origem sobrenome Moraes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

origem sobrenome Moraes

#20650 | moraes21 | 06 mai 2002 02:17

Boa noite a todos;
Pesquisando sobre a origem do sobrenome Moraes, averiguei que as informações são incertas. Toponímico ou de origem espanhola (Morales).
Não existiria a possibilidade do mesmo ser adotado por judeus novos?
Sou amadora nos assuntos de genealogia, por esta razão as dúvidas.
Agradecerei se obter algum esclarecimento nesse sentido.
Neusa Moraes

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#20653 | doria_gen | 06 mai 2002 02:33 | Em resposta a: #20650

Que eu saiba, vem de ``amoreirais,'' donde a amoreira das armas (parlantes) da família.

A genealogia é incerta antes do século XIV. Vieram de Vimioso, e talvez (creio que sim) dos Braganções. Tem umas famílias Moraes x-novas, mas só as conheço no Brasil, começos do século XVIII, no Rio. Essa de Vimioso não o era, com certeza.

Francisco Antonio de Moraes Accioli Doria

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#20654 | moraes21 | 06 mai 2002 02:51 | Em resposta a: #20653

Olá;
Agradeço por atender minha solicitação. Observei que temos o mesmo sobrenome. Meu trisavô era maritimo/piloto/capitão da marinha mercante e nasceu na freguesia de Vila do Conde e seu pai era de Penaguião. Você tem algum parente oriundo desses lugares?
Neusa Moraes

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#20660 | doria_gen | 06 mai 2002 10:23 | Em resposta a: #20654

Não, infelizmente. Minha família vem de SP, Brasil.

fa

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#20672 | Jurema | 06 mai 2002 15:29 | Em resposta a: #20660

Olá Francisco,
Estou lendo sua mesng. e vc diz que sua família é de São Paulo.
Eu também sou da raiz Moraes, e sou de S.Paulo, capital. Sei que existem muitos sobrenomes iguais ao nosso. Porém quem sabe a gente tem a felicidade de encontrar parentes que esteja constuindo a mesma genealogia, para trocar importantes informações.
Eu parei um pouco, pois sequer consegui achar o nascimento do meu avô, Joaquim de Moraes, na região de Mogi-Mirim. Os pais dele eram espanhóis.
Porém tenho um outro ramo de avós tbem com o mesmo sobrenome, e que não tem nada a ver com o Joaquim de Moraes.
Seria Candida Gomes de Moraes, nascida em Moji-Mirim, cujos pais tbem são desta região.
E vc de onde vem?
Qualquer coisa me escreva.
Abraço,
Jurema (Brasil- SP)

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#20739 | doria_gen | 07 mai 2002 14:50 | Em resposta a: #20672

Olha, onde tem parte da genealogia dos Moraes de SP é na _Genealogia Paulistana_, de Luiz Gonzaga da Silva Leme, vol. VII. Meu bisavô, Luiz Mendes de Moraes, aparece à pág. 77 deste volume.

Veja quais os seus antepassados mais antigos nesse lado e procure num dos índices desta obra. Se não encontrá-los por lá, vc vai ter que fazer (como todos fazemos, e como em particular fiz nos meus costados paternos) uma busca em registros, batistérios e inventários.

Boa sorte, fa

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#242512 | ifmoraes | 22 out 2009 02:19 | Em resposta a: #20739

Olá,

Gostaria mais saber da origem do sobrenome da minha família e se tenho parentes que não conheço: Meu avô veio morar em Atibaia (Bragança Paulista) pequeno seu nome era: Benedicto Alexandre de Moraes. Sei muito pouco meus pais faleceram cedo.


Grata pela atenção,



Iraci de Fátima de Moraes

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#242535 | Luís Neves | 22 out 2009 13:07 | Em resposta a: #242512

Olá, Iraci de Fátima de Moraes!

Em Portugal, em Trás-os-Montes, distrito de Bragança e concelho de Macedo de Cavaleiros, existe uma aldeia (e freguesia) chamada Morais. É lá a origem do apelido que você usa!
Cumprimentos!

Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 17:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen