Barão / Conde de Casal & cidade de Murça

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias | Regiões

Barão / Conde de Casal & cidade de Murça

#27170 | Jacinto Bettencourt | 23 set 2002 17:05

Caros amigos,

Alguém tem alguma informação sobre este titular e sobre a sua ascendência? Sei que era Sousa Alvim, e que comprou a Casa Grande de Murça.
Já agora, ninguém conhece bem Murça e as suas pedras de armas?
Obrigado,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Barão / Conde de Casal cidade de Murça

#194953 | António R. Morais | 01 mai 2008 21:04 | Em resposta a: #27170

Caro Jacinto Bettencourt,
julgo conhecer, mas por Barão/Conde do Casal.
Era natural de S. Paio de Vila Verde, distrito de Braga, nascido em 1791.
Foi Marechal e combateu os "patuleias", na guerra da Maria da Fonte/Patuleia - 1846-47.
Se estiver interessado em mais informações sobre esta nobre figura liberal, estou ao dispor para lhas fornecer.
António

Resposta

Link directo:

RE: Barão / Conde de Casal cidade de Murça

#195122 | António R. Morais | 03 mai 2008 15:42 | Em resposta a: #194953

Caro Jacinto Bettencourt,
O Barão/Conde do Casal chamava-se José de Barros Araújo de Sousa Alvim.
Existe um livro, com o título "Conde do Casal", cujo autor é "Serra Nevada", Vila Verde (Braga), de 2002, que na sua página 73, e relativamente aos seus antepassados, refere um tal Sebastião Vilela de Murça.
Além disso o Conde do Casal começou a sua carreira militar, apenas com 15 anos, aquando da 1ª. invasão francesa, em Chaves.
Mais tarde, em plena guerra da Patuleia - 1847 -,assume, por ordem governamental, o comando da Região Militar de Trás-os-Montes.
Tenho muitas mais informações.
Se mais alguém estiver interessado em participar neste tópico, encontrará em mim um colaborador entusiasta.
António (Justino)

Resposta

Link directo:

RE: Barão / Conde de Casal cidade de Murça

#234377 | gmg | 17 jul 2009 01:43 | Em resposta a: #195122

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Barão / Conde de Casal cidade de Murça

#234378 | gmg | 17 jul 2009 01:43 | Em resposta a: #27170

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

Barão / Conde de Casal & cidade de Murça

#435821 | Dani Dias | 23 ago 2021 16:09 | Em resposta a: #195122

Ola Antonio,

vi sua mensagem no tópico Barão / Conde de Casal cidade de Murça, onde vc fala sobre Sebastião Vilela de Murça. Ele é meu antepassado e estou em busca de informação e documentação sobre ele. Agradeço toda a ajuda!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 07:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen