Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhede

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Regiões

Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhede

#29016 | san1 | 18 out 2002 13:40

Procuro informações sobre Pitangueiras e Orlândia (São Paulo), pois, alguns portugueses originários do concelho de Cantanhede imigraram para essa zona. Agradeceria informações sobre a sua história, geografia, etc., mas também sobre os imigrantes vindos da zona de Cantanhede para o Brasil (mais particularmente vindos da parte nordeste do concelho : Cordinhã, Murtede, Ourentã, Pocariça,Sepins).

Alguns habitantes do conc. de Cantanhede no Brasil :
- Nazaré Pereira (esposa de Antonio Rodrigues da Cruz) com a filha Celeste, mais dois filhos, regressaram em 1922
- Joaquim Baptista Torres (Lapa, filho de Joaquim Baptista Torres) e esposa Maria da Piedade dos Santos (Ourentã, filha de Manuel Marques d’Assumpção e Beatriz Jorge dos Santos) casamento : 12/09/1925, São Paulo.
- Manuel Ferreira Bento , em Pitangueiras, SP. É ele quem escreve os artigos brasileiros na Gazeta de Cantanhede, no meio dos anos 1920 pelo menos.
- José da Silva Ribeiro, gerante de uma empreza eléctrica em Orlândia, SP, faleceu a 06/06/1925, com 26 anos. Filho de António da Silva Ribeiro
- António da Silva Ribeiro, esposa e uma filha, de Cordinhã, partiram em 1926 regressam em 1927
- Três filhos de José Rodrigues Matheus, da Lapa
- José Pedro Marques Povoa, António Duarte da Silva, António Estanislau, Horacio Ferreira de Matos, Benjamim Ferreira de Oliveira, Serafim Alfaiate, todos de Ourentã,
- Joaquim Eva, de Ourentã, regressou em 1927

Desde já obrigada pelas respostas.
S. Carvalho, França.

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhede

#29202 | Paulo | 21 out 2002 14:38 | Em resposta a: #29016

Caro Sr. Carvalho,

Estive em 1997 em Pitangueiras onde efectuei algumas pesquisas genealógicas. Trata-se de uma cidade do interior do Estado de São Paulo que no passado teve duas famílias predominantes, os Spínolas e os Cotrins.
Para obter informações sobre as famílias que referiu sugiro-lhe que escreva para o Registo Cívil local que possui um bom acervo e pessoal competente (atenção no entanto ao preço das certidões).
Existem também, pelo menos, duas monografias sobre Pitangueiras das quais possuo cópias parciais.
Caso lhe interessem as referências bibliográficas destas obras agradeço que me contacte para o meu email: jpan@clix.pt

Cumprimentos

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhede

#29466 | LS | 25 out 2002 14:17 | Em resposta a: #29016

Bon dia,

Sou originaria da régião de Cantanhede, do lado do meu pai (da Camarneira Covões perto da Pocariça), e como disse na minha intervenção no "Busca de familiares imigrantes no Brasil", estou a procura do meu bisavo José Nunes Carriço et sua filha Idalina De Jesus Lourenço que partiram para o Brasil a volta dos anos trinta em direcção da régão de São Paulo, acho eu. Não sei quase nada mais, senão que partiram para o Brasil a volta dessa epoqua, outras pessoas.

Você é da região de Cantanhede ? Como é que faz para as suas perquistas ?

Gosteria de lhe faser parte da minha péna, pois tambem estou em frança, e acho que hà por uma parte algum abuso ?
Para fazer perquistas eu precisava de conhecer algumas informações, algums extratos dos registros civils. Pelo internet não dava porque faltavam-me dados. Depois algumas demarchas obteve uma autorização para investigação genealogica na Conservatoria do Registo Civil de Cantanhede. Para fazer essa consulta apresentei-me neste mês de agosto durante minhas ferias, pronta a vir no dia e na hora que me proposassem. Disseram-me para eu voltar em setembro! E era minha unica esperança, porque mais ninguem vai fazer essa perquista !

Gostarva que me dissesse, se jà foi ão Arquivo da Universidade de Coimbra onde segundo o site "Family Search" se encontra os registros paroquiais de de Covões (que faz parte do concelho de Cantanhede em 9 rolos de microfilmes : Batismos, casamentos, obitos). Como visionar esses microfilmes ?
Jà fui ão Arquivo da Universidade mas não as horas certas. Ou deve-se procurar em outros lugares de Coimbra ou de Lisboa ?

Gostaria tambem dizer decepção sobre o facto que o site da Génea esta fechado para a gente, a certas horas e por sima, nos fims de semana. Não havera ai mais uma vontade de castigar quem esta longe ?

Desculpem desde jà para esse desabafo, espero sempre estar no erro... Ja estou de novo repartindo, e vou me inscrever no clube Guarda-môr !

Sem mais, um grande abraço para todos !

Lourenço Sylvia

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhe

#29828 | san1 | 01 nov 2002 09:50 | Em resposta a: #29466

Cara Sylvia Lourenço,

Minha família é originária do concelho de Cantanhede (Lapa, Ourentã, Sepins). Por enquanto, as minhas pesquiças ainda não estão muito avançadas (comecei à pouco tempo), só conheço os nomes dos meus trisavôs e trisavós. Para isso, procurei os actos de nascimento dos meus avós na Conservatoria do Registo Civil de Cantanhede.
Como só estou em Portugal um mês por ano, nem sempre tenho a ocasião e o meio de transporte para fazer pesquiças. Por isso, apliquei-me a constituir uma bibliografia sobre o concelho de Cantanhede, ou sobre temas que me interressam (os costumes populares, a história do concelho, a arquitectura tradicional…). Depois, tantei encontrar esses documentos na Biblioteca Municipal de Cantanhede, ou adquirir alguns. A Biblioteca também possui jorrnais locais , alguns desde o princípio do século XX, e até um que começa em 1889 (o Jornal de Cantanhede, a Gazeta de Cantanhede, os Ecos de Cantanhede, Boa Nova, Comarca de Cantanhede, mais também jornais da região e de concelhos próximos). Nesses jornais, encontrei informações sobre os nascimentos, casamentos, mortes de pessoas da minha família, mas também informações sobre a vida no concelho nessa época. Foi aí que encontrei informações sobre a imigração dos habitantes de Cantanhede para a região de São Paulo. Ainda não li todos os jornais, nem todos os livros que me interessavam, pois os livros de interesse local não podem ser emprestados, têm de serem consultados na biblioteca, menos os que estão em duplo exemplar.
Ainda não fui até o Arquivo de Coimbra, nem procurei nos microfilmes mormons. Sei que em Coimbra há um anexo mormon : Rua Pedro Nunes, Quinta Vale das Flores, Coimbra Tel: 39-718437. Penso que você já sabe que pode pesquiçar no site internet mormon as famílias que procura (séc XVII, XVIII e XIX). Reparei que o concelho de Cantanhede está muito bem representado nessa base de dados.


Bibliografia sumária (não está tudo na biblioteca):

- REIGOTA João. "A Gândara Antiga- concelhos de Cantanhede, Mira e Vagos". Centro de estudos do Mar e das Navegações Luiz de Albuquerque (CEMAR) : 2000. [copiei uma grande parte]
- CAÇÃO Idalécio. "Sobre a Gândara e a Casa Gandaresa".
- CRAVIDÃO Fernando Delgado. "A população e Povoamento da Gândara. Génese e Evolução". Coimbra : Comis. coord. da Região Centro, 1992. C.II

- FIGUEIRA, António Alexandre Henriques, "Personalidades ilustres gente de bem e figuras típicas de Cantanhede século XX". Cantanhede : gráfica Cantanhedense, 2001.
- DIAS Pedro. e PEREIRA J.V. da Silva.."Cantanhede, a Terra e suas Gente". Câmara municipal de Cantanhede : 1983 [copiei uma grande parte]
- Dr. FRAGOSO Viriato de Sá. "Cantanhede, subsídios para a sua história".Coimbra : Coimbra Editora, 1960. [copiei uma grande parte]

- DINIS F. "A freguesia de Ourentã". Coimbra : 1995. [possuo]
- Pe MARQUES M. "Monografia da freguesia de Ourentã". Coimbra: 1992. [possuo]
- A. A. Neto Mendes...[et. al.] "Freguesia de Febres : 200 anos de história". Febres : Comissão Comemorativa dos 200 anos da Freguesia, D.L. 1992
- MACHADO, José Agostinho, "A freguesia de Murtede : subsídio para o seu inventário artístico religioso". Murtede : Conselho da Fábrica da Igreja Paroquial, 1991.
- LACERDA, Idalina de Jesus Raposo. "A freguesia de Murtede(Concelho de Cantanhede) de 1615 a 1684: estudo de demografia histórica".- Coimbra: I.J.R. Lacerda, 1973. - Tese de licenciatura em Ciências Históricas apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
- FRAGOSO, Viriato de sá, ca 18,-- "A freguesia da Pocariça do concelho de Cantanhede : apontamentos para sua história" [S.l. : s.n.], 1997 ( Lisboa : Nobelgráfica - Artes Gráficas ) [possuo]
- MARQUES, Manuel António, "Fragmentos de história da freguesia da Pocariça do Concelho de Cantanhede. " [S.l. : s.n.], 1994 ( Coimbra : Gráf. de Coimbra). [copiei uma grande parte]
- CARVALHO, Maria Teresa Palhinha Gomes de. "A freguesia de Portunhos de 1659-1708: demografia histórica". Coimbra: M.T.P.G. Carvalho, 1972. Tese de licenciatura em Ciencias Históricas apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
- Prof. Dr. MARQUES Maria Alegria Fernandes. "Mira e Suas Gentes".
- Alves, Manuel, padre. "Subsídio para a história de Mira: ensaio. " Mira, Paróquia, imp.1990.
- CRUZ, Manuel de Jesus Leitão, ed. lit. Coimbra. Governo Civil, colab, "S. Caetano : a sua história e as suas gente"s. S. Caetano : Junta de Freguesia, 2000
- MIRANDA, Manuel Carlos Domingues, "Corticeiro de Cima : história, cultura, econonomia". Corticeiro de Cima : Cantanhede : Gráf. Catanhedense, 1989.


Alguns sites das aldeias e vilas do concelho de Cantanhede e arredores :

(...)


Espero que isto lhe possa servir. Se quiser, pode me dar mais precisões sobre sua família da Camarneira, talvez nas minhas próximas pesquiças encontrarei algo sobre ela (mas não lhe garanto nada).
Você costuma ir à Camarneira ? Tenho là um primo, Carlos Pereira, filho de Hanibal Pereira. Aproveito para lhe perguntar se você tem informações sobre a Camarneira ou os Covões (história, monumentos, etc.) ou se conhece um livro onde posso encontrar isso, pois gostaria de conhecer melhor a região dos meus antepassados.

Cumprimentos, Sandra Carvalho, França.

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhe

#32326 | luizjardim | 22 dez 2002 12:02 | Em resposta a: #29828

Sandra, visite os Sites abaixo, acho que isto vai ajudar nas pesquisas sobre Pitangueiras. Eu morei la e ainda tenho muitos amigos.

Se precisar de algumas Certidões em Pitangueiras posso tentar consegui-las.

Luiz Jardim
luizjardim@msn.com

http://www.pitansite.com.br/index.shtml
http://www.pitansite.com.br/conteudo/historia.html

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhe

#33000 | LS | 09 jan 2003 09:43 | Em resposta a: #29828

Cara Sandra Carvalho,

Esteve muito contente em ver tua mesagem, mas teve pouco tempo para responder. Estou admirativa do teu trabalho de perquista ! Antes de tudo gostaria simplesmente dar meu e-mail para trocar mais ideias : lou.sylvia@wanadoo.fr
Teu primo da Camarneira não esta no comércio das frutas ?
Se for atão veijo quem é!
Não conheco nenhum livro sobre a vila mas informações sim tenho, isso pudemos trocar, se quizeres. Por enquanto estou a studar a idéia para fazer um arvore genealogico via internet. Mas ainda e dificil para mim ! Tambem não consigo nada via o site internet mormon. Mas vou indo e se teveres alguns conselhos para mim, são benvindos.

Chàu
Cumprimentos, Sylvia Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhede

#102103 | João Carlos Cordeiro | 03 out 2005 20:14 | Em resposta a: #29016

Olá, meu pai, Joaquim Fernandes Cordeiro, nascido em Murtede, conselho de Cantanhede, mora no Brasil desde 1955. Seu pai Joaquim Fernandes Cordeiro e sua mãe Laura Pereira Cordeiro já são falecidos.
Hoje mora em Presidente Epitácio, estado de S.Paulo.

Abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhede

#102375 | san1 | 06 out 2005 19:22 | Em resposta a: #102103

Ola João Carlos,

Até aqui não encontrei nenhum antepassado em Murtede. Mas, como tenho varios nas freguesias à volta (Sepins, Bolho, Ourentã, Cordinhã, Febres e Cantanhede) pode ser que encontre algum. Alias, tenho varios antepassados com os nomes de Cordeiro, Fernandes ou Pereira, originarios do concelho de Cantanhede. Mas não quer dizer nada, são nomes frequentes.

Se você conseguir recuar mas um pouco, e que descobrir antepassados nas freguesias vizinhas, pode ser que lhe possa ajudar...

Por enquanto tente obter o acto de nascimento do seu pai, aparecem-la os nomes de seus bisavos. Isso vai facilitar suas pesquisas.

Um grande abraço,

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhe

#102386 | João Carlos Cordeiro | 06 out 2005 21:39 | Em resposta a: #102375

Cara amiga Sandra, muito obrigado pelas dicas.

Eu tenho os documentos do meu pai sim..e passarei para vc.

Abraço,

João Carlos Anzoatequi Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhe

#149844 | caldeirajr | 23 mar 2007 14:28 | Em resposta a: #102386

Meu bisavô Antonio Gomes da Costa, nascido em 1886 em Povoa de Lomba, concelho de Cantanhede (Coimbra), juntamente com seus irmão Francisco Gomes da Costa e Júlio Gomes da Costa, órfãos, imigrou para o Brasil em 1907, aqui se casando, em Sta. Cruz das Palmeiras-SP, com Vitoria Stefani, filha de pais italianos, tendo participado da construção da Estrada de Ferro Mogiana, vindo o casal se estabelecer, anos depois, em Conquista-MG, onde faleceu em 1969. Era filho de Mathias Gomes da Costa(filho de Francisco Gomes da Costa e Maria) e Maria das Neves(filha de Antonio Fernandes Bugalho e Anna das Neves). No Brasil, logo acrescentou ao nome um apelido de infância, passando a assinar Antonio Gomes da Costa Caldeira, dando orígem à família Caldeira, de Conquista-MG.

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhede

#154504 | LAMBERT | 01 mai 2007 02:53 | Em resposta a: #29016

Cara Sandra Carvalho:

Segue nomes que constam da lista telefônica na cidade de ORLANDIA e PITANGUEIRAS, no Estado de São Paulo; se algum lhe chamar a atenção, me coloco a disposição para um contato telefônico.

ORLANDIA:
ADEVALDO FERREIRA OLIVEIRA
ALAOR PAULO MATTOS
ALCIDES BENTO
ANTONIO BENEDITO MATOS
APARECIDO RIBEIRO SILVA
BENTO ROSA MUNIZ
CAMILA TORRES DE TOLEDO ORSI
CARLOS JIMENEZ TORRES
CILENE JESUS BENTO
CLAUDIA SOUZA BENTO
DARCI BENTO SILVA
DEBORA FERREIRA MASCENO OLIVEIRA
DEDIANE DE SOUSA MATOS OCTAVIO
DONIZETE BENTO FARIA
EDEZIO APARECIDO MATTOS
ERALDO FERREIRA OLIVEIRA
FERNANDA RIBEIRO DA SILVA
FRANCISCO BENTO DA SILVA FILHO
IRAIDES FERREIRA M OLIVEIRA
JACINTO BENTO SILVA
JAIR RIBEIRO DA SILVA
JOAO BENTO
JOAO FERREIRA OLIVEIRA
JOSE ANTONIO DE MATTOS FERNANDES
JOSE BENTO ZANCHETA
JOSE MATTOS OLIVEIRA
JOSELI CARVALHO DE MATOS ELIZEU
LUISA MATOS WHITE MELO
LUZIA SILVA RIBEIRO
MARCIA ADALGISA OLIVEIRA ALMEIDA FERREIRA
MARIA DE LOURDES LAGO BENTO
MARIA HELENA BENTO MARTINS
MARIA RIBEIRO SILVA
MARIA RITA MATOS
MARIO RIBEIRO SILVA
MAURICIO FERNANDES MATOS
MOACIR ANTONIO TORRES
NEREIDE APARECIDA RIBEIRO SILVA
NEUZA FERREIRA OLIVEIRA
NILTON CESAR MATOS
PEDRO BENTO CAMARGO
RAFAEL BENTO VIEIRA
ROSANGELA APARECIDA DE MATOS
SEBASTIAO MARTINS MATTOS
SEBASTIAO RIBEIRO SILVA
SIRLEIDE MATOS DE MOURA
TUANE FERREIRA SILVA RIBEIRO
VALDIRENE LIMA DE MATOS
VANDERCI FERREIRA DE OLIVEIRA
VANDERLEI MARTINS MATTOS
VERA LUCIA MATTOS LELLIS
WILLIAM FERNANDES DE MATOS

PITANGUEIRAS:
ADHEMAR BENTO
ALVARO BENTO
ANTONIO LUIS MATHEUS MANFORTE
APARECIDA DE MATOS SOARES
BENEDICTO BENTO
BENTO GOMES DE OLIVEIRA
CARLOS ELI DE MATOS
DAGMAR APARECIDA BENTO SOARES
DUCELINA ARAUJO PINTO TORRE
EDCARLOS MATOS SOUZA
EDER MATHEUS LEONE
EDIO FERREIRA OLIVEIRA
ERICA RIBEIRO DA SILVA VIEIRA
FABIANA PISFRINO BENTO
ISMAR RODRIGUES DE MATOS
JOAO MARCOS MATHEUS MANFORTE
JOSANA APARECIDA MATOS
JOSE BENTO CONTI
JOSE DE MATTOS CABRAL NETO
LUCIANA APARECIDA BENTO LEAL
MANOEL PEDROSO MATOS
MARCELO GOMES DE MATOS
MARCIA REGINA MATHEUS MANFORTE
NAIR DA SILVA RIBEIRO
NATALINO DA SILVA RIBEIRO
NEIVA DONIZETE LOPES FERREIRA OLIVEIRA
NEUZA BENTO DE SOUSA
OLGA BENTO ARTIOLI
ROBERTO CARLOS BENTO
SEBASTIAO BENTO
SEBASTIAO VIEIRA DE MATOS
SUELI APARECIDA MATHEUS RIBEIRO
TUANE FERREIRA SILVA RIBEIRO
VALDELICE FERREIRA DE OLIVEIRA
VALDETE APARECIDA BENTO DA SILVA
VALDOMIRO BENTO DE OLIVEIRA
VANDERLINA APARECIDA NEVES DE MATOS

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: São Paulo, Imigr. de Cantanhe

#154575 | san1 | 01 mai 2007 17:04 | Em resposta a: #154504

Bom dia,
Por acaso tenho familiares que imigraram para o Brasil, mas até aqui nunca fiz pesquisas, por viver em França…
Lancei este topico ha muito tempo, quando comecei minhas pesquisas. Agora sei que é um assunto um pouco vago porque nesse momento não procurava uma pessoa em particular...

Estou à procura de informações sobre pessoas originarias do concelho de Cantanhede e que imigraram para o Brasil, com destino muito provavel para São Paulo :

- Domingos Carvalho (nascido em 1859) (meu 3°avô), filho de Manuel de Carvalho e Maria José de Figueiredo, casado com Mariana de Jesus (filha de José Ferreia Vinagre e Maria da Conceição). Imigrou depois de 1884 e antes de 1905. Não sei se imigrou com sua esposa…

- João de Carvalho (nascido em 1904) (meu avô), filho de Joaquim de Carvalho e Maria de Jesus. Imigrou entre 1919 e 1931. Regressou para Portugal antes de novembro 1931(data do seu casamento). Segundo meu pai, ele viveu em Piratininga (SP).


No site do Memorial do Imigrante encontrei as seguintes pessoas que eventualmente poderiam corresponder :

- DOMINGOS CARVALHO marido 11/4/1891 PORTUGUESA
- DOMINGOS DE CARVALHO sozinho 3/15/1892 PORTUGUESA
- DOMINGOS DE CARVALHO sã“ 6/15/1894 PORTUGUEZES
- DOMINGOS DE CARVALHO ch 11/24/1894 PORTUGAL
- DOMINGOS CARVALHO sã“ 6/27/1905 PORTUGUEZ


- JOÃO DE CARVALHO sã “ 8/24/1917 PORTUGUEZA
- JOÃO CARVALHO chefe 10/29/1920 PORTUGUEZA
- JOÃO DE CARVALHO só 1/5/1922 PORTUGUESA
- JOÃO CARVALHO cunhado 4/12/1923 PORTUGUEZA
- JOÃO CARVALHO sã “ 3/10/1929 PORTUGUEZA
- JOÃO CARVALHO agg. 4/27/1929 PORTUGUEZA


Agradecia qualquer pista… Onde procurar ?
Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Pitangueiras, Orlandia (SP) Imigr. de Cantanhe

#260392 | clover779 | 12 ago 2010 18:24 | Em resposta a: #149844

Prezado caldeirajr,

tenho ascendentes com sobrenome Bugalho, concretamente de Lemede, freguesia de Cantanhede (nos inícios do século XVIII), e também tenho um Caldeira que casou na Póvoa da Lombra, também freguesia de Cantanhede, mas os Caldeiras eram naturais da Cabeça Gorda, freguesia da Carapinheira.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: São Paulo, Imigr. de Cantanhe

#270958 | apa50 | 19 fev 2011 22:00 | Em resposta a: #154575

Cara Sandra Carvalho
Sou natural da cidade de Pitangueiras/SP e descendente de Conceição dos Santos nascida em 04/07/1862, filha de Manoel da Costa e Maria dos Santos, tendo chegado ao Brasil em 22/03/1897.
Conforme documento (passaporte) expedido pelo Governo Civil do Districto de Coimbra ela era de Cantanhede, e consta uma informação que parece ser "freguesia de Mira" (não está muito legível).
Referido documento é datado de 12/02/1897 sob o número 131, registrado no livro 40 (não está muito legível, podendo ser 110), fls. 343.
Neste documento consta que ela era casada mas não consta o nome do marido.
Se voce tem interesse posso falar com meus parentes e ficarei muito contente em obter mais informações.
Abraços,
Sonia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 18:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen