Diccionário Aristocrático

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Diccionário Aristocrático

#23654 | Ortigão | 30 jun 2002 18:54

O tempo escasseia, e antes das 7 badaladas que a) me vedam o acesso ao site e b) me chamam para a missa, gostaria de chamar a atenção do Forum para a recente reedição do Dicionário Aristocrático de Sanches de Baêna, pelo Centro de Estudos da Universidade Moderna do Porto. Destaco esta re-edição não tanto pelo manancial reunido por Sanches de Baena sobre as mercês concedidas no brasil entre 1808 e 1822, e que dispensam apresentação, mas principalmente pela magnífica trintena de páginas que o antecedem, da autoria do Gustavo Gramaxo Rozeira (nosso esporádico colega de forum), e nota prévia do agora já Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.
Uma vez que as questões sobre nobiliarquia, direito nobiliarquico, títulos e mercês são tão do agrado do forum, creio que este pequeno grande volume será do interesse de todos. É no minimo uma ferramenta conceptual da maior importância. O estilo de escrita é claro e limpo e os textos precisos e conclusivos. Da mesma autoria são os variados índices com que a obra é rematada.
Repito, essencial. Desde já os meus parabens ao Gustavo, ao Gonçalo e ao Centro de Estudos da Universidade Moderna por mais uma meritória publicação.

rodrigo o. oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Diccionário Aristocrático

#23657 | fsomr | 01 jul 2002 10:04 | Em resposta a: #23654

Rodrigo,
Onde posso comprar a obre de que fala?
Um abraço,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Diccionário Aristocrático

#23671 | aburma | 01 jul 2002 12:10 | Em resposta a: #23654

Caro Amigo,
Se o nome constante da base de dados aqui do Gp, Rodrigo de Magalhães e Menezes Ortigão de Oliveira, é o seu, isso significa que somos parentes bem chegados, já que temos tetravós comuns, José de Magalhães e Menezes de Vilas-Boas Sampaio de Barbosa, 1º Conde de Alvelos, e Ana Adelaide Perfeito Pereira Pinto Pinheiro de Aragão Sauzedo, descendendo eu da filha desse casal Maria Adelaide de Magalhães e Menezes Perfeito de Aragão Sauzedo, que casou com o meu trisavô joão de Bettencourt Vasconcelos Correia e Ávila, 1º Visconde de Bettencourt.
Saudações familiares
Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Diccionário Aristocrático

#23695 | Ortigão | 01 jul 2002 15:33 | Em resposta a: #23671

Caro Alexandre

Somos de facto primos em 7.º grau. Estou neste momento a finalizar a investigação sobre a descendência dos seus tios-trisavós Fernando M&M e Adelaide Hermínia, mas no futuro será interessante pensar numa obra sobre os Magalhães e Meneses Vilas-Boas, ou até pq não, sobre os Magalhães de Amarante em geral.
Já agora tembém sou eu que lhe enviei uns livrinhos na quinta feira passada, que espero que tenham chegado em boas condições.

abraço do primo,
rodrigo o. oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Diccionário Aristocrático

#23698 | Ortigão | 01 jul 2002 15:42 | Em resposta a: #23657

Caro Francisco

Estou certo que a Guarda-Mór vai ter a obra á venda não tarda, pois o lançamento foi apenas há uma semana. Outra hipótese é falar directamente para a Universidade Moderna. Peça para falar com a Dr.ª Sofia Brandão e diga-lhe que vai da minha parte: 22 2073230.
Saíu também a "Herança Genética de D. Afonso Henriques", de Luís São Payo, contando a colecção "Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família" com 11 títulos já.

Em 4 anos de actividade, o Centro de Estudos editou para além desses 11 títulos (onde se incluem por exemplo as Velhas Casas de Guimarães e as Linhagens Medeivais Portuguesas), 6 numeros da Revista Genealogia e Heráldica, numerosas separatas, e os 12 fasciculos da colecção Registos da História.

É sem dúvida a associação de genealogistas mais activa de Portugal, e também a mais reputada científicamente, tendo já recebido três premios científicos.

abraços,
rodrigo o. oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Diccionário Aristocrático

#23717 | aburma | 01 jul 2002 18:01 | Em resposta a: #23695

Caro Rodrigo,
Fico ao seu dispor no que entender para colaborar na obra sobre os Magalhães e Menezes Vilas-Boas ou sobre os Magalhães de Aamarante de um modo geral. Do meu ramo (descendentes do 1º Visconde de Bettencourt) somos inúmeros.
Quem conheci bem da família foi o nosso primo Duarte Miguel Perfeito de Magalhães e Menezes, afilhado de baptismo de SAR o Senhor D. Duarte Nuno. E conheci também a mãe, conhecida por "Little" (é assim que surgiam os apelidos!).
Os livros estão no correio e amanhã passo lá a levantá-los.
Obrigado e um abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Diccionário Aristocrático

#24247 | fsomr | 12 jul 2002 09:04 | Em resposta a: #23698

Caro Rodrigo,
Obrigado pela resposta que só agora vi pois não tenho vindo ao fórum.
Um abraço
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Diccionário Aristocrático

#164481 | jleonelc | 06 ago 2007 10:43 | Em resposta a: #23657

Caros Senhores,

Sou descendente, de 7ª Geração de Bernardo Pinheiro de Aragão Sauzêdo, vosso penta-avô.

Caso tenho dados sobre esta linhagem, gostaria de lhes solicitar a gentileza de mos fornecer.

Obrigado.

João Leonel Costa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen