RE: Pimentas de Guimaràes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pimentas de Guimaràes

#2183 | Carlos Silva | 13 fev 2001 11:30

Procuro informaçoes sobre a familia dos Pimentas, de Guimaràes, mencionados num capitulo do nobiliario de Felgueiras Gaio, mas com origem nebulosa, começando nos finais do seculo 16/inicios do seculo 17 num Baltazar Fernandes, de Sào Tiago de Carreira, lugar de Paredes, concelho de Famalicào.
Esta familia é mencionada em qualquer obra de referencia sobre a historia de Guimaràes (Memorias do Serra Craesbeck de 1726, administraçào seiscentista Vimaranense do Braga, curiosidades de Guimaràes etc....).

Tambem estou interessado numa familia Pimenta (a mesma? outra?), de Guimaràes, que parece começar no seculo 15 ou 16 com Marçal Vasques Pimenta, que se acha no Nobiliario de Felgueiras Gaio, na Pedatura Lusitana, e que por minha parte, eu creio encontrar referido com base documental na obra de Marques sobre a arquidiocese de Braga no seculo 15.

Agradeço toda informaçào

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#2196 | mbp | 14 fev 2001 10:09 | Em resposta a: #2183

Também estou interessado nesta familia pois descendo deste Baltazar Fernandes Pimenta,cujo casamento se realizou em Santiago da Carreira,Vila Nova de Famalicão,em 1595.Tenho dados sobre a sua descendência.Ao certo o que pretende saber?
Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#2200 | Carlos Silva | 14 fev 2001 18:36 | Em resposta a: #2196

Esta familia aparece na historia vimaranense no seculo 17, de modo repentino, que desperta a curiosidade.

O simples facto de saber se o apelido Pimenta foi transmitido por Baltazar Fernandes ou pela esposa é ja uma questào, resolvida pelo que parece, que nào solucionavam as Inquiriçoes de genere de meados do seculo 17 dos netos conegos de Baltazar que eu examinei em Guimaràes.

O casamento de Baltazar Fernandes Pimenta (em S. Tiago da Carreira) é uma novidade, e um achado seu que eu nào supunha possivel.

Se a ascendencia é conhecida, como vai escrito, é uma maravilha.

Gostava de ter o traslado se o tem.

Se os registos existem o registo de batismo da filha Isabel tambem existe, suponho eu.

agradecimentos anticipados

C. Silva

Nota bene: o mbp deve ser o Miguel Pimenta com quem eu tive o prazer de almoçar uma vez em Braga, juntamente com meu prezado amigo, o excelente Amaury Machado da Silva Carneiro.
Estou errado??

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#2210 | Vasco Jácome | 14 fev 2001 23:05 | Em resposta a: #2183

Caro Carlos Silva

Esses Pimentas referidos no Gayo no ttº de Pimentas §7, ttº de Lemos §7, ttº de Magalhães §14, estão também nos “Costados de Famílias Illustres”, de José Canaes de Figueiredo, no costado nº 91, continuados nas “Últimas Gerações de Entre-Douro-e-Minho” de José de Sousa Machado (Tomo I, pág. 91). Estes últimos são respeitantes à Casa da Aveleira, em Guimarães.
Quanto à ligação destes ao Marçal Vaz Pimenta, neste momento, não tenho nada.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#2217 | Carlos Silva | 15 fev 2001 18:45 | Em resposta a: #2210

Caro Vasco Jàcome,

contem alguma dessas obras mais informaçào sobre a origem da familia antes de baltazar Fernandes?

melhores cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#2219 | Vasco Jácome | 15 fev 2001 21:42 | Em resposta a: #2217

Caro Carlos Silva

Infelizmente, o Canaes de Figueiredo não recua a tanto. Começa em Simão Dias Pimenta e m.er D. Mariana de Brito. No Gayo ttº de Pimentas §7 N3.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#2227 | Carlos Silva | 16 fev 2001 10:07 | Em resposta a: #2219

...o que confirma, caro Vasco Jàcome, que o achado de Miguel Brandào Pimenta referido numa mensagem acima é inedito.


melhores cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#2228 | mbp | 16 fev 2001 10:24 | Em resposta a: #2200

Caro Carlos Silva
Quando vi o seu pedido fiquei com dúvidas se seria a mesma pessoa com quem tive o prazer de almoçar há cerca de dois anos em Braga.Depois do jantar e já depois de lhe responder o meu amigo e primo Amauri Machado tirou-me as dúvidas todas.Então como tem passado?Sei que continua a viver em França,onde vive há muitos anos ,segundo creio.Seja bem vindo ao Forum.
Passando agora ao assunto Pimentas de Guimarães,tenho a dizer-lhe que de facto encontrei o casamento de Baltazar Fernandes,a 16 de Julho de 1595 com Maria Gonçalves de Paredes.É um registo microfilmado,de S. Tiago da Carreira.Pouco diz e do original,já muito danificado e que consultei pouco se adianta,não referindo os pais(é o primeiro registo de casamento do livro) mas mencionando que Baltazar Fernandes era de Pombeiro,Villa Fria.Menciona as testemunhas Baltazar Fernandes(o pai?),Luis Vaas(estaria ligado aos de Braga?)e António Dias de Guimarães(prov. António Dias Pimenta,seu irmão e vereador da Cãmara em 1606).Não tenho os ascendentes mas sim vários decendentes como por exemplo a "nossa "Isabel,irmã de Simão, baptizada a 30 de Setembro de 1602 e que veio a casar com António Alvares juiz em Francemil.Tenho mais dados curiosos acerca da descendencia que procurarei enviar na medida do possível e de acordo com aquilo que pretender.Entretanto vá dando noticia e diga-me se pretende os filhos de Baltazar e das gerações seguintes.

Um abraço do
Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#2229 | mbp | 16 fev 2001 10:36 | Em resposta a: #2210

Caro Vasco Jácome

Li com interesse a sua mensagem relativa aos Pimentas de Guimarães.Pode dizer-me onde poderei consultar o "Costado de Familias Illustres2 de Jose Canaes de Figueiredo?

Os meus agradecimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#2233 | Vasco Jácome | 16 fev 2001 19:40 | Em resposta a: #2229

Caro Miguel Brandão Pimenta

Mais uma vez, a resposta está na Biblioteca Pública (http://www.bpb.uminho.pt):

Título: Arvores de costados de famílias ilustres de Portugal
Menção de Responsabilidade: CASTELO BRANCO, José Barbosa Canais de Figueiredo, 1804-1856
Publicação: Braga : Carvalhos de Basto, 1990-
Cota: BPBUM 94137 (1º vol.)(1º v.), BPBUM 94138 (2º vol.)(2º v.)

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#2369 | mbp | 28 fev 2001 13:15 | Em resposta a: #2233

Caro Vasco Jácome

Muito lhe agradeço a informação prestada sobre a "arvore de costados de Familias ilustres de Portugal,"

Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#71160 | Carlos Silva | 11 ago 2004 14:28 | Em resposta a: #2228

Caro Miguel,

Volto hoje ao assunto porque vejo entre os assinantes do estatuto da Irmandade de Nossa Senhora da Consolação, em 1594, em Guimaràes, um certo Antonio Dias Pimenta.
Nào conheço referencia anterior com o apelido Dias Pimenta em Guimaràes e arredores.

Um Antonio Dias Pimenta vinha de facto documentado como procurador do concelho em 1604 e 1626 (se o mesmo foi duas vezes), além do referido Antonio Dias de Guimaràes testemunha em 1595.

Abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Antonio Dias Pimenta, síndico

#149684 | Carlos Silva | 22 mar 2007 15:15 | Em resposta a: #2228

Meu caro Miguel Pimenta,

Nas efemérides vimaranenses de Joao Lopes de faria (consultaveis no blogue Pedra Formosa) no dia de hoje, 22 de Março, e amanhà dia 23, vejo as seguintes noticias, interessante para documentar um pouco os Pimentas.

1629— 22 de março - Os frades de S. Francisco concedem licença a Maria Peixota, dona viúva de António Dias Pimenta, que fora síndico deles, e a seu sobrinho Simão Dias Pimenta, para fazer capela no seu mosteiro no corpo da igreja, no sítio que está a porta travessa dela, entre a capela de S. Gualter e o altar das Chagas, saindo fora para os carvalhos o corpo da capela, a qual porta ela dona viúva e sobrinho mandaram tapar e abrir outra de novo abaixo do arco grande que está debaixo do coro novo.

1629 — 23 de Março - Maria Peixota, dona viúva de António Luís pimenta, e sobrinho Simão Dias Pimenta, contratam com Domingos Coelho arquitecto de pedraria morador nesta vila, fazer-lhe por 180$000 réis uma capela na igreja de S. Francisco.

Abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Dias Pimenta, síndico

#149800 | mbp | 23 mar 2007 10:50 | Em resposta a: #149684

Caro Carlos Silva
Muito obrigado pela informação. Descobri há dias um título de emprazamento (estava em casa de uns primos)de uma propriedade que pertenceu a Baltazar Fernandes e mulher. A escrita não é boa. De qualquer das forma informá-lo-ei se descobrir alguma coisa de interesse. Quando vem por cá?

Um grande abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Dias Pimenta, síndico (1614)

#170051 | Carlos Silva | 15 out 2007 08:56 | Em resposta a: #149684

Efemerides vimaraneses :
- dia 13 de outubro -
1614 — Carta do Ministro Provincial da Observância dos Franciscanos nomeando sindico e administrador do convento de S. Francisco de Guimarães a António Dias Pimenta.

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Dias Pimenta, síndico

#170153 | ruifaria2 | 16 out 2007 09:04 | Em resposta a: #149800

Caros confrades Miguel Pimenta e Carlos Silva conhecido de todos nós participantes neste fórum e douto conhecedor da realidade vimaranense. Despertou-me especial interesse esta discussão, embora à data me tenha passado despercebida. Nas minhas pesquisas havia já “tropeçado” em Baltazar Fernandes, pai de Isabel Dias Pimenta, natural do lugar de Parede, Carreira (São Tiago) que casou com António Álvares, natural de Campo (São Martinho), onde nasceu a filha de ambos Ana Álvares Pimenta que casou com Pedro João, senhor do casal da Torre em Guardizela e pais de Isabel Dias Pimenta casada que foi com o senhor do Casal de Penoussos, Aldão (São Mamede), Francisco Lopes Cardoso, ascendente do Doutor Alfredo Pimenta. Será possível partilharem os dados relativos ao casal António Álvares e Isabel Dias Pimenta, assim como os ascendentes de ambos? Conheço relativamente bem a descendência de Ana Álvares Pimenta por parte de sua filha Isabel Dias Pimenta, creio que dela devem ter conhecimento, todavia caso pretendam informações estou ao dispor.
Cumprimentos
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#170209 | CPMM Silva | 16 out 2007 21:34 | Em resposta a: #170153

Caro Rui Faria,

Agradeço o seu generoso comentario, que nao mereço quanto a mim. As suas proprias intervençoes têm sido, elas sim, do maior interesse. O mesmo do Miguel Pimenta com a competência do qual devemos contar na tarefa de juntar dados sobre Dias Pimentas de Guimaraes.
E assim interessa a noticia de que Alfredo Pimenta é descendente de Isabel Dias Pimenta. Interessam tambem os dados que poderà fornecera proposito do ramo que estudou.

Do meu lado, tenho estudado mais propriamente (mas sem o devido cuidado talvez) a descendência de Maria Alvares Pimenta, filha de Antonio Alvares e Isabel Dias Pimenta assim como a descendência do irmào de Isabel, o Licenciado Agostinho Fernandes Pimenta, abade de Bente, descendência por parte de Maria Varela (em Ruivaes, conc de Famalicao).

Tenho os seguintes dados, fragmentarios, na minha base :
Isabel Dias Pimenta (1601-1658) nasceu em S. Tiago de Carreira, lugar de S. Amaro de Paredes, faleceu em S. Martinho do Campo, lugar do Outeiro. Fez testamento.
Era « de bom sangue » conforme se pode ler na inquiriçào de genere de seu neto Diogo Pimenta em 1712
De Antonio Alvares nao sei nada, salvo que era de Outeiro de Ginjo, em S. Martinho do Campo.
Filhos, sei dos seguintes :
- Maria Alvares Pimenta n. ou b.17-2-1633 em S. Martinho do Campo, no Outeiro (padrinhos : Licenciado Agostinho Fernandes Pimenta, e Filipa Coelho, mulher de Gaspar Alvares) mulher de Manuel Joao (casaram em 23-11-1659 S. Martinho de Campos) de uma familia « de juizes e almotacés do couto de Roriz e Francemil ». Tiveram pelo menos Diogo Alvares Pimenta (1676-1747) e o Pe Manuel Alvares Pimenta, vigario de Romao (Hoje em S. Miguel Aves).
- Antonio n. em 1642 na quinta do Outeiro, em S. Martinho do Campo, afilhado do Doutor Bento Cardoso Osorio, abade de Negrelos e irmà, Isabel de Lima.
Lamento ter tao pouco concreto. Julgo que o nosso colega Miguel Pimenta serà a pessoa idonea para trazer melhores dados.
Nao duvido que seja tambem o seu caso.

Abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#170333 | ruifaria2 | 18 out 2007 09:44 | Em resposta a: #170209

Caro Carlos, não tem que agradecer, apenas constato um facto. Tal como você também me interesso pela história vimaranense e devo dizer que as suas intervenções já me orientaram, directa ou indirectamente, em algumas das minhas pesquisas.
O apelido Pimenta era desconhecido na parte norte do concelho, fora do perímetro urbano, contactamos com ele pela primeira vez com ele em Aldão (São Mamede) no ano de 1699. Em busca da sua origem fomos levados a Guardizela, freguesia onde a 09-Set-1698 se realizou o casamento entre Isabel Dias Pimenta, filha do Senhor do Casal da Torre, com Francisco Lopes Cardoso, Senhor do Casal de Penoussos (Aldão São Mamede).
A principal dificuldade encontrada na análise desta linhagem, respeita ao início “tardio” dos registos paroquias da freguesia de Aldão, que remonta à segunda metade do século XVII, todavia para nossa felicidade conseguimos recuar a linhagem até ao início do século XVI; isto porque em todas as gerações os filhos de Penoussos foram buscar mulheres fora da terra.

I AFONSO DIAS
º Penoussos de Cima Aldão (São Mamede) ca. 1500.
Senhor do casal de Penoussos, casal priveligiado das tábuas vermelhas, emprazado pelo prior da colegiada D. Sebastião Lopes por escritura feita a 2 de Maio de 1531 pelo tabelião Brás Fernandes de Vila Viçosa.
= com Maria Lopes
Tiveram:
1(II) Afonso Dias, q.s


II AFONSO DIAS
º Penoussos de Cima Aldão (São Mamede) ca. 1530.
= Fermentões (Santa Eulália), Guimarães, 06-Maio-1560 com Isabel Gonçalves. º Casal das Pereiras, Fermentões (Santa Eulália), ca. 1535.
Tiveram:
1(III) Domingos Lopes, q.s.


III DOMINGOS LOPES
º Penoussos de Cima Aldão (São Mamede) ca. 1561.
O pai renunciou ao direito do prazo, nas mãos do priorado, a seu favor para que se fizesse novo prazo. O Casal foi-lhe emprazado pelo Sr. D. Prior João de Bragança, por escritura de 10 de Fevereiro de 1584 nas notas do tabelião Manuel Gonçalves, pelo foro de 300 reis, 4 alqueires de trigo, 18 alqueires de meado, 1 carro de palha triga, 4 galinhas, 1 carro de lenha e dois carretos […] não podendo casar sem licença do priorado […].
= São Torcato, Guimarães, 16-Abr-1587 com Catarina Gonçalves. º Casal do Rio, São Torcato, Guimarães, ca. 1565. Filha de João Afonso e de sua mulher Margarida Pires.
Tiveram:
1(IV) Maria Lopes
º Penoussos de Cima Aldão (São Mamede) ca 1592.
= Idem, ca. 1615 com Sebastião Fernandes. º Casal de Azurei de Cima, Azurém (São Pedro), ca. 1580, crismado em 1590. Filho de Gonçalo Fernandes e de sua mulher Filipa Martins.
Foram seus filhos os padres João Lopes e Tomé da Fonseca, das três filhas casadas, apenas duas, Jerónima Lopes e Maria Lopes continuam descendência, a primeira leva o sangue de Penousos para o casal de Picouto de Cima em Gominhães, relacionando-se com os Meiras de Pobeiras de quem descende o conhecido vimaranense Doutor João de Meira; a segunda Maria Lopes sucede a seu pai no casal de Azurei de Cima contraindo núpcias com Pedro Ribeiro do casal da Maina Urgeses (Santo Estêvão), filho de Simão Ribeiro e sua mulher Catarina Gonçalves, era pela parte de seu pai sobrinho de Domingos Ribeiro casado com Catarina Vieira de Lima filha dos Senhores do Casal da Preza António Vieira e de sua mulher Maria Dias de Lima de quem nos falam os nobiliários. A descendência destes cruza-se com o casal de Passos, Atães (Santa Maria), com os nossos conhecidos Ribeiro Bernardes da Quinta da Portela de Selho (São Jorge), com os Farias do Assento de Pinheiro, com os Cardosos do Cano, com o Casal de Courelas, Ponte (São João) e com o Casal do Rielho, Medelo, Fafe, herdando seus descendentes a casa do Santo o Velho em Fafe (Santa Eulália). No decorrer das gerações denotamos uma clara acumulação de prestígio, proporcional à acumulação de riqueza, fruto de estratégias matrimoniais bem conseguidas, pelo que, economicamente rentáveis. Uma outra estratégia comummente utilizada era o celibato definitivo de um grande número de filhos, com o objectivo claro de concentrar o património nos herdeiros privilegiados e desta forma evitar a sua dispersão. Um caso típico desta situação, é representado pela última geração da Casa do Santo O Velho, Custódio Luís Ribeiro Queirós de Vasconcelhos e sua esposa Dona Maria Josefa dos Santos Sampaio tiveram onze filhos, todos falecidos solteiros, pelo que entrou na posse da casa a geração de uma irmã de Dona Maria Josefa, Dona Rosa Maria dos Santos Sampaio que havia casado em Cabeceiras de Basto, na Casa da Fonte, entroncando com a geração dos Abreus Bacelares. Assim, na sua expansão, esta linhagem une-se com vários títulos dos principais nobiliários [Vasconcelos, Lemos, Mendes, Peixoto, Queiroz, Castro, Sequeira Braga, etc.].
2(IV) Catarina
3(IV) Francisca
4(IV) Sebastião Lopes, q.s



IV SEBASTIÃO LOPES
º Penoussos de Cima Aldão (São Mamede) ca. 1600.
= Fermentões (Santa Eulália), Guimarães, 06-Jul-1637 com Marta Jorge. º Casal de Tropezido, Fermentões (Santa Eulália), 01-08-1598. Filha de Gaspar Gonçalves e Vitória Álvares.
Tiveram:
1(V) Sebastião Lopes
Assentou Praça para servir a Sua Magestade.
2(V) João Lopes, q.s.

V JOÃO LOPES
º Penoussos de Cima Aldão (São Mamede) ca. 1638.
1º = com Maria Jorge. º São Paio, Guimarães.
2º = com Isabel Sodré
Teve do primeiro matrimónio:
1(VI) Maria Lopes
º Penoussos de Cima Aldão (São Mamede) ca. 1662.
† Casal da Quinta, São Torcato, 24-Fev-1746.
= Aldão (São Mamede), Guimarães, 02-Abr-1688 com Domingos Francisco. º Casal de Lamas Quintã, São Torcato, Guimarães, 10-01-1663. † Idem, 12-Mar-1706. Filho de Jerónimo Francisco e de sua mulher Jerónima Francisca. C. g. no casal da Quinta São Torcato, mencionados seus descendentes no tópico sobre a Casa da Corrundela.
1(VI) Francisco Lopes Cardoso, q.s.
Teve do segundo matrimónio nove filhos.


VI FRANCISCO LOPES CARDOSO
º Penoussos de Cima Aldão (São Mamede) ca. 1664.
† Idem, 08-Set-1733.
= Guardizela, Guimarães, 09-Set-1698 com Isabel Dias Pimenta. º Casal da Torre, Gaudizela, Guimarães, 19-Mar-1672. † Casal de Penoussos, Aldão (São Mamede), 01-Jan-1734. Filha de Pedro João e de sua mulher Ana Álvares Pimenta. Neta materna de António Álvares e Isabel Dias Pimenta. [Elementos do clã Pimenta que de Campo (São Martinho) vem a Guardizela apadrinhar os filhos do casal Pedro João e Ana Álvares Pimenta: Pedro Álvares (suponho que padre) e sua irmã Maria Álvares, um António Álvares, talvez pai, e um Sebastião Álvares]. Peço obviamente um juízo do nosso confrade Miguel Pimenta para o enquadramento destes indivíduos, uma vez que não existem referências directas quanto à relação de parentesco com Ana Álvares Pimenta.
Tiveram:
1(VII) Bento
2(VII) Maria
3(VII) João Lopes Pimenta, q.s.
4(VII) Mariana Lopes Pimenta
º Casal de Penoussos, Aldão (São Mamede), 04-Jan-1707.
† Casal de Cima de Selho, São Torcato, 07-Set-1771.
= Aldão (São Mamede), Guimarães, 28-Fev-1725 com Gervásio Fernandes. º Casal de Cima de Selho, São Torcato, 10-Out-1701. † Idem, 30-Jan-1756. Filho de Domingos Fernandes e de sua mulher Catarina Martins. C.g Seus descendentes levam o apelido Pimenta às freguesias de Gondomar (São Martinho) e Quinchães (São Martinho), Fafe.
5(VII) Agostinho
6(VII) António


VII JOÃO LOPES PIMENTA
º Casal de Penoussos, Aldão (São Mamede), 10-Abr-1704.
† Idem, 15-Jan-1751.
= Ronfe (São Tiago), Guimarães, 27-Ago-1735 com Maria Luísa Ferreira. º Casal da Igreja ou Assento, Ronfe (São Tiago), 06-09-1717. † Casal de Penoussos, Aldão (São Mamede), 10-Mar-1796. Filha de João Francisco, natural do casal do Assento e de sua mulher Ana Ferreira, natural do lugar de Telhado, Joane (São Salvador). Neta paterna de Domingos Francisco e de sua mulher Margarida Francisca. Neta materna de Pedro Fernandes e de sua mulher Maria Ferreira.
Tiveram:
1(VIII) João
2(VIII) António
3(VIII) Francisco José
4(VIII) Manuel
5(VIII) Lourenço José
6(VIII) Silvestre Lopes Pimenta
Padre.
7(VIII) Bernardo José (após o casamento nomeado José Bernardo Lopes Pimenta), q.s.


IX JOSÉ BERNARDO LOPES PIMENTA
º Casal de Penoussos, Aldão (São Mamede), 09-Fev-1751.
† Idem, 11-Fev-1816.
= Serzedo (São Miguel), Guimarães, 28-Nov-1793 com Maria Teresa de Faria. º Casal da Segóvia, Serzedo (São Miguel), 17-Abr-1768. Filha de Manuel Inácio de Faria e de sua mulher Josefa Maria.
Tiveram:
1(X) António Joaquim
2(X) José Joaquim
3(X) Francisco Joaquim Lopes Pimenta, q.s


X FRANCISCO JOAQUIM LOPES PIMENTA
º Casal de Penoussos, Aldão (São Mamede), 27-Set-1802.
† Idem, 13-Mar-1845.
= Atães (Santa Maria), Guimarães, 08-Fev-1823 com Dona Maria Josefa de Oliveira e Sousa. º Casa do Contrasto, Atães (Santa Maria), 04-Nov-1803. Filha de Ventura Manuel Fernandes de Sousa e de sua mulher Custódia Maria de Oliveira da casa do Carregal, Atães (Santa Maria). Neta paterna de Heitor Fernandes de Meireles da casa do Contrasto onde entrou sangue dos Meireles de São Pedro de Cete Paredes, e de Isabel de Sousa da Casa da Pousada Mesão Frio. Neta materna de Vicente Francisco Ribeiro da casa do Carregal e de Josefa Maria de Oliveira. [Sangue da casa do Contrasto encontramos também nos Rocha Peixoto de São Pedro de Torrados].
Tiveram:
Tiveram 11 filhos entre eles
10(XI) Manuel José Lopes Pimenta


XI MANUEL JOSÉ LOPES PIMENTA
º Quinta de Penoussos, Aldão (São Mamede), 12-Jan-1843.
Engravidou uma criada de sua casa por quem se apaixonou e casou de nome Maria Rosa, exposta, criada por Antónia Barbuda de São Vicente de Paços, depois chamada Silvina Rosa.
Tiveram:
1(XII) Alfredo Augusto Lopes Pimenta
º Quinta de Penoussos, Aldão (São Mamede), 03-Dez-1882.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e Director da Torre do Tombo.

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#170786 | mbp | 23 out 2007 23:50 | Em resposta a: #170333

Caro Rui Faria

Pouco posso adiantar relativamente aquilo que já foi referido pelo nosso confrade Carlos Silva.

Aí vai o que sei,

Baltazar Fernandes Pimenta casou em 1595 com Maria Gonçalves, de Paredes. Tiveram, creio, três filhos: Simão Dias Pimenta cc com Catarina da Costa com geração (João da Costa Pimenta cc com Catarina de Távora e Lemos, ascendentes dos Pimenta de Távora e Lemos, da Aveleira); Isabel Dias Pimenta cc António Álvares, juiz e almotacé, senhor do Casal do Outeiro de Ginjo; o Padre Agostinho Fernandes Pimenta que teve de Inês de Miranda, pelo menos dois filhos (acho que mais), Pedro Fernandes Pimenta e Angela Fernandes. A minha linha segue em Maria Álvares Pimenta (filha de Isabel e de António Álvares) e pouco sei dos colaterais, embora tenha muito interesse em tudo o que diz respeito aos Pimenta.
A Maria Álvares que refere (que vai a Guardizela apadrinhar os filhos do casal Pedro João e Ana Álvares Pimenta pode ser (deve ser) a Maria Álvares Pimenta, acima mencionada. Sebastião Álvares era irmão desta Maria Álvares Pimenta e portanto irmão, também, de Ana Álvares Pimenta. Sebastião Álvares vivia no casal do Outeiro e foi casado com Maria de Leão, nascendo António Pimenta de Leão, padre.
É evidente que tenho mais dados sobre os Pimenta daquela região, mais tarde, a partir de finais do século dezoito, a radicarem-se no Porto, de onde descendem muitos dos Pimenta da cidade do Porto (Álvares Pimenta e Alves Pimenta). Portanto se estiver interessado nos ramos colaterais tenho todo o gosto em partilhar a informação consigo.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#170891 | ruifaria2 | 25 out 2007 09:02 | Em resposta a: #170786

Caro Miguel Pimenta
Agradeço a informação prestada, uma preciosa ajuda para um melhor enquadramento dos Pimentas de Guimarães. O mesmo agradecimento estendo ao confrade Carlos Silva, na esperança de voltarmos a trocar impressões em tópicos deste fórum, a ambos muito obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#181185 | B Oliveira | 20 jan 2008 00:48 | Em resposta a: #170333

XI MANUEL JOSÉ LOPES PIMENTA

Tiveram 2 filhos:
1 (XII) Alfredo Augusto Lopes Pimenta
º Quinta de Penouços, Aldão (S.Mamede), 03-Dez-1882
+ Lisboa 15-Out-1950
Foi um também escritor e historiador.
2 (XIII) Rodrigo Augusto Lopes Pimenta
º Quinta de Penouços, Aldão (S.Mamede), 30-Mar-1885
+ Guimarães 17-Mai-1959
Bibliotecário
Este ultimo foi meu avô materno.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#181269 | emed | 20 jan 2008 18:35 | Em resposta a: #2200

Meu Caro
Na ilha Graciosa/Açores aparecem uns Pimenta Guimarães julgo que em começos do século XIX e ainda hoje tem descendentes mas que não usam esses sobrenomes. No caso de interesse pode contactar :
ORIOLANDO SILVA - Rua Infante D.Henrique
9880 Santa Cruz Graciosa - Açores
que sabe tudo sobre essa família somente nessa ilha.
Cumprimentos Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#181577 | jpm2353 | 23 jan 2008 03:42 | Em resposta a: #170786

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Tenho referencia a um Luís Pimenta de Távora e Lemos - Cavaleiro do Hábito de Cristo, que foi testemunha do casamento ocorrido em S. Bartolomeu da Esperança (Póvoa de Lanhoso) a 29/04/1736 entre Cipriano Jose da Silva e Teresa Maria Peixoto do Valle (pais da minha 6ª avó: Josefa Caetano Peixoto da Silva).
Infelizmente não consigo descobrir o assento de baptismo de Josefa Caetano Peixoto da Silva, logo não posso recuar mais na sua ascendência para além do nome dos pais, no entanto desconfio que possa haver alguma ligação familiar entre Luís Pimenta de Távora e Lemos e algum dos nubentes, algum destes nomes lhe diz alguma coisa? Se tiver indicações para que possa procurar a dita ascendência, agradeço-lhe desde já a sua sugestão.

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

P.S.: Outras testemunhas do referido casamento foram: Pedro da Costa Lemos, Abade de Travassos?; João Gomes, Vigário do Sobradelo

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#181588 | mbp | 23 jan 2008 12:10 | Em resposta a: #181577

Caro João Peixoto de Magalhães

Posso ver nos meus apontamentos. Por acaso não é o João Maria Cabral Peixoto de Magalhães da Casa do Porto, de Santa Margarida (Lousada)?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#181680 | jpm2353 | 23 jan 2008 19:58 | Em resposta a: #181588

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Agradeço-lhe a sua disponibilidade e espero que consiga encontrar algum dado interessante.
Respondendo à sua pergunta, não sou a pessoa que refere, sou Peixoto de Magalhães da família da Casa da Torre da Lama, de Rossas (Vieira do Minho).

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Dias Pimenta, síndico

#201614 | mbp | 26 jun 2008 11:17 | Em resposta a: #149684

Caro Carlos Silva,

Ao pesquisar dados sobre os Pimentas de Portugalete (País Basco) fiquei a saber da existência de um tal Francisco Dias Pimenta (Almirante da Armada de Filipe II) filho de um outro Francisco Dias Pimenta e neto de um Diogo Dias Pimenta, português, que viveu nas Canárias no século XVI. Sabe dizer-me alguma coisa sobre isto?

O livro sobre a Quinta de Xisto de S. Tomé de Negrelos (descendência de Luísa Brandão e António Ferreira de Eça ) foi apresentado na sexta feira passada. Reservei-lhe um exemplar. Quando vem por cá?

Abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Dias Pimenta, síndico

#203917 | Carlos Silva | 23 jul 2008 18:12 | Em resposta a: #201614

Caro Miguel Pimenta,


Nao sabia destes "Dias Pimenta".

Com uma pequena pesquisa pela "Google" com a chave "Diego Diaz Pimienta" (versao castelhana a mais logica), vejo entre as referências, o seguinte, por exemplo, que nos remete para origens alentejanas:

[Diego Díaz-Pimienta y de doña Mayor Franco, naturales de Cuba (Portugal).

La familia Díaz-Pimienta era originaria de Vidigueira, en la actual provincia de Beja"].

De facto a familia foi pelo visto bem estudada.

Quanto a mim vou estar no Minho no mês de agosto e espero consultar muito em breve a sua obra. Tenciono comprar dois exemplares da sua obra se ainda tiver alguns à venda.

Até breve, espero eu.
Abraço

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Dias Pimenta em Landim

#203944 | Carlos Silva | 23 jul 2008 22:42 | Em resposta a: #170786

Caro Miguel Pimenta,

A proposito da descendência de Agostinho Fernandes Pimenta, vejo no livro "Santa Maria de Landim, os seus espaços e as suas gentes" de Maria de Fàtima Castro (2004) que em 1654 os padrinhos de Jeronima (filha de Antonio Dias Pimenta, de Santa Maria de Abade e mulher, Maria Francisca, casados em 1652, moradores no Pregal) foram : Jeronimo Costa, conego em Guimaraes, e Angela, filha do abade de Bente, Agostinho Fernandes Pimenta. Outros filhos do casal foram baptizados pelo dito abade (1656, 1657). Maria, ama do abade vem referida em 1659.


C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta em Landim

#203952 | Carlos Silva | 23 jul 2008 23:31 | Em resposta a: #203944

Tratando-se da ligaçào dos Pimentas na freguesia de Landim, vejo tambem (mesma obra de Fàtima Castro) Baltazar Fernandes, do lugar de Paredes, Santiago da Carreira, padrinho em Landim em 1597, de Maria filha de Gonçalo Gonçalves e Isabel Gonçalves, do lugar de Sande. Madinha : Guiomar, de Bente.

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#204695 | mbp | 02 ago 2008 13:29 | Em resposta a: #181680

Caro João Peixoto de Magalhães,

Peço-lhe desculpa pelo atraso na resposta ao seu pedido. Ontem depois do jantar resolvi consultar a linha dos Pimenta da Aveleira e encontrei alguns dados. Por favor consulte as "Velhas Casas de Guimarães" de Maria Adelaide Pereira de Moraes (Casas da Aveleira e de Pousada). Na "Casa de Pousada" nas notas 51 a 59 irá encontrar várias linhas dos Peixoto eventualmente interessantes.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Dias Pimenta, síndico

#204705 | mbp | 02 ago 2008 17:28 | Em resposta a: #203917

Caro Carlos Silva,

Estive de férias no mês de Julho e por isso só agora respondo. Interessante o que me diz sobre estes Dias Pimenta, provavelmente ligados aos de Évora que aparecem referenciados no Corpo Cronológico durante o século dezasseis.
Vou estar por aqui durante este mês de Agosto. Podemos combinar um almoço ou jantar eventualmente com mais alguém.

Abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Dias Pimenta, síndico

#205040 | mbp | 09 ago 2008 02:20 | Em resposta a: #149684

Caro Carlos Silva,

Já ouviu falar do casal da Raposeira em Vila Fria (Pombeiro)? Pois bem, este casal foi emprazado no século dezasseis a Isabel Gonçalves mulher de «Antonio Dias de Guimarães». Foi terceira vida Catarina de Freitas, filha de ambos. Um dado para lançar a confusão. De recordar que este «Antonio Dias de Guimarães» esteve presente no casamento de Baltazar Fernandes, de Vila Fria, e de Maria Gonçalves, de Paredes, em 1595. Aparentemente é António Dias Pimenta, de Guimarães, casado com Maria Peixoto de Freitas e irmão de Baltazar. Ou existiram dois casamentos ou é outro António Dias, mas penso que a primeira das hipóteses é a certa.

Abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Dias Pimenta, síndico

#205182 | Carlos Silva | 11 ago 2008 23:06 | Em resposta a: #204705

Caro Miguel Pimenta,

Desculpe o atraso na resposta. Estou com dificudades de acesso a internet. Estou amanhà, terça na Torre do Tombo, quarta no Arquivo de Coimbra e de volta ao Minho na quinta feira. Desde entào, terei o maior gosto em almoçar ou jantar consigo em Braga, Esposende, ou arredores, segundo a sua preferência quanto à data e ao lugar. Por exemplo podemos jantar no Salgueira, como ja tivemos oportunidade.

Abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#208688 | jpm2353 | 19 set 2008 02:09 | Em resposta a: #204695

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Antes de mais nada, quero apresentar-lhe as minhas desculpas por só agora responder à sua amável mensagem, mas as férias meteram-se de permeio...
Em relação à obra que refere, infelizmente não a possuo, será abusivo da minha parte pedir-lhe se me pode remeter digitalizadas as páginas que refere?
Em caso afirmativo peço-lhe que mas remeta para:
jmagalhaesARROBArademaker.pt.
Agradeço-lhe desde já a sua disponibilidade.

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#210389 | mbp | 12 out 2008 18:42 | Em resposta a: #208688

Caro João Peixoto de Magalhães,

Desculpe o atraso na resposta . O digitalizador que tenho em casa está avariado. Mas tenho todo o gosto em enviar-lhe fotocópias das páginas referidas.
Pode enviar-me o seu contacto de casa para:
« miguelbrandaopimentaarrobagmailpontocom »

Cumprimentos

Miguel Brandao Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#211501 | jpm2353 | 24 out 2008 18:04 | Em resposta a: #210389

Caro Miguel Brandao Pimenta,

Antes de mais nada, quero expressar-lhe os meus agradecimentos, pela sua generosa oferta. Já lhe enviei a minha morada para o endereço que me indicou, espero que a tenha recebido.

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#211564 | mbp | 25 out 2008 12:08 | Em resposta a: #211501

Caro João Peixoto de Magalhães,


Recebi o seu endereço e não esqueci o pedido. Sucede que os últimos quinze dias foram um pouco complicados, em termos profissionais. Para além disso tive que me ausentar do País, o que complicou mais a vida.
Enviar-lhe-ei os dados na próxima semana.

Cumprimentos do

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Dias Pimenta

#211709 | jpm2353 | 27 out 2008 01:03 | Em resposta a: #211564

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Folgo em saber que o meu e-mail não se extraviou, agradeço-lhe mais uma vez a sua disponibilidade e gentileza.

Cumprimentos do,

João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

A morte de Baltazar Fernandes

#273579 | Carlos Silva | 29 mar 2011 22:55 | Em resposta a: #2183

Provavelmente bem conhecido ja dos colegas que dedicam tempo aos Pimentas de Guimaraes, o assento de obito de Baltazar Fernandes, nos paroquiais de Bente (V.N. Famalicao):

Aos 17 de mar(ço?) de 1653 faleceu meu pai Balthazar Frz morador que foi em S. Tiago de Paredes da freguesia de S. Tiago da Carreira e se mandou sepultar nesta igreja com sua mulher Maria Glz minha m. dia em que tambem faleceu o meu abade Pedro de Gamboa fislhe seu enterramento como filho e farei seus estados etc..

Ao lado: tem meu irmào Antonio Dias quitaçào
He da freguesia da (Lama?)

O Reverendo Abade Agostinho Fernandes Pimenta faleceu a 31 de janeiro de 1664

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimaràes

#385882 | lnicolau | 26 out 2017 20:12 | Em resposta a: #2183

Boa noite
Descendo de Joaquim Lopes Pimenta (nasceu por volta de 1750), só tenho como referência que eram moradores na freguesia de Nossa Senhora da Conceição em Peniche, não encontro mais nenhum ascendente alguém sabe se existe ligações com os Lopes Pimenta aqui debatidos.
Obrigado
Lídia Nicolau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 16:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen