trás-os-montes-sec XVII

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

trás-os-montes-sec XVII

#22166 | gonçalo calheiros | 30 mai 2002 18:54

Procuro dados sobre:
Domingos Machado Pinto de Andrade
Domingos Teixeira de Andrade
Joâo Teixeira Coelho
Cumprimentos
G,Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22204 | magalp | 31 mai 2002 21:53 | Em resposta a: #22166

Caro Gonçalo Calheiros

Tem muita informação de quem procura, presumo, em:

"Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo"
- Julio Teixeira
"Últimas Gerações do Entre-Douro-e-Minho"
- J. Sousa Machado
"O Livro d'Oiro da Nobreza"
- Domingos Affonso/Travassos Valdez
"Árvores de Costados da Famílias Ilustres de Porugal" - Cannaes de Figeiredo
"Carvalhos de Basto" - E. Cunha Freitas, outros.
"Nobiliário das Famílias de Portugal" - F.Gayo
"H. Genealógica da Casa Real Portuguesa" - A. Caetano de Sousa
"Nobiliários" - Manuel Sousa e Silva
"Theatro Genealógico" - D. Tivisco
"Pedatura Lusitana" - Allão de Moraes

Se isto não lhe chegar, i.é, se não encontrar os ditos, o q. duvido, terá de ir ao 118net...
cmptos.
M.M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22209 | gonçalo calheiros | 31 mai 2002 23:07 | Em resposta a: #22166

Caro Amigo
Obrigado pela sua sugestão.Não tenho o Gayo,que costumo consultar na Biblioteca de Viseu,que está encerrada.No entanto,e como sabe não é por vezes fácil procurar nomes nesta obra.Em Machados,por exemplo não vem nada.
Em Sousa e Silva nada.Resta os Morgados e o Alão.Aí ainda não vi.Nas Últimas Gerações e em Canaes não creio que venha nada.Onde julgo poderá vir algo é numa obra que encomendei ,editado pelos Carvalhos de Basto.
De qualquer modo muito obrigado.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22219 | magalp | 01 jun 2002 15:56 | Em resposta a: #22209

Caro Gonçalo Calheiros

Os nomes e apelidos que indicou são comuns a alguns ancestrais dos senhores das Casas do Campo, Outeiro, Gagos, Sto. Antonino, Alvação, etc, nas terras de Basto. Nessa convicção lhe indiquei, com a melhor boa vontade, a bibliografia que diz respeito aos mesmos, mas casas citadas.
Ao que me diz não é senão uma concidência de nomes e apelidos, na mesma época. Claro que isto realmente acontece, podendo dar origem a verdadeiras confusões.
cmptos.
M.M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22223 | gonçalo calheiros | 01 jun 2002 17:03 | Em resposta a: #22219

Caro Manuel Maria:
Suponho que as pessoas em questão não serão da região de Basto mas da zona Vila Flor/Torre de Moncorvo.
Cumprimentos
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22253 | Genea Portugal | 02 jun 2002 00:00 | Em resposta a: #22166

Em "Fidalgos e Morgados de Vila Real e Seu Termo" (vol. IV, pg. 473) é referido, no título de Teixeiras de Andrade, um Domingos Teixeira de Andrade Pinto, sargento-mór e Governador das Armas de Trás-os-Montes, casado com D. Maria Barbosa e Silva
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=129519
Não sei se se trata do que procura mas é uma pista...
Cumprimentos
Genea Portugal

PS-De que época são?

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22281 | gonçalo calheiros | 02 jun 2002 22:41 | Em resposta a: #22253

Caros Amigos
Muito obrigado .Segui a vossa referência e hà efectivamente uma concordância quase total.No entanto não creio que seja este o personagem em causa mas um eventual tio dele,não mencionado na obra,que teria tido o mesmo cargo,isto porque o que eu procuro será tio duma senhora nascida por volta de 1700,portanto com data mais recuada,
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22303 | GHenriques | 03 jun 2002 13:44 | Em resposta a: #22166

Caro Gonçalo,

Desculpe a curiosidade, mas voçê é de Torres Novas, filho da Lena Baracho?

Cumprimentos,

Galveias Henriques

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22319 | gonçalo calheiros | 03 jun 2002 21:00 | Em resposta a: #22303

Caro Amigo
Não .Sou de Viseu,dum ramo Calheiros de origem Vianesa e dos Bandeiras de Besteiros.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22328 | GHenriques | 04 jun 2002 10:07 | Em resposta a: #22319

Caro Gonçalo,

Apenas perguntei porque tinha idéia de já o ter visto aqui no fórum pedir informações da família Baracho, creio que do General Dantas Baracho. Como a Lena Baracho que mencionei tem um filho Gonçalo que não vejo para cima de 10 anos, imaginei que pudesse ser voçê.
De qualquer modo as minhas desculpas,

Cumprimentos,

Galveias Henriques.

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22363 | gonçalo calheiros | 04 jun 2002 23:27 | Em resposta a: #22328

Caro amigo
Desculpas de quê?Efectivamente fiz perguntas sobre uns Baracho,ascendentes dos Pessoa de Amorim,de minha bisavó.
Cumprimentos.
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22409 | JPL | 05 jun 2002 22:18 | Em resposta a: #22363

Caro Gonçalo,

É com enorme prazer que te vejo no Fórum. Não sei se te lembras de mim, estiveste no meu casamento e da tua prima Ninucha Brito e Faro em 1992.

Um abraço,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22432 | canivari | 06 jun 2002 12:00 | Em resposta a: #22166

Caro Gonçalo Calheiros,

Sugiro que consulte a seguinte obra :

"Os Fidalgos" da autoria do Abade de Baçal

Melhores Cumprimentos,
Carlos Pinto Machado

E-Mail : canivari@mail.pt

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22451 | gonçalo calheiros | 06 jun 2002 20:24 | Em resposta a: #22432

Para Canivari:
Não tenho dúvidas que deveria ter começado por aí.Só que não possuo a obra,não sei quem a tenha,e não existe na Biblioteca de Viseu,que por sinal está encerrada.De qualquer modo fico muito agradecido pela indicação
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22453 | gonçalo calheiros | 06 jun 2002 20:30 | Em resposta a: #22409

Meu Caro Zé Pedro
Claro que me lembro de ti.Tenho também um enorme gosto em te encontrar no Fórum ,onde sou um principiante.Já tinha suspeitado que serias tu ,dumas trocas de mensagens sobre os Brito e Faro com o Alexandre Tavares Festas , mas não tinha a certeza!Um grande abraço de cumprimentos do primo
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22457 | JPL | 06 jun 2002 22:30 | Em resposta a: #22453

Caríssimo Gonçalo,

Uma vez que aqui estás, vou pedir a tua ajuda no sentido de descobrir-mos, a ascendência do teu ilustre antepassado, HENRIQUE DA COSTA FARO. Teria imenso gosto em presentear o meu sogro, com a descoberta da ligação entre a nossa família (minha por casamento), e a família Sousa Faro, se é que ela existe. Pelos vistos, já leste algumas das trocas de mensagens que fiz com o teu primo ALEXANDRE TAVARES FESTAS, posso-te ceder algumas informações que ele me deu via E-mail que com toda a certeza te interessarão. O meu sogro desconhecia a existência destes primos.

Um abraço,

zé pedro

P.S. Deixa-me aproveitar, ainda que em cima da hora, para te desafiar a vires ao colóquio de Palmela. Caso estejas interessado, encontramo--nos algures pela Mealhada e vens no meu carro. Regresso no próprio dia.

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22458 | JPL | 06 jun 2002 22:33 | Em resposta a: #22451

Para quem souber responder:

Esta obra existe no Museu do Abade Baçal em Bragança?

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22493 | Isabel Aboim | 07 jun 2002 15:12 | Em resposta a: #22451

Caro Gonçalo Calheiros

Se me permite uma outra indicação poderei informar que nos meus modestos canhenhos possuo algumas indicações da Família Teixeira Coelho, terratenentes em freguesias do termo de Vila Real de Trás-os Montes. Referi-mo especialmente a um Jozé Teixeira Coelho cujo nome aparece nas DEMARCAÇÕES POMBALINAS, realizadas a 25 de Outubro de 1758 em terrenos situados entre o Corgo e Seyra.
Cumprimentos
Isabel Aboim

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22501 | gonçalo calheiros | 07 jun 2002 19:45 | Em resposta a: #22457

Meu Caro
Teria todo o gosto em ir a Palmela,especialmente indo contigo.No entanto não me vai ser possível,pois já tenho outros compromissos inadiáveis.De qualquer modo obrigado pela ideia. Quanto ao Henrique de Faro,a ideia que tenho,aliás "soprada" por um genealogista da nossa praça,é que a sua ascendencia teria sido exaustivamente pesquisado pelo sogro do meu primo e teu sogro-e que ele teria chegado a conclusões.Não haverá nada escrito nos papeis dele?Conta comigo para essa pesquisa,pois também sou parte interessada.
Grande Abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22509 | JPL | 07 jun 2002 22:57 | Em resposta a: #22501

Caro Gonçalo,

Tenho pena que não te seja possível vir a Palmela. Ainda mais nesta altura em que há imensa gente que não vai poder ir. Paciência! Fica para a próxima.

Quanto ao assunto do teu ilustre antepassado, sei que o meu sogro e o meu cunhado Tiago, chegaram a desclocar-se à Torre do Tombo em busca de algo que nos ajudasse. Uma vez lá pedir imensa coisa que eventualmente terá as informações que procuramos. Acontece que nessa altura, já o Dr. Eugénio Cunha Freitas estava de avançada idade e não os acompanhou. Como tal, dado que nem o meu sogro nem o meu cunhado eram capazes de decifrar o que estava escrito nos documentos, desistiram da pesquisa. Uma coisa é certa e o meu sogro é peremptório a afirmá-lo: a documentação existente é muito, é preciso é ser capaz de se ler. Uma das minhas esperanças, é que o Alexandre Tavares Festas esteja pelos ajustes de nos ajudar, dado ele como historiador que é, está bastante habituado a estes documentos.

Um abraço,
´
zé pedro

Resposta

Link directo:

Faro

#22521 | Portuguez | 08 jun 2002 00:33 | Em resposta a: #22509

Caros Zé Pedro e Gonçalo

É com o maior prazer, como disse aqui há uns meses, que lerei os tais documentos na TT desde que me forneçam as cotas. Se aliás forem do sc. XVI serão bem mais fáceis de ler do que se forem do XVII. Mas lendo um dos teus posts anteriores, Zé, pode-se concluir que eu acredite no entronque do nosso Faro no dos condes de Odemira, e não é assim: primeiro porque, como te disse, sempre ouvi o contrário em pequeno, lembro-me aliás de ter perguntado porque é que as armas usadas eram iguais, e meu Pai responder ensinando-me a decadência heráldica em Portugal a partir do sc. XVIII, que pode ter motivado a atribuição a Leandro da Costa e Faro, FCA, do uso dessas armas Faro, sendo que aliás não vimos dele, mas sim do seu primo Bernardo José do Couto Costa e Faro, também FCA mas para Couto, Costa e Sampaio, sem Faro. Finalmente, há mais dois pontos a desfavor: o estatuto de CFCR, sob D. Sebastião, a um descendente varonil de Braganças, parece-me pouco; e a análise serena das primeiras alianças na descendência do nosso avoengo Henrique da Costa, de Faro, também não me parecem compatíveis com tal ascendência. Do que não duvido, claro, é da boa fé da descendência. Isto dito, se eu me enganar, melhor, e continuo inteiramente à disposição para tentar apurar a verdade, seja ela qual for.
Abraço aos dois
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22811 | cm | 12 jun 2002 19:34 | Em resposta a: #22166

Caros Gonçalo Calheiros e JPL,

Pegando na pista do Abade de Baçal, procurei n'Os Fidalgos e não encontrei nada.

Transcrevo d'Os Notáveis (pag 24):
DOMINGOS TEIXEIRA DE ANDRADE - Brigadeiro e governador das armas da provincia de Trás-os-Montes, pelos anos de 1743 a 1750, que muito se distinguiu durante o cerco de Miranda (1711).
Em rodapé: Memórias biográphicas do Illmo. e Exmo. Snr. Manuel Pinto Bacellar, Visconde de Montalegre, Tomo I, pág. 121 destas Memórias.

Mais adiante, numa relação de Gov. Armas de Trás-os-Montes(pág. 221): DOMINGOS TEIXEIRA DE ANDRADE, 1743.

Quanto aos outros 2 - nada.

Relativamente à existência destas obras em Bragança, admito que sim pq. julgo q. foram reeditadas por iniciativa do próprio Museu pelos anos 80.

M. cump.
CM

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22824 | Vasco Campos | 13 jun 2002 01:37 | Em resposta a: #22811

Sr. José Pedro Leão:
Os Fidalgos, que faz parte de uma colecção dedicada a outros temas de Trás-os-Montes, nomeadamente património, etnografia, etc, até há poucos meses estava esgotado. No entanto, espera-se a reedição da colecção, que se prevê para breve, pois já está prometida há vários anos. Se tal acontecer e eu souber aviso o fórum.
Cumprimentos
VC

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#22872 | cunha | 14 jun 2002 02:51 | Em resposta a: #22166

Procuro dados sobre Silvério Machado,nascido em Vila Real,a 13/06/1888,filho de José Machado e Alexandrina.
Também de Zélia de Jesus,nascida em Moncorvo,a 23/01/1895,filha de Antônio Gregório Ventura e Maria Cândida Sampaio.
Sou brasileiro,resido em São Paulo e ficaria muito agradecido se alguém pudesse me ajudar.

Cláudio da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#68993 | jsarmento | 06 jul 2004 12:31 | Em resposta a: #22166

Caro Gonçalo Calheiros,
A família Teixeira de Andrade é oriunda da aldeia de Fornos do Pinhal, concelho de Valpaços. Esta família tem descendência na Casa dos Calaínhos em Fornos e na Casa dos Aciprestes, na contígua aldeia de Santa Valha, da qual sou co-proprietário e, pelo que pude perceber da sua partipação noutros tópicos, onde o Gonçalo terá também algumas ascendências "Moraes". Se pretender, estou ao seu dispôr para reunir a informação que pretender nos "Fidalgos" do abade de Baçal.

Com os meus melhores cumprimentos
José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#69013 | victória | 06 jul 2004 15:41 | Em resposta a: #22319

Caro Gonçalo

Costuma frequentar o ADViseu? Provavelmente já por lá nos cruzamos.

Cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#69033 | gonçalo calheiros | 06 jul 2004 21:21 | Em resposta a: #69013

Caro Amigo
Costumava...Ultimamente é mais raro.De qualquer modo diga á D.MªHelena para me indicar,se eu por lá aparecer...
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#69034 | gonçalo calheiros | 06 jul 2004 21:30 | Em resposta a: #68993

Caro Amigo
Fico-lhe muito grato pela sua disponibilidade.
Vou tentar coligir alguns dados que entretanto obtive e depois lhos porei aqui
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: trás-os-montes-sec XVII

#69092 | victória | 07 jul 2004 16:44 | Em resposta a: #69033

Caro Gonçalo

Faço minhas as suas palavras, a D.a Helena indicar-lhe-á quem eu sou, embora agora só a partir de setembro. Quanto a Trás os Montes, pesquisa alguém de Chaves (Vilas Boas, S. Pedro d Agostem, Casas Novas etc), Vila Pouca de Aguiar ?

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 22:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen