Títulos e Famílias Espanholas

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Hispânia | Títulos

Títulos e Famílias Espanholas

#27305 | Jacinto Bettencourt | 25 set 2002 15:52

Caros amigos,

Alguém tem à mão um nobiliário e um anuário espanhol? Ou um contacto em espanha que permita descobrir a data de concessão de um título e quem sucedeu no mesmo?
Obrigado,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27308 | orgc | 25 set 2002 16:02 | Em resposta a: #27305

Caro Confrade Jacinto Bettencourt

Possuo o Dic. Heraldico y Nobiliario de Los Reinos de España e alguns números do Instituto Salazar y Castro que tratam de heráldica e títulos de Espanha.Se achar que lhe posso ser útil,disponha com todo o à vontade que lhe enviarei o que souber.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27309 | Jacinto Bettencourt | 25 set 2002 16:21 | Em resposta a: #27308

Caro Rafael Carvalho,

Por acaso no Dic. Heraldico y Nobiliario não encontra referência ao Marquês de Vilanos (ou Villanos), D. Juan Oca y Velasco ou algum dos seus descendentes/parentes?
Nos anuários actuais não existe qualquer referência.
Muito obrigado,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27312 | aeiou2 | 25 set 2002 16:44 | Em resposta a: #27308

Caro Rafael Carvalho
Desculpe a insistência,mas chegou a ver no seu Dic.H.y N.de los Reinos de Espanã se havia alguma coisa dos duques de Vitória (Zumalacarregui)?Desde já agradeço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27313 | orgc | 25 set 2002 16:58 | Em resposta a: #27312

Cara Maria
Não é insistência,quando pedimos informação a quem gosta de fazê-lo e gosta destes assuntos,o que pode acontecer é não saber responder,mas vou,ainda hoje,tentar ver se encontro alguma coisa.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27314 | orgc | 25 set 2002 17:02 | Em resposta a: #27309

Caro Jacinto Bettencourt

Vou tentar ainda hoje dizer alguma coisa.Peço-lhe desde já desculpa,se não encontrar o que lhe interessa.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27326 | LCM | 25 set 2002 19:43 | Em resposta a: #27309

Meu Caro Jacinto,

Não encontro qualquer referência a este título nos dois livros espanhois que tenho.
"Diccionario Heraldico y Nobiliario2, 1994
"Elenco de Grandezas y Titulos Nobiliarios Españoles". 1999

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27328 | magalp | 25 set 2002 20:00 | Em resposta a: #27313

Caríssimos

Buscando por esta via, no congénere espanhol, a origem do apelido Llansol, encontrei por acaso muitíssima e completa informação sobre a Nobiliarquia Espanhola. Creio q. ali cheguei "pela mão" do Luís Pinto Gonçalves, mas já não me lembro agora como lá chegar...
Vou fazer tentativas no site do Ministério da Justicia e se encontrar alguma coisa logo direi.
M.M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27331 | orgc | 25 set 2002 21:15 | Em resposta a: #27312

Boa noite
Aqui estou com o que encontrei sobre -Zumalacárregui.Vasco.Del concejo de Ichaso,partido judicial de Azpeitia(Guipúzcoa),asi como del lugar de Saracho,en la tierra de Ayala(Álava)-Armas:escudo mantelado:i.º e 2.º,en campo de azur,un águila volante de oro,y el mantel,de plata,con un lobo andante de sable.Otros traen:en campo de azur,uma luna tornada de plata.
D.Tomás de Zumalacárregui,Duque de la Victoria,(Victoria De Las Amezcoas,concedido por el Pretendiente D.Carlos V el 24 de mayo de 1836,com a denominacion de Duque De La Victoria).O General D.Francisco Franco Bahamonde reconheceu-o com a nova denominação a 20 de Junho de 1954 a D.José Manuel de Oraa y Mendia com Grandeza de Espanha.Em 9 de Junho de 1971 se expediu carta de sucessão a favor de D.José Manuel de Oraa y Sanz,casado com D.Leonor Moyua y Maiz.
Vou ver se encontro mais qualquer coisa,mas esta noite não terei condições para tal,do que peço desculpa.D.TOmás era Capitão General do exército carlista
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27332 | orgc | 25 set 2002 21:18 | Em resposta a: #27331

Cara Maria
Desculpe,mas o meu espírito esta noite anda um pouco apreensivo,por isso irei rever de novo a informação,mas creio que não vai confusa.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27333 | orgc | 25 set 2002 21:25 | Em resposta a: #27309

Encontro um conde de Vilana,mas concedido a D.Fernando Casani y Diez de Mendoza por D.Alfonso XII el 26 de AbRIl de 1879 e a 2 nov. de 1951 carta de sucessão a favor da Condesa de Maceda Grande de Espanha.Se tiver interesse dar-lhe-ei informação dos condes de Maceda,mas hoje terei de ficar por aqui,desculpe-me.
Ao dispor
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27338 | orgc | 25 set 2002 23:19 | Em resposta a: #27328

Caro M.M.Magalhães

Quando for possivel gostaria que me informasse como aceder ao Forum espanhol congénere do nosso.
Desde já os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27349 | Jacinto Bettencourt | 26 set 2002 08:36 | Em resposta a: #27326

Caro Lourenço,

Obrigado. Também não encontrei nas que vi até hoje.
Por acaso não conheces ninguém em Madrid a quem eu possa pedir para ver isto?
Um abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27357 | JCouceiro | 26 set 2002 11:22 | Em resposta a: #27326

caro Lourenço,

O 2º conde de Carvalhal, António Leandro da Câmara do carvalhal E.A. Sá Machado, casou a 06.04.1854 com D. Matilde Montufar Infante(n. 03.09.1832) filha dos Marqueses de Selva Alegre, em Espanha.
Consegue saber alguma coisa sobre estes Marqueses ?

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27362 | orgc | 26 set 2002 12:05 | Em resposta a: #27357

Caro Senhor J.Couceiro

Espero que não leve a mal intrometer-me,mas informo que o título de Marquês de Selva Alegre foi concedido no Equador por Fernando VI a 13 de Julho de 1747 a D.Juan Pio de Montúfar y Frasso,Cavaleiro de Santiago da Real Audiência de Quito.Em 23 de Julho de 1971 foi passada carta de sucessão a favor de D.Alfonso de Bullón de Mendoza,casado com D.Ángela Gómez de Valugena y Garcia-Roda.
Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27364 | orgc | 26 set 2002 12:12 | Em resposta a: #27362

rectifico....,"Caballero de Santiago y Capitán General y Presidente de la Real Audiencia de Quito."
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27366 | RCRCA | 26 set 2002 12:19 | Em resposta a: #27308

Caro Rafael Carvalho,

Venho novamente recorrer à sua colaboração. Caso possa, gostaria de confirmar se, nas obras que refere, encontra alguma referência de José Cabeza de Vaca Uberte, filho de Pedro Cabeza de Vaca (...) e Josefa Uberte (...), bem como à última família mencionada (Uberte - Tauste, Zaragoza).
Melhores cumprimentos (e agradecimentos antecipados)
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27369 | Mendia | 26 set 2002 12:28 | Em resposta a: #27362

Caro Rafael Carvalho,

Por acaso não tem uma descendência mais detalhada dos Marqueses de Selva Alegre? Eu descendo desta família espanhola através do já referido Conde de Carvalhal e da sua mulher D. Matilde de Montufar Infante, filha dos marqueses de Selva Alegre D. Joaquin de Montufar e de D. Maria Infante.
Agradeço a sua ajuda.
Cumprimentos,

Francisco de Mendia

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27374 | orgc | 26 set 2002 12:58 | Em resposta a: #27369

Caro Francisco Mendia

Vou ver se encontro mais alguma coisa e bem assim para os outros Confrades.É natural que nos Boletins du Cercle D'Etudes des Dynasties Royales Européennes-Le Royaume D'Espagne, respigue alguma coisa e se tiver oportunidade hoje,ou amanhã,direi sobre isto.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27396 | orgc | 26 set 2002 17:06 | Em resposta a: #27366

Cara Rita

Não encontrei nada sobre as pessoas que refere,apenas sobre a origem do apelido-Cabeza de Vaca,que prov.conhecerá.

Cabeza de Vaca-andaluz-descendiente de un ganadero llamado Martin Alhaja,que,en cierta ocasión,mostró a las tropas de D.Alfonso VIII,que se hallaban sitiadas por los moros,un camino al principio del cual estaba la cabeza de una vaca devorada por los lobos,por el que podían salir de la apurada situación en que se hallaban.Hiciéronlo así las tropas cristianas,y rehaciéndose,lograran contra los moros la memorable victoria de Las Navas de Tolosa-16 de Julio de 1212-Armas-Escudo jaquelado de oro y gules,bordadura de azur,con seis cabezas de vaca al natural.
Tauste ou Thauste aparece como apelido aragonés-en campo de oro,tres bandas de azur.
(Dic.Her.y Nob.-de Fernando Gonzalez-Doria).
Oxalá que o pouco que envio sirva de alguma coisa.
Os meus cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27398 | RCRCA | 26 set 2002 17:21 | Em resposta a: #27396

Caro Rafael

O meu muito obrigada.
Já conhecia de facto a origem do apelido, mas fiquei confusa: O Dicionário Heráldico e Nobiliario não é de Garcia-Garrafa? Fico na dúvida se teve co-autoria ou se o que refere é outro.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27401 | orgc | 26 set 2002 17:35 | Em resposta a: #27398

Rita
É o Diccionario Heraldico y Nobiliario de Los Reinos de España de Fernando Gonzalez-Doria-Ed-Bitacora-1987-Madrid.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27402 | RCRCA | 26 set 2002 17:38 | Em resposta a: #27401

Rafael
Muito obrigada, mais uma vez. Não tinha conhecimento da existência desse Dicionário.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27406 | orgc | 26 set 2002 18:10 | Em resposta a: #27331

Cara Maria

Acrescento à mensagem de ontem que houve o Duque de la Victoria concedido con Grandeza de España por D.Isabel II el 1 de junio de 1839 al Capitán General D.Baldomero Fernández Espartero,Presidente del Consejo de Ministros y Caballero del Toisón de Oro.En 14 de Febrero de 1973 se expedió carta de sucesión a favor de D.Pablo Montesino-Espartero y Juliá,casado con D.mARIA DEL Carmen Velasco Martin de Rosales,siendo Duquesa viuda D,Maria del Carmen Juliá y Bacardí.Mas este Duque não aparece como-Zumalacárregui,cujo apelido aparece no Duque de Victoria de las Amezcoas cuja informação enviei ontem.
Se quiser mais algumas informações que eu saiba fico muito satisfeito em lhas enviar.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27408 | orgc | 26 set 2002 18:17 | Em resposta a: #27369

Caro Francisco Mendia

É pouca coisa que envio,mas apenas repetir o que prov.saberá que o apelido-Montúfar é castelhano de Tamajón(Guadalajara),lamento não saber mais sobre o assunto.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27410 | orgc | 26 set 2002 18:29 | Em resposta a: #27309

Caro Jacinto Bettencourt

Envio-lhe essa pequena informação retirada do Boletim -Les Manuscrits du C.E.D.R.E.-Le Royaume D'ESPAGNE-vol.1-pág.56.Vai como curiosidade,mas se lhe for útil ainda melhor.

Alvar Diaz de Oca dec.1111 foi c/c D.Teresa Ordonez,bisneta do Infante D.Ordoño Ramirez de Leon fal. 1020. e que foi c/c a Infanta Cristina de Leon,filha de Bermudo II Roi de Leon et de Velasquita Ramirez.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27412 | aeiou2 | 26 set 2002 19:52 | Em resposta a: #27406

Caro Rafael Carvalho
Muito obrigada,pelas informações.Como o título passou a outros,será difícil saber mais dos antigos titulares.De qualquer forma o meu muito obrigada e sempre ao dispor.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27413 | _fRoEs_ | 26 set 2002 19:58 | Em resposta a: #27402

Caros senhores,

Gostaria de saber se em alguma das obras aqui referidas vem alguma referência aos títulos carlistas de Conde de Arbelaiz e de oria concedidos a Don Tirso de Olazábal y Lardizábal.

Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27414 | magalp | 26 set 2002 19:59 | Em resposta a: #27338

Caro Rafael Carvalho

Tenho feito várias tentativas para encontrar esse site de "nuestros hermanos" que nos interessa. Apesar de cedo madrugar, a sorte não me ajuda...
Por isso pedi já por e-mail a dois bons amigos que me auxiliassem neste assunto. Espero ter pronta resposta q. transmitirei para o seu e-mail - assim o descubra também...
Muitos cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27420 | orgc | 26 set 2002 21:06 | Em resposta a: #27413

Caro Luís Froes

Conde de Arbelaiz-concedido por el Pretendiente D.Carlos VII,em 2 de Outubro de 1874,a D.Tirso de Olazábal.Reconecido como Título del Reino por el General D.Francisco Franco Bahamonde en 16 de Abril de 1964,se expidió carta de sucesión en 3 de octubre a favor de D.Tirso de Olazábal y Mendoza,casado com D.Isabel de Albuquerque.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27422 | rita18 | 26 set 2002 21:11 | Em resposta a: #27312

Exma. Senhora

O apelido que refere figura, no Índice Onomástico de Hildaguias, tomo 1, de Joaquin Polo, Ed. Hispagen, como figurando no Arquivo da Casa de Juntas de Guernica, sob a forma de apelido coindente com casa solar e no Padron Histórico de Guipuzcoa, de Juan Carlos de Guerra, San Sebastian.
Espero que esta informação lhe possa ser útil, com os melhores cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27423 | rita18 | 26 set 2002 21:15 | Em resposta a: #27422

errata:
onde se lê - O apelido que refere figura, no Índice Onomástico de Hildaguias, como figurando no... - leia-se - O apelido que refere figura no Índice Onomástico de Hildaguias como constando do...
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27424 | orgc | 26 set 2002 21:19 | Em resposta a: #27420

Adit.ºArbeláez o Arbelaiz-Vasco-de las cercanias de Irún(Guipúscoa),de onde pasó a Motrico(Guipúzcoa)y a Colombia-Armas:en campo de plata,un losange de gules,cargado de un castillo de plata sobre ondas de agua,de azur y plata;en cada cantón del jefe un águila de sable,y en cada cantón de la punta un lobo,también de sable.Otros traen:en campo de azur,un losange de plata,cargado de un castillo de gules sobre ondas de agua,de azur y plata en cada cantón del jefe,un águila de sable y en cada cantón de la punta,un león rampante,de oro.
Sempre que existe heráldica correspondente gosto de fazer referência e descrevê-la caso a obra consultada seja de difícil acesso.
Se precisar de mais informações diga,porque gosto de colaborar dentro das minhas limitações e quando preciso não receio incomodar e mal de mim se não tivesse amigos e confrades que me têm ajudado tanto.
Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27430 | _fRoEs_ | 26 set 2002 22:21 | Em resposta a: #27424

Caríssimo Rafael,

Muito obrigado pelas informações.
Nada vem sobre a ascendência do Conde de Arbelaiz?

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27434 | JCouceiro | 26 set 2002 22:47 | Em resposta a: #27362

Caro Senhor Rafael Carvalho:

Muito lhe agradeço a sua informação, e fico atento à sua resposta para o Francisco Mendia, pois o meu interesse é o mesmo do que o dele.
Com os meus melhores cumprimentos,

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27459 | Mendia | 27 set 2002 11:42 | Em resposta a: #27408

Caro Rafael Carvalho,

Obrigado pela sua ajuda.

Com os meus cumprimentos

Francisco de Mendia

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27460 | Mendia | 27 set 2002 12:01 | Em resposta a: #27434

Caro José Couceiro da Costa,

Volto a insistir nos Selva Alegre. Por acaso não tem mais nada para além do que se disse sobre esta família?

Segundo já sabia e está também no Genea, D. Matilde tinha mais uma irmã que casou em Portugal, D. Rosa Montufar Infante com Joaquim António Velez Barreiro, Visconde de Nossa Senhora da Luz. Tiveram um filho: Eduardo Montufar Barreiros, que casou e não teve filhos, de quem vem uma nota curiosa aqui no Genea: "Par do Reino por sucessão. Não se quis encartar nos títulos de visconde e barão de Nossa Senhora da Luz (por parte do seu pai) e nos de marquês de Selva Alegre, marquês de Bedmar, conde de Miraflor e barão del Tacone (por parte da mãe), mas apenas no Pariato. Considerava de mau gosto o uso dos títulos no virar de século. Foi diplomata, exercendo as funções de secretário Geral do ministério dos Negócios Estrangeiros até ao advento da República".

Só vi isto recentemente, mas pelos vistos, a casa dos Marqueses de Selva Alegre tinha mais uma série de títulos e representações. Por acaso gostava de saber onde o genea obteve esta informação, porque pode haver mais elementos.

Cumprimentos

Francisco Mendia

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27477 | orgc | 27 set 2002 15:07 | Em resposta a: #27460

Caro Francisco Mendia

É sempre aborrecido e pode ser de mau gosto darmos uma informação já conhecida do interessado,ou interferirmos numa mensagem que não nos é dirigida;contudo,a intenção de contribuir para a informação pedida leva-me a enviá-la:
Marqués de Bedmar -concedido por Filipe III el 15 de Junio de 1614 a D.Alonso de la Cueva y Benavides,Comendador de Alcántara y Cardenal de Santa Iglesia Romana.Felipe V el 13 de Enero de 1706 le concedió la Grandeza de España.En 8 DE junio de 1951 se expedió carta de sucesión a favor de D.Alonso de Heredia y del Rivero,ya falecido,casado com .Isabel Albornoz y Martel.

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27479 | orgc | 27 set 2002 15:08 | Em resposta a: #27477

Esqueci-me de assinar-Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27482 | Mendia | 27 set 2002 15:15 | Em resposta a: #27477

Caro Rafael Carvalho,

Mais uma vez lhe agradeço imenso a sua ajuda. A informação que me deu, desconhecia por completo. Para dizer a verdade, até ao inicio deste Tópico só sabia unicamente que estes meus avós eram Marqueses de Selva Alegre e pouco mais. Como sabia da ligação com o Visconde da Luz, descobri no genea o resto.

Este titulo até sempre foi alvo de piadas na minha familia por causa do seu nome curioso.

Cumprimentos,

Francisco de Mendia

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27525 | artur41 | 27 set 2002 19:57 | Em resposta a: #27430

Caros colegas


Podem-me dizer qual era a ascendência de D. Jaime de Milan y Borja, 1º conde de Albaida?
Este meu antepassado veio a se casar com Leonor de Aragon.


Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27526 | artur41 | 27 set 2002 19:59 | Em resposta a: #27525

[Errata]


Albayda- e não "Albaida"

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27537 | orgc | 28 set 2002 02:20 | Em resposta a: #27526

Caro Artur Camisão Soares

"Encontrei um Marqués de Albayda concedido por Felipe III,en 8 de Febrero de 1605,sobre un Condado de igual denominação de 1478 a D.Cristóbal Milán de Aragón y Coloma.Carlos III Concedeu a Grandeza de Espanha em 1771.E a 24 de Setembro de 1975 foi expedida carta de sucessão a favor de D.Antonio Pérez de Herrasti y Narváez.
Há também um Conde de Albay,como julgo não ser de interesse e é já muito tarde fico por aqui.
Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27544 | artur41 | 28 set 2002 13:21 | Em resposta a: #27537

Caro Rafael


Obrigado pela informação, de qualquer das formas.

Um óptimo fim de semana!


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27565 | JCouceiro | 29 set 2002 00:51 | Em resposta a: #27460

Caro Francisco Mendia,

Como compreendeu o meu interesse é saber a ascendência dos pais da D. Matilde - antepassada dos Resendes. Depois do que foi aqui apresentado muito gostaria de fazer a ligação até ao primeiro agraciado com o título de Mq. da Selva Alegre.
O que refere do Genea, para lhe dizer verdade, nunca o tinha lido e tb gostaria de saber qual a origem dessa informação.

Cumprimentos,
José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27686 | Mendia | 30 set 2002 17:00 | Em resposta a: #27565

Caro José,

Disseram-me que é casado com uma das filhas do tio Zé Maria. O nosso interesse nesta familia é o mesmo, através dos Rezendes.

Vou tentar saber mais qualquer coisa através de alguns amigos espanhois. Caso queira, o meu contacto é francisco.mendia#hotmail.com.

Até breve,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27788 | RCRCA | 01 out 2002 17:17 | Em resposta a: #27413

Caro Luis Froes

As minhas desculpas pela demora na resposta. No nobiliário de que disponho (para grande pena minha não tenho o dos irmãos Garcia-Garrafa), não encontrei referência às pessoas de que fala. No entanto posso avançar que no Arquivo da Casa de Juntas de Guernica existem Expedientes de Fidalguia para os apelidos Olazabol (várias) e Lardizabal (apenas encontrei uma), mas não de ninguém com os dois apelidos. Se desejar posso indicar o nome completo e a naturalidade das pessoas que lá constam.
Cumprimentos
RitaCR

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27832 | _fRoEs_ | 01 out 2002 21:18 | Em resposta a: #27788

Caríssima Rita,

Se não se importar, gostaria que o fizesse.

Muito obrigado.
Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27896 | RCRCA | 02 out 2002 13:09 | Em resposta a: #27832

Caro Luis Froes

Aquí vão as informações que lhe prometi. Como pode ver pelos nomes, datas e naturalidades, são processos muito provavelmente relacionados com várias gerações dos mesmos ramos familiares. Chamo também a atenção para que podem haver algumas alterações na grafia dos sobrenomes e localidades (existentes já na fonte a que recorri).

Fuente: Catálogo de genealogías. - Florencio Amador Carrandi / José María Ruiz Salas (Pr.) / Archivo General de la Casa de Juntas de Guernica. - [s.n.],[s.l.] (Bilbao: Gráficas Ellacuría), 1958.


(sem data)
Expediente de Hidalguía de Manuel Antonio de Bengoechea Machierra Olazábal Tellechea, y sus hermanos. Natural de San Sebastián. Residente en Nueva España. Contiene noticia de los solares de Bengoechea en Cizúrquil

Fuente: Catálogo de genealogías. - Florencio Amador Carrandi / José María Ruiz Salas (Pr.) / Archivo General de la Casa de Juntas de Guernica. - [s.n.],[s.l.] (Bilbao: Gráficas Ellacuría), 1958.

1747/10/17 -1747/10/17 - Expediente de Hidalguía de Alejandro de Mendia Elorduy Olazábal Urraondo. Natural de Axpe. Residente en Briviesca (Burgos). Contiene noticia de los solares de Mendia en Arrazola y Elorduy, Olazábal y Urraondo en Axpe

1748/03/30 -1748/03/30 - Expediente de Hidalguía de Francisco de Ibargaray Olazábal Leceaga Olazábal. Natural de Arrazola. Residente en Oña. Contiene noticia de los solares de Ibargaray y Leceaga en Arrazola y Olazábal en Axpe

1754/07/30 -1754/07/30 - Expediente de Hidalguía de Antonio de Irarramemdi Olazábal Zulaica Cialceta, y sus hermanos. Natural de Aya. Residente en Munguía. Contiene noticia de los solares de Irarramemdi, Olazábal, Zulaica y Cialceta en Aya

1755/02/27 -1755/02/27 - Expediente de Hidalguía de José Agustín de Urrutia Sarasti Olazábal Arrieta. Natural de Irún. Residente en Lequeitio. Contiene noticia de los solares de Urrutia en Alquiza, Olazábal y Arrieta en la Universidad de Irún y Sarasti en Oyrazun

1767/01/08 -1767/01/08 - Expediente de Hidalguía de Francisco José de Aldasolo Olazábal Salaina Gorostizaga. Natural de Bilbao. Contiene noticia de los solares de Aldasolo en Eibar y Olazábal Gorostizábal en Marquina

1772/12/19 -1772/12/19 - Expediente de Hidalguía de Simón de Mendiola Garay Olazábal Mendieta Olave. Natural de Abadiano. Residente en Grañón (La Rioja). Contiene noticia de los solares de Garay, Ormaechea y Aguirre en Abadiano y Olazábal en Axpe

1779/07/20 -1779/07/20 - Expediente de Hidalguía de Jacobo de Bengoechea Olazábal Garciarena Mendigaray Mutio. Natural de Aduna. Residente en Caracas (Venezuela). Contiene noticia de los solares de Bengoechea en Cizúrquil

1787/11/17 -1787/11/17 - Expediente de Hidalguía de Juan Antonio Vicente de Bengoechea Jáuregui Olazábal Celayandía. Natural de San Sebastián. Residente en Caracas (Venezuela). Contiene noticia de los solares de Bengoechea en Cizúrquil

1796/02/24 -1796/02/24 - Expediente de Hidalguía de Juan de Zulueta Arberas Loizaga Olazábal. Natural de Gujula, Urcabustaiz. Residente en Orduña

1799/03/30 -1799/03/30 - Expediente de Hidalguía de Manuel de Gárate Arabiourruti Gazaga Olazábal. Natural de Elorrio. Contiene noticia de los solares de Bedoña en Elorrio

1826/04/12 -1826/04/12 - Expediente de Hidalguía de Juan Ignacio de Olazábal Oruezabala Laraca Abrisqueta. Natural de Beizama. Residente en Valle de Carranza. Contiene noticia de los solares de Olazábal en Alza

1830/03/15 -1830/03/15 - Expediente de Hidalguía de Juan Antonio de Olaran Lardizábal Igoaran Garagarza. Natural de Idiazábal. Residente en Lemóniz

De referir que existem ainda referências ao sobrenome Olazabol nos seguintes Arquivos e Obras:

Real Chancelaria de Valadolid
Real Chancelaria de Granada
Arquivo Geral de Navarra
Arquivo Geral de Guipúzcoa

E nas obras:

Nobleza Vizcaína, de D. Alfredo Basanta de la Riva
Nobleza Alaveza, do mesmo autor
Ensayo de un Padrón Histórico de Guipuzcoa, de Juan Carlos de Guerra ( o sobrenome Lardizabal encontra-se também referido nesta obra).

Para não sobrecarregar este fórum, se desejar mais informações (quanto ao modo de aceder às obras e arquivos em questão), peça ao Genea o meu endereço electrónico.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27906 | gonçalo calheiros | 02 out 2002 15:16 | Em resposta a: #27526

Caro Artur:
Segundo Luis de Bivar-Weinholtz de Azevedo,em "MANOEL DE PORTUGAL"
1-D.JAIME DE MILAN Y BÓRGIA,sr Baronia de Albayda,bastardo
2-D.Luis Juan de Milan y Bórgia,Cardeal-Presbítero de Santi Quattro Coronati(Set 1456)+1507
3-N
4-D.Pedro de Milan y Bórgia-V barão de Masalavés
5-Cubella Adriana
8-D.Juan II de Milan-IV Barão de Masalavés
9-Catalina de Bórgia (irmã de Calisto III)
16-D.Juan I de Milan,III Barão de Masalavés
17-D.Giralbona de Centellas
18-Juan Domingo de Bórgia
19-Francisca Marti
32-D.Pedro de Milan,II barão de Masalavés
33-D.N..Milan,sua prima
64-D.Ramon de Milan,I Barão de Masalavés(1243),
66-D.Hugo de Milan,seu irmão,distinguiram-se na conquista de Játiva,descendentes de Jofré de Milan,irmão do Conde de Milan,em França

Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27907 | orgc | 02 out 2002 15:21 | Em resposta a: #27896

Cara Rita
Ao ler esta sua mensagem dirigida a Luís Froes, se não julgar impertinência da minha parte fazer este pedido,gostaria também muito de conhecer o modo de aceder às obras e arquivos que refere,e outros que lhe indicaria.
Os meus agradecimentos
rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27908 | RCRCA | 02 out 2002 15:36 | Em resposta a: #27907

Caro Rafael
Disponha (poderei é levar algum tempo a responder). Peça o meu endereço electrónico ao Genea ou faculte aqui o seu. Por outro lado se os responsáveis do Genea considerarem que tem interesse fazê-lo aqui, assim o farei.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27909 | artur41 | 02 out 2002 15:37 | Em resposta a: #27906

Caro Gonçalo


Os meus mais profundos agradecimentos pelo seu esclarecimento. Andava "encalhado"!
Vou adquirir a obra que citou: em boa verdade já o deveria ter feito.


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27912 | gonçalo calheiros | 02 out 2002 16:01 | Em resposta a: #27909

De nada
Tinha o livro á mão.Disponha
Cumprimentos
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27913 | orgc | 02 out 2002 16:16 | Em resposta a: #27908

Deixo-lhe o meu endereço:
bdodegusmao@mail.telepac.pt
E desde já os meus agradecimentos
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27917 | aeiou2 | 02 out 2002 16:42 | Em resposta a: #27913

Cara Rita
Vou aproveitar a boleia .O meu endereço
mjoomarrobanetcabo.pt
Desde já agradeço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27926 | _fRoEs_ | 02 out 2002 20:15 | Em resposta a: #27896

Caríssima Rita,

Antes de mais, quero agradecer-lhe pelas informações que me deu.
Em segundo lugar, gostaria de saber se existe apenas uma família de nome Lardizábal ou mais que uma e como aceder às obras que refere.

Aqui vai o meu e-mail:

far0linh0_away@hotmail.com

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#27958 | Saborra | 03 out 2002 11:45 | Em resposta a: #27460

Caro francisco,

Posso informar que essas informações figuram no Livro da autoria de António de Faria (Marquês de Faria) intitulado "Genealogia da familia Barreiros". Tenho esse livro pelo que te posso mostrar, no entanto adianto já que não me parece que haja qualquer outra informação sobre a ascendência da casa dos Marqueses de Selva Alegre.

Um abraço

Miguel Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#28140 | orgc | 06 out 2002 01:09 | Em resposta a: #27482

Caro Francisco de Mendia
Agradeço-lhe o seu mail,mas apaguei sem querer o seu endereço electrónico,mas desejo pedir-lhe uma informação,que foge ao âmbito deste tópico.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#29877 | JCouceiro | 02 nov 2002 11:57 | Em resposta a: #27686

Francisco,

Obrigado e fico à espera de mais notícias espanholas.

Até breve e um abraco

Zé Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#29988 | Jacinto Bettencourt | 05 nov 2002 09:55 | Em resposta a: #27410

Caro Rafael Carvalho,

Só vi agora a sua mensagem, que muito agradeço.
Desconhecia esse Oca.
Um abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#29996 | Mendia | 05 nov 2002 10:54 | Em resposta a: #27896

Cara Rita,

Pela sua mensagem vi que tem pesquisado no País Basco, nomeadamente em Guipuzcoa. Se não se importasse, gostava de trocar algumas informações consigo. O meu email é franciscomendia@hotmail.com.

Cumprimentos

Francisco de Mendia

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#30028 | jpcmt | 05 nov 2002 17:52 | Em resposta a: #27305

Caros Confrades,
Uma "dica": Se procurarem, aqui no SAPO, "Sangre de Los Godos" - com as aspas - (aparece no topo da lista) , talvez encontrem algumas respostas. É uma página com outros links interessantes, nomeadamente o site "Philippides"
cpmtos,
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#30046 | _fRoEs_ | 05 nov 2002 20:41 | Em resposta a: #29996

Caríssima Rita,

Assim como o Exmo. Sr. Francisco de Mendia, gostava também-e perdoe-se me o atrevimento-de trocar algumas informações consigo. O meu e-mail é o seguinte:

luis_froes@hotmail.com

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

PS- Peço-lhe que envie um e-mail para a minha caixa de entrada de forma a que seja possível correspondermo-nos.

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#30139 | RCRCA | 07 nov 2002 10:05 | Em resposta a: #30046

Caro Luis

Estou em falta consigo. As minhas desculpas.
Uma sobrecarga profissional tem-me afastado deste fórum. Não estou esquecida do que lhe prometi. Assim que puder, entrarei em contacto (igualmente para o Francisco Mendia).
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#30234 | Fonseca74 | 08 nov 2002 14:29 | Em resposta a: #30028

Na questão dos titulos, poderiam seclarecer duas dúvidas; são elas:
nos titulos temos:
-Senhor de...
-Baronete
-Barão
-visconde
-conde
-Duque
-Arquiduque
-Grão duque,etc;alguém pderia ordenalos hierárquicamente?
Outra dúvida é, disseram-me que na susseção ao trono os que tiverem o titulo de visconde e dai para baixo não pdem ser candidadatos ao trono,é verdade?

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#39452 | JCA | 08 abr 2003 18:28 | Em resposta a: #30139

Cara Rita
Agradecia que, caso lhe seja possível, me informasse se nas obras a que tem acesso consta o apelido de "Requejo" e "Vázquez", famílias galegas muito antigas, que estudo e ás quais tenho ligações familiares.
Agradeço a sua atenção,

José Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#40097 | rcr1 | 17 abr 2003 16:53 | Em resposta a: #39452

Caro José

Encontra referências (mas não tenho acesso aos outros nomes e apelidos) a Vazquez na Real Chacilleria de Valladolid (que cobre os territórios acima do Tejo) e na Real Chancilleria de Granada (que cobre os territórios abaixo do Tejo). Não encontro qualquer referência ao apelido Requejo.
Com os melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#41544 | emmanuelselva | 13 mai 2003 13:51 | Em resposta a: #27357

Senor Couceiro,

Los marqueses de Selva Alegre eran de la familia Montufar. El primer Marques fue nombrado presidente de la audiencia de Quito. Era natural de Madrid. Usted puede encontrar parte de la genealogia de los Montufar en la Enciclopedia Heráldica Hispano-Americana de Alberto y Arturo García Carraffa.
Saludos,
Emmanuel Selva

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#43993 | jflfl | 27 jun 2003 00:07 | Em resposta a: #39452

Caro José Correia Alves
Também ando a pesquisar "Vázquez" que penso teram origem em espanha, concretamente na V. (Villa ?) de Cartelejo (?).
Procuro em concreto os ascendentes de Bartholomeu Vasquez que c.c. Maria Francisca Vasquez.
Muito agradeço qualquer informação que possa ter.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#117193 | Crislara | 23 abr 2006 19:47 | Em resposta a: #27308

Rafael gostaria de saber como posso adquirir um dic. heraldico como o que vc. tem, pois estou a procura do brasão e da história da família de minha mãe, meus avós vieram da Espanha e nunca se naturalizaram, são das famílias Fuentes e Mattute, minhas bisavós tanto por avô como por avó são da famália Assofra, sendo que o costume deles eram de se casar entre primos-irmãos ou primos de primeiro grau.

Cumprimentos
Maria Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#117204 | rafael | 23 abr 2006 22:30 | Em resposta a: #117193

Maria Cristina

É possível que amanhã dizer-lhe alguma coisa sobre este assunto.O costume de se casarem entre primos-irmãos e até tios/as com sobrinhas/os (consanguíneos) existiu em muitas famílias portuguesas, quando não tinham pretendentes do mesmo estatuto social "à mão" e tb. para conservarem o nome e riqueza da família. Tenho casos desses na família.

Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#117213 | Crislara | 24 abr 2006 01:22 | Em resposta a: #117204

Concordo com vc., pois minha bisavó por parte de avó era viúva seis vezes de primo-irmãos, só para não perder sua riqueza, ainda mais em Nájera, vilarejo da Província de La Rioja, na Espanha. Minha avó dizia que como seus ancentrais eram ciganos, vikings, o costume sempre foi esse. Só minha mãe se casou fora desses costume, pois minha tia, casou-se com primo-irmão.

Se puder me ajudar, agradeço desde já.

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#117355 | rafael | 25 abr 2006 18:49 | Em resposta a: #117193

Cara Maria Cristina

Para adquirir Dic.os Heráldicos como os que possuo posso indicar-lhe a Liv. Férin , de Lisboa e outras, e tb.a "Pórtico" - de Zaragoza, onde fui cliente e adquiri muitas obras .
Através da livraria Guarda-Mor, a que pode aceder na Home do Fórum,poderá adquirir obras imprescindíveis.
Geralmente quando se pede informação a alguém espera-se que seja o/a próprio/a a responder; mas não deve ser assim;eu, com o "perigo" de parecer intrometido, etc. quando posso ajudar ou preciso de saber não me inibo de vir ao Fórum e entrar no Tópico resp.º.Digo isto porque há muitos confrades habilitados que tb. a podem ajudar.
Antes de entrar no assunto das famílias que refere , apraz-me dizer-lhe que aprecio muito La Rioja, não só pela paisagem, boa comida e boa bebida,mas os monumentos,a heráldica dos seus solares. Estou a lembrar-me do Monasterio de Santa Maria la Real de Nájera :do claustro,da tribuna e cruzeiro e claro da heráldica, integrada ou ´~ao nos sepulcros de pessoas muito notáveis.Bem, mas tenho de ficar por aqui e começarei pela família :
FUENTES-que para muitos genealogistas será FUENTE. existem armas diferentes dos de Castilla y Andalucia e os de Aragón. Os primeiros usam:em campo de azul, cinco flores de liz de ouro postas em sautor, bordadura de prata com oito caldeiras de preto.Os de Aragão trazem : em campo verde, una fonte de prata,cozida de verde,com nove caldeiras de ouro,outros trazem : de vermelho,uma fonte de prata com con duas taças de agua azul e prata e dois leões rompantes de ouro que a seguram,apoiando as mãos na primeira taza e as patas en la segunda.
MATUTE-apelido Riojano DE LA VILLA DESTE NOME , PARTIDO JUDICIAL DE NÁJERA ( LOGRONO).Armas:escudo cuartelado: 1.º e 4.º en CAMPO DE GULES , UN CASTILLO DE ORO,SUMADO DE UM PINO DE SINOPLE, FRUTADO DE GULES, DE UNA DE LAS VENTANAS DEL CASTILLO SALE UN BRAZO ENCAMISADO CON UNA ESPADA EN LA MANO y 2.º y 3.º en campo de sinople un grifo de medio cuerpo arriba esmaltado de plata y gules y de medio cuerpo abajo de oro assi como las alas ,las garras de sinople y las uñas de oro. Será desta família, penso eu.
ASSOFRA-só pesquisando na Internet.
Sobre FUENTES há outros brasões de famílias deste apelido tais como: os de Burgos, radicados em MEndoza: de ouro um javali de negro e um homem a lanceá-lo.Outros de Huesca,com armas diferentes, uns de Vitoria que foram para Cuba,etc.
Há muitos apelidos iguais,como sabe, cujas famílias não são consanguíneas.A tradição familiar conta muito, que depois uma pesquisa devidamente documentada virá confirmar.
Os meus melhores cumprimentos
Rafael Carvalho
octaviocarvalho@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#117439 | Crislara | 26 abr 2006 20:43 | Em resposta a: #117355

Muito obrigada pelas informações, quanto aos dicionários, tem um pequeno probleminha. Eu sou do Brasil, mais precisamente Botucatu, Estado de São Paulo.
Entrarei em contato com vc. novamente, em breve

Cristina
26/04/2006

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#118179 | Crislara | 07 mai 2006 19:52 | Em resposta a: #117355

Olá Rafael
Onde vc. está?
Não mandou mais nenhuma mensagem para mim?
Estou de volta, parei de entrar no site, devido a alguns probleminhas, mas já estou de volta
Um abraço
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#119893 | aniset | 02 jun 2006 03:17 | Em resposta a: #27357

caro confrade:

Sabe-me dizer a origem desse infante, estou a estudar a familia infante originaria do Alentejo ( estremoz, elvas, olivença) sera o mesmo ramo?

muito obrigada
cumprimentos
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#119894 | aniset | 02 jun 2006 03:21 | Em resposta a: #27369

Eu tb estou curiosa porque descendo dos infantes do alentejo ( estremoz, elvas e olivença) será o mesmo infante?

cumprimentos
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#119895 | aniset | 02 jun 2006 03:29 | Em resposta a: #30234

falta na sua lista os viscondes com grandeza
M.Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#246774 | Samuel C O Castro | 30 dez 2009 12:11 | Em resposta a: #27308

Prezado Rafael Carvalho,

Dos números que possues do Inst. Salazar y Castro, caso ali constar o endereço completo daquele Instituto, peço-lhe o especial favor de me informar, pois não consegui encontrar pela NET.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Títulos e Famílias Espanholas

#263277 | Samuel C O Castro | 02 out 2010 15:46 | Em resposta a: #27308

Prezado Rafael Carvalho,

Nos documentos que tens do Instituto D. Luís de Salazar y Castro, caso ali informar o endereço completo do referido Instituto ou nome e local com endereço onde estão suas obras e puder me informar, agradeço.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 01:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen