Arquivo Distrital de Beja

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivo Distrital de Beja

#2911 | catarina | 22 mar 2001 12:52

Viva

Como me encontro em Lisboa e sem possibilidades de me deslocar a Beja, será que há neste Fórum alguém que frequente o Arquivo Distrital de Beja?
Gostaria de recolher elementos acerca do meu avô que nasceu em 1892, e na Conservatória de Moura só existem registos posteriores a 1894.
O meu avô chamava-se José Dias, nasceu em 6 de Janeiro de 1892, os pais chamavam-se Domingos Dias e Joana , casou civilmente no Posto da Póvoa-Moura em 20 de Novembro de 1916 e faleceu em 4 de Novembro de 1942.
Se alguém me puder dar uma ajuda, agradeço.

Um abraço

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#2923 | JCC | 23 mar 2001 01:42 | Em resposta a: #2911

Catarina

Com todos estes elementos basta-lhe enviar uma carta com as indicações e os 1000$00 da certidão, mais um envelope ditigido a si e selado e, na volta do correio, recebe a certidão. Ou então ir ao site do Infocid, procurar os pedidos on-line de certidões e pedi-la.

Aposto que será mais rapido do que esperar que alguem lá possa ir.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#42779 | neena | 02 jun 2003 10:23 | Em resposta a: #2911

Cara Catarina,

Também eu tenho o mesmo problema. No entanto, liguei para lá e atendeu-me uma Sra. extremamente simpática. No meu caso, e pertencendo, o que estou a investigar, à freguesia de S. Teotónio, foi-me informado que possuem registos de 1617 a 1895. Como tem os dados considerados principais em relação ao seu avó (data de nascimento, filiação e freguesia) poderá pedir uma certidão que lhe ficará em 15Eur. Se eles tiverem que fazer investigação, ficará em 7Eur de 2 em 2 horas (em buscas) + o preço da certidão. Claro que, pelo menos para mim, isto é o chamado Assalto à mão Armada, mas como, infelizmente, a disponibilidade de deslocação não existe... nã nos resta mais alternativas...
Melhores Cumprimentos,
Cláudia Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#284518 | josemariaferreira | 12 ago 2011 11:17 | Em resposta a: #42779

Caros confrades


Tenho boas notícias para lhes dar o A.D.B. está a começar a digitalizar os livros dos registos paroquiais.


http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/


Cumprimentos


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#284531 | manuelrod | 12 ago 2011 14:07 | Em resposta a: #284518

Caro confrade e permita-me amigo Zé Maria

Foi com grande satisfação que recebi a sua boa nova, mas pelo que vi apenas encontro algumas freguesias e paróquias, o que pela minha inespriecia não consigo abrir os respectivos livros, nesse sentido peço ao amigo Zé Maria para me dar um emporrãozinho espilicando-me como fazer para m.rodrigues46@hotmail.com, pois os meus antepassados eram de São Sebastião de Gomes Aires e Santana da Serra no tempo que eram termos de Ourique e ando na pesquisa mas tenho informação que já esta no Arquivo Nacional Torre do Tombo.
Grato pela sua informação e muito agradecido pela a ajuda que certamente me fornecerá.

Um Abraço Amigo

Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#284535 | josemariaferreira | 12 ago 2011 14:58 | Em resposta a: #284531

Caro Manuel Rodrigues

Eu dei a notícia que o A.D.B. está a começar a digitalizar os registos paroquiais, até chegar as freguesias que deseja ainda tem de aguardar. A freguesia de Aldeia Nova de São Bento foi a primeira e já esta on line, seguirão outras proximamente!

http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/


http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/details?id=1042578

Registos de casamento 1707-01-09/1905-12-31



http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/details?id=1043382

B010 Baptismos 1859-12-01/1860-12-30

Se tem informação que os livros que quer consultar estão no Arquivo Nacional Torre do Tombo deve dirigir-se lá e fazer a respectiva busca, penso que ainda não estão digitalizados.


Retribue abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#284543 | manuelrod | 12 ago 2011 16:30 | Em resposta a: #284535

Estimado Confrade Zé Maria.
Grato pela vossa informação, vou tentar abrir os livros que indicou e ver o seu contiúdo.
Com os meus agradecimentos.

Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#284544 | josemariaferreira | 12 ago 2011 16:40 | Em resposta a: #284543

Caro Manuel Rodrigues

Também tenho os meus ascendentes Rodrigues Cavaco na freguesia de Santa Clara/S. Sebastião/Almodôvar.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#284595 | Paulo Rodrigues | 13 ago 2011 02:21 | Em resposta a: #284518

Caro Zé Maria,

Sou mais um felicíssimo com as boas novas que traz, para quem tem costados alentejanos é uma maravilha. Por acaso o confrade José sabe se já colocaram ou vão colocar para breve os assentos das freguesias de Albernoa e São Marcos da Ataboeira?, pergunto-lhe isso porque ainda não percebi muito bem como funciona a procura, talvez pelo que percebi só existir ainda uma paroquia digitalizada!?

Os melhores cumprimentos

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#284625 | josemariaferreira | 13 ago 2011 18:42 | Em resposta a: #284595

Caro Paulo Rodrigues

Neste momento ainda só está on line registos da Paróquia de Vila Nova de São Bento, http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/details?id=1042576

Seguir-se-ão:


Paróquia de Trindade http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/details?id=1042236

Paróquia de Entradas http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/details?id=1042383

Paróquia de Alvito http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/details?id=1042383


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#284633 | rafael | 13 ago 2011 22:27 | Em resposta a: #284531

Caro Manuel Rodrigues

Com que então tem antepassados das frg.as de São Sebastião e de Santana da Serra.Também eu.Nasci em Santana da Serra.
Vou estar atento a notícias suas e ao dispor no que souber.O nosso Confrade e amigo Zé Maria também me deu boas ajudas que não esqueço.
Tenho- alguns - Rodrigues -alent.e alg.na minha ascendência e a minha neta,acaso interessante ,tem esse apelido,mas são outros,aqui da região de Setúbal.Eu resido nos arredores.

Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#284634 | manuelrod | 13 ago 2011 23:08 | Em resposta a: #284633

Caro Rafael Carvalho:

Há miuto tempo que venho verificandoas vossas intrevenções aqui no fórum o que desconhecia sermos vizinos segundo parece, vale apena claraficar esta situação, assim eu vou pedir que me diga se é descendente dos Carvalhos de Santana da Serra.
Para o ifeito deve contactar para m.rodrigues46@hotmail.com, pois seria intressante, muitas vezes estamos tão perto e sem saber.

Com um Abraço.

Manuel Rodrigues.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja

#284689 | manuelrod | 14 ago 2011 22:35 | Em resposta a: #284544

Caro Confrade.
Senhor José Maria.
Que coecidencia, resta-me saber a sua naturalidade eu lhe deixo a minha, sou natural de Santa Clara-a-Velha concelho de Odemira, minha ascendecia paterna de Santana da Serra e Gomes Aires e materna pai de minha Mãe, São Barnabé, Almodôvar e tios do meu avô paterno Santa Clara-a-Nova, estes Moleiros que tiveram a sua urigem em Algoz, Silves tal qual o meo avô e costrutores de moinhos, geração que foi conhecida pelos Pesinhos e se espandio por toda a serra Alentejana e Algarvia fasendo uso de esta profição quase estinta, destes só resta um moleiro que teima com o seu pachorrento e velho moinho de vento da Verdiguera de nome António Joaquim Guerreiro na freguesia de Lusianes.

Com um abrço amigo.

Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja - Contactos

#288791 | Paulo Rodrigues | 09 out 2011 22:36 | Em resposta a: #284625

Caros confrades

Gostaria se possivel que me indicassem os contactos correctos nomeadamente o e-mail da :

Conservatória do Registo Civil de Beja

Conservatória do Registo Civil de Cuba - Baixo - Alentejo

Antecipadamente grato

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Beja - Contactos

#288807 | manuelrod | 10 out 2011 06:46 | Em resposta a: #288791

Paulo Rodrigues.
Não sei bem o que pede, o Registo Civil de Cuba tem o email, crcpcom.cuba@dgrn.mj.pt, e o de Beja pode encontrar no gogle que é facil

Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 22:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen