Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património

Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#20472 | J-D_VA | 03 mai 2002 01:59

Catarina Anes Loureiro, filha de João Anes de Loureiro e de Sancha Gonçalves, e casada com Álvaro Gil Cabral, assim inserida no GP, em http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=23403 .

A mesma Catarina, também aparece aqui em GP http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=116876 , casada com Fernão Soares de Albergaria.

Temos outra Catarina (ou Maria) Anes Loureiro, filha de João de Loureiro, inserida em http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=116870 , casada com João Borges, Sr. de Mouta Santa.

Alão de Morais, na PL, Vol. I, pág. 535, “Loureiros” diz o seguinte:

§ - 1º

1 – João Eanes de Loureiro, ... foi Sr. do morgado do Loureiro, pela era de 1418, ... Foi irmão da mr. (segundo um nobiliário, porque outro o fez sua filha) de Álvaro Gil Cabral e de Aldonça Eanes de Loureiro, mãe de Rodrigo Eanes de Sá, pai do 1º João Roiz de Sá, Alcaide-mór do Porto.
C. (seguindo o livro de Manuel Botelho Ribeiro, das Linhagens da Beira) c. N... de Figueiredo, de quem teve:

2 – Luis, Gonçalo, Diogo e Inês.
2 – Maria Eanes de Loureiro, mr. (segundo um Nobiliário) de Álvaro Gil Cabral.

Ainda Alão de Morais, no vol. III, pág. 42, “Cabrais”:

§ - 1º

2 – Álvaro Gil Cabral, foi um fidalgo honrado, em tempo del-Rei D. Fernando e D. João I. Foi Sr. de Azurara da Beira, ... . Foi Alcaide-mor da Guarda e depois de Belmonte.
C...c. Catarina Eanes de Loureiro, f.ª de João Eanes de Loureiro, etc.

(Alão de Morais, depois de lhe chamar “Maria” em tit. de Loureiros, chama-a de “Catarina” em tit. de Cabrais)

Gostava de ouvir opiniões, de saber se realmente é sempre a mesma pessoa, se casou mais de uma vez, etc...

Agradecido,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25536 | quintadoloureiro | 21 ago 2002 13:05 | Em resposta a: #20472

Caro Senhor

Consoante as fontes que se consultam aparece ora Maria Anes do Loureiro (fontes da família Loureiro) ora Catarina Anes do Loureiro (fontes da família Cabral). Parece não haver dúvida que a mulher de Álvaro Gil Cabral era filha de João de Loureiro (e não João Anes do Loureiro como referem alguns autores).
Terá tido uma irmã, de nome Catarina Anes do L., como refere, que outros autores dão como mulher de João Affonso de Saa, Rico Homem.
José Coelho, em Memórias de Viseu e tendo como fonte as Memórias Genealógicas da Casa do Loureiro dá algumas referências sobre estes Loureiros.
A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira diz haver mais dois irmãos, além da já referida Catarina:
1- João Anes do Loureiro, casado com Catarina Figueiredo, senhor da Quinta do Loureiro, e não seu Morgado, como refere; O Morgadio do Loureiro foi instituído em 7/9/1551 por Luís do Loureiro, o Grande Capitão, seu terceiro neto;
2-Aldonça Anes do Loureiro, casada com Rodrigo Afonso Machado, Senhor de Sandomil.
Alguns autores dão como mulher de João de Loureiro, Sancha Gonçalves; outros dão-o como filho de Daganel do Loureiro e de D. Sancha Gonçalves. Tal não é possível pois estes foram os fundadores da Igreja de Santa Maria de Silgueiros em 1186, sendo antepassados directos de João de Loureiro.
João Anes do Loureiro, seu filho, foi fidalgo honrado da casa dos reis D. Pedro, D. Fernando e D. João I e dotou com as suas irmãs referidas a Igreja de Silgueiros, instituindo um padroado para seus descendentes.
Pelo seu casamento com Catarina de Figueiredo passaram os Loureiros a usar as armas dos Figueiredos, por não terem armas próprias, que vieram a ser acrescentadas ao referido Luís do Loureiro.
Julgo que não esclareci a sua dúvida mas espero ter-lhe dado mais informações.No entanto parece-me pouco provavel que as duas irmãs tenham exactamente o mesmo nome, tanto mais que a mulher de Álvaro Gil Cabral aparece umas vezes como Catarina e outras como Maria. Caso tenha mais informações gostaria de as conhecer.
Obrigado,
José de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25543 | jpcmt | 21 ago 2002 15:35 | Em resposta a: #25536

Caros Confrades:
No seu excelente livro "Frei Gonçalo Velho" (Lisboa, Imprensa nacional, 1900), Ayres de Sá
cita e transcreve das Genealogias do Padre Marcelino Pereiro, o seguinte:
-------------

1. João Annes de Loureiro, viveu em Viseu, na sua quinta de Loureiro e foi fundador e dotador da Igreja de Filgueiras que he padroado de seus descendentes. Dizem que era irmão da mulher de Alvaro Gil Cabral.....e de Aldonça Annes Loureiro, mai de Rodrigo Annes de Sã o que foi embaixador a Roma...
Teve filhos a
2. Luis Annes de Loureiro
2. João de Loureiro

2. Luis Annes de Loureiro, dizem, cazou com Catharina de Figueiredo, filha de ... de que teve a
3. Luiz Annes de Loureiro
3. João de Loureiro que vae no § ...

3. Luis Annes de Loureiro, foi conego de Vizeu e abbade de muitas Igrejas. Teve de huma amiga, a
4. Henrique de Loureiro
4- Luis de Loureiro, que vai no § ...
Teve mais em outra amiga, a
4. Duarte de Loureiro
4. Gabriel de Loureiro
4. Filippe de Loureiro, conego de Vizeu
4. Jenebra de Figueiredo, que vai no § ...
Teve mais em hua sua criada, a
4. Luis de Loureiro, de alcunha o da Porta de de Soar, parece, cazou com Leonor da Fonseca, filha de Isabel da Fonseca...... o qual teve filhos a-Diogo da Fonseca Loureiro, abbade de Canas de Sabugoza - Duarte Loureiro, clerigo-Maria Loureiro, 2ª mulher de João Paes do Amaral .....
4. Henrique de Loureiro, cazou em Vizeu com Isabel Cardosa, irman de Pedro Rodrigues Cardoso e filha de .., de que teve, a
5. Luis de Loureiro

Teve tambem, bastardo, a
5. ... mulher de Diogo Lopes

5. Luis de Loureiro foi adail mor deste Reino e valerozo capitão de Mazagão, Safim, obrou com grande valor na defensa de Mazagão em 1549 e em muitas outras occasioes fes despejar os mouros da cidade de Azamor, que tinhão abandonado os portuguezes, e os mouros começarão a povoar de novo, no anno de 1546 (Anno Historico 30 março), tendo antes, no anno de 1534 defendido a praça de Safim, de que era capitão de 90$000 soldados d'Elrei de marrocos (Anno Historico 17 abril) e Tanger, onde o matarão os mouros. Instituiu um morgado e cazou com Guiomar Machada, filha de . . . que elle matou, dizem, que mal (sic), de que teve a
6. D. Ambrozia, mulher de Lopo Peixoto de Mello, senhor de Penhafiel, filho de Duarte Peixoto. . . s. g.
6. D. Isabel, 2.a mulher de D. Luiz da Cunha, senhor de Santar ..s. g.
Teve tambem bastardos a
6. Frei Luis de Loureiro, Dominico
6. Luis Annes de Loureiro que matarão os mouros.

§ 2.°

4. Luis de Loureiro, filho do 2.° do conego Luis Annes .. . chamarão lhe o da bóa Aldeia por hú prazo que lhe derão em cazamento. Cazou com. .. filha... de que teve a
5. Luis de Loureiro
5. Antonio de Loureiro da boa Aldeia, que vai no § 3.°
5. Agueda de Figueiredo, mulher de Francisco Lopes de Castellobranco .. .
5, Luis de Loureiro cazou em Mazagão com Leonor Cebolinha,. filha de ...... de que teve a
6, Alvaro de Loureiro
6, Alvaro de Loureiro, cazou em Mazagão com Maria Correa filha de Francisco Telles ..... com geração,

§ 3.°

5. Antonio de Loureiro filho 2.° de Luis de Loureiro, no § 2.°, herdou o prazo de boa Aldeia, no concelho de Besteiros, teve filhos a
6. Luis de Loureiro
6. Luis de Loureiro cazou com Anna de Abreu, filha de Jorge de Abreu.... de que teve a
7. Manoel de Abreu
7. Jorge de Abreu
7. Antonia de Gouvêa, cazada 1ª ves com Gaspar Rebello, filho de Thomé Machado e de Isabel Rebella, de que teve a Manoel Machado e a Isabel Rebella, mulher de João Paes....... casou esta com Antonia de Gouvêa, 2ª ves, com Leonel Cardoso Rebello, pay de João Paes,
7. Filippa de Abreu, mulher de Francisco Ferras de Castellobranco, filho de Antonio Ferras e de Joanna do Amaral, filha de Gaspar.do Amaral, deão de Vizeu

§ 4º

4. Janebra de Figueiredo, filha do conego Luis Annes: de Loureiro, no § 1,°, cazou com João de Mesquita, filho de Pedro Annes de Mesquita, deão de Vizeu, que dizem, era sobrinho de D. João de Abreu, bispo da mesma cidade...de que teve a
5. Gaspar de Loureiro.
5. Belchior de Loureiro, que vai no § 5.°
5. Filippa de Mesquita, que vai no § 6.°
5. Maria de Mesquita, mulher de Jurdão Rebello de Besteiros ......
5. D. Maria de. Figueiredo, mulher de Antonio Pimenta........

5. Gaspar de Loureiro cazou a 1ª ves em Vizeu, com Filippa Lopes de Andrade, filha de ... de que teve a
6. Mariuel de Loureiro
6. Janebra. de Figueiredo,mulher de Antonio Rodrigues Penedo......
Cazou 2.a ves com Janebra de Barros, filha de... de que teve a
6. ....... mulher de Gaspar de Lemos, de Vizeu.
6. Manoel de Loureiro, casou com Isabel Gomes de Miranda, filha de... .. . Vilhegas.. . .de quem teve a
7. Mem de Barros de Loureiro.
7. Fernam de Loureiro.
7. João Gomes de Miranda.

§ 5º

5. Belchior de Loureiro, filho 2° de Janebra de Figueiredo, no § 4.°, cazou em Lisbóa, com.Maria Rebella, filha de Francisco da Costa e de Margarida Rebella .....[ de que teve a
6. Bento Loureiro, conego de Lisboa, pay de. Belchior Loureiro
6. Maria Rebella, mulher de João Fonseca ........
6. Margarida Rebella
6. Margarida Rebella, cazou com Antonio Cardoso de Caceres de Tavora, filho do douctor Francisco Cardoso e de Antónia de Caceres ..... de que teve
7. João de Mesquita
7. Antonia de Caceres, mulher de Antonio Machado Botelho, meirinho da correição de Vizeu, filho de Antonio Botelho, natural de Vill'a Real.

7. João de Mesquita, cazou com Joanna de Mello, filha de Jorge Moreira natural da terra de Santa Maria que veio da India.

§ 6.°

6. Filippa de Mesquita, filha de Janebra de Figueiredo, no § 4.°, cazou com Gaspar Lourenço de quem teve a
6. Manoel de Mesquita
6. Pedra de Mesquita
6. Antonio Loureiro
6. ............ mulher de Henrique de Almeida que teve a Henrique de Almeida....
§ 7.°
3. João de Loureiro, filho 2.° de Luis Annes, o Velho, no § 1.°, cazou com Olaya Vaz de Castellobranco, filha de Vasco Paes de Castellobranco ... de que
teve a
4. Catharina de Figueiredo

4. Catharina de Figueiredo, cazou em Vizeu com Pedro Rodrigues Cardozo, filho de ... de que teve a
5. Anna de Figueiredo, mulher de Henrique Perelra .,.
5. Francisca de Figueiredo.

5. Francisca de Figueiredo cazou com Gaspar Varelia de Campos, filho de Pedro Rodrigues Ferreira.. . . de que teve a

6. Antonio de Campos, conego de Vizeu, que herdou hü morgado por morte de seu primo Diogo de Campos, filho de Antonio de Campos, irmão de seu pay ......
6. Catharina da Costa, mulher de Feliciano da Costa, do Carregal.
6. Filippa Varella e Joanna qe Figueiredo, ambas sem geração.
6. Antonia de Figueiredo, mulher de Manuel da Fonseca Ozorio, junto a Trancozo ...
6. Leonor de Campos, mulher de Antonio de Lemos.

Livraria, 21-E-16, genealogias do padre Marcelino Pereira. Tomo 3.° pagª 256. "

Poderá ter algum interesse.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25548 | sapeca | 21 ago 2002 19:25 | Em resposta a: #20472

Meus caros Amigos:
Todo este problema relacionado com os Loureiros, foi muito mais bem tratado pelo Prof. Luiz de Mello Vaz de São Payo, com a competência que lhe é reconhecida, no seu magnífico estudo "Subsídios para uma biografia de Pedro Álvares Cabral", da Imprensa da Universidade de Coimbra.
Também eu, em estudo recente sobre os Sás (SÁS-"As origens e a ascensão de uma linhagem) me debruço sobre o referido casamento de uma Loureiro com um Sá.
Uma coisa é certa: nunca João Afonso de Sá foi rico-homem, nem a mãe de seu filho, Rodrigo Anes de Sá (por sua vez pai do Sá das Galés) se chamou Catarina ou Aldonça Anes de Loureiro, mas sim Maria Martins.
A ligação com os Loureiros vem, na minha proposta referida no citado estudo, precisamente pelo casamento do Sá das Galés (João Rodrigues de Sá) com uma Maria Rodrigues. A qual, na minha perspectiva, seria ela sim filha da citada Aldonça Anes de Loureiro e de um Machado, dos de Sandomil.
Perdoem estar a citar um estudo meu, mas como em relação às origens dos Sás me tenho dedicado desde há mais de 30 anos, parece-me que poderá, eventualmente interessar aos ilustres frequentadores deste fórum e, particularmente, aos deste tópico.
Os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25557 | bbarahona | 22 ago 2002 11:26 | Em resposta a: #25548

Exmo. Senhor Fernando Sá Monteiro,
gostaria entrar em contacto convosco, pelo que agradeço que solicite o meu e-mail ao Genea Port.;
em alternativa, e dado que o interesse é meu, caso deseje que seja eu a contactá-lo, agradeço que me disponibilize o seu e-mail, se assim entender.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25558 | bbarahona | 22 ago 2002 11:46 | Em resposta a: #25548

Exmo Senhor,
esqueci referir que estarei ausente na próxima semana, pelo que caso me contacte nesse período, só voltarei a estar disponível a partir de 2 Setembro.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25584 | sapeca | 22 ago 2002 19:07 | Em resposta a: #25557

Exmº Senhor:
Poderá V. Exª contactar-me através do e-mail:
fmsamonteiro@clix.pt.
Os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25611 | sapeca | 23 ago 2002 19:06 | Em resposta a: #25558

Exmº Senhor
Bernardo Barahona:
Agradeço que remeta de novo o seu e-mail correcto, em virtude de lhe ter respondido para o que me remeteu e ele ter vindo devolvido com a indicação de erro no e-mail receptor.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25645 | quintadoloureiro | 26 ago 2002 16:01 | Em resposta a: #20472

Exmºs Senhores
Os esclarecimentos dados sobre os Loureiros pareceram-me muito interessantes, no entanto gostava de deixar aqui uma correcção pois, como anteriormente disse, João Anes do Loureiro não foi fundador da Igreja de Santa Maria de Silgueiros (e não Filgueiras), sòmente a dotou e fez padroado para seus descendentes. Os seus fundadores foram, como é comprovado com documento que se conhece o texto, em latim bárbaro, e que existe(?) no Livro das Doações do Cabido da Sé de Viseu pelos seus antepassados Daganel e D. Sancha Gonçalves, senhores da Quinta do Loureiro, no ano de 1186.

Agradecia que o Sr. Fernando de Sá Monteiro indicasse onde poderei consultar ou adquirir o seu estudo - SÁS- As origens e ascensão de uma linhagem".
Cumprimentos,
José de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25650 | sapeca | 26 ago 2002 20:32 | Em resposta a: #25645

Exmº Senhor
Dr. José de Castro:
Poderei, naturalmente, indicar-lhe elementos sobre o meu estudo.
No entanto, muito mais importante (até porque a família Loureiro apenas aí é citada pela ligação com os Sás) é o estudo do prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo, acima referenciado.
Esse sim, é digno de leitura aprofundada, até porque estuda bem todos os primeiros (?)Loureiros, e a sua posse dos padroados de Santa Maria de Silgueiros e S. Pedro de Espinho.
Terá sido por essa ligação que os Sás adquiriram também parte do padroado de, pelo menos, o de S. Pedro de Espinho.
Sem embargo, posso adiantar-lhe que o meu estudo se encontra (ou encontrava) à venda nas Livrarias Esquina e Manuel Ferreira, no Porto.
De qualquer modo, é uma separata da revista "Genealogia & Heráldica", nº3, do "Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família" da Universidade Moderna do Porto, ano de 2000.
Respeitosos cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25768 | J-D_VA | 30 ago 2002 11:14 | Em resposta a: #25645

Exmos. Senhores

Agradeço as vossas respostas.

A minha duvida deve-se ao facto de haver tantas (3) Catarinas como filhas de João Loureiro.

Agradecido,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#25845 | S.João de Rei | 02 set 2002 08:05 | Em resposta a: #25543

Bombarral, 2002-09-01


Meu caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Gostaria de saber a possível ligação dos Loureiros que descreve com os “meus” Loureiros. Para esse efeito abro um novo tópico Abreu Loureiro_Azevedo Coutinho.

Um abraço,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#29182 | fsomr | 21 out 2002 11:07 | Em resposta a: #25650

Exmº Senhor
Dr. José de Castro:
Eu tenho a da revista "Genealogia & Heráldica", nº3, do "Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família" da Universidade Moderna do Porto, ano de 2000, se quiser consultar!
um abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#29188 | loureiro | 21 out 2002 12:42 | Em resposta a: #29182

Caro Francisco Montanha Rebelo

Como sabes nao sou Dr.
Tenho muito gosto em consultar a revista "Genealogia e Heraldica", que tens. Telefono-te mais tarde para combinarmos.
Um abraço,

Jose de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#184622 | SaMenezes | 12 fev 2008 14:43 | Em resposta a: #25543

Exmo. Jcm Trovisqueira.

No seu nº3, Luis Annes Loureiro, poderá ter relação com o Abade luis Anes (ou "Luis eannes") de S. Paio de Pousada, Braga, 1492?
Abri um tópico sobre este abade http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=184619

Cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#184640 | jpcmt | 12 fev 2008 17:56 | Em resposta a: #184622

Caro J. Menezes:

Lamento, mas não lhe sei responder.

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#184678 | SaMenezes | 13 fev 2008 00:25 | Em resposta a: #184640

Caro jpcmt

De facto ainda não descobri a ascendência do Abade. Não é absolutamente improvável que tenha vindo de "longe". Fala que foi abade de várias freguesias e pensei que poderia constar uma S. Paio de Pousada, "termo do concelho de Braga", a época é compatível (1492-1543). Por isso perguntei.
Esta insistência pode parecer um pouco indelicada. Perdoe-me e aceite desde já os meus agradecimentos.

J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#184690 | loureiro | 13 fev 2008 09:05 | Em resposta a: #184622

Caro confrade J. Menezes

Anes é patronímico de João, o que significa que será filho de João, pelo que creio que Luís Anes do Loureiro não terá nada a ver com o seu Luís Anes.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#440143 | riccardovox | 24 mar 2022 21:39 | Em resposta a: #20472

Prezados.

Passados vários anos vi agora este tópico.
Descendo dos Cabral por meu pai, sendo estes da Ilha de Santa Maria pelos Velho Cabral.

Minha dúvida é que vejo acerca dos pais de Catarina Anes de Loureiro.
Sendo que aqui neste respeitado portal consta ser ela filha de João Anes de Loureiro e de Catarina Dias de Figueiredo, mas em outras fontes (cito uma que me passaram do senhor Soveral Catarina Anes de Loureiro seria filha de Maria (Anes) do Amaral,

Podem me orientar sobre esta questão? Pois quero compartilhar esta árvore com minha família, mas fico na dúvida, pois em qual ramo de facto ela vem por via materna.

Agradeço a atenção valiosa.
Melhores cumprimentos

Ricardo dos Santos Almeida

Resposta

Link directo:

Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#440147 | JC | 24 mar 2022 22:16 | Em resposta a: #440143

Caro Ricardo dos Santos Almeida,

Embora já respondido noutro tópico coloco aqui o que respondi aí sobre este assunto, uma vez que após ter aprofundado esta família, o que agora publico complementa e altera algumas das minhas afirmações em posts acima, de há 20 anos.

Retiro de um texto que escrevi sobre esta família, com base em várias fontes:

"Catarina Anes (do Loureiro), nascida cerca de 1344, co-padroeira das Igrejas de Santa Maria de Silgueiros e de São Pedro de Espinho. Com seu irmão e irmã Aldonça reforma e refunda a Igreja de Santa Maria de Silgueiros dotando-a com mais bens. Casou cerca de 1362 com Álvaro Gil Cabral, alcaide-mór da Guarda em 1383, 1º senhor de juro e herdade de Azurara da Beira, que se julga filho de D. Gil Cabral, bispo da Guarda.

Era filha de João Anes (de Loureiro) que era filho natural de D. João Anes e de sua “manceba” Marinha Gonçalves. Nasceu cerca de 1322 e ainda vivia em 1368, quando na sequência de uma questão com o Cabido da Igreja de Viseu em que, como referimos anteriormente, sustentava que as devesas do Loureiro eram devassadas. Não tendo sido apresentadas provas em contrário, os sobrejuizes do Rei decidiram contra ele em 22 de Dezembro de 1368.

João Anes Casou cerca de 1343 com Maria Anes do Amaral nascida cerca de 1326. Alguns autores mais antigos, como Felgueiras Gaio ou Alão de Morais, dão como mulher de João Anes ou de seu filho João Anes do Loureiro, que não distinguem, Sancha Gonçalves, que não se prova ser verdade."

..."Foi seu irmão primogénito João Anes do Loureiro, o primeiro a usar este apelido, e sucedeu a seus pais na Honra e Quintã do Loureiro e como padroeiro de Santa Maria de Silgueiros e da Igreja de Espinho. Nasceu cerca de 1343. Escudeiro Fidalgo da Casa Real terá sido juiz de Viseu (1379) tabelião do rei nesta cidade e escrivão-geral dos almoxarifados de Viseu e Lamego. Casou cerca de 1384 com Catarina Dias de Figueiredo, nascida cerca de 1365.

Devido a existirem 3 gerações de "João Anes", sucessivamente, tem havido várias confusões nesta família atribuindo filiações e casamentos errados.

Como se verifica é irmã de João Anes do Loureiro casado com Catarina Dias de Figueiredo e não sua filha.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#440157 | riccardovox | 25 mar 2022 03:48 | Em resposta a: #20472

Prezado Sr José Carlos.

Me sinto honrado em ter seu retorno. Sou apaixonado por história, genealogia, e muito me alegra conhecer uma parte das raízes familares.

Em 2017 em pesquisas na Bahia, em especial Cachoeira, onde nasceu meu avô paterno e seus antepassados chegamos em fontes primárias a minha heptavó filha de Marienses Velho Cabral.

Agradeço pela atenção e tempo valioso em me responder.

Eu ainda fiquei na dúvida. Então o que consta aqui no portal é a genealogia mais plausível? Ou seja Catarina Anes de Loureiro filha de Catarina Dias de Figueiredo ramo este que chega em D. Afonso Henriques?

Melhores cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#440161 | joaobriantigeneall | 25 mar 2022 13:13 | Em resposta a: #440147

Caro José de Castro Canelas,


O senhor teria informações sobre os ascendentes de Francisco do Loureiro de Mesquita, Sargento-Mor da Comarca de Viseu, casado com Leonor Henriques de Figueiredo (filha de Domingos de Figueiredo de Alvelos, Sr. do Paço de Tonda e F.C.R., e de sua esposa, Leonor Henriques Barreto, que constam no Felgueiras Gayo)?

Tenho por pais de Francisco do Loureiro de Mesquita:

Diogo João de Mesquita e sua esposa, Maria Simões do Loureiro, constando ser ele filho de João de Mesquita e de Antónia Dias e, ela, de Francisco do Loureiro e de Joana Simões da Costa.

Obtive estas informações no Felgueiras Gayo e no processo de leitura do Bacharel Manuel de Figueiredo do Loureiro, filho do dito Francisco do Loureiro de Mesquita e de sua esposa, que teriam vivido no termo de Campo de Besteiros durante a segunda metade do século XVII.


Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#440238 | JC | 30 mar 2022 00:21 | Em resposta a: #440161

Caro João Brianti,

Lamento mas não tenho informações sobre o referido Francisco do Loureiro de Mesquita. É possível que tenha ligações familiares com a família Loureiro, proveniente da Quinta do Loureiro, quer pelos apelidos Mesquita, Figueiredo e Loureiro, quer pela proximidade geográfica mas não os sei ligar.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Catarina (ou Maria) Anes Loureiro?

#449010 | nuckrieg | 16 jul 2023 21:27 | Em resposta a: #440161

Existe processo de familiar do Santo Ofício para Francisco de Loureiro, do qual consta:

pág.1: Francisco de Loureiro natural e morador na Vila de Tondela, freguesia de Santa Maria (...) casado com Leonor Henriques de Figueiredo.

pág. 15: (...) se diz ser filho de Diogo João e de Maria Simões, moradores na mesma Vila de Tondela (...) e neto pela via paterna de João João e de sua mulher Antónia Dias e pela via materna neto de Diogo João e de Catarina Filipe todos moradores que foram na dita Vila de Tondela, da dita freguesia de Santa Maria

pág. 55: Leonor Henriques de Figueiredo (...) que se diz ser filha de Domingos de Figueiredo e de sua mulher Leonor Henriques, já defuntos, moradores que foram na sua Quinta de Tondela, freguesia de São Salvador (...) e neta pela via paterna de António de Figueiredo e de Ana de Alvelos, moradores que foram na sua Quinta de Vila Pouca, freguesia de São Joaninho, concelho do Couto do Mosteiro, e neta pela via materna de Pedro Henriques e de sua mulher Isabel João moradores que foram no Carvalho de Mouras freguesia de São Pedro, concelho de Mouras.

A mesma está acessível a partir daqui:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2327648

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 11:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen