Famílias Açoreanas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias Açoreanas

#26201 | aburma | 08 set 2002 18:21

Agradecia a ajuda possível dos caros confrades em relação às seguintes pessoas/famílias:

- Maria Escolástica do Canto e Castro, cc João de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila * 1750 (julgo ter havido mais que um casamento ao longo dos tempos entre as famílias Bettencourt e Canto e Castro), informação sobre ascendência;

- Diogo Álvaro Pereira Sarmento de Lacerda e sua mulher Joaquina Narcisa Leite de Noronha e Canto, pais de Ana Pereira Forjaz Pacheco de Lacerda, cc. João Baptista de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila, avô do 1º Visconde de Bettencourt;

- Luísa do Canto de Vasconcelos (como vêem o nome Canto aparece repetidas vezes), filha de João Pacheco de Vasconcelos e Úrsula Pereira de Lacerda, cc Francisco de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila (séc. XVII);

- Isea Pacheco Abarca, filha de Vasco Fernandes Rodovalho e de Maria Abarca, cc Vital de Bettencourt de Vasconcelos * 1600;

- Pedr Álvares Fonseca Cãmar e sua mulher Andresa Melo de Vasconcelos, pais de Maria de Vasconcelos cc João de Bettencourt de Vasconcelos * 1530.

Obrigado pela ajuda.

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26203 | fsb | 08 set 2002 19:03 | Em resposta a: #26201

Caro Alexandre

No tomo I do «Livro de Linhagens» de Jaime Pereira Forjaz de Sampaio de Serpa Pimentel, p. 195, é referida D. Ana Pereira Forjaz Sarmento de Lacerda, que casou em Angra com João Baptista de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila. O que te interessa concretamente? A ascendência? Se quiseres poderei facultar-te fotocópias.

Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26204 | aburma | 08 set 2002 19:10 | Em resposta a: #26203

Caro Francisco,

O que me interessa é realmente a ascendência dessa minha 5ª avó. Tenho alguns elementos, mas são poucos. Contactar-te-ei para este efeito para o teu email.

Obrigado pela ajuda

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26210 | Vasco Jácome | 08 set 2002 22:12 | Em resposta a: #26201

Caro Alexandre Burmester

Não sei se já conhece o que Gayo diz sobre o assunto.

Diogo Álvaro Pereira Sarmento de Lacerda é certamente proveniente dos que estão no ttº de Pereiras §125, senão mesmo o N8. A Úrsula Pereira de Lacerda poderá ser a N7 do §126.
Para já, também é tudo o que encontrei.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26212 | aburma | 08 set 2002 22:45 | Em resposta a: #26210

Caro Vasco,

Quanto ao inesgotável Gayo, dependo da boa vontade daqueles que a ele têm acesso, como é o seu caso! Claro que aqui na base de dados há muitos elementos dele extraídos, mas não estará ainda transcrita toda a obra, o que é sem dúvida um trabalho ciclópico.
De Diogo Álvaro sei que era filho de João Pereira Sarmento de Lacerda, 5º Morgado da Calheta e de sua mulher Antónia Luísa de Bettencourt -os Bettencourt casavam constantemente uns com os outros, até os meus pais! - sendo esta última filha de João de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila (há inúmeros João de Bettencourt V.C.A.) e de sua mulher Elisa Francisca do Canto e Castro (outra ascendência Canto e Castro, família sobre a qual gostaria de ter mais elementos). É o que tenho.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26241 | aeiou2 | 09 set 2002 14:50 | Em resposta a: #26201

Caro Alexandre
Aqui vai o que encontrei facimente,no "Bettencourt,Jacinto d'Andrade Albuquerque-Subsídios para a história genealogica insulana,VII Bthencourt,in esparata da Revista Michaelense (tem estado a venda na Biblogem)pag.14
1.D.Izeu Rodovalho ou D.Izeu Pacheco Abarca ( 3ª mu.er de Vital de Bettencourt de Vasconcelos,FC,COX,2º filho deJoão de Bettencourt ,COX,n.Madeira foi para a ilha terceira com seu pai onde foi degolado em Março de 1582,por seguir o partido de Filipe II,cc D.Maria de Vasconcelos da Camara,f.Junho de 1591)
tiveram 1º-Vital de Bettencourt de Vasconcelos cc 1ºsua parente D.Violante de Bracamonte ou D.Violante de Bettencourt Corrêa e Ávila
2º D Maria do Canto e Silveira
Posso transcrever os costados das duas Senhoras se em tal estiver interessado.
2.Lic.Vasco Fernandes ou Rodrigues Fernandes
3.D.Maria Abarca
4.
5.
6.Cristovão Borges da Costa
7.D.Iseu Pacheco
8.9.10.11.12.13.
14.Gomes Pacheco de Lima
15.Catarina Valadão
16.17.18.19.20.21.22.23.24.25.26.27.
28.João Pacheco
29.D.Branca Gomes
30.João Valadão

A obra indicada só dá a data do 4º casamento do Vital l5 fev 1622

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26253 | aburma | 09 set 2002 16:25 | Em resposta a: #26241

Cara Maria,

Obrigado pela ajuda. Já agora, se não for muita maçada, agradecia me desse os costados das duas senhoras. Embora eu descenda do casamento de Vital de Bettencourt de Vasconcelos com Violante de Bettencourt Correia e Ávila, estou também interessado nos costados de Maria do Canto e Silveira, pois tenho igualmente ascendência Canto.
Estou à espera das suas perguntas sobre os Valles Peixoto para poder parcialmente retribuir toda a sua ajuda. Tenho de ver se consigo arranjar o Gayo a bom preço (tarefa que se não afigura nada fácil!).

Cumprimentos
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26261 | aeiou2 | 09 set 2002 19:04 | Em resposta a: #26253

Árvore de costados de
1.D.Maria do Canto da Silveira (2ªmu.er de Vital de Bettencourt de Vasconcelos)

2.Francisco do Canto de Vasconcelos (foi Sr.e Herdeiro da casa e morgado paterno,Moço-fidalgo e foi filho 1ºdo 1ºcasamento de seu pai)
3.D.Clara Maria da Silveira Borges

4.Pedro Annes do Canto (foi Sr e herdeiro da casa e morgado paterno,COX,Moço-Fidalgo(MF) e casou 2ª vez com D.Apolónia Teixeira cs)
5.D.Maria Serrão (1ªmu.er),casou na Sé de Angra a 20.jun 1597)
6.Estevão da Silveira Borges,FCR(29.5.1609)
7.D.Bárbara Machado Vieira

8.Francisco da Silva do Canto filho bastardo reconhecido e legitimado num dos seus testamentos e nomeado herdeiro de um dos 3 morgados.Armado cavaleiro em África,onde foi distinguido com a recompensa de F.Cavaleiro e a comenda de Travassos,na OX,(7.9.1546).Esteve no Brasil onde ajudou o gov.or Tomé de Sousa a fundar Bahia)
9.D.Luiza de Vasconcelos da Camara (irmã de D.Maria de Vasconcelos da Camara cc João de Bettencourt de Vasconcelos)
10.Lic.Pedro Serrão
11.D.Catarina Pereira
12.João Dias do Carvalhal (morgado)Foi partidário do prior do Crato,D.António e depois de Filipe II,FCR e COX,n.Terceira f.Lisboa e está sepultado ig.S.Paulo,Lisboa
13.D.Maria Borges Abarca
14.Cristovão Nunes Vieira (instituidor de um vínculo na Terceira,onde casou
15.D.Maria Cotta de Malha

16.Pedro Annes do Canto,houve em (gosto mais de uma amiga)n.Guimarães f.1556,Terceira Foi herdeiro universal de seu parente Vasco Afonso,vigário do Machico e visitador dos Açores,que com ele passou à Terceira,em serviço d'El Rei.em 1509 partiu da Terceira para África a socorrer a praça de Arzila,cercada pelo rei de Fez,levando um navio com portugueses armado e pago á sua custa.O gov.or da praça de Arzila D.Vasco encarregou-o de atacar Tombelallon.Como desempenou este serviço com distinção,El Rei D.João III ,28.1.1539,no livro XXVII na respectiva Chancelaria,fs.4.concedeu-lhe o seguinte brasão:
escudo de vermelho com um baluarte de prata lavrado de preto e n'ele quatro bombardas da sua cor com o pé do escudo de prata,com elmo,"encimado com o baluarte com uma ave poisada".MF,prestou muitos e relevantes serviços todos com atestados publicados no "Archivo dos Açores" do Dr.Ernesto do Canto,seu descendente.
casou 1º com Angra,8.9.1510 "" HÁ 492 anos ""com D.Joana Abarca de quem teve um filho António Pires do Canto,2º cas.D.Violante da Silva ,filha de Duarte Galvão secretário de D.João III Embaixador em Roma ,Alemanha e França e cronista-mor do reino e de s.2ªmu.er D.Catarina de Menezes e Vasconcelos,tiveram também um filho único João da Silva do Canto
17.Francisca Soares
18.Pedro Álvares da fonseca da Camara c.de brasão 18.7.1533.Chancelaria de D.João III livro XLV,fl.52 v,viveu na Terceira na Vila da Praia
19.D.Andreza Mendes de Vasconcelos (seu 1º casamento)o 2º cas.Francisco de Bettencourt
20.
21.
22.
23.
24.Francisco Dias do Carvalhal,juiz e vereador da Camara de Angra .Passou de Guimarães ,do casal de Carvalhal,Sta.Marinha da Costa,para a Terceira depois de 1525,com seu irmão Gonaçalo Dias Carvalhal ambos conhecidos por Cavaleiro,por terem ambos condecorações militares.
25.D.Catarina Álvares Neto,casou a 1533,terceira ,f.1588,angra
26.Estevão Cerveira Borges ou Estevão da Cerveira da Costa Borges,FCR,COX.
27.D.Ana da Silveira Abarca (2ª mu.er)
28.Domingos Vieira,o Rico
29.D.Branca Dias Vieira
30.Manuel Barcelos Machado,foi o 1º adm.or do morgado instituido por seu tio materno Pedro Glz d'Antona
31.D.Maria Cotta de Malha,n.Terceira,casou na Terceira

32.João Annes do Canto,residia em Guimarães onde nasceu.Era descendente do fidalgo ingles John of Kent que acompanhou o principe de Gales em favor de D.Pedro o Cruel,rei de Espanha.Casou 2 vezes
33.D.Francisca da Silva,1ª mu.er.
34.
35.
36.Álvaro Lopes da Fonseca,institui um morgado com capela da invocação de Santa Madalena,na Matriz da Vila da Praia,onde foi ouvidor
37.D.Luiza de Ornelas da Camara
38.....49.
50.João Álvares neto
51.D.Mecia Lourenço Fagundes
52.
53.
54.João da Silveira,o Velho
55.D.Guiomar Borges Abarca
56.
57.
58.Álvaro Dias Vieira
59.D.Iria Afonso d'Azevedo
60.Gonçalo Annes de B.Machado
61.D.Luiza G.Fagundes
62.Pedro Cotta de Malha
63.D.Catarina Dias Vieira
.......

74.Pedro Álvares da Camara,FCR,instituiu o morgado de Porto Martins em 1499 com capela da Ressureição,Convento de S.Francisco,vila da Praia,Terceira
75.D.Catarina de Ornelas Saavedra,casou no Funchal,Madeira
.....
148.Álvaro Gonçaves Zarco,irmão de João Gonçalves Zarco,e foi-lhe concedido brasão
149.?
150.Álvaro de Ornelas,Sr do Caniço,Madeira,FC do Infante D.Henrique.teve c.brasão,1513,Chancelaria de D.Manuel I,livro XI,fls. 43 v e no livro VI dos Místicos fls.128
151.D.Elvira Fernandes Saavedra

Como o nosso Pedro Annes do Canto casou 2 vezes,como já se disse,sendo
a 1ª com D.Joana Abarca e teve

António Pires do Canto cc.
D.Catarina de Castro
e tiveram
Pedro de Castro do Canto
cc
D.Maria de Mendonça Ferreira de Melo ,filha de Estevão Ferreira de Mello e s.m. D.Antónia de Lima e tiveram
Diogo do Canto de Castro
cc
D.Izabel Teixeira,filha de Gil Fernandes Teixeira e de s.m.D.Maria Cardoso Evangelho e tiveram
Pedro do Canto de Castro
cc
D.Beatriz de Medeiros Meyreles,filha do capitão-mor André Fernandes da Fonseca e de s.m. D.Brites de Meyreles e tiveram
Jerónimo do Canto e Castro,capitão -mor de Angra que casou com a

D.Ursula Izabel de Bettencourt de Vasconcelos

a 6ª filha do 2º casamento de Vital de Bettencourt de Vasconcelos e de D.Maria do Canto da Silveira
deste casamento nasceram pelo menos:
1.D.Ursula Izabel de Castro do Canto,
n.Terceira
cc
Capitão Manuel Rebelo Borges da Camara,casa de Sta.Catarina
2.D.Benedita Paula de Castro do canto
cc
Bernardo Homem da Costa Noronha 2ª mu.er
2.1.D.Antónia Jacinta de Castro Noronha
cc
Jacome Leite Botelho de Teive
cs

2.2.D.Francisca Izabel de Noronha,c.ig.da Conceição de Angra 12.4.1750
Caetano Joaquim da Rocha da Sá e Camara
2.2.1.D.Benedita Quitéria da Rocha de Sá Coutinho e Camara ,Sra ,H.da casa paterna n.Sé de Angra,f.1826.
cc 20.9.1767 na capela do seu palácio de S.Pedro ,Angra
José de Sousa de Menezes de Lemos e Carvalho
tiveram muitos filhos,sendo uma delas
D.Quitéria Julia de Menezes de Lemos e Carvalho,n.9.1.1788,S.Pedro de Angra
cc
o morgado Luiz Francisco Rebelo Borges de Castro,casa de Santa Catarina
Numa nota a lápis diz que estão no Nobiliário da ilha Terceira ,vol 2,p.129/132.Não tenho esta obra,mas peça no Fórum.
Espero que seja isto que pretende.
Veja a minha mensagem para o seu hotmail sff
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26269 | aburma | 09 set 2002 23:55 | Em resposta a: #26261

Maria,

Obrigado por mais esta valiosíssima ajuda. Também apreciei o seu subtil sentido de humor em relação ao Pedro Annes do Canto (pelos vistos estes Canto deviam chamar-se "de Kent", o que traria confusões com um primo direito da Raínha Isabel II).

Espreitarei a mensagem

Beijinhos

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26282 | Cascais | 10 set 2002 11:10 | Em resposta a: #26201

Caro Alexandre Burmester

Aconselho-lhe as “Notas de Ernesto do Canto - Instituições Vinculares e Notas Genealógicas” do morgado João d’Arruda Botelho da Câmara, ai vai encontrar muita da gente que menciona, além da obra ser sem duvida uma mais valia para a sua biblioteca, experimente contactar a Livraria Nove Estrelas em Ponta Delgada, através do telefone 296282765 (não hesite de certeza que o tratarão muito bem).

Deixo-lhe ainda o contacto da Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, Rua Ernesto do Canto – 9504-532 Ponta Delgada, telf. 296628720, Fax. 296281216 ou e-mail bpap@mail.telepac.pt

Nota: não tenho nenhum interesse comercial ou financeiro nesta divulgação, apenas me limito a dar dois contactos de extrema importância para quem tem interesses Açorianos nesta matéria.

Cumprimentos,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26284 | aeiou2 | 10 set 2002 11:33 | Em resposta a: #26269

Caro Alexandre
Afinal as mensagens que lhe envio retornam todas.O site é web ponto meganet pontonet/bettenco/bettoot.htm.O outro julgo que se for ao motor de busca do Sapo Nobiliario da Ilha da Madeira chega lá.
Agora os costados de :

1.D.Violante de Bracamonte ou D.Violante de Bettencourt Corrêa e Ávila,1ª mu.er de Vital de Bettencourt de Vasconcelos,cg

2.Francisco de Bettencourt Corrêa e Ávila,FCR,procurador ás Cortes por Angra,1642
3.D.Barbara de Vargas,n.Faial

4.António Corrêa da Fonseca e Ávila,Lic.em Cânones
5.D.Branca Vieira Machado(nº5 do § 2 ttº Vieiras do Nobiliario da Ilha Terceira)
6.
7.

8.Dr.João Glz Corrêa,Lic.em Cânones,Sr e H.da casa paterna e genealogista
9.D.Ignez d'Ávila de Bettencourt,2ªmu.er
10.
11.
12.
13.
14.
15.


16.João António Viegas,n.Barreiros
17.D.Maria Corrêa ,da Graciosa
18.Antão Vaz d'Ávila de Bettencourt
19.D.Violante da Fonseca Pacheco
20.
21
22.
23.
24.
25.
26.
27.
28.
29
30.
31
32
33
34.Bartolomeu Dias Picanço,n.faial e ido para a Graciosa (Nobiliario da I terceira,nº3 pag.316 vol 2
35.D.Margarida Afonso de Lyra
36.João Vaz Nogueira,n.Figueiró dos Vinhos,e foi para a Graciosa
37.D.Filipa Glz de Ávila,3ª filha de Antão Glz d'Ávila,casou na Graciosa.......
.....
74.Antão Glz d'Ávila,primogénito,fugiu
de Espanha para Portugal,no tempo das comunidades,para a vila de Almeida onde foi recebido por Afonso Glz d'Antona,criado da Infanta Dona Beatriz .O Antona foi para a Madeira onde lhe tinham feito grandes doações e levou o amigo d'Ávila
75.D.Ignez Glz d'Antona,casou na Madeira,que pelo pai foi dotada com parte das terras que lhe haviam sido dadas
.......
148.João Sanches de Bettencourt,n.e viveu em Espanha,Sr de S.Bertholames e de Naveredonda
149.D.Maria Vaz de Vadilgo
150.Afonso Glz d'Antona
151.D.Antónia Glz,dama do Paço
.....
396.Jorge de Bettencourt,3ºfilho de Reynaldo de Bethencourt,n.França,foi para as Canárias em Maio de 1405,indo para Espanha em 1406,vivendo aí e Sr de S.Bertholames e de Noveronda
397.D.Elvira d'Ávila (irmã de Don Gil Glz d'Ávila,Sr de Serpedoza)
....
792.Reynaldo de Bethencourt,H.por morte de seu irmão primogénito,viveu sempre em França,Sr de Rovay Nérnéville,Barão de Saint-Martin-le-Gailard,Sr de Bethencourt e de Grainville-la-Teinturière e 2º Vice-Rei das Canárias,de que foi Sr e onde conservou como lugar tenente o seu filho 1º,Maciot ou Messiote ou Andre ou Mathieu.F.no castelo de Grainville e como os seus filhos passaram a portugueses e espanhóis,os seus bens livres passaram para seu irmão Galien de Bethencourt
793.M.elle Marie de Brande,Sra de Rovay Nérnéville,1ºmu.er sg mas herdou o Senhorio,casou 2ª,paris,M.elle Philippine fe Froyes,irmã mais velha do Vice-Rei das Canárias
794.Don Estevam Dominguez d'Ávila,Sr de Navas
....
1584.Jean de Bethencourt,Sr de Bethencourt ,de Saint Vincent de rouvray e de Grainville-la-Teinturière,vivia em 1346,f.Honfleur
1585.M.elle Anne Isabeau baronesse de Saint-Martin-le-Gaillard
.....
3168.Jean de Bethencourt,sr de Bethencourt
3169.M.elle Daine Nicolá,Sra e Grainville-la-Teinturiére
3170.Le Baron de Saint-Martin-le-Gaillard

.....
6336.Reygnault de Bethencourt,Cavaleiro,sr de Bethencourt e de St.vicent de Rouvray,vivia em 1282.
.....
12672.Philippe de Bethencourt,cav.de Luiz VIII de FRança (1223-1226),sr de Bethencourt e de St.Vicent de Rouvray,sep.na ig.de Sigy.Ignora-se se casou.
A fonte é a mesma citada anteriormente -Subsídios .... VII Bethencourt.por JACINTO D'ANDRADE ALBUQUERQUE DE BETTENCOURT
Com o que já lhe enviei fica com bastantes ascendentes.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26287 | aburma | 10 set 2002 13:01 | Em resposta a: #26284

Cara Maria,

Obrigado por tão profusa informação. Sem querer parecer ingrato, sobre a ascendência Bettencourt eu estou bem documentado, são os "apêndices" conjugais que me escapam um pouco, mas nas suas anteriores mensagens a Maria já contribuiu bastante para preencher essa lacuna. O meu principal interesse na ascendência desta Violante (que belo nome, muito melhor que Sónia Cristina, ou Cláudia Raquel!)era pelo lado de sua mãe, Bárbara de Vargas, mas por aí parece que as coisas estão difíceis.
O site da meganet já o conhecia, mas o do Nob. Ilha da Madeira não conheço ainda.
Cumprimentos

Alexandre

PS Tenho recebido emails sem problema - talvez tenha havido algum "entupimento" temporário.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26288 | aburma | 10 set 2002 13:05 | Em resposta a: #26282

Caro José Valado Arnaud,

Muito obrigado pela informação, que sei ser completamente desinteressada.
Tive em tempos um contacto na Terceira, que me fazia o favor de ir "bisbilhotar" à Biblioteca de Angra (por coincidência instalada no Palácio Bettencourt), mas emigrou para a Califórnia!

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26290 | gonçalo calheiros | 10 set 2002 13:24 | Em resposta a: #26210

Caro VASCO
Gostava de saber o seu mail,para o poder questionar sobre algumas dúvidas que tenho sobre um ramo familiar que,vim a saber,também o toca-os Lobão.
Cumprimentos
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26297 | aburma | 10 set 2002 14:13 | Em resposta a: #26284

Cara Maria,

Além de ingrato, estava distraído. Nestes ascendentes da bela Violante (de Bracquemont, Bracamonte é uma adaptação portuguesa), também me forneceu ampla informação sobre os tais "apêndices".

Mais uma vez muito obrigado

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26298 | aeiou2 | 10 set 2002 14:22 | Em resposta a: #26287

Caro Alexandre
Talvez no Nobiliário da Ilha Terceira encontre,mais informaçãodos apêndices.Hoje vou dedicar-me ao Gayo.Estou retida em casa pois dei uma queda e além de um pé bem roxo ,parece que parti o escafóide no pulso esquerdo e estou toda partida pois na minha idade cair é de ficar de rastos.Bem deixemo-nos de lamentações.Vi a mensagem de Cascais e também J.d'A.A.Bettencourt faz referência a Ernesto do Canto,e ás suas publicações no "Archivo dos Açores".Onde também encontrei toda a história dos Bettencourt foi no ancestry.Não sei se conhece este site? Tem referência ao Nobiliario da Ilha Terceira e por isso deve estar completo,embora eu tenha encontrado alguns erros e discrepâncias com outras fontes.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26304 | aeiou2 | 10 set 2002 16:20 | Em resposta a: #26297

Caro Alexandre
No Gayo tt Cantos,o 32 João Annes do Canto era filho de:
64.João Vaz do Canto
65.
....
128.Vasco Afonso do Canto,criado do Infante D.Pedro Duque de Coimbra,filho de D.Pedro I
129.
.....
276.Afonso Annes do Canto,viveu na Galiza
277.
....
552.Mr.John of Kent que foi condestável do Principe de Gales....

Aqui fica mais uma achega
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26306 | aeiou2 | 10 set 2002 16:39 | Em resposta a: #26261

A 1ªmu.er de 16.Pedro Annes do Canto,D.Joana Abarca,Fidalga Castelhana,filha de Dom Pedro Abarca,neta Dom Pedro Abarca,Fid.castelhano,Tuy

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26317 | aburma | 10 set 2002 18:01 | Em resposta a: #26306

Maria,

Em primeiro lugar desejo-lhe um rápido restabelecimento dos efeitos da sua queda.
Toda a informação que me tem prestado neste tópico é-me muito útil: resta-me agora tentar entroncar as minhas avós Maria Escolástica do Canto e Castro e Elisa Francisca C. e C., além de outras apenas Canto. O John de Kent pesquisá-lo-ei além-Mancha. Tenho apenas de saber a que Príncipe de Gales se referem, mas não deve ser difícil.
Nas informações que me deu surgem uns Câmaras que os nossos confrades que discutem o tópico "Ornelas e Vasconcelos" já tinham entroncado. Enfim, de entroncamento em entroncamento, isto já parece a CP!
Tenciono daqui a uns tempos deslocar-me aos Açores, onde já não vou há uns anos, para fazer umas pesquisas locais, tirar umas fotografias a locais relacionados com tudo isto...e, por que não, fazer um pouco de turismo.

Cumprimentos
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26487 | Cascais | 13 set 2002 08:45 | Em resposta a: #26306

Maria e Alexandre

Antes de mais as minhas desculpas por me dirigir a ambos, mas simplifica-me a vida.

Para completar a ascendência transcrita pela “nossa” simpática Maria deixo este “esqueleto genealógico” que de certeza interessa a ambos.

Francisca da Silva, mr. de João Anes do Canto, foi filha de João Bravo da Silva.

Andreza Mendes de Vasconcelos, era filha de Sebastião Vaz Homem e de sua mr. D. Iria Mendes de Vasconcelos, esta com varonia Vasconcelos:

- D. Iria Mendes de Vasconcelos, filha de Gonçalo Mendes de Vasconcelos e de sua mr. Bartoleza Rodrigues (Columbreiro ?) Carreiro, filha de Antão Roiz Carreiro e de N...

Neta de; Martim Mendes de Vasconcelos e de sua mr. D. Isabel Pereira de Berredo, filha de Diogo Pereira e de sua mr. D. Isabel de Mello.

Bisneta de; Martim Mendes de Vasconcelos e de sua mr. D. Helena Gonçalves da Camara, filha (1ª ?) de João Gonçalves Zarco e de sua mr. D. Constança Rodrigues de Sá.

3ª neta de; Martim Mendes de Vasconcelos e de sua mr. D. Inês Martins de Alvarenga, filha de Martim Peres de Alvarenga e de sua mr. Inês Pais de Valadares.

4ª neta de; Mem Rodrigues de Vasconcelos e de sua mr. Constança Afonso de Brito, filha de Afonso Anes de Brito e de sua mr. Aldonça de Oliveira.

5ª neta de; Rodrigo Anes de Vasconcelos e de sua mr. Mécia Rodrigues de Penela, filha de Rui Vicente de Penela e de sua mr. Fruilhe Esteves.

6ª neta de; João Peres de Vasconcelos e de sua mr. Maria Soares Coelho, filha de Soeiro Viegas Coelho e de sua mr. Maior Mendes de Gandarei.

7ª neta de; Pedro Martins da Torre.

Ainda sobre o que foi transcrito pela Maria, está tudo absolutamente correcto, pois parece haver uma certa confusão nas ligações com os “Cotta Malha” mas a verdade é que realmente houve várias ligações.

Beijinho e Abraço “do Canto para os Cantos”.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26489 | aeiou2 | 13 set 2002 09:18 | Em resposta a: #26487

Caro Canto
Muito obrigada por mais esta ajuda que agradará ainda mais ao Alexandre,pois são seus os "costados".
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26497 | Cascais | 13 set 2002 11:05 | Em resposta a: #26489

Maria

Então o "seu" Pedro Anes do Canto é o pai de Francisco da Silva do Canto e não o filho?

Cumprimentos,
José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26498 | aburma | 13 set 2002 11:11 | Em resposta a: #26487

Caro Primo Canto (se me permite),

Muito obrigado por mais esta ajuda.
Ainda no tema de Cantos, presumo que o Alm. Canto e Castro,o Presidente da República que, salvo erro, sucedeu a Sidónio Pais, fôsse nosso parente. Talvez com base em toda esta informação fôsse possível construir-lhe os costados e publicá-os aqui no GP. Teve a característica única de ter sido um monárquico a presidir aos (turbulentos) destinos da I República.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#26501 | Cascais | 13 set 2002 11:34 | Em resposta a: #26498

Caro Primo “do Canto”

Quanto ao Almirante não o posso ajudar, pois não faço a mínima ideia da sua ascendência, mas é muito provável que entronque em alguns dos já aqui referidos. Aliás temos primos que usam o apelido “do Canto e Castro Albuquerque”.

Um abraço,
Zé Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Açoreanas

#30157 | 1928 | 07 nov 2002 14:58 | Em resposta a: #26284

Agradeço se me poderem dizer algo àcêrca de:
António Gonçalves de Couto, filho de Francisco Gonçalves de Couto, aparentados com os Parreira da Ilha Terceira, me parece da Ribeirinha. Desde já vos agradeço.
Cumprimentos
Vasco de Vasconcellos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen