Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil | Bibliografia

Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29573 | Samuel de Castro | 27 out 2002 17:58

Pelo que me consta, meu pentavô Joaquim Pereira de Castro seria filho do 3º Félix abaixo. Para confirmar a ligação dele com os ancestrais já encontrados no Filgueiras Gayo até a 36a. geração, peço o favor de confirmar se ele seria filho da 1a. esposa Antônia Rosa Sa Barbosa? Quais os demais filhos da 1a. esposa?
Peco o favor de pesquisarem em livros publicados que constam linhagens dos Pereira de Castro (Moncao e Merufe), ou com pesquisadores que descendam dele, ou ainda no Filgueiras Gayo, nos títulos (Sa Barbosa e, Lemos) das duas esposas do ultimo Félix citado.

f) FÉLIX PEREIRA DE CASTRO - (36a. ger.) - (Filgueiras Gayo - Araújos $329 N-27-28) - Clérigo, Reitor e Monge de Merufe, do Termo de Monção. Foi genealogista.
Gerou em Domingas Lourenço, solteira, os seguintes filhos: 37a. Geração
a) Alexandre Pereira de Castro - esp. Maria Angelica de Oliveira
b) FÉLIX PEREIRA DE CASTRO - Escrivão Órfhãos de Monção.
Esposa: Ignácia Josefa de Azevedo Pereira - Ambos faleceram antes de 1758. (filha de Antônio Pereira da Costa e de Lucrécia Maria de Azevedo, ambos da Rua Bom Jardim, Freguesia de Santo Ildefonso, na cidade do Porto).
filhos: 38a. Geração

j) FÉLIX PEREIRA DE CASTRO - N-10.09.1731 - Escrivão de Órphãos de Monção
1a. esposa: Antônia Rosa de Sá Barbosa
Filhos: ?????

2a. esposa: Theresa Maria Pereira de Lemos - C-05.11.1758 na Igreja de Santa Maria dos Anjos, em Monção, Portugal. (Ela era filha de Pedro Antônio da Grandra Pastorice
e Francisca Maria Suzana de Araújo)
filhos: a) Félix Pereira de Castro - N-23.11.1760
b) Francisca - N-19.01.1769
c) Francisca - N-19.01.1770
filho: 39a. Geração

JOAQUIM PEREIRA DE CASTRO (meu pentavô) - Nasceu na Freguesia de Monção, pertencente ao município de Viana do Castelo, no Arcebispado de Braga, em Portugal. Veio para o Brasil, ainda colônia, em 1765. Seria filho da 1a. esposa?

AGRADECO MUITISSIMO A AJUDA DOS COLEGAS. Um abraco.

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29574 | loms | 27 out 2002 18:54 | Em resposta a: #29573

Meu Caro Samuel de Castro

Gostaria apenas de dar uma achega à sua causa.
Sei que, actualmente, não me parece que exista alguma freguesia com esse nome no Concelho de Viana do Castelo.

Existe um concelho Monção, no Distrito de Viana do Castelo.

A morada e o nome da Directora do Arquivo Distrital de Viana do Castelo encontram-se aqui no Clube de Genealogia.
Estou que se escrever ou telefonar para lá, será muito bem atendido e tentarão ajudá-lo.
A Sr.ª directora é um amor de pessoa e bastante prestável.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29581 | Vasco Jácome | 27 out 2002 21:11 | Em resposta a: #29573

Caro Samuel de Castro

No Felgueiras Gayo ttº de Araújos §329 só consta, literalmente, com o N 28: “Felix Pr.ª Reytor de Monge”. Nada é dito sobre a sua eventual descendência e como tal não consigo responder à sua questão principal.

Posso é acrescentar que este Félix Pereira de Castro fez inquirição de Génere a 09-09-1683, como pode ver no site do Arquivo Distrital de Braga (www.adb.pt), com o Processo 727.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29622 | Samuel de Castro | 28 out 2002 14:54 | Em resposta a: #29581

Senhor Luis Moura Serra,

Desculpe-me, mas minha informacao trata-se do Conselho de Moncao, distr. de Viana. Vou contatar o Arq. Distr. de Viana. Agradeco pelas informacoes. Com base nos dados abaixo, caso puder auxiliar, agradeco. Um abraco.

Senhor Vasco Jacome,

A descendencia do 1. Felix (gayo (Araujos 329 N-28, foi pesquisada, por volta de 1920, a pedido pelo embaixador brasileiro, em Portugal, Dr. Orlando Guerreiro de C., cujos dados comprovei nos microfilme dos mormaos.
No site www.adb.pt, nao localizei o processo 727 do dito Felix, conforme informou. Como tenho interesse peco o favor de informar os dados que devo digitar no campo (pesquisa na base de dados) ou informar os dados que ali constar. Talvez nao estava disponivel no momento.
Se possivel verificar se consta a descendencia dos 3 Felix, no Canaes de Figueiredo, no livro "Moncao e seu Alfoz na Heraldica Nacional" do Dr. Jose Garcao Gomes ou outros livros que citem os Per. de C. de Moncao. Muitissimo obrigado pela ajuda de ambos. Um forte abraco. Atenciosamente.

Samuel de Castro - Olimpia - SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29642 | Vasco Jácome | 28 out 2002 20:03 | Em resposta a: #29622

Caro Samuel de Castro

Para encontrar o processo 727, na Home Page do www.adb.pt tem de clicar em “Bases de Dados”, depois em “Inquirições de Génere”, depois em “Pesquisa” e finalmente, colocar 727 no campo “Processo”. Aí pode confirmar que é o filho de Bartolomeu Pereira de Castro e de Antónia Pereira de Castro.

Quanto ao Canaes de Figueiredo, o mais próximo que encontro é no costado 97 (Casa de Sende, em Monção), João Gomes Pereira de Castro, Sr. do Morgado do Rosal e Lago, irmão do 1º Félix (o Padre). A descendência que é desenvolvida é a deste João Gomes e não do Félix.

Existe também um Félix Pereira da Silva Barbosa c. c. Isabel Pereira de Castro e portanto aparentado com Pereiras de Castro. Está no costado 20 (Casa da Prova, nos Arcos de Valdevez e Pias, em Monção) e também no Gayo ttº de Barretos Velhos §6 N8. Mas será só parente dos seus e não o mesmo.

O "Monção e seu Alfoz” não tenho.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29660 | Samuel de Castro | 29 out 2002 12:06 | Em resposta a: #29642

Estimado Vasco Jacome,

Consegui localizar os dados resumidos do processo 727. Peco-lhe o especial favor de mandar-me copia da descendencia de Joao Gomes Pereira de Castro, do Canaes de Figueiredo, costado 97. O 1. Felix, de Merufe teria sido GENEALOGISTA, onde poderia estar os dados?
Mande-me, tambem, do costado 20, do Felix P. Silva Barbosa e Isabel Pereira de Castro, se possivel com a ascendencia e descendencia dela, pois ja recebi uma copia do casamento deles e por serem de ARCOS de Valdevez, poderah me ajudar. Do Gayo (Barretos Velhos $6 N8) tambem poderah ser-me util. Podera mandar para Samuel Candido de Oliveira Castro - Rua Eliazar de Menezes, 240 - Jardim Silva Melo - 15400-000 - Olimpia-SP - BRASIL.
Se tiveres condicoes, gentileza pesquisar no Gayo, titulos Sa Barbosa ou Lemos, que sao da 1a. e 2a. esposa do 3. Felix, que eh pai de meu pentavo Joaquim Pereira de Castro.
Muitissimo obrigado pela ajuda. Um forte abraco.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29686 | V.Q.F. | 29 out 2002 18:03 | Em resposta a: #29573

Caro Samuel de Castro,

Tenho um 5º Avô chamado João José Pereira de Castro, negociante, natural da freg. de St. Ildefonso, Porto, c. 1820, casou com D. Joaquina Alves Barroso, natural da freg. de Santa Ana, Rio de Janeiro, e teve a minha tetra-Avó D. Joana Pereira de Castro, natural da freg. de Nª Srª da Candelária, Rio de Janeiro, c. de 1847, casou a 22/06/1861, na freg. de Santa Rita, Rio de Janeiro, com Manuel Ignácio d'Oliveira da Costa, comerciante, natural do Cabo da Praia da Victória, Angra do Heroísmo, Terceira.
Foram testemunhas do casamento de D. Joana Pereira de Castro: Francisco José Pereira de Castro (Irmão?, Tio?), Francisco Llito Vidigal e o Reverendo Coadjutor João José Pereira de Castro que assinou como testemunha.
Agradeço qualquer informação, caso tenha conheçimento destas pessoas.
Com os melhores cumprimentos,
Vasco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29739 | Samuel de Castro | 30 out 2002 17:24 | Em resposta a: #29686

Meu octavô era irmão de João Gomes Per. de Castro, casado com Antônia Theresa de Vila Boas Rego, que tiveram a filha Thereza Antônia Per. de Castro, casada com o primo Francisco José Per. de Castro.
O 2. Felix, meu septuavô, casou com Ignacia Josefa de Azevedo Pereira, da Freg. De Sto. Ildeffonso, Porto. Dentre seus 10 filhos, alem de meu sextavô Félix (3º) , constou dois Francisco, Joana e João, nascidos entre 1728 e 1746.
Não sei se algum deles vieram para o Brasil. Há grande possibilidade de haver aí uma ligação com os dados que o Senhor me mandou, mas não tenho como estabelece-la. Favor informar a ascendência de seu 5º avô João José Per. de Castro. E se puder auxiliar-me nos dados iniciais e posteriores que indiquei para o Fórum, inclusive pesquisar nos livros questionados, serei eternamente grato. Existiram outros antigos Pereira de Castro que publicaram livros sobre a genealogia deles? Existe algum autor que unificou todos os Castros do Nobiliário de Felgueiras Gayo?
Também tenho muito interesse nos Per. de Castro de Arcos de Valdevez e de Porto. Caso conhecer outros que estejam pesquisando os Per. de Castro, do norte de Portugal, peço o favor de informar-me o e-mail e endereço para contato.
Muito obrigado. Um abraço. Atenciosamente.

Samuel Candido de Oliveira Castro - Olimpia - SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29741 | Samuel de Castro | 30 out 2002 17:30 | Em resposta a: #29574

Prezado Luis Moura Serra.

Pela minha inexperiencia no Forum, unifiquei sua resposta acima. Nos questionamentos posteriores, peco sua ajuda e de todos, para confirmar o que ha 7 anos procuro. Muito obrigado. Um abraco. Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29761 | Vasco Jácome | 30 out 2002 23:04 | Em resposta a: #29660

Caro Samuel Castro

Em relação ao Canaes, posso colocar aqui o que lá é dito. Costado 97, sobre a descendência de João Gomes Pereira de Castro (adaptando a linguagem):

1-Manoel Pereira Caldas da Cunha Soutomaior, Sucessor

2-D. Francisca Pereira Caldas. H.
3-João da Cunha Soutomaior, Sr. da Case de Sinde, pelo seu Casamento; do Conselho de Sua Majestade, Com. na Ord. de Cr. Desembargador da Suplicação e Fidalgo da C.R. Filho 2º

4-Gonçalo Pereira Caldas, Sucessor, Comendador na Ordem de Cristo, Tenente General dos Reais Exércitos Governador das Armas do Minho e Fidalgo da C.R.
5-D. Inácia Antónia Micaela de Castro Bacelar e Vasconcelos
6-Manuel António da Cunha Soutomaior Rebelo, Sucessor, Cav. na Ordem de Cristo, Desembargador do Conselho do Ultramar e Fidalgo da C.R.
7-D. Vicência Luisa Pereira de Soutomaior

8-Gonçalo Pereira Lobato e Sousa, sucessor, Cav. da Ordem de Cristo, Brigadeiro dos Reais Exércitos e Governador do Maranhão.
9-D. Joana de Castro Pereira
10-Francisco Pereira de Castro, Juiz dos Órfãos e Sargento-mór das Ordenanças de Valença
11-D. Rosa Luisa de Lima e Melo
12-Pedro da Cunha Soutomaior, sucessor e pelo seu casamento Sr. do Morgado dos Rebelos, comendador de Troviscoso na Ordem de Cristo e Fidalgo da C.R.
13-D. Marta Eugénia de Figueiredo. H.
14-António Pereira Malheiro, sucessor e Fidalgo da C.R.
15-D. Ana Antónia Pereira Ferraz

16-João Pereira Caldas, Sr. da Casa de Sinde, Cav. da Ordem de Cristo, Governador de Caminha e Fidalgo da C.R.
17-D. Mariana Catarina de Lanços e Azevedo
18-JOÃO GOMES PEREIRA DE CASTRO, Sr. dos Morgados do Rosal e Lago, Cav. da Ordem de Cristo, Mestre de Campo e Fidalgo da C.R.
19-D. Antónia Teresa de Vilasboas
20-Gabriel Pereira de Castro, Cav. da Ordem de Cristo, Juiz dos Órfãos de Valença do Minho
21-D. Maria Xavier Pacheco Marinho
22-Gaspar da Rocha Pereira, Sr. do Morgado do Cerdal
23-D. Leonarda Pereira de Castro
24-João da Cunha Soutomaior, Sr. dos Morgados de Belinho, Agrela e Barreta, comendador de Troviscoso, Tenente General, Governador do Minho e Pernambuco, Fidalgo da C.R.
25-D. Apolónia de Brito Malheiro, 2ª m.er
26-Matias Rebelo Ferreira de Figueiredo, Sr. do Morgado de Rebelos, Comendador de Mourão, Porteiro da Câmara de D. Pedro II e Fidalgo da C.R.
27-D. Teresa Maria de Figueiredo, sua prima.
28-António Pereira Malheiro, Sr. da Casa de Cartemil e Fidalgo da C.R.
29-D. Francisca Pacheco de Amorim
30-Gaspar Marinho Pereira Ferraz, Sr. do Morgado do Barreiro em Ponte de Lima e Fidalgo da C.R.
31-D. Maria Pereira de Soutomaior

Apenas por curiosidade: D. Vicência Luisa Pereira de Soutomaior nº7 era irmã inteira de Sebastiana Maria Angélica Pereira Malheiro, aqui em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=122333

Quando tiver tempo, mando mais.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29819 | Vasco Jácome | 31 out 2002 22:43 | Em resposta a: #29660

Caro Samuel Castro

Continuando com o Canaes, Costado 20, sobre a descendência de Felix Pereira da Silva Barbosa (adaptando a linguagem):

1-...

2-Manuel Pereira de Castro Pimenta, sucessor e pelo seu casamento, Padroeiro do Convento de S. Francisco de Bragança e Sr. do Morgado de Santa Catarina, Fidalgo da C.R.
3-D. Maria Amália de Moraes Castro Sarmento Pimentel, H.

4-Manuel Pereira Pimenta de Castro, sucessor e Fidalgo da C.R.
5-D. Ana Pereira da Silva Barbosa, sua parenta.
6-João de Morais e Castro Sarmento Pimentel, sucessor e Fidalgo da C.R.
7-D. Ana da Fonseca Teixeira

8-Manuel António Pereira de Castro Lobato, sucessor, Sr. dos Morgados de S. Gonçalo e Conceição pelo seu casamento. Capitão-mor de Monção e Fidalgo da C.R.
9-D. Maria Pimenta de Araújo, H.
10-Joaquim Pereira da Silva Barbosa, Fidalgo da C.R.
11-D. Catarina Pereira de Castro
12-Francisco António de Morais Pimentel Sarmento e Castro, sucessor, Alferes de Infantaria e Fidalgo da C.R.
13-D. Maria Veloso da Costa Araújo, H.
14-João Baptista da Fonseca, Desembargador do Porto.
15-D. Maria de Sousa da Fonseca

16-Manuel Alves Pereira de Castro, Sr. da Casa de Pias e pelo seu casamento da Torre do Tojo, Capitão-mor de Monção e Fidalgo da C.R.
17-D. Luisa de Paiva Leite, H.
18-António José Pimenta Barbosa, Sr. do Morgado da Conceição e S. Gonçalo, Cav. de Cristo
19-D. Maria Luisa Pereira de Castro
20-Felix Pereira da Silva Barbosa, Fidalgo da C.R.
21-D. Isabel Pereira de Castro
22-José Pereira de Brito e Abreu, Sr. da Casa de Lanheses, Cav. de Cristo, Mestre de Campo, Gov. de Viana e Fidalgo da C.R.
23-D. Isabel Josefa Cirne Peixoto, H.
24-João de Morais e Castro Pimentel, Padroeiro de S. Francisco de Bragança, Sr. do Morgado de Santa Catarina, Tenente-Coronel de Infantaria e Fidalgo da C.R.
25-D. Joana de Moraes Sarmento, H.
26-João Veloso da Costa Azevedo, Cav. de Cristo e Juiz da Alfândega da Barca
27-D. Margarida Pereira de Lacerda
28-Agostinho Teixeira de Almeida, Cav. de Cristo
29-D. Ana da Fonseca
30-Tomás de Braga Pinto da Fonseca, Sr. do Morgado da Conceição
31-D. Ana de Aranda

António José Pimenta Barbosa, nº 18, está aqui em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=110850

Depois vejo o Gayo.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29831 | Samuel de Castro | 01 nov 2002 11:29 | Em resposta a: #29819

Estimado Vasco Jacome,

Do casal Felix Pereira da Silva Barbosa e Isabel Pereira de Castro, costado 20 do Canaes, o filho n. 10 Joaquim Pereira da Silva Barbosa consta esposa, descendência ou outras referencias? Muito grato pelas informacoes. Aguardo o que constar no Gayo. O senhor tem como pesquisar os filhos do 3. Felix inicial/e. citado no "Moncao e seu Alfoz.... do Dr. Jose Garcão Gomes ou numa obra (?) de Francisco Pereira de Castro, talvez de Valenca?
Muito Grato. Saudacoes. Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29833 | Vasco Jácome | 01 nov 2002 12:17 | Em resposta a: #29831

Caro Samuel Castro

A mulher de 10-Joaquim Pereira da Silva Barbosa, Fidalgo da C.R. é a 11-D. Catarina Pereira de Castro, pais de 5-D. Ana Pereira da Silva Barbosa, sua parenta.

Como já tinha dito na outra mensagem, não tenho nada que relate a descendência do Padre Felix Pereira de Castro. A menos que o Gayo fale disso noutro local quelquer, perdido no meio da obra. Mas pelo menos não indica o “link” para qualquer outra parte.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29849 | Samuel de Castro | 01 nov 2002 17:07 | Em resposta a: #29833

Estimado Vasco Jacome,

Infelizmente a informacao da esposa e da filiacao de Joaquim Pereira da Silva Barbosa nao confirmou o que eu esperava. Portanto, este nao eh o caminho que eu supunha ser ele meu pentavo.
No Gayo, alem do que lhe pedi no final da mensagem de 29.10 (ver nos titulos Sa Barbosa e Lemos), se possivel ver se a descendencia do 2. Felix, poderia estar nos titulos Pereira da Costa e, Azevedo, que sao dos pais da esposa dele. Sou-lhe muito grato pela ajuda e desprendimento com que tens me auxiliado. Que Deus continue a abencoa-lo cada vez mais. Um Abraco. Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29907 | Samuel de Castro | 03 nov 2002 14:04 | Em resposta a: #29849

Estimado Vasco Jacome,

Informo-lhe que, apesar de sua prestimosa ajuda, tomei a liberdade de criar um novo tema "obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro", onde explico melhor meus objetivos e espero que outros possam nos auxiliar. Conto com sua compreensao e continuidade na colaboracao. Um abraco. Samuel de Castro.

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29908 | Samuel de Castro | 03 nov 2002 14:08 | Em resposta a: #29574

Estimado Luis Moura Serra

Informo-lhe que, apesar de sua prestimosa ajuda, tomei a liberdade de criar um novo tema "obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro", onde explico melhor meus objetivos e espero que outros possam nos auxiliar. Conto com sua compreensao e continuidade na colaboracao. No topico 5, acrescente-se Moncao e seu Alfoz na Heraldica Nacional, do Dr. Jose Garcao Gomes. Um abraco. Samuel de Castro.

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#29909 | Samuel de Castro | 03 nov 2002 14:13 | Em resposta a: #29686

Estimado Vasco Fernandes,

Informo-lhe que, apesar de sua prestimosa ajuda, tomei a liberdade de criar um novo tema "obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro", onde explico melhor meus objetivos e espero que outros possam nos auxiliar. Conto com sua compreensao e continuidade na colaboracao. No topico 5, considere, tambem, para pesquisa Moncao e seu Alfoz na Heraldica Nacional, do Dr. José Garcao Gomes. Um abraco. Samuel de Castro.

Resposta

Link directo:

RE: Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#208819 | ssamarilou | 20 set 2008 22:54 | Em resposta a: #29686

Sr. Vasco Fernandes,
Sei da dificuldade de haver coincidências como estas, mas também tive parentes Pereira de Castro, nascidos cerca de 1850 no Rio de Janeiro, porém não temos os documentos para detalhamento de datas, etc. Para nos localizarmos no tempo, eu diria que nasci em 1948 e meu trisavô chamava-se Jose Pereira de Castro, casado com Jesuina Pereira de Barros, mortos antes de 1903. Tiveram meu bisavô, Felippe Pereira de Castro, que se casou com Mariana Ornelas de Oliveira, no Rio de Janeiro por volta de 1900, portanto teria nascido cerca de 1870/75, e teve os seguintes filhos: minha avó, Carolina de Castro, nascida em Mimoso do Sul, antiga João Pessoa, ES, em 1903, Jesuína, Wanda, Cora, Anfiloquio, além de Maria da Penha, Casemiro e Felipe que morreram na infância. Nesta época, Felippe Pereira de Castro, meu bisavô, trabalhava na construção da Estrada de Ferro Leopoldina que se enfronhava entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, daí a família ter se deslocado para o ES. Mudaram-se para a cidade do Rio no bairro da Penha em 1910, onde Mariana morreu três anos depois. Felippe faleceu em 1929. Carolina casou-se com Guilherme Cirillo em 1924, tamb[em no Rio de Janeiro, quando nasceram minha mãe e meus tios, ainda vivos, Ketty, Lélio, Lúcio e Irma. Sei apenas isso. Se alguém puder acrescentar qualquer informação sobre a origem dos trisavós José Pereira de Castro e Jesuína Pereira de Barros seria de bom grado, embora saibamos como é difícil coincidirem as raízes. Enfim, fico no aguardo de uma palavrinha animadora.
Um abraço.
Sandra

Resposta

Link directo:

Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil

#423469 | Gustavo Moreira | 21 abr 2020 02:20 | Em resposta a: #29573

Estimados senhores,

Tenho em meus arquivos uma reprodução fotográfica do seguinte documento:

"Aos quatro dias do mês de novembro de mil oitocentos e trinta anos nesta Igreja de S. Francisco Xavier de Itaguaí batizei solenemente e pus os Santos Óleos a Maria inocente, filha legítima de Francisco de Paula Duarte, digo de Araújo, natural da Cidade do Rio de Janeiro, e de Alexandrina Maria da Conceição, natural desta freguesia, neta paterna do tenente-coronel FRANCISCO JOSÉ PEREIRA DE CASTRO e de Leocádia Maria da Conceição, e materna de avós incógnitos. Foram padrinhos Domingos Alves de Oliveira e sua mulher D. Josefa Luísa de Seixas. De que fiz este assento. O vigário Antônio Dias Rello".

Acredito que o mencionado tenente-coronel tenha relação próxima com a família aqui estudada, sendo a dita Leocádia provavelmente uma liberta, talvez escrava, pois Francisco de Paula Araújo é definido como "pardo" em vários assentos daquela paróquia, pertencente à antiga província do Rio de Janeiro. O casal Francisco/Alexandrina gerou numerosa descendência em Itaguaí, que prosseguiu usando o sobrenome Araújo. Espero, apesar da antiguidade deste tópico, ter contribuído um pouco para a investigação.
Obs: O documento não está disponível na Internet, mas posso enviar cópia para os eventuais interessados,
Cumprimentos,
Gustavo Moreira- Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 19:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen