiães, Penalva do Castelo), filha de Antonio de Almeida e Maximina de Almeida, a certidão de nascimento dela está na Paróquia de Castelo de Penalva.
Desde já muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381335 | silvestre | 24 mai 2017 12:23 | Em resposta a: #381332

Ok! Então depois partilhe os resultados!

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381336 | silvestre | 24 mai 2017 12:25 | Em resposta a: #381335

A certidão de Afonso não está na paróquia de Penalva mas sim no ADV, tal como está certamente a da esposa. .

Resposta

Link directo:

Família Almeida - Penalva do Castelo

#381341 | GIOVANNICG | 24 mai 2017 15:07 | Em resposta a: #381336

correto me expressei errado... na verdade ela foi lavrada na paroquia, fato que confirmei com a Conservatória de Penalva do Castelo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 06:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen