Família Fogaça - Sesimbra/ Vila do Conde

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Fogaça - Sesimbra/ Vila do Conde

#23059 | Isabel Aboim | 17 jun 2002 14:14

Meus Senhores:
Agradeço informações acerca desta família oriunda de Sesimbra, freguesia de S. Tiago, cujos antepassados estudei até meados do século XVII mas que, por falta de tempo, não me é possível conseguir continuar. Sei que, instalados em Vila do Conde a partir de 1670 aqui viveram e possuíam uma barca que viria a naufragar á entrada da barra.
Isabel Aboim

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça - Sesimbra/ Vila do Conde

#23085 | zmcm | 18 jun 2002 09:43 | Em resposta a: #23059

Exma. Senhora Isabel Aboim :
Desconheço se a origem dos Fogaças está em Sesimbra, tenho no entanto conhecimento da existência de Fogaças no Algarve na 1ª metade do séc. XVII, mais própriamente na zona de Lagoa, não creio no entanto que a origem esteja naquela província.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça - Sesimbra/ Vila do Conde

#64467 | RCR | 08 mai 2004 11:01 | Em resposta a: #23059

Cara Isabel

Faço aqui cópia de uma mensagem sobre Fogaça, de Sesimbra. Não sei se entretanto já avançou nesta linha. Fica a informação.
Com os meus melhores cumprimentos
Rita Cabeça Ramos

"Cara Iza

Também eu descendo de Fogaça, de Sesimbra. O antepassado mais antigo deste apelido que tenho é João Dias Fogaça cc. 1657 Maria Neta, ambos de Santiago, Sesimbra. Penso que será o mesmo que testemunha na habilitação de genere de Manuel e Vicente Vidal (de Carvalho) em 1667, e onde é dito que tem 54 anos (nascido pois a 1623) e dos principais de Sesimbra . Não sei se já consultou os paroquiais de Sesimbra mas existem vários hiatos nos períodos anteriores a 1710. Pessoalmente ainda não consegui avançar mais nesta linha.

Relativamente aos processos do Pe. André Matos Fogaça, que também vi referido em várias habilitações de genere e paroquiais não os consegui localizar na TT. Se por acaso tiver as cotas ou alguma informação que possa ajudar a localizá-los, terei todo o gosto e interesse em pesquisar.

Outros Fogaça de Sesimbra ou a ela ligados de que tenho conhecimento:

- João Fogaça (c. 1400) foi Comendador de Sesimbra na Ordem de Santiago e participou na tomada de Ceuta. F.º de Fernão Fogaça, Sr. de Odemira e neto de Lourenço Annes Fogaça, chanceler mor do Rei Dom Fernando e governador da fazenda da Rainha D. Filipa (Pedatura Lusitana, Tomo I, pp. 620-623 e NFP, XIV, pp. 375-376);

- Leonor Fogaça cc. Antº Gonçalves, Pais de Margarida Antónia cc. Domingos Martins, pais do Pe. António Gonçalves (Habilitação de genere de 1657, Mº33, Pº11), todos de Santiago, Sesimbra, “navegantes, mestres de suas caravelas” ;

- Manuel Ramos Fogaça, testemunha em várias habilitações de genere de Sesimbra (1680-90), navegante, 57 anos em 1681.

E é tudo quanto sei de Fogaças, de Sesimbra.
Com os melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos"

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça - Sesimbra/ Vila do Conde

#64485 | IZA LUSO BARBOSA | 08 mai 2004 15:21 | Em resposta a: #64467

Cara Rita:

Muito lhe agradeço a sua resposta e, embora nada lhe possa adiantar sobre o Padre André de Matos Fogaça, aqui lhe envio os dados que possuo sobre os FOGAÇA.
Como já referi, já fui consultar os paroquiais referentes a Sesimbra no novíssimo arquivo de Setúbal, onde recolhi os várias informações que, no entanto, não consegui “encaixar” nos meus antepassados.
Luís Fogaça e Luísa Pinta devem ter nascido em Sesimbra cerca de 1635 já que no assento de casamento de seu filho Luís Fogaça com Maria Antónia, realizado a 2.12.1673, em Vila do Conde se declara que eram “ naturais da freguesia de S. Tiago de Sesimbra, Arcebispado de Lisboa e ora assistentes nesta”.
Devido a esta data pensei que os pais destes noivos se tivessem casado cerca do ano de 1655.
Com efeito, existe um casamento de um Luís Fogaça, em Janeiro de 1656, em S. Tiago de Sesimbra, mas a noiva é Margarida Farinha. Será o mesmo? Sendo assim podia-se tratar de bigamia! situação não rara entre mareantes, atestada, aliás, por vários processos inquisitoriais em Vila do Conde.
Existem outros registos de casamento nessa época em Sesimbra que também estudei : - Manuel Fogaça e Catarina Netta em 21.7.1647; - João Dias Fogaça, filho de Fernão Fogaça e de Anna Roiz com Maria Netta, viúva de Simão Rodrigues a 20.2.1657.
Anteriormente pude ainda constatar a presença dos seguintes Fogaças:
- Pedro Fogaça que casou com Leonor Gomes, à porta da Igreja de S. Tiago de Sesimbra, a 7 de Abril de 1614
- e de um Padre Prior André de Matos Fogaça de quem ouvi falar num Congresso na sua qualidade de informador em processos do Santo Ofício.

Em Vila do Conde tenho conhecimento do falecimento do pai Luís Fogaça"Aos 18 dias do mes de Setembro de mil e seis centos e oitenta e hum annos me derão nova morrera afogado na cidade da Bahia de Todos os Santos Luís Fogassa da Rua do Cais" e dos seguintes filhos de Luís Fogaça e Luísa Pinta:
- Luís Fogaça, o meu antepassado, que contraiu matrimónio com Maria Antónia, filha de Domingos Gomes e Maria Antónia dessa freguesia, em 2.12.1673, c.s.
- Vicente Fogaça que contraiu matrimónio a 24 de Agosto de 1676 com Maria Corteza em Vila do Conde, c.s
Com os meus cumprimentos
Iza Luso Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça - Sesimbra/ Vila do Conde

#64523 | josemssantos | 09 mai 2004 00:36 | Em resposta a: #64467

Cara Rita Cabeça Ramos

Pouco sei sobre os Fogaça, mas como odemirense tenho algum conhecimento da sua ligação à minha terra natal.
O primeiro Fogaça a ir para Odemira teria sido Lourenço Anes Fogaça, chanceler-mor do rei D.Fernando e seu embaixador, que adere mais tarde à causa do Mestre de Aviz, e recebe Odemira em 1387, a título hereditário.O seu herdeiro - Pero Fogaça - não teria tido geração, e Odemira passa para um seu irmão.
Em 7.4.1416, Fernão Fogaça é Senhor de Odemira, possívelmente é irmão de Pero.
Em 1440 João Fogaça, escudeiro do Infante D.João, filho do rei D.Afonso V, é o último da família a ´possuir´ Odemira, penso que até 9.10.1446, data da carta régia passada em Évora a criar o condado de Odemira, sendo 1º Conde , D.Sancho de Noronha.
Este João Fogaça é o neto de Lourenço Anes, segundo o seu post.

A família Fogaça continuou a existir em Odemira, pelo menos até meados do séc. XIX, onde ainda aparece João Velho Fogaça, como vereador em Junho de 1834, com 60 anos de idade.
Antes, em 1700, vive Álvaro Oliveira Fogaça, escrivão da Câmara e proprietário, e D.Brígida Fogaça de Vasconcelos, proprietária duma vinha na Várzea dos Machados, arredores de Odemira .
Na pauta de elegíveis para a Câmara(período de 1783-85), aparece Álvaro José de Oliveira Fogaça, que tem, pelo menos, uma irmã - Leonor de Oliveira Fogaça, mãe de João José de Melo - e um irmão - Jácome José de Oliveira. Em 1795 , este é Cap.Mor das Ordenanças, sendo Álvaro José, capitão.
Os Fogaça, nessa época, estão aparentados com a família Brito e Castanheda, também com preeminência na governação odemirense, sendo Álvaro José, tio de Francisco de Brito e Castanheda, sargento-mor.
Durante todo o séc XVIII a família aparece também ligada à Misericórdia local, quer nos cargos de Provedor, quer nos de Escrivão e Tesoureiro:

1733-35 - Cap. álvaro de Oliveira Fogaça, Prov.
1757-58 - José Bernardo de Aboím Fogaça, Prov.
1781-82 - Álvaro José de Oliveira Fogaça, Prov.

apenas para citar alguns exemplos.Noutros anos aparecem os mesmos, no cargo de escrivão ou tesoureiro, o que era comum, à época, nas governações locais.

Hoje, não dou notícia de qualquer Fogaça em Odemira.

Sei de Gaspar Fogaça, fº de Pedro Fogaça-criado de D.Jorge de Lencastre(bastardo de D.João II) , Mestre das Ordens de Aviz e Santiago -, que
recebe o hábito de cavaleiro de Aviz em 16.11.1546. Não tenho mais informação sobre estes dois Fogaça, apenas encontrei os nomes num livro respeitante às referidas Ordens.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça - Sesimbra/ Vila do Conde

#65224 | RCR | 17 mai 2004 18:50 | Em resposta a: #64485

Cara Iza

Agradeço a sua mensagem e informações disponibilizadas. As minhas desculpas pelo atraso desta resposta (o meu PC avariou-se e teve de ser reformatado...).
A informação sobre os pais de João Dias Fogaça é preciosa.
De momento não tenho qualquer outra informação sobre Fogaça, de Sesimbra.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça - Sesimbra/ Vila do Conde

#65227 | RCR | 17 mai 2004 18:52 | Em resposta a: #64523

Caro José Maria Simões dos Santos

Muito lhe agradeço a sua mensagem e informações disponibilizadas. As minhas desculpas pelo atraso desta resposta (o meu PC avariou-se e teve de ser reformatado...).
Com os meus cumprimentos
Rita CR

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça - Sesimbra/ Vila do Conde

#336783 | Joao Augusto Aldeia | 15 out 2013 12:39 | Em resposta a: #64523

Existe o registo de nascimento de Andre, em 1638, filho de Catarina Fogaça (freguesia de Santiago, Sesimbra)

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça - Sesimbra/ Vila do Conde

#336874 | Fernando do Vabo | 17 out 2013 15:30 | Em resposta a: #23059

Cara Isabel

Tenho em minhas pesquisas ANTONIO FOGAÇA ( 1500) casado com ISABEL RIBEIRA DE VABO ( 1510 ).

Eles aparecem em : NOITES DE INSONIA, OFERECIDAS A QUEM NÃO PODE DORMIR ( CAMILO CASTELO BRANCO ) ;

Memórias para a história de Portugal....... ;

História Sebástica .....

História de varões e ilustres do apelido Távora.

ANTONIO FOGAÇA morreu 15-03-1587

Já o encontrei também como PANTALEÃO FOGAÇA.


Dentro do possível, se tiver algum dado sobre o referido,como ascendentes e descendentes , gostaria que me passasse.


Att.

FERNANDO VABO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 23:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen