D. João Osório - Astorga?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Famílias

D. João Osório - Astorga?

#30047 | Vasco Jácome | 05 nov 2002 22:04

Vi no Guarda-mór que foram colocados na base os Marqueses de Astorga.

Acontece que não encontro aqui D. João Osório, Comendador de Paço de Sousa, que teve filhos de D. Guiomar da Cunha Portocarreiro, julgo que pelo início/fim do séc. XVI.

Como se sabe, os nobiliários dizem que este D. João Osório era da Casa dos Marqueses de Astorga. Veja-se o “Armorial Lusitano” (Osório), Gayo no ttº de Cunhas §66 e §86 N12, Manuel de Sousa da Silva ttº 15 de Portocarreiro, Cunhas Osórios, etc §5 N12 (pg. 445 do vol. I).

Haverá fundamento nisto? Ou esta ligação à Casa de Astorga é pura lenda?

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: D. João Osório - Astorga?

#30054 | sapeca | 05 nov 2002 23:09 | Em resposta a: #30047

Caro Vasco Jácome:
Na verdade, essa ascendência através dos marqueses de Astorga, de D. João Osório, dom abade comendatário do mosteiro de Paço de Sousa, tem muito que se lhe diga...
Este Frei João, em 5.11.1484 obtem o governo deste cenóbio, por bula papal (Inocêncio VIII), tendo sido anteriormente proir de Paço de Sousa.
Nesse mesmo ano, em Junho, fora Frei João Lopes de Osório examinado, na cidade de Braga, para haver ordens de Epístola, sendo aí apontado como filho de Lopo Fernandes e de sua mulher Isabel Cardim, da cidade de Lisboa, moradores na fregª de S. Julião.
Obviamente que aquele Lopo Fernandes poderia ter ascendência pelos Astorgas, mas isso levar-nos-ia longe nessas sempre "brilhantes" e "abrilhantadas" ascendências nobiliárquicas...
O que é facto indesmentivel é ele ser filho desse Lopo Fernandes, "tout court", e de sua mulher Isabel Cardim.
Isto mesmo veio provar há anos Henrique Bustorff da Costa Ferreira, in "Notícia sobre a filiação de Paulo da Cunha Coutinho, senhor da Casa de Juste" (vd "Pedras de Armas do Concelho de Lousada", Artur Vaz-Osório da Nóbrega, Porto-1959, ed. da Junta de Província do Douro Litoral, pa´g.s 453-460).
Um abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: D. João Osório - Astorga?

#30184 | Vasco Jácome | 07 nov 2002 22:33 | Em resposta a: #30054

Caro Fernando de Sá Monteiro

Bem me palpitava que devia haver falta de provas! Será mais um “Martinho dos Guimarães”?

Eu não tenho essa obra que citou. Será que refere os filhos atribuídos por Gayo a D. João Osório? A saber (ttº de Cunhas §66):

-D. Manuel da Cunha Osório, Arcediago de S. Cristina, que terá tido filhos bastardos, parece que de Isabel Jácome de Sousa (pelo menos).
-Pedro da Cunha Coutinho, Abade de S. Margarida de Lousada. Também C.G.
-Helena Osório Coutinho c. c. Álvaro Sanhudo C.G.
-Gonçalo Osório da Cunha que parece ser o pai de M.el Osório Coutinho c.c. Maria Ferreira (ttº de Queiróses §31 N15) C.G.
-Maria da Cunha c.c. ... C.G.

Sousa da Silva apenas menciona os 3 últimos.

Cumprimentos,
Vasco Jácome
PS: peço desculpa no atraso na resposta, mas tive problemas no acesso à net.

Resposta

Link directo:

RE: D. João Osório - Astorga?

#30242 | sapeca | 08 nov 2002 15:57 | Em resposta a: #30184

Caro Vasco Jácome:
Na verdade, no opúsculo de Henrique Bustorff da Costa-Ferreira, apenas se indicam 2 filhos a Frei D. João (Lopes) de Osório: Pedro da Cunha, abade de Santa Margarida de Lousada, de quem vêm nomeadamente os da Casa de Juste; e Jerónimo de Osório, abade de S. Martinho de Lagares e fidalgo da Casa do Cardeal-Rei.
Como este estudo é relativamente curto (ocupa as pág.s 453 a 460, além duma árvore genealógica grande), poderei passar ao scanner e enviar-lhe por e-mail.
Só terá que ter a maçada de me dizer alguma coisa.
Um abraço e disponha.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: D. João Osório - Astorga?

#30271 | Vasco Jácome | 08 nov 2002 19:40 | Em resposta a: #30242

Caro Fernando de Sá Monteiro

Infelizmente, aqueles que parece que descendo não são esses. Assim, agradeço a sua oferta mas, pelo menos para já, não vale a pena essa trabalheira.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

D. João Osório - Astorga?

#441044 | Scaffa | 17 mai 2022 11:57 | Em resposta a: #30047

Bom dia Vasco Jácome, estou tentando comprovar a filiação do Jeronimo de Osorio que seria filho de D. João de Osório com Guiomar da Cunha Coutinho. Poderia me ajudar? Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

D. João Osório - Astorga?

#441045 | Scaffa | 17 mai 2022 11:59 | Em resposta a: #30242

Caro Fernando de Sá Monteiro, estou procurando provas de que o Jeronimo de Osório seja filho de D. João de Osório. Verifiquei que também estavas nessa mesma busca, pergunto se poderia me ajudar a procurar fontes que comprovem a filiação do Jeronimo de Osorio. Desde Já agradeço.
Ariade Cunha.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 03:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen