origem sobrenome Moraes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

origem sobrenome Moraes

#20650 | moraes21 | 06 mai 2002 02:17

Boa noite a todos;
Pesquisando sobre a origem do sobrenome Moraes, averiguei que as informações são incertas. Toponímico ou de origem espanhola (Morales).
Não existiria a possibilidade do mesmo ser adotado por judeus novos?
Sou amadora nos assuntos de genealogia, por esta razão as dúvidas.
Agradecerei se obter algum esclarecimento nesse sentido.
Neusa Moraes

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#20653 | doria_gen | 06 mai 2002 02:33 | Em resposta a: #20650

Que eu saiba, vem de ``amoreirais,'' donde a amoreira das armas (parlantes) da família.

A genealogia é incerta antes do século XIV. Vieram de Vimioso, e talvez (creio que sim) dos Braganções. Tem umas famílias Moraes x-novas, mas só as conheço no Brasil, começos do século XVIII, no Rio. Essa de Vimioso não o era, com certeza.

Francisco Antonio de Moraes Accioli Doria

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#20654 | moraes21 | 06 mai 2002 02:51 | Em resposta a: #20653

Olá;
Agradeço por atender minha solicitação. Observei que temos o mesmo sobrenome. Meu trisavô era maritimo/piloto/capitão da marinha mercante e nasceu na freguesia de Vila do Conde e seu pai era de Penaguião. Você tem algum parente oriundo desses lugares?
Neusa Moraes

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#20660 | doria_gen | 06 mai 2002 10:23 | Em resposta a: #20654

Não, infelizmente. Minha família vem de SP, Brasil.

fa

Resposta

Link directo:

RE: origem sobrenome Moraes

#20672 | Jurema | 06 mai 2002 15:29 | Em resposta a: #20660

Olá Francisco,
Estou lendo sua mesng. e vc diz que sua família é de São Paulo.