Familia Silva

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Famílias

Familia Silva

#24643 | errot | 19 jul 2002 11:17

Tenho imensas duvidas acerca de como fazer a minha arvore geneológica. Alguém pode-me ajudar???

Gostaria de saber como poderei consultar o brasão da familia Silva ???

Os Silvas são todos da mesma familia?????

MARIA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#24644 | errot | 19 jul 2002 11:20 | Em resposta a: #24643

Desculpem mas esqueci-me de dizer que a minha familia é de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança.

Obrigado
Maria da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#24646 | Genea Portugal | 19 jul 2002 11:33 | Em resposta a: #24644

Maria,
Relativamente aos primeiros passos a dar para a construção da sua árvore genealógica encontra aqui no site algumas indicações que lhe serão certamente úteis: http://www.geneall.net/home/newpes.php

As armas dos Silvas encontra-as na página desta família: http://www.geneall.net/familias/fam_show.php?id=864

Finalmente: Silva é, por motivos mal conhecidos, um dos apelidos mais expandidos em Portugal. Mas não se trata, seguramente, um único tronco.

Cumprimentos
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#24649 | JCC | 19 jul 2002 11:46 | Em resposta a: #24643

Maria

Complementando a informação do Genea Portugal, conto uma pequena anedota:

Durante o reinado do Sr. D. Carlos foi-lhe presente, para assinatura, um diploma de concessão de armas novas a um cidadão que se chamava apenas António Luís (nome fictício). Sua magestade terá dito:
- E nem ao menos é Silva?

Penso que isto ilustra bem a quantidade de Silvas que pelo nosso país existem e que seguramente provêm de variados troncos, aliás como acontece com muitas outras famílias que usam, hoje em dia, o mesmo apelido.

Certo é que os "originais" Silva são das famílis mais antigas do reino.

Agora quanto às armas de Silva. Não é de mais voltar a dizer que não existem brasões de um apelido. Os brasões (ou mais correctamente as armas) são sinais individuais. Mesmo dentro da mesma família não deverão ser usadas as mesmas armas por todos os elementos. Aquilo que normalmente se chama armas de família são, de facto, as ramas do chefe da linhagem. É, aliás, assim que estão representadas no livro da Perfeição das Armas onde se escreve, claramente, em cada apelido, a menção "Chefe". Os outros parentes usam estas armas, mas com diferenças.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#64331 | jacques godoy | 07 mai 2004 01:30 | Em resposta a: #24643

sim posso ajudar
jacques

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#64332 | jacques godoy | 07 mai 2004 01:35 | Em resposta a: #24643

sim tenho alguma experiencia, mas neste site tem alguma ideia um pouco extensa para meu gosto
o brasão da família silva você encontra neste site também, vá em ÍNDICE, FAMILIAS, BANCO DE IMAGENS, BRASÕES
os silvas devem ter muitas origens, no meu caso começou em guarda, pinhel, valbom

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#64333 | jacques godoy | 07 mai 2004 01:37 | Em resposta a: #24644

fale mais de sua familia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#115536 | procura | 31 mar 2006 16:10 | Em resposta a: #64331

ola,
Procuro descendentes de Henriqueta da Silva, filha de Jose Morgado da Silva e Miquelina de Jesus, casada com Ignacio Ribeiro pais de Augusto Ribeiro (meu pai) irmão de Francisco Ribeiro e outros irmãos que ai ficaram.meu pai nascido em Ucanha batizado em valdaves freguesia na epoca de Ucanha perto de Dalvares se não me engano. nascido e batizado em 1890. falava que era da quinta do verdeval acredito vale verde no meu entender. se alguem puder me ajudar agradeço muito. cordiais cumprimentos de Vera S.Paulo Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#115568 | jacques godoy | 31 mar 2006 22:25 | Em resposta a: #115536

Caro Vera
Se você já tem alguns indícios como Quinta do Verdeval, batizado em 1890 procure localizar pela internete o município e estado (em portugal tem outros nomes).
Veja, eu localizei Valbom (a aldeia), Pinhel (o municipio ou freguezia) e por fim Guarda (distrito ou estado para nós).
Ai com o maior numero de pormenores você vaio ao Distrito ou Estado e procura o local que reune o registro de todos os municipios e aldeias.
Os registros nessa época era feitos na igreja com certidão de bastismo ou casamento.
Consegui as certidões de meus avós de 1975 (nascimento), 1899 (casamento), de minha tia em 1890 e de minhas mãe em 1904. Mas uma ou duas tias consegui localizar. Depois os demais não dava para pesquisar pois eram muitos pacotes e muitas aldeias.
Por isso pergunte o máximo sobre o nome do local e depois vá passear.
Se quiser trocar mais idéias diga-me que te ajudo a procurar a aldeia, freguezia e distrito.
Mas se for com poucos informações, não tem importância, você vai conhecer o melhor pais da Europa. Lisboa lembra São Paulo em 1940 (você lembra?).
Tá bem claro?
Jacques

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#115623 | procura | 01 abr 2006 22:37 | Em resposta a: #115568

Obrigada por responder a minha solicitação, todas as informações que eu tenho passei pra você vou procurar ter mais para que você possa me ajudar, quanto á são Paulo em 1940 não sei como era, pois ainda não havia nascido, mas acredito que Lisboa seja uma linda cidade, e se Deus quiser ainda vou poder ir até aí pra visitar e procurar os parentes. quando solicitei o batisterio as informações que constas nele é que ele nasceu em no povo de de Valdeves na freguesia de Ucanha, os padrinhos eram Joaquim Pereira e Augusta da Costa e quem assinou o batisterio foi Jose de Almeida Fernandes, se estas informações poder ajudar mais agradeço desde já e estou ao inteiro dispor aqui no Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#115734 | jacques godoy | 03 abr 2006 21:00 | Em resposta a: #64332

Anote ai:


Ucanha Localização

Localizada na margem direita do rio Varosa, a freguesia de Ucanha está integrada no concelho de Tarouca, distrito de Viseu. Tem por limites a Nascente a freguesia de Granja Nova, a Sul a freguesia de Mondim da Beira; a Poente o rio Varosa e a Norte a Ribeira da Galhosa.

Veja, você para conseguir informações tem que ir ao Distrito de Viseu localizar o Arquivo Distrital de Viseu e lá pesquisar documentos do Conselho de Tarouca - Freguesia de Ucanha.

É um belo passeio.

Em http://portugal.veraki.pt/freguesias/indexf.php?idfreg=5050 você encontra o mapa do conselho e localiza ucanha.
Se você mandar o seu e-mail posso passar mais informações, fotos e mapas.

Sobre o arquivo distrital de viseu vá no site http://www.ad-viseu.com/
No site vá em contatos e você encontrará endereço, telefone, etc para que você possa fazer uma consulta.

Directora Maria das Dores Almeida Henriques

(MDoresAH@ad-viseu.com)

Morada Largo de Santa Cristina
3504-515 Viseu

Telefone
232430380
Fax 232421800

Horário
Dias úteis, das 9h às 12:30h - 14h às 17:30h


Espero que a pesquisa acelere agora.
abraços
jacques

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#115735 | jacques godoy | 03 abr 2006 21:04 | Em resposta a: #115623

PS meu e-mail se for permitido neste site é o seguinte: jgodoy@caixapostal.com.br
e estou em São Paulo também

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#115736 | jacques godoy | 03 abr 2006 21:05 | Em resposta a: #115623

Anote ai:


Ucanha Localização

Localizada na margem direita do rio Varosa, a freguesia de Ucanha está integrada no concelho de Tarouca, distrito de Viseu. Tem por limites a Nascente a freguesia de Granja Nova, a Sul a freguesia de Mondim da Beira; a Poente o rio Varosa e a Norte a Ribeira da Galhosa.

Veja, você para conseguir informações tem que ir ao Distrito de Viseu localizar o Arquivo Distrital de Viseu e lá pesquisar documentos do Conselho de Tarouca - Freguesia de Ucanha.

É um belo passeio.

Em http://portugal.veraki.pt/freguesias/indexf.php?idfreg=5050 você encontra o mapa do conselho e localiza ucanha.
Se você mandar o seu e-mail posso passar mais informações, fotos e mapas.

Sobre o arquivo distrital de viseu vá no site http://www.ad-viseu.com/
No site vá em contatos e você encontrará endereço, telefone, etc para que você possa fazer uma consulta.

Directora Maria das Dores Almeida Henriques

(MDoresAH@ad-viseu.com)

Morada Largo de Santa Cristina
3504-515 Viseu

Telefone
232430380
Fax 232421800

Horário
Dias úteis, das 9h às 12:30h - 14h às 17:30h


Espero que a pesquisa acelere agora.
abraços
jacques

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#115737 | jacques godoy | 03 abr 2006 21:07 | Em resposta a: #115623

acho que fiz algumas coisas erradas e estou mandando tudo novamente inclusive meu e-mail jgodoy@caixapostal.com.br e estou em são paulo capital também
jacques

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#117459 | LuizPinto | 27 abr 2006 09:30 | Em resposta a: #115536

Olá, talvez possa ajudar a encontras os descendentes procurados. Sou de Ucanha e conheço bem a familia silva de Valdevez (Ucanha).
Vou tentar informar-me nos registos paroquiais...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#117547 | LuizPinto | 28 abr 2006 14:54 | Em resposta a: #24643

Já estive a ver os livros de baptismos e só encontrei o assento relativamente ao seu pai... Queria saber se os seus tios eram mais novos ou mais velhos que seu pai! Na igreja de Ucanha só temos acesso aos livros apartir de 1890, pelo que se os seus tios forem mais velhos, será dificil chegar a alguem actual... Outra forma de saber é se por acaso se casou nesta igreja! Informe-me e dar-lhe-ei mais noticias!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#123798 | procura | 28 jul 2006 19:17 | Em resposta a: #117459

já tenho em maõs mais informações sobre a familia de meu pai Augusto Ribeiro, nascido em Ucanha em 25/07/1890. filho de Ignacio Ribeiro e Henriqueta da Silva, avós paterno Antonio Joaquim e Ignacia da Costa. Maternos Jose Morgado da Silva e Miquelina de Jesus. veio para o Brasil em 12/12/1912 no navio Cabo Verde. tenho o numero de identidade do mesmo. Padrinho de batismo Joaquim Pereira e Augusta da Costa. Caro Luiz ajuda um pouco? Grata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#123799 | procura | 28 jul 2006 19:26 | Em resposta a: #117547

Quando vem no batisterio filho legitimo primeiro, é sempre o mais velho ou não?

Resposta

Link directo:

RE: Familia gonzaga da silva Alves

#124372 | facs | 05 ago 2006 23:45 | Em resposta a: #123799

nada sei desta familia,apenas sei que que sao oriundos de Esmeril
em Minas Gerais

sera que ajuda nessa pesquisa?
Cumprimentos

Facs

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#129406 | procura | 25 set 2006 05:53 | Em resposta a: #117547

Caro Luiz
Acho que já esquecestes de mim ref. a familia silva de waldevez, Augusto ribeiro filho de Henriqueta da silva, perguntou se meu pai era o mais velho, no batisterio esta filho primeiro, não é o mais velho? Ele nasceu em Ucanha.em 1890. cumprimentos .

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#129431 | rmfrp | 25 set 2006 14:48 | Em resposta a: #129406

Cara procura:

Creio que o que estará escrito no registo de baptismo será algo como "filho legítimo, primeiro do nome". Isto significa apenas que foi o primeiro filho do casal que se chamou Augusto, e não exclui a possibilidade de existirem irmãos mais velhos com outros nomes, até porque geralmente só se repetia um nome quando o irmão anterior do mesmo nome já tinha falecido (com a excepção, a partir do século XIX, do nome Maria que passou a ser dado a várias irmãs que se diferenciavam pelos segundos nomes).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#132022 | procura | 24 out 2006 01:29 | Em resposta a: #117459

Ola Luiz

Esqueceste de mim? familia de Henriqueta da silva, casada com Ignacio Ribeiro, filha de Jose Morgado da silva. e Miquelina de Jesus Meu pai Augusto ribeiro nasceu em Ucanha em 25/07/1890, veio para o brasil ele, e um irmão Francisco ribeiro, outros ai ficaram. Veio para o Brasil em 20/12/1912 vapor Cabo verde. será que conheces alguem? Me ajude por favor. Tenho algumas poucas informações a mais

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#139666 | procura | 09 jan 2007 02:01 | Em resposta a: #129431

ola Rui

Desculpe por não te-lo agradecido a tempo, mas aqui vai meu muito obrigada pela explicação a respeito de meu pai Augusto, que não sabia se era o primeiro filho ou o mais velho.

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva

#139667 | procura | 09 jan 2007 02:08 | Em resposta a: #117459

Ola Luiz

Talvez não se lembre mais, mas voce ficou de tentar ver nos arquivos paroquiais sobre meus parentes de Valdeves, sera que encontrou algo? Se foi possivel por favor mande-me um e-mail vera.belli@bol.com.br. Desde já fico-lhe grata. cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 14:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen