Títulos do Rei do Congo

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Títulos do Rei do Congo

#29258 | LCM | 22 out 2002 09:54

Caros Confrades,

Procuro informações sobre títulos concedidos pelos Reis do Congo a Portugueses, nomeadamente nos séculos XVIII e XIX. Sei também que foram concedidas Cartas de Brasão de Armas.
Agradeço desde já a informação de famílias que tenham recebido estas mercês bem como publicações em que venham referidas.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Títulos do Rei do Congo

#29318 | magalp | 23 out 2002 12:49 | Em resposta a: #29258

Meu caro Lourenço

À primeira vista não fará sentido que os Reis do Congo pudessem atribuir mercês ou quaiquer benesses a outros portugueses, nos peródos apontados. Creio terá acontecido qualquer coisa de semelhante ao tempo de El-Rei Dom Manoel e Dom João III, na nossa tentativa de comínio absoluto da rica bacia do Rio Zaire.
Gorada saiu essa tentativa pelas mais diversas razões, sendo talvez a mais importante o forte empenho da França e da Inglaterra no domínio e colonização efectiva daquele rico continente, muito especialmente, naquela mesma zona.
Assim o refere o romântico Henrique Galvão, um apaixonado pela África Portuguesa e não somente pelas suas riquezas cinegéticas, como também pela história dos seus nativos.

Tenho ideia que Raul Endipo (Ouro Negro) descende dos Reis do Congo, pode ser q. tenha alguma informação dos velhos usos e costumes.
Sem prejuizo dum precioso estudo da Sociedade Portuguesa de Geografia, "O Congo, seu passado, presente e futuro", que na mesma poderá encontrar.
Com muito interesse, as conclusões do Congresso do Mundo Português, em 1940, na dissertação sobre os ditos Reis do Congo.

Grande abraço, dum nostálgico ex-africano...
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Títulos do Rei do Congo

#29349 | Portuguez | 23 out 2002 17:24 | Em resposta a: #29258

Caro Lourenço

Talvez que encontres alguma informação na História de Angola, de Ralph Delgado, publicada antes de 74 pelo Banco de Angola. Infelizmente não a tenho agora aqui à mão. Mas quando puder hei-de dar uma vista de olhos.
Abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Títulos do Rei do Congo

#29357 | LCM | 23 out 2002 18:33 | Em resposta a: #29318

Meu Caro Manuel Maria,

É verdade. Os monarcasa do Congo concederam títulos a portugueses, de que já vi referências, só não tomei nota e agora não me lembro...
Quanto a Cartas de Brasão de Armas existe pelo menos uma no Arq. da Soc. de Geografia, que está publicada nas "Armas e Trofèus" de 1979, concedida a João Januário Viana de Resende, Fisico Mor de Angola.

Um abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Títulos do Rei do Congo

#29572 | Portuguez | 27 out 2002 16:56 | Em resposta a: #29357

Caro Lourenço

Encontrei a obra, a História de Angola por Ralph Delgado reeditada pelo Banco, i.é., os seus dois primeiros volumes publicados infelizmente s.d. (mas antes do 25 IV 74). Estes 2 vols. abrangem apenas até ao sc. XVII. Mas telefonando a um tio meu soube que foram publicados os 3º e 4º vols., até 1836 inclusivè, que por alguma razão meu Pai não trouxe para casa. Encontrei na Biblioteca Nacional:

DELGADO, Ralph, 1901- - História de Angola / Ralph Delgado.- Lisboa: Banco de Angola, [D.L. 1973-D.L. 1978]. - 1º v.: Primeiro período e parte do segundo 1482 a 1607. - 442 p.. - 2º v. : Continuação do segundo período de 1607 a 1648. - 427 p., [21] p. il.. - 3º v. : Terceiro período, 1648 a 1836. - 403 p., [11] f. il.. - 4º v. : Terceiro período, 1648 a 1836. - 406 p., [14] p. il.. BN H.G. 40522 V.. BN H.G. 40523 V.. BN H.G. 40524 V.. BN H.G. 40525 V.. ULFA Arq.C/2. UPLE 90/III/77 FG. . UPLE 90/III/78 FG. . UPLE 90/III/78 FG. . UPLE 90/III/78 FG. . UPLE 90/III/78 FG. . CDU : 94(469)(045)"1806/1815".
Abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Títulos do Rei do Congo

#29594 | LCM | 28 out 2002 09:50 | Em resposta a: #29572

Caro Alexandre,

Muito obrigado pela informação e pelo trabalho de investigação. Já percorri algumas obras generalistas sobre Angola e não me parece que tratem deste tema. De qualquer forma tenho hipótese de consultar uma boa biblioteca sobre a África Portuguesa o que com certeza farei, mais tarde ou mais cedo, para matar a curiosidade sobre este tema.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Títulos do Rei do Congo

#29595 | PCC | 28 out 2002 10:12 | Em resposta a: #29258

Caro Lourenço,

Encontrei nas minhas coisas uma gravura representando o Rei do Congo. Está ricamente trajado, meio à "romana", segurando numa mão uma lança e na outra um ceptro. Ao seu lado tem um moço, também trajado e segurando um escudo. Neste escudo está representado um brasão com uma cruz firmada (quase que esquartelando o escudo) e em cada "quartel" um escudo escudinho com as quinas de Portugal.

Esta gravura foi retirada do "Description de L'univers" de Alain Manneson Mallet e é de 1683.

Não deve interessar muito para o seu trabalho mas achei interessante o escudo. Se tiver algum interesse posso tentar scanear.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Títulos do Rei do Congo

#29616 | aeiou2 | 28 out 2002 14:30 | Em resposta a: #29258

Caro Lourenço Correia de Matos
Já tentou o Arquivo Histórico Ultramarino,à Junqueira?Talvez nos avulsos-Angola ou consultando os índices.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Títulos do Rei do Congo

#30314 | aeiou2 | 09 nov 2002 18:02 | Em resposta a: #29258

O Fernando d'Almeida,cujo contacto está indicado em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=13617#lista, deve saber.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Títulos do Rei do Congo

#31893 | Fonseca74 | 10 dez 2002 18:21 | Em resposta a: #29258

Carissimo,
No livro"Armorial Lusitano" de 1961 do autor Afonso duardo Martins Zuquete(biblioteca de Leiria) li que o Rei Manicongo soberano do Congo em Angola; tomou mais tarde o nome de D. Afonso e a mulher D. Leonor e o Rei de Portugal D. Manuel I deu-lhe carta de armas e estas são: De vermelho, com cinco braços armados de prata, em pata, com os antebraços em faixa, postos em sautor, mãos de carnação empunhando espadas de prata, armadas de ouro, com as pontas para cima; chefe cozido de azul, carregado de uma flor do liz de prata acantonada por quatro vieiras de ouro; pntas embutidas de prata, carregada de escudete ladeado de dois idolos de pedra, da sua cor, quebrados, as peanhas e as pernas em pala, os troncos com cabeças caidas para a ponta.
Timbre: os cinco braços do escudo, postos em roquete.
Serão estas informações verosimeis e digans de confiança?
Cumprimentos, Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 03:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen