Acerca de apelidos(ramos familiares desconhecidos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Acerca de apelidos(ramos familiares desconhecidos

#2816 | rafael mião | 17 mar 2001 10:13

Todos sabemos que apelidos iguais não correspondem às mesmas famílias e que os mesmos ramos familiares usam ,por vezes, apelidos diferentes até entre irmãos ;é o meu caso :o meu irmão usa Manuel Sousa Carvalho e eu apelidos diferentes a não ser o da varonia.Vem isto a propósito de encontrarmos ,no Forum e em documentos vários,etc.apelidos que nos soam familiarmente e que acordam certas reminiscências .
Torno a dizer que me refiro a apelidos e não a famílias,cujos ramos desencontrados,ignorados ou desconhecidos e até desentroncados florescem ,tantas vezes,por regiões afastadas da sua origem e também tomando outras formas.Alguns sobrinhos de minha mulher,por exemplo,nascidos nos Estados Unidos da América,usam-Colaço-de sua família sem a cedilha-Colaco,com o correr dos anos perderá certamente a sua origem e nada dirá da ascendência portuguesa aos estranhos.Hoje,ao ler,no Forum os apelidos -Cavaleiro e Maciel,lembrei-me de ter visto aquele apelido num proc. de Santo Ofício numa pessoa de Almodôvar-B.xo Alentejo e o edifício da C.M. desta localidade está numa casa que era de uma família-Maciel,que talvez não tenha relação nenhuma com a famílias referida no Forum;é o mais certo;não obstante acho por bem informar.O Forum tem essa missão também. Recordo que tive um tio -bisavô que teria usado os apelidos da família -Guerreiro e Goes-da freg. de Santana da Serra,que devido à sua complacência em fiar-se dos seus clientes foi à falência e desgostoso retirou-se para Lisboa(Poço do Bispo),isto em 1800 e tal,perdendo-se-lhe o rasto e,por ventura,terá casado e se houver descendência com os apelidos referidos ou outros naturalmente,e que nós desconhecemos; também um tio-avô de minha mulher de apelido Chagas,e ?... se ausentou em 18..(?)para as Caldas da Rainha s.m.n;são casos a crescentar ao que me proponho advertir.
Muitas vezes quando consulto o Forum penso que muitos julgarão ser descabido mencionar um ou outro apelido da nossa família relacionado com o tópico respectivo,uma vez que o referido é de uma região,localidade ou zona que à primeira vista se apresenta desajustado,ou ocioso, fazer-lhe referência com a nossa família;todavia,até ver,nunca se sabe...os pressupostos atrás referidos são disto uma prova,pessoas que se ausentaram,que foram viver ou se estabeleceram noutros sítios,ou paises ;outros que se "esconderam". no anonimato,ou por circunstâncias variadas desligaram-se dos seus e da sua naturalidade dando origem a novos e outros ramos familiares desconhecidos dos mais conhecidos dessa família passe "o pleonasmo".Assim,respeitando opinião diversa,e peço desculpa se alguém já aqui alvitrou isto e eu não me apercebi,acho sempre útil,quando encontrarmos um apelido ou ramo familiar que nos pareça conhecido,embora deslocado no tempo e no espaço fazermos-lhe uma referência porque ,embora não nos diga directamente respeito possa ajudar a quem procura informação e igualmente como complemento a quem tem muitos conhecimentos de genealogia e heráldica,porque é impossível saber-se tudo.
Tenho uma certa "obsessão"por alguns pormenores,em virtude da ajuda preciosa que fruto do acaso e a título fortuito foram a minha "tábua de salvação"para pesquisas até aí infrutíferas:aliàs,agora(ironia do destino)preciso muito de ajuda e colaboração,porque,agora,tenho muito vagar,mas infelizmente já não me é possível fazer deslocações aos Arquivos,etc.
Prefiro"pecar"por exaustão ou repetição do que ser omisso no que julgo poder ser elucidativo e colaborante.A bibliografia existente no Forum e as achegas a fontes documentais(fotografias,brasões(pedras de armas,ex-libris,recortes de imprensa diária,manuscritos,lendas,cartas de armas,tradições,alcunhas,datas,etc,etc.referidas em tantos tópicos são imprescindíveis para facilidade e complemento das nossas pesquisas.
Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de apelidos(ramos familiares desconhecidos

#2826 | Liane | 18 mar 2001 01:03 | Em resposta a: #2816

Prezado senhor, tenho acompanhado com interesse crescente as mensagens trocadas neste Forum. Jamais havia pensado em genealogia(sou engenheira civil), até encontrar algumas cartas trocadas entre minha mãe e um de seus tios portugueses. O senhor tem absoluta razão quanto ao que escreveu neste tópico.Além das dificuldades naturais que venho encontrando para "rastrear" meus ancestrais (moro no Rio de Janeiro, trabalho o dia inteiro e ainda tenho duas filhas pequenas), não consigo compreender os diferentes sobrenomes de meus ancestrais portugueses. Penso que não deveriam ser pessoas iletradas, pois a caligrafia e a correção no emprego da linguagem de suas cartas não enganam. Mas o estranho, realmente, são os sobrenomes! Meu bisavô era Albino Espírito Santo, a bisavó Maria Ludovina Vasconcelos, e meu avô João Alegria!!!! E seus nomes não têm relação com o local onde viviam - Souto do Penedono. É realmente curioso, e um desafio que vem me fascinando.
Agradeço a oportunidade de poder ler suas sempre inteligentes intervenções. Mesmo sabendo que provavelmente pouco poderei fazer para contribuir com seus estudos, coloco-me `a sua disposição se precisar de alguma informação aqui do Rio de Janeiro. Com cumprimentos respeitosos, Liane Alegria Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de apelidos(ramos familiares desconhecidos

#2845 | JCA | 19 mar 2001 13:44 | Em resposta a: #2826

Caro Senhor Vasco Jácome
Dos textos que tem escrito para este fórum, sobressai, sem qualquer dúvida, a grandeza do seu pensamento e a nobreza do seu carácter.
Concratulo-me cada vez que tenho oportunidade de os ler pois acabo por ter de admitir que ainda há Gente honesta e com carácter, no meio deste mundo cada vez mais disperso, sem princípios e, acima de tudo, sem colocar a intelegência pessoal, esse dom que só poucos possuem em dose suficiente para ajudar os outros a troco da sua própria satisfação, ao serviço de todos.
O nível cultural é, em geral tão baixo, que quando encontramos alguém deste tamanho intelectual sempre voltamos a acreditar que nem tudo estará perdido.
Mais, o espírito aberto, simples e franco é uma das qualidades, que julgo, de maior nobreza no homem, independentemente de estar directamente ligada ao sangue, ou não, por uma tradição nobilitante.
Quero com isto dizer que acredito que as verdadeiras qualidades da nobreza estão nas pessoas individualmente, sem com isto querer de qualquer forma retirar ou negar tais qualidades aos que, apesar de nobres de tradição, não o demonstram a cada dia na sua atitude social e, ainda pior, na sua atitude intelectual e opinativa nos "média" em geral, e também aqui neste fórum.
Por tudo isso e por tudo o que me é dado conhecer sobre as suas opiniões e ajudas, deixe-me felicitá-lo e pessoalmente mostrar admiração e apoio pelos seus ideais, que no fim, são,humildemente, os meus e em que me empenho constantemente a defender e mostrar.
Cumprimentos.
JCA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 31 mai 2024, 02:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen