Pires , Nunes Coelho e Cortesão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pires , Nunes Coelho e Cortesão

#25142 | orgc | 08 ago 2002 15:38

Caros Confrades
Peço informações sobre as famílias referidas neste tópico,da freguesia de Salir-Loulé.
Cumprimentos,
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pires , Nunes Coelho e Cortesão

#29729 | edmourao | 30 out 2002 13:41 | Em resposta a: #25142

Caro Rafael,

Estou a pesquisar os ascendentes de Maria da Saudade Zuzarte Cortesão, filha do poeta e historiador portugues Jaime Zuzarte Cortesão, nascido em Ançã em 29.04.1884 e falecido em Lisboa em 14.08.1960. Caso tenha alguma informação sobre estes, muito me interessaria saber.

Abraços,

Edgard Rocha Mourão
Divinópolis - Minas Gerais - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pires , Nunes Coelho e Cortesão

#29752 | orgc | 30 out 2002 18:47 | Em resposta a: #29729

Caro Edgard Rocha Mourão

Lamento informá-lo,mas não tenho informação nenhuma sobre o que deseja saber.Aliàs,os meus-Cortesão-são algarvios,mas muito mais antigos.
Não obstante,se estiver interessado em dar-lhe alguma informação sobre os-Cortesão-que refiro,fico ao vosso dispor.
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Jaime Cortesão

#29808 | Carlos Silva | 31 out 2002 17:51 | Em resposta a: #29729

Caro Edgard Rocha Mourào,

A familia de Jaime Cortesào foi ja assunto abordado neste site (em topico dedicado inicialmente ao Presidente Mario Soares, o que explica que a pesquisa por palavra-Topico nào funcione neste caso)
veja :

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=22263#lista

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=22296#lista

Apesar de conter pouca informaçào serve pelo menos pelo contacto com um familiar do ilustre autor, que se pode aperfeiçoar por via da lista telefonica no site do 118.net.

Melhores cumprimentos mineiros

Carlos Silva

P.S.: Com as desculpas ao Rafael Carvalho por sair do assunto do inicio

Resposta

Link directo:

RE: Jaime Cortesão

#29839 | edmourao | 01 nov 2002 13:27 | Em resposta a: #29808

Caros Carlos e Rafael,

Grato pelas informações. Vou continuar buscando dados sobre Jaime Zuzarte Cortesão e seus pais, António Augusto da Silva Cortesão e Norberta Cândida Zuzarte. A filha de Jaime, Maria da Saudade Zuzarte Cortesão foi casada com o renomado poeta brasileiro Murilo Medina Celli Monteiro Mendes, que era filho do Cel. Onofre Mendes, irmão gêmeo de minha bisavó.

Abraços do Brasil,

Edgard Rocha Mourão
Divinópolis - MG - Brasil
http://familiamg.cjb.net
ed@edmourao.cjb.net

Resposta

Link directo:

RE: Jerónimo Cortesão cc Maria Nunes

#83548 | Jpteixeira | 05 fev 2005 01:22 | Em resposta a: #25142

Caro Parente Rafael:
Encontrei o registo de casamento de Jerónimo Afonso Cortesão com Maria Nunes. Casaram na igreja paroquial de S. Sebastião de Salir, na data de 19-05-1749, ele do Vale do Álamo e ela do Pé da Serra, ambos da Freguesia de Salir.
Pais de Jerónimo: Brás Afonso e Maria Gonçalves
Pais de Maria Nunes: João Nunes Coelho e Bárbara Rodrigues.
Testemunhas/Padrinhos: o Cura Manuel Rodrigues e o Coadjuctor Francisco Fernandes de Andrade.

----/----

Casamento de Brás Afonso com Maria Gonçalves, ele da Penina e ela de Vale do Álamo.
Casaram, igualmente, na igreja paroquial de S. Sebastião de Salir na data de 16-01-1695.
Pais de Brás Afonso: Brás Afonso e Maria Lourenço, da Penina.
Pais de de Maria Gonçalves: Belchior Afonso e Catarina Gonçalves
Testemunhas/ Padrinhos: António Neto e Domingos Dias, da Freguesia de Alte e o Coadjuctor Martinho Álvares Nobre.

Após o conhecimento destes registos, duas dúvidas me assistem:
1-qual a proveniência do apelido Cortesão em Jerónimo Afonso Cortesão ?
2-qual o parentesco entre Brás Afonso e Belchior Afonso ?

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pires , Nunes Coelho e Cortesão

#83549 | Jpteixeira | 05 fev 2005 01:32 | Em resposta a: #25142

Caro Parente Rafael:

Também encontrei o registo de casamento de João Nunes Coelho com Bárbara Rodrigues, ele da Freguesia de Alte e ela da Freguesia de Salir.
Casaram, também, na igreja paroquial de S. Sebastião de Salir, na data de 17-12-1731.
Pais de João Nunes Coelho: manuel machado Coelho e Pheliza ( ou Phelipa) Nunes.
Pais de Bárbara Rodrigues: José Rodrigues e Maria Gonçalves.
Testemunhas/Padrinhos: o Padre Fernando Dias Pereira, da paróquia de Salir; o Padre André Corcino, de Faro e o Padre Manuel Nunes, cura da paróquia de S. António do Ameixial.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Jaime Cortesão

#124300 | tmacedo | 04 ago 2006 14:15 | Em resposta a: #29839

Jaime Zuzarte Cortesão era primo afastado de Berta Brandão Zuzarte Gil, avó de minha mulher, que consta da base de dados do Genea Portugal. O conhecimento desse parentesco mantém-se até aos dias de hoje nos descendentes de ambos. Eram terceiros netos de Nuno Mendes Barreto de Aguiar, capitão de ordenanças, e de sua mulher Leonarda Angélica Juzarte de Andrade de Pina e Ataíde. Estes últimos moradores no lugar do Zambujal, freguesia de Cadima, concelho de Cantanhede.

Resposta

Link directo:

RE: Pires , Nunes Coelho e Cortesão

#124337 | tmacedo | 05 ago 2006 09:15 | Em resposta a: #29729

Jaime Zuzarte Cortesão era primo afastado de Berta Brandão Zuzarte Gil, avó de minha mulher, que consta da base de dados do Genea Portugal. O conhecimento desse parentesco mantém-se até aos dias de hoje nos descendentes de ambos. Eram terceiros netos de Nuno Mendes Barreto de Aguiar, capitão de ordenanças, e de sua mulher Leonarda Angélica Juzarte de Andrade de Pina e Ataíde. Estes últimos moradores no lugar do Zambujal, freguesia de Cadima, concelho de Cantanhede.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 15:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen