Isidoro Schiappa Pietra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Isidoro Schiappa Pietra

#20200 | amtf | 28 abr 2002 23:24

Procuro informações ácerca de Isidoro Schiappa Pietra, casado com Eugénia Scott, que, pelo ano de 1830, vivia na Ilha Terceira, onde tinha o cargo de Administrador do Real Contrato do Tabaco.
Grato, antecipadamente,
M. Cumpts.
amtf

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20203 | alentejo | 29 abr 2002 00:04 | Em resposta a: #20200

A ascendência de Isidoro Schaippa Pietra bem como a descendência (§ 16.º sob Faria Machado Vieira de Sampaio), vem no n.º 8 da revista Raízes e memórias, num estudo do Ten-Cor Armando de Sacadura Falcão "A Família Schiappa Pietra".

Cumptos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20207 | amtf | 29 abr 2002 00:38 | Em resposta a: #20203

Caro NB,
Mais uma vez, obrigado pela sua resposta.

Isidoro S. P. foi meu 5º Avô. Sua Filha, Maria do Carmo, casou com meu 4º Avô, João de Faria Machado Pinto Roby, de quem conheço a ascedência e descendência. Estava curioso de saber quem tinha sido este antepassado, de nome italiano, que exercia tão nobre cargo (para mim, fumador militante), e sua mulher escocesa.
Já agora, sabe-me dizer se esse nº 8 é adquirível ou se pode ser consultado nalguma biblioteca?

Melhores cumprimentos

amtf

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20209 | alentejo | 29 abr 2002 09:17 | Em resposta a: #20207

Caro amtf,

A biografia deste seu antepassado vem muito extensa e com pormenor, com quase 2 páginas dum A5, e recua até ao trisavô por varonia. Se puder manda-me a sua ligação a esta família, já q não é preceptível no artigo, para anotar. Com todo o gosto faria 1 scanning mas tenho os volumes encadernados e não apanha todo o texto. Quando tiver tempo posso dar ao teclado.
A livriaria Ferin ainda pode possuir algum exemplar, ou a Esquina, no Porto, ou, ainda, tentar na Biblioteca Nacional.

Cumptos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20259 | amtf | 29 abr 2002 22:38 | Em resposta a: #20209

Caro NB,

Irei primeiro tentar a Férin.
Muito obrigado pela boa vontade em passar-me cópia da biografia. Por favor, não perca tempo a passar "à mão" os dados em sua posse. Tem, certamente, mais o que fazer e a minha curiosidade pelo assunto não justifica. Na verdade, o meu interesse decorre da descoberta deste "site" que me levou a assumir ser a genealogia de minha família um excelente hobby para me entreter quando chegar a, já não muito longínqua, velhice.

Passo, a seguir, a minha ligação a Isidoro Schiappa Pietra:

1. João de Faria Machado Pinto Roby, nasceu em Braga, 08.07.1807, morreu em Lx, 1851. Casou c/ D. Maria do Carmo Schiappa Pietra (filha de Isidoro S. P. e de Eugenia Scott)
Tiveram:
2. D. Amália Augusta de Faria Machado Pinto Roby, c.c. Boaventura José Vieira
Tiveram:
3. D. Maria Amália de Faria Machado Roby Vieira, c.c. Francisco Amado da Silva de Azevedo e Sampayo
Tiveram:
4. César de Faria Machado Vieira de Sampayo, c.c. D. Lucília Soares de Vilhen Vieira
Tiveram:
D. Maria Emília de Faria Machado Vieira de Sampayo, c.c. António Pedro de Abreu Bacellar de Torres Fevereiro
Tiveram:
5. António Maria de Sampayo de Torres Fevereiro (a minha humilde pessoa)

Melhores cumprimentos,

amtf

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20261 | alentejo | 29 abr 2002 23:27 | Em resposta a: #20259

Caro António,

O TCor Sacadura Falcão na sua linha fica-se na geração de sua mãe e irmãos, D. Maria Guiomar e João Manuel.

Ele dá aos Schiappa Pietra a seguinte ascendência:

I - António Schiappa Pietra, viveu em Génova, na 1.ª metade do séc. XVIII. C. na Igreja de São teodoro dessa cidade com Vitória Schiappa, que se supõe sua parente. Tiveram entre outros:

II - Pedro Schiappa Pietra, arquitecto. C. freguesia de Santa Isabel, Lx, a 11-VI-1765, c. Gertrudes Clara do Sacramento terrier, n. nessa freg. a 05-II-1743, f. de Luís Terrier, natural de Lyon, França, e de s. m. Joaquina Helena de Sousa Morato. Tiveram entre outros:

III -Isidoro Schiappa Pietra, n. 25-I-1781, bap. a 5 de Março desse ano em pernes. Tem uma extensa biografio no referido art.. C. em Lisboa, em 1802, c. Eugénia Scott, nat. de Perin, escócia. Tiveram entre outros:

IV- D. Maria do Carmo Schiappa Pietra, n. Lisboa a 16-III-1812 e m. 30-V-1876. c. Angra, a 30-VI-1830, c. João de Faria MAchado Pinto Roby. Tiveram entre outros:

V - D. Amélia Augusta de Faria Machado Roby, n. 24-IX-1836 e m. 01-X-1921. C. 1.ª x com visc. Carreira. S.g. C. 2.ª x c. Boaventura José Vieira, Cor. infª, Gov. Viana do Castelo, deputado da Nação, etc. Tiveram entre outros:

VI - D. Maria Amália de FAria Machado Vieira, n. 22-III-1868. C. 12-X-1889 c. Francisco Amado da Silva Sampaio, Cor. SAM. Tiveram entre outros:

VII - César de Faria Machado Vieira de Sampaio, etc.

Presumo que seja primo do Zé Luís. Estamos a ver se sai uma edição revista e aumentada de "Uma Família da Beira Baixa".

Cumptos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20269 | amtf | 30 abr 2002 00:53 | Em resposta a: #20261

Caro Nuno Borrego,

Vejo que, mesmo assim, ainda teve o incómodo de "dar ao teclado".

O tio Zé Luís é primo direito de meu Pai. Sei que ele, há tempo, andava a recolher elementos para uma actualização de "Uma Família da Beira Baixa", livro que muito estimo e me ficou de meu Pai.

Voltando aos Schiappa Pietra e a minha 5ª Avó escocesa, Eugénia Scott, ouvi dizer que um instrumento de pesquisa para estrangeiros residentes em Portugal, pelo menos nos sécs. XVIII e XIX é o "rol dos confessados", registos existentes nas igreja de comunidades estrangeiras em que figuravam, com alguma minúcia, os nomes e dados familiares dos seus paroquianos quando se apresentavam á confissão, pelo menos aquando da "desobriga", na Páscoa. Será assim? Talvez por aqui possa vir a conhecer algo mais de Mrs. Scott.
Tentei encontrar este tema do "rol dos confessados" mas nada encontrei.

M. Cumpts.

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20309 | Vasco Jácome | 30 abr 2002 22:03 | Em resposta a: #20200

Caro António Maria de Sampayo de Torres Fevereiro

Curiosamente, um primo direito de meu pai é casado com uma Schiappa Pietra, mas de Santarém.

Pode encontrá-los no “Anuário” de 1985, tomo II. pg. 762; “Carvalhos de Basto”, Vol. II, pg. 169 e nos “Os Meus Costados” (aqui OMC) na pg. 149-150.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20320 | amtf | 30 abr 2002 23:35 | Em resposta a: #20309

Caro Vasco Jácome,

Por amável indicação de Nuno Borrego comprei hoje na Férin o nº 8 de "Raízes e Memórias". Na rápida leitura que fiz sobre os Schiappa Pietra vejo que vários deles se fixaram por Santarém, Tomar e Torres Novas. Não tenho as obras que fez o favor de referir. A verdade é que na minha biblioteca genealógica pouco mais consta que um ANP de 1966. Amanhã vou almoçar ao Estoril a casa de uma Tia, do lado Faria Machado, velhinha, mas de excelente memória. Irei perguntar se conhece esses S.P. ribatejanos.

Cumprimentos,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20321 | magalp | 30 abr 2002 23:47 | Em resposta a: #20320

Antonio Maria

Estás definitivamente viciado... pelo que leio o volume e comprimento da tua árvore dentro em pouco estará como o Gen. Sherman!
Parabéns!

Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20323 | amtf | 01 mai 2002 00:11 | Em resposta a: #20321

Manuel Maria,

... É que isto vicía mesmo!
Quem é o Sherman? O Sherman (William) da guerra da Secessão?

Grande abraço,

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20324 | magalp | 01 mai 2002 00:21 | Em resposta a: #20323

Antonio Maria

Se a memória me não falha, isso estava ou no livro de C. Naturais ou no de Botânica - já não me lembra em q. ciclo - e era o nome da árvore mais gigantesca do mundo, a qual só já não sei quantos homens abraçavam na base. Acho q. era uma sequóia australiana.
Não me espanta nada que os Vascos ou o Nuno me corrijam! mas é mais fácil q. seja o Briteiros a lembrar-se disso.
G.abraço
Manuel Maria

PS-O meu filho e teu homónimo anda em maré de azar...

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20325 | manuelr | 01 mai 2002 00:30 | Em resposta a: #20323

Caro AMTF

Desculpe a intromissão, mas quando li os seus apelidos, não resisti à tentação.
Penso que os Torres Fevereiro, pelos Torres, estão ligados a Pedro vaz de Torres, casado no Rosmaninhal com Beariz Nunes.
Quem é esta Beatriz Nunes irmã de Filipa Gomes da Fonseca de Brito? Filhas de Duarte Gomes da Fonseca primo do Comendador Antão da Fonseca? se deste, de que casamento ( se é que casou 2 vezes)?Ou há duas Filipas da Fonseca de Brito?
E já agora, sobre os Fevereiro

Tem os ascendentes de Anacleto da Silva Fevereiro?

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20326 | manuelr | 01 mai 2002 00:32 | Em resposta a: #20323

Caro AMTF

Esqueci-me dos cumprimentos e agradecimentos antecipados. Aqui ficam

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
( esclarecimentos sobre Pedro Vaz de Torres e Fevereiros, de Castelo Branco)

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20328 | amtf | 01 mai 2002 00:50 | Em resposta a: #20324

Manuel Maria

Tenho uma vaga ideia da tal sequóia Sherman. A sequóia-gigante é, na verdade, originária da América do Norte.
Como sabes o meu interesse pelas árvores é muito recente, mas já percebi que é preciso saber profundamente de botânica para se lhes conseguir vislumbrar todos os raminhos.
Um abraço amogo,
António Maria

PS-Nós, os Antónios Marias somos solidários! Se puder ser útil ao meu homónimo, ele que disponha.

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20329 | amtf | 01 mai 2002 01:00 | Em resposta a: #20325

Exmº. Senhor Coronel,

Vou procurar resposta às questões que colocou e voltarei logo que possível.

Melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20330 | manuelr | 01 mai 2002 01:05 | Em resposta a: #20329

Caro António Maria Fevereiro

Agradeço a disponibilidade. Mas por favor, tire-me de lá o exmº sr. e o não sei quantos. Penso que aqui somos todos amigos, pelo menos parto desse princípio. Além disso, metade dos meus primos direitos é Fevereiro.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20354 | magalp | 01 mai 2002 13:19 | Em resposta a: #20329

Antonio Maria

Já reparei que desfizeste o engano em que te induzi...
Não foi por mal. Acho q. não teria futuro no Arquivo de Identificação!

Abraços
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20364 | Vasco Jácome | 01 mai 2002 17:47 | Em resposta a: #20320

Caro António Maria de Sampayo de Torres Fevereiro

Esse primo de meu pai é António Ferreira Cabral Pais do Amaral, que foi coronel de cavalaria (o que deve explicar ter ido parar a Santarém), já na reserva, filho de António Ferreira Cabral Barbosa Pais do Amaral e de Maria Constança Girão Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos, aqui em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=62588
Cc Maria Margarida Garção Schiappa Pietra, filha de Pedro de Almeida Schiappa Pietra, oficial do exército, e m.er Maria Júlia de Lima Rosa Cybrão e Garção; neta paterna de António Bauno Tavares de Andrade Schiappa Pietra e de sua m.er Ana da Conceição Mendonça e Almeida Cybrão e Garção; neta materna de Óscar Izidro Pego de Almeida Cybrão e Garção e m.er Margarida Ernestina Monteiro de Lima Rosa.

Se a memória não me falha, julgo que estavam ligados a um colégio em Santarém. Será que figuram nesse trabalho das R&M?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20381 | amtf | 01 mai 2002 22:03 | Em resposta a: #20326

Caro Manuel da Silva Rolão,

Infelizmente não tenho como poder esclarecer as questões que levantou.
O pouco que sei sobre os ascendentes dos Fevereiros é que o apelido provém de uma alcunha; Simão Pires “o Fevereiro”, que casou em Castelo Branco, na Igreja de Stª. Maria, em 28.02.1574, com Catarina Pires.
Depois, no fim do séc. XVIII, volta a aparecer um Fevereiro; António Vaz Fevereiro, que casou em Castelo Branco a 29.08.1683 com Francisca Cardoso Frazão, filha natural de Pedro Cardoso Frazão, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Capitão-mor de Castelo Branco.
Finalmente, cerca de 1750, “aparece” José Nunes Fevereiro, casado com Maria Francisca Mendes. Tiveram os seguintes filhos:

1. José Nunes Fevereiro, que segue
1. Joaquim José Mendes Fevereiro, c.c. Matilde Joaquina do Carmo e tiveram:
Maria do Patrocínio Nunes Fevereiro, morreu solteira
Maria da Piedade Fevereiro, c.c. Dr. Francisco Tavares de Almeida Proença, c.g.
1. Carlos José Nunes Fevereiro, c.c. Maria Josefa de Sousa e tiveram:
Maria Bárbara Fevereiro, s.m.n.
Agostinho José Fevereiro, s.m.n.
Joaquim José Fevereiro, s.m.n.
1. João Nunes Fevereiro que foi casado e teve:
Maria Quitéria, s.m.n.
Matilde, s.m.n.
Maria do Carmo, casou com seu primo co-irmão António Nunes da Silva Fevereiro, s.g.

1. Francisco Nunes Fevereiro. Casou e teve quatro filhos,
1. Agostinho Nunes Fevereiro, s.m.n.
1. Manuel Nunes Fevereiro, s.m.n.
1. Mónica Nunes Fevereiro, s.m.n.
1. Matilde Nunes Fevereiro, s.m.n.
1. Quitéria Maria Augusta Nunes Fevereiro, c.c. Agostinho António da Matta e Silva, c.g.

1. José Nunes Fevereiro, nasceu em Castelo Branco cerca de 1780 e morreu na mesma cidade a 27 (ou 17) de Agosto de 1840. Foi Correio-Assistente de Castelo Branco, cargo de que se demitiu em 1834, ao que parece por ter apoiado a cauda de D. Miguel I. C.c. Maria Felícia da Silva e tiveram:
2. Matilde Nunes da Silva Fevereiro, casou em Lisboa a 15.05.1842, sem geração com o Dr. Joaquim António da Matta e Silva o qual casou 2ª vez , c.g., com Maria Francisca Meirelles do Canto e Castro,
2. António Nunes da Silva Fevereiro, casou, sem geração, com sua prima co-irmã
Maria do Carmo Nunes Fevereiro,
3. Dr. Agostinho José Nunes da Silva Fevereiro, casou com Maria Amália de Sam-
payo da Fonseca e Eça Torres de Oliveira, Senhora da Casa de Sarzedas, da Casa dos Sampayos Caldeiras Alcoforados, em Niza, da Casa da Coutada em Vila Velha de Rodão e representante da Casa de Sarnadas, também no termo de Vila Velha de Rodão.
Fôram estes os meus trisavós e é esta a ascendência mais remota dos Fevereiros, que conheço.
Os dados acima retirei-os do livro “Uma Família da Beira Baixa”´(pags. 75 a 82), do meu primo José Luís de Sampayo Torres Fevereiro.
Também, segundo ele, foi a partir deste último casamento que se juntaram os apelidos Sampayo Torres Fevereiro, em meados do séc. XIX.
Diz o meu primo que em meados do séc. XVIII existiam em Castelo Branco dois ramos desta família, um dos quais o terá abandonado por essa altura. Será assim? A verdade é que consultando o 118Net encontro Fevereiros um pouco por toda a parte... Tenho, também, encontrado alguns, sem relação conhecida com os meus Fevereiros, mas que me dizem ser a sua família originária da Beira Baixa.
Fico com muita curiosidade pelos seus primos. Será que pode relacionar os nomes que transcrevi com os nomes que mencionou, Beatriz Nunes e Pedro Vaz Torres?

Os meus melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20388 | amtf | 01 mai 2002 23:07 | Em resposta a: #20364

Caro Vasco Jácome,

De Armando de Sacadura Falcão, em "Raízes & Memórias", nº8:

"A família Schiappa Pietra é originária de Génova, sendo os ramos portugueses descendentes de dois irmãos arquitectos, Pedro e João Baptista Schiappa Pietra, que, sob o patrocínio do Marquês de Pombal, em 1765 vieram daquela cidade para Lisboa, a fim de exercerem a sua profissão no nosso país.
Eram os Pietra uma família nobre de Génova e usavam por armas um escudo de prata com um leão vermelho rompante, sobre uma rocha de oiro em banda no flanco direito do escudo.

António Schiappa Pietra, casou em Génova co Vitória Schiappa, que supomos ser sua parente.
Tiveram, pelo menos:
Pedro Schiappa Pietra, que segue.
João Baptista Schappa Pietra

Pedro Schiappa Pietra, casou em Lx com D. Gertrudes Clara do Sacramento Terrier, filha de Luís Terrier, natural de Lyon, França, e de sua mulher D. Joaquina Helena de Sousa Mourato, natural de Lx.
Tiveram, entre outros:
António Pedro Schiappa Pietra, nasceu a 9.01.1778 em Pernes. Casou em Lx com D. Gertrudes Rita Ferreira.
Tiveram, entre outros:
Bruno António Schiappa Pietra, c.c. D. Maria José Tavares de Andrade.
Tiveram, entre outros:
António Bruno Tavares Schiappa Pietra, c.c. D. Ana de Mendonça de Almeida, filha de José Guilherme Nunes Vaz Ribeiro de Almeida e de sua mulher D. Maria do Patrocínio de Mendonça.
Tiveram:
Pedro Schiappa Pietra, Capitão de Infantaria, c.c. D. Maria Júlia Garção, filha de Óscar Cibrão Garção e de sua mulher D. Maria Ernestina de Lima Rosa, neta paterna de Francisco Luís Garção e de sua mulher D. Rosalina Pego de Almeida Cibrão, e neta materna de Francisco Carlos Rosa e de sua mulher D. Maria Vicência Monteiro de Lima.
Tiveram:
D. Maria Margarida Garção Schiappa Pietra
António Pedro Garção Schiappa Pietra
D. Maria Garção Schiappa Pietra

Melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

PS- Almoçei hoje com uma tia, que, tal como sua prima, é 6ª neta de Pedro Schiappa Pietra. Não de lembra de conhecer os primos de Santarém.

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20389 | manuelr | 01 mai 2002 23:10 | Em resposta a: #20381

Caro António Maria Fevereiro

Agradeço a resposta. Na minha primeira intervenção, coloquei um nome errado. Não era Anacleto da Silva Fevereiro, que este era Rebelo Marques, salvo erro. Queria referir-me a Agostinho José Nunes Fevereiro, casado com Ana Emília dos Santos, estes sim ascendentes do meu tio, que tiveram netos em Castelo Branco por volta de 1885, primos dos Tavares Proença.
Existem realmente muitos Fevereiro no Distrito ( a par de Janeiros e Maios), desde muito cedo, mas a maior parte não têm que ver uns com os outros.
Tenho alguns elementos dispersos sobre Fevereiros, mas em Castelo Branco, pelo que não posso ser muito concreto.

Beatriz Nunes e Pedro Vaz de Torres, não entroncam nestes Fevereiro. A minha curiosidade é por serem ascendentes de minha nora.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão
PS. Cumprimentos ao seu tio da minha parte( estive com ele e com a minha prima Irene Rolão num almoço de antigos alunos do Liceu de Castelo Branco, mas na altura achei por bem não falar no assunto)

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20391 | amtf | 01 mai 2002 23:27 | Em resposta a: #20389

Caro Manuel da Silva Roldão,

Peço desculpa pela apresentação atabalhoada do meu escrito anterior. Estava muito bem apresentado quando o fiz em "word". Depois fiz copy/paste e resultou aquela "salada"!
Transmitirei os seus cumprimentos ao Tio Zé Luís logo que estiver com ele.

Os meus melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20392 | manuelr | 01 mai 2002 23:31 | Em resposta a: #20381

Caro António Maria Fevereiro

Na minha mensagem anterior, quando disse que Beatriz Nunes e Pedro Vaz de Torres não entroncam neste Fevereiro, não era isso que queria dizer. Não tenho eu o é o tronco comum.
Como disse, são ascendentes de minha nora, e este casal teves filhos e netos com os apelidos Vaz de Torres, e Abreu e Torres, no Rosmaninhal. Quando perguntei ao Engº Manuel da Silva Castelo Branco ( que seu primo muito bem conhece) que era esta gente, disse-me ele que eram dos Torres dos Torres Fevereiro. Penso que não existem outros.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20514 | Vasco Jácome | 03 mai 2002 19:42 | Em resposta a: #20388

Caro António Maria Fevereiro

Muito obrigado pela informação!

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20517 | _fRoEs_ | 03 mai 2002 19:56 | Em resposta a: #20514

Caríssimos Senhores,

Apenas por curiosidade, tem este ilustre Senhor
Isidoro Schiappa Pietra algum parentesco, próximo ou longínquo, com uns Senhores, de nome Pietra Torres, cuja existência está representada, embora de forma reduzida, aqui no Genea?

Em: http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=64576

Melhores cumprimentos,
Luuís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20606 | amtf | 05 mai 2002 01:20 | Em resposta a: #20517

Caro Luís Froes,

Não lhe pude responder antes porque estive ausente nestes últimos 3 dias.

Gustavo Wiborg Pietra Torres é descendente de um irmão de Isidoro Schiappa Pietra, assim:

(Retirado do Estudo do Ten-Cor. Armando de Sacadura Falcão, publicado no nº 8 de "Raízes & Memórias")
Pedro Schiappa Pietra, n. Génova, c. em Lx em 11.06.1765 c. Gertrudes Clara do Sacramento Terrier.
Tiveram, entre outros:
Silvestre Schiappa Pietra, que segue.
Isidoro Schiappa Pietra.

Silvestre Schiappa Pietra, n. Pernes 10.07.1773, c.c. Marie Anne Leonor de Roure, n. 19.07.1783.
Tiveram:
Pedro de Roure Schiappa Pietra, s.g.
D. Maria Miquelina de Roure Schiappa Pietra, s.g.
D. Maria Henriqueta de Roure Schiappa Pietra, c.g.
Henrique de Roure Schiappa Pietra, que segue.

Henrique de Roure Schiappa Pietra, c.c. D. Maria da Graça R. Palha.
Tiveram:
D. Maria Vitória de Roure Pietra, c.g.
D. Ana Maria de Roure Pietra, que segue.

D. Ana Maria de Roure Pietra, n. Lx. 22.11.1873, c.c. Júlio Cezar Torres, arquitecto, natural de Lx.
Tiveram:
D. Margarida de Roure Pietra Torres, n. Lx. 13.03.1894.
Henrique Pietra Torres, que segue.
D. Maria Teresa Pietra Torres, c.g.
Júlio Manuel Pietra Torres, Pianista, nasceu em 1903 e faleceu solteiro em Munique a 05.08.1927.

Henrique Pietra Torres, Engenheiro de Máquinas, Oficial de Artilharia, n. S. João dos Montes (V. Franca de Xira) a 08.11.1895. Casou a 21.07.1921 com D. Milda Salazar Wiborg, filha de Bjarne Wiborg, natural de Brewick (Noruega) e de sua mulher D. Benefida Salazar D'Eça Jordão.
Tiveram:
Gustavo Wiborg Pietra Torres, c.g.
Henrique Wiborg Pietra Torres, Sacerdote.

Melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20617 | _fRoEs_ | 05 mai 2002 13:49 | Em resposta a: #20606

Caríssimo António Maria Fevereiro,

Muito obrigado!
E já agora sabe a ascendência da Exma. Sra. Dona Maria Luiza Calazans Fortinho de Souza (casada com o Sr. Gustavo Wiborg Pietra Torres)?

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#20620 | amtf | 05 mai 2002 16:00 | Em resposta a: #20617

Meu caro,

Voltando ao "R&M" atrás citado:

Gustavo Wiborg Pietra Torres, nasceu na freguesia de S. Sebastião da Pedreira, Lx., a 10.05.1927.
Casou na capela de Nª. Srª. de Monserrate, Lx., a 25.10.1950, com D. Maria Luísa Fortinho Botelho Moniz de Sousa (o nome aqui está ligeiramente diferente do que em GP), que nasceu em Queluz a 06.08.1926, filha de Ramiro Botelho Moniz de Sousa e de sua mulher D. Maria da Conceição Fortinho.

E mais não diz...

M. cumpts.

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#21740 | _fRoEs_ | 21 mai 2002 16:50 | Em resposta a: #20606

Caríssimo António Maria Fevereiro,

Poder-me-ia disponibilizar a descendência de D. Maria Teresa Pietra Torres, irmã de
D. Margarida de Roure Pietra Torres, de Henrique Pietra Torres e de Júlio Manuel Pietra Torres?

Melhores cumrpimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#21742 | aburma | 21 mai 2002 17:16 | Em resposta a: #20200

Caro amtf,

Conheço um Artur Schiappa de Carvalho, de Lisboa. Talvez ele o possa ajudar. O seu email é aschiappa@rgallo.pt.
Cumpts
aburma

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#21757 | amtf | 21 mai 2002 22:12 | Em resposta a: #21740

Meu caro Luís Froes,

Aqui vai, novamente do estudo do Tenente-Coronel Armando de Sacadura Falcão, em "R&M" nº 8:

6.
D. Maria Teresa Pietra Torres n. 1901 e f. Dezembro 1923, c.c. Firmino José Miranda da Costa, oficial do exército.
Tiveram:
7.
D. Maria Teresa Pietra Torres Miranda da Costa, n. Lx 13.11.1923, em Fevereiro de 1940 c.c. António Leonardo de Almeida Cardoso de Lemos.
Tiveram:

8.
António Manuel da Costa Cardoso de Lemos, n. 1950, c.c. D. Alda Monteiro de Barros Cabral.
Tiveram:
9. Frederico Cabral Cardoso de Lemos
9. D. Maria Inês Cabral Cardoso de Lemos
9. António Cabral Cardoso de Lemos
9. Miguel Cabral Cardoso de Lemos

8.
D. Teresa Maria da Costa Cardoso de Lemos, n. 22.09.1952, c.c. Nuno Amaral Rosado Pereira.
Tiveram:
9. D. Sofia Cardoso de Lemos Rosado Pereira
9. Francisco Cardoso de Lemos Rosado Pereira

8.
D. Isabel Maria da Costa Cardoso de Lemos, c.c. Constantino José Gomes Beleza.
Tiveram:
9. D. Mariana Cardoso de Lemos Rosado Pereira (é assim que figura, mas admito que possa haver erro, porque deveria ter adoptado o apelido de seu Pai, Gomes Beleza)

8.
D. Maria da Graça da Costa Cardoso de Lemos, c.c. José Carneiro de Almeida.
Tiveram:
9. D. Maria Cardoso de Lemos Carneiro de Almeida
9. Tiago Cardoso de Lemos Carneiro de Almeida
9. Filipe Cardoso de Lemos Carneiro de Almeida
9. D. Madalena Cardoso de Lemos Carneiro de Almeida

8.
José Pedro da Costa Cardoso de Lemos, c.c. D. Sandra ...

8.
Nuno Miguel da Costa Cardoso de Lemos, n. 13.07.1963

8.
Bernardo da Costa Cardoso de Lemos, n. 11.03.1967

Um abraço,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#21761 | amtf | 21 mai 2002 22:43 | Em resposta a: #20203

Caro Alexandre Burmester,

Fico-lhe grato pela boa vontade.
Na verdade, os elementos que procurava encontrei-os no nº. 8 da Revista "Raízes & Memórias", na primeira resposta amávelmente que obtive de Nuno Borrego. O seu conhecido, Artur Schiappa (Monteiro ?) de Carvalho, será, como eu, descendente de Pedro Schiappa Pietra, arquitecto genovês, que, sob o patrocínio do Marquês de Pombal, veio daquela cidade para Lisboa, em 1765.

Entretanto, por curiosidade, dei uma "espreitadela" na base de dados de GP e concluo que será parente de meu primo Vasco de Bettencourt de Faria Machado e Sampaio, também ele com uma costela deste Schiappa Pietra

Um abraço,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#21770 | amtf | 21 mai 2002 23:40 | Em resposta a: #21742

Caro Alexandre Burmester,

Respondi-lhe há pouco mas só agora reparei que a mensagem ficou perdida "lá para cima" e, provávelmente não a terá visto. Assim, não querendo que pense ter negligenciado o seu oferecimento, passo a repeti-la:
"
Caro Alexandre Burmester,

Fico-lhe grato pela boa vontade.
Na verdade, os elementos que procurava encontrei-os no nº. 8 da Revista "Raízes & Memórias", na primeira resposta amávelmente que obtive de Nuno Borrego. O seu conhecido, Artur Schiappa (Monteiro ?) de Carvalho, será, como eu, descendente de Pedro Schiappa Pietra, arquitecto genovês, que, sob o patrocínio do Marquês de Pombal, veio daquela cidade para Lisboa, em 1765.

Entretanto, por curiosidade, dei uma "espreitadela" na base de dados de GP e concluo que será parente de meu primo Vasco de Bettencourt de Faria Machado e Sampaio, também ele com uma costela deste Schiappa Pietra

Um abraço,

António Maria Fevereiro
"

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#21790 | aburma | 22 mai 2002 10:18 | Em resposta a: #20324

Caro Manuel Maria (e outros botânicos,

Também me lembro dessa famosa sequóia (concluí o antigo 2º ciclo em 1969 e portanto a minha memória ainda está fresca!). Essa gigantesca árvore estava situada, salvo erro, no Yellowstone National Park (esse mesmo, o do Yoggy Bear, vulgo Zé Colmeia, que chamava ao parque "Jellystone"). Quanto ao livro em que aparecia, não me recordo bem, mas não seria na Geografia do 4º e 5º ano do Dr. Leal Loureiro?

Abraços botânico-geográfico-genealógicos.

Vulgaris Linaeus

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#21793 | aburma | 22 mai 2002 10:24 | Em resposta a: #21761

Caro António Fevereiro,

Conheço o seu primo Vasco Bettencourt Sampaio pelo telefone! Quanto ao parentesco, é tarefa para genealogista, pois embora todos os Bettencourt acabem por ser parentes, somos de ramos diferentes, e o meu, Bettencourt Vasconcelos Correia e Ávila, já tem uns séculos em cima, o que significa que o tronco comum já vai distante (vd. Jacinto de Bettencourt "Os Bettencourt", aliás fonte deste site).
Hoje mesmo, por coincidência, vou estar com o seu presumível primo Artur Schiappa e vou mostrar-lhe esta "cascata" de mensagens.

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#21813 | _fRoEs_ | 22 mai 2002 18:50 | Em resposta a: #21757

Caríssimo António Maria Fevereiro,

De facto, confirmo as minha suspeitas.
O rapaz, de nome Tiago Cardoso de Lemos Carneiro de Almeida, para além de meu colega, é um grande amigo meu.

Muito obrigado pelas informações.
Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#289048 | jamesthegreat | 12 out 2011 23:24 | Em resposta a: #21813

Caro Antonio Maria Fevereiro

Procuro descobrir a descendencia de Maria Vitória de Roure Pietra irma de Ana Maria (ou Maria Ana) de Roure Pietra.

Obrigado

Goncalo Mattos

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Schiappa Pietra

#289077 | f4b2 | 13 out 2011 12:38 | Em resposta a: #289048

Caro Gonçalo Mattos

Tenho este nome que pesquisei num livro militar,cito:

- AUGUSTO SCHIAPPA PIETRA - Cirurgião Ajudante no Batalhão de Caçadores Nº 6/ em Dezembro de 1861

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

D. Maria Vitória de Roure Pietra

#289141 | amtf | 13 out 2011 22:52 | Em resposta a: #289048

Caro Gonçalo Mattos,

Citando o artigo de Armando de Sacadura Falcão no n.º 8 da revista "Raízes & Memórias", por diversas vezes referido neste tópico:

4 - HENRIQUE DE ROURE SCHIAPPA PIETRA, nasceu em Tomar, onde fundou uma indústria de fiação e tecelagem.

Casou com D. Maria da Graça R. Palha.
Tiveram:
5 - D. MARIA VITÓRIA DE ROURE PIETRA, que segue.
5 - D. MARIA ANA DE ROURE PIETRA, que segue no & 2.

5 - D. MARIA VITÓRIA DE ROURE PIETRA, faleceu em Lisboa 5 de Janeiro de 1938.
Casou com o Dr. Francisco Xavier Clemente, magistrado, natural de Goa.
Tiveram:
6 - D. MARIA ANGÉLICADE ROURE PIETRA CLEMENTE, nasceu a 2 de Agosto de 1893 e faleceu solteira.
6 - D. JÚLIA DE ROURE PIETRA CLEMENTE, nasceu em 1895.
Casou com Maximino José da Mota, brasileiro, Chanceler do Consulado Geral do Brasil em Lisboa. Sem geração.
6 - D. BERTA DE ROURE PIETRA CLEMENTE, nasceu a 12 de Julho de 1898 e faleceu solteira.
6 - FRANCISCO DE ROURE PIETRA CLEMENTE, que segue.

6 - FRANCISCO DE ROURE PIETRA CLEMENTE, nasceu em 1900.
Casou em 1939 com D. Ofélia Damas Mora, irmã do médico Dr. Renato Damas Mora e de outro, médico no Cadaval.
Tiveram:
7 - HENRIQUE DAMAS MORA PIETRA CLEMENTE, que segue.

7 - HENRIQUE DAMAS MORA PIETRA CLEMENTE, nasceu em 1940 e faleceu num desastre de automóvel em 1 de Agosto de 1963.

Com os melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

Isidoro Schiappa Pietra

#389443 | Marta Pietra | 21 fev 2018 15:46 | Em resposta a: #20320

Boa tarde
Os meus avós paternos fixaram-se em Santarém, ambos professores: António Pedro Schiappa Pietra e Maria Helena Schiappa Pietra. Sabe se esse livro ainda se encontra disponível, pois vou iniciar pesquisas. Obrigada

Resposta

Link directo:

Isidoro Schiappa Pietra

#412574 | JFRego | 21 fev 2019 20:20 | Em resposta a: #20606

Relativamente a Pernes e aos S.P. existe uma CÓPIA DO AUTO QUE LEVANTOU MANUEL GOMES CERVEIRA VALENTE, CORREGEDOR DA COMARCA DE SANTARÉM, POR MANDADO DO MARQUÊS DE BORBA ACERCA DO ESTADO EM QUE ESTAVA A FÁBRICA DE SERRALHERIA ESTABELECIDA EM PERNES, PERTENCENTE A JOSÉ FRANCISCO SHIAPPA PIETRA E SEUS IRMÃOS. FONTE: ANTT, Condes de Linhares, mç. 24, doc. 23

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen