Mourato, Concelho de Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Mourato, Concelho de Portalegre

#2449 | NISGM | 05 mar 2001 20:07

Procuro informações sobre a ascendência e descendência de José Mourato Crespo, nascido em finais do Séc. XVIII, inícios do Séc. XIX, provavelmente na freguesia de S. Gregório de Reguengo, Concelho de Portalegre. Era casado com Antónia Joaquina (Calha?)e aparentemente filho de José Bernardo Crespo.

NISGM

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#17498 | NISGM | 21 fev 2002 18:13 | Em resposta a: #2449

Esta Antónia Joaquina filha de Francisco Calha era da freguesia de S. Julião, Portalegre.

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#130832 | gmg | 11 out 2006 15:34 | Em resposta a: #2449

Procuro o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS, natural do lugar de Ribeira, Bispado de Viseu e de MARIA JOSEFA, natural de Molelos, do mesmo Bispado. Ele era filho de António Luís e de Maria Correia e ela era filha de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo). Foram para PORTALEGRE.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela.

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que tenham lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

O curioso da situação é que além de ter procurado o Registo de Casamento em Molelos e em Campo de Besteiros, não o tendo localizado, procurei o mesmo Registo de Casamento em todas as freguesias do concelho de Tondela e inclusivé na freguesia da Sé Ocidental de Viseu e............... nada!!! Absolutamente nada!

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 (ROSA DA ALEGRIA, que casa em Portalegre com um JOSÉ MARIA MOURATO, f.o de Francisco António da Silva e de Ana Teresa Mourato) e outra em 1824 (de nome Vicência).

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#148938 | gmg | 18 mar 2007 11:55 | Em resposta a: #2449

Caro Confrade,

Procuro informações sobre:

ANTÓNIO GONÇALVES "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com TERESA MOURATO e que foram moradores em Portalegre. C.g.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo" e de Teresa Mourato

Agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#216326 | ihintza | 24 dez 2008 17:28 | Em resposta a: #17498

Caro confadre,

Tenho antepassados Calha na freguesia de São Julião, concelho de Portalegre.
Será que emparentam com os seus? Pelas datas a sua Antónia Joaquina Calha poderia ser a mão da minha Izabel Calha.

(Numeração Sosa-Stradonitz)

(22) João Cardoso Carvalho
n. aproximadamente em 1850 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
f. provavelmente em La Codosera, Badajoz, Espanha

(23) Francisca Ribeiro Calha
n. aproximadamente em 1850 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
f. provavelmente em La Codosera, Badajoz, Espanha

(46) Jose Ribeiro
n. São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal

(47) Izabel Calha
n. São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal


Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#223822 | NISGM | 15 mar 2009 16:27 | Em resposta a: #148938

Para Garções, em S. Salvador da Aramenha, Marvão, Portalegre, dei conta de um registo (descrito no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=13052) onde se refere o apelido Guapa, mas muito mais tardio.

é o baptismo de um António
-antónio, nascido em 1875 e filho de joão ricardo garção e maria guapa figueira. reg. 13. fl 88v.

Se puder ou estiver interessado em seguir pode trazer pistas. eu descontinuei pois já seriam um ramo colateral.

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#226862 | NISGM | 19 abr 2009 17:06 | Em resposta a: #223822

Alguém terá novidades?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#226873 | ihintza | 19 abr 2009 17:57 | Em resposta a: #226862

Caro confadre,

Como já lhe diz no meu anterior menssagem, tenho antepassados Calha na freguesia de São Julião, concelho de Portalegre.
Será que emparentam com os seus? Pelas datas, a sua Antónia Joaquina Calha poderia ser a mãe da minha Izabel Calha.

(Numeração Sosa-Stradonitz)

(22) João Cardoso Carvalho
n. aproximadamente em 1850 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
f. provavelmente em La Codosera, Badajoz, Espanha

(23) Francisca Ribeiro Calha
n. aproximadamente em 1850 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
f. provavelmente em La Codosera, Badajoz, Espanha

(46) Jose Ribeiro
n. São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal

(47) Izabel Calha
n. São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal

Se você tem mais informação destes Calha agradecia imenso.


No que respeita aos meus parentes Mourato, na minha árvore aparecem no concelho de Portalegre e Marvão. Poderiam estar emparentados com o seu Mourato.

Concelho de Portalegre:

Reguengo:
- Mourato

São Julião:
- Mourato
- Mourato Gonçalves
- Mourato Piriz
- Fernandes Mourato


Concelho de Marvão:

São Tiago:
- Mourato


Se quiser mais informação destes Mourato não tem mais que dizer e se você tem mais informação deles também eu agradecia imenso.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#227448 | NISGM | 25 abr 2009 11:13 | Em resposta a: #226873

já com algum atraso, agradeço a disponibilidade e informação.

Em breve tenciono ir a Portalegre para retomar estes meus ramos. Darei então mais informação que espero possa ser útil.

Sobre esta região tenho ainda tópicos (muito pouco informados e recuados, confesso) sobre Garções, Tavares, Crespos e Mouratos.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#227684 | ihintza | 27 abr 2009 09:13 | Em resposta a: #227448

Caro Nuno,

Logo a noite, se dispor de tempo, fazerei uma relação dos meus Mourato do distrito de Portalegre.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#307982 | NISGM | 12 jun 2012 15:34 | Em resposta a: #227684

Olá Rocio Cardoso,

Actualizando Mouratos, ao fim de muitos anos.

MOURATOS

N0. Pedro Mourato (Reguengo, Portalegre)
Mulher: Maria Pires (Reguengo, Portalegre)
1.João Mourato SEGUE

N1. João Mourato (Reguengo, Portalegre-m. antes 1796)
Mulher: Catarina da Silveira (Reguengo, Portalegre ou Ribeira de Nisa-m. antes de 1796), filha de Francisco Gonçalves e Catarina Silveira (Ambos de Ribeira de Nisa, Portalegre ou de Reguengo?)
2.Francisca Inácia (Reguengo, Portalegre, 17.08.1758, f. 25) que Casou com José Bernardo Crespo
2.Francisco Xavier Mourato (Reguengo, Portalegre, 15.06.1761, fls. 41-42)
Mulher: Joaquina Rita (Sé, Portalegre), filha de António Gonçalves Castelo e de Rosa Maria. Casamento em Reguengo, Portalegre, 09.07.1786, fl. 25.
Mulher: Rosa de Jesus (Reguengo, Portalegre), filha de Francisco Severino Marques (Espanha) e de Helena Maria (Reguengo, Portalegre)
3. Ana (Reguengo, Portalegre, 27.09.1792, fl.5)
3. Francisco (Reguengo, Portalegre, 15.08.1794, fl. 16)
3. José (Reguengo, Portalegre, 14.05.1796, fl. 24)
3. Joaquina (Reguengo, Portalegre, 14.08.1798, fl. 38)


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#308206 | NISGM | 14 jun 2012 23:00 | Em resposta a: #307982

Caros Confrades.

Mouratos, de Reguengo, Portalegre, mais actualizados

MOURATOS

N0. Pedro Fernandes Mourato (Reguengo, Portalegre-m. antes de 0.12.1747)
Mulher: Maria Pires (Reguengo, Portalegre-m. antes de 0.12.1747)
1.João Mourato SEGUE
1. Pedro Mourato (Reguengo, Portalegre, 12.05.1723, fl. 50)
Mulher: Ana Maria, filha de Manuel Vaz Redondo e Isabel Gonçalves (todos de Reguengo, Portalegre). Casamento em Reguengo, Portalegre, a 03.01.1753, fl. 52.
1.José Mourato
Mulher: Joana Maria, filha de Domingos Marçal e de Maria Gonçalves (de Reguengo, Portalegre). Casamento em Reguengo, Portalegre, a 283.02.1753, fl. 53

N1. João Mourato (Reguengo, Portalegre-m. antes 1796)
Mulher: Catarina da Silveira (Reguengo, Portalegre ou Ribeira de Nisa-m. antes de 1796), filha de Francisco Gonçalves e Catarina Silveira (Ambos de Ribeira de Nisa, Portalegre ou de Reguengo?). Casamento em Reguengo, Portalegre, a 10.12.1747, fl. 43.
2.Francisca Inácia (Reguengo, Portalegre, 17.08.1758, f. 25) casou com José Bernardo Crespo, filho de José Rodrigues Crespo e de Mariana Bernarda
2.Francisco Xavier Mourato (Reguengo, Portalegre, 15.06.1761, fls. 41-42)
Mulher: Joaquina Rita (Sé, Portalegre), filha de António Gonçalves Castelo e de Rosa Maria. Casamento em Reguengo, Portalegre, 09.07.1786, fl. 25.
Mulher: Rosa de Jesus (Reguengo, Portalegre), filha de Francisco Severino Marques (Espanha- m. antes de 1792) e de Helena Maria (Reguengo, Portalegre). Casamento em Reguengo, Portalegre, a 05.09.1890, fl. 30
3. Ana (Reguengo, Portalegre, 27.09.1792, fl.5)
3. Francisco (Reguengo, Portalegre, 15.08.1794, fl. 16)
3. José (Reguengo, Portalegre, 14.05.1796, fl. 24)
3. Joaquina (Reguengo, Portalegre, 14.08.1798, fl. 38)
2. Eugénia da Ascensão
Marido: Manuel Joaquim, filho de José António e Francisca Joaquina (de Portalegre), Casamento em Reguengo, Portalegre, a 01.08.1790, fl. 30

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#310603 | Carla mourato | 23 jul 2012 15:20 | Em resposta a: #308206

Boa tarde gostaria de saber se me podem ajudar a procurar os antepassados do meu avo João Garção Mourato e da minha avó Francisca Rosa Amarais e suas histórias o que me poderem mandar nao tenho nada nem datas,residentes em campo maior Sem mais

Agradeço
Carla Mourato

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#318800 | NISGM | 08 dez 2012 14:07 | Em resposta a: #310603

Cara Carla Mourato,

Sobre Mouratos tenho o que aí vai publicado para cima neste mesmo post.

Para iniciar uma pesquisa, precisa de fazer o que vem descrito em http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236.

Só depois de ter locais e datas referentes aos seus avós, que acredito terão nascido depois de 1911 e por isso têm essa informação referida nas respectivas certidões de registo de nascimento, casamento, etc., estará em condições de mergulhar nos arquivos distritais, esses sim com registos de certo modo disponíveis online.

Talvez valha a pena pedir a sua própria certidão de nascimento e ver que informação relevante é que ela trará sobre locais, datas e profissões.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Mourato, Concelho de Portalegre

#318807 | cavaleirofidalgo | 08 dez 2012 16:51 | Em resposta a: #318800

MOURATOS


I- MIGUEL DIAS, foi casar à freg.ª de Santiago de Marvão no dia 18 de Novembro de 1690 com ANA BRÁS, f.ª de Sebastião Mourato e de Filipa Gonçalves, casados na freg.ª de Santa Maria da Devesa no dia 13 de Julho de 1670; neta pat. de Manuel Fernandes Raposo (?) e de Ana Brás e neta mat. de Pedro Antunes e de Catarina C.......
Tiveram, pelo menos:
II- MANUEL MOURATO, que segue:


II- MANUEL MOURATO, nat. da freg.ª de Santiago de Marvão, casou no dia 4 de Fevereiro de 1725 na freg.ª de S. João Baptista de Castelo de Vide com MARIA GODINHO , nat. de Castelo de Vide, freg.ª de S. João Baptista, f.ª de António Godinho, Soldado, nat. da Amieira do Tejo, concelho de Nisa e de Maria Dias , casados em Castelo de Vide no dia 13 de Junho de 1700 e na freg.ª de Santa Maria da Devesa; neta pat. de Manuel Duarte e de Maria Mendes.
Tiveram, pelo menos:
III- MANUEL MOURATO ou GONÇALVES BOLADA, que segue:


III- MANUEL MOURATO ou GONÇALVES BOLADA , que c.c. ROSA MARIA DE SOUZA (n.º IV, § 1 – Título de CURVELOS), f.ª de João Lopes Curvello e de Maria de Souza Fagundes.
Tiveram, pelo menos:
IV- TERESA DE JESUS, que segue:
IV- JOSÉ , n. 19 de Março de 1767, na freg.ª de Santa Maria da Devesa. S.m.n.


IV- TERESA DE JESUS, n. 2 de Novembro de 1763, em Castelo de Vide e na freg.ª de Santa Maria da Devesa. Casou na mesma freg.ª no dia 18 de Julho de 1790 com FRANCISCO ANTÓNIO DA SILVA BOLADA, f.º de Francisco Rodrigues Maroco e de Catarina Teresa.
Tiveram, pelo menos:
V- FRANCISCO ANTÓNIO DA SILVA, c.g.


Com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mourato, Concelho de Portalegre

#451543 | lumapica | 22 dez 2023 10:56 | Em resposta a: #2449

Apesar de ter passado tantos anos deste post, espero contribuir ainda com algum esclarecimento.
Assim, José Bernardo Crespo, nasceu e morreu em São Gregório do Reguengo (12MAI1780/06ABR1826), casou com Antónia Joaquina, que nasceu em São Julião, filha de Francisco Gonçalves Calha e Maria Catarina.
O José Mourato Crespo, era filho de José Bernardo Crespo, nascido e falecido em São Gregório do Reguengo (11JAN1750/30AGO1829) e de Francisca Inácia, nascida em São Gregório do Reguengo em 17SET1758.
O José Bernardo Crespo era filho de José Rodrigues Crespo (Meu 7º Avô) Nascido e falecido em São Gregório do Reguengo (18MAR1722/08OUT1790) e de Mariana Bernarda (7ª Avó) , nascida em Marvão e falecida em São Gregório do Reguengo (1711/14SET1800).
A Francisca Inácia era filha de João Mourato (Meu 7ºAvô), nasceu e morreu em São Gregório do Reguengo (23JAN1718/12AGO1792) e de Catarina da Silveira (7ª Avó) Nascida e falecida em São Gregório do Reguengo (1728/22MAR1778).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 08:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen