Família Andrade, de Vizeu

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Andrade, de Vizeu

#30569 | Vasconcelosminas | 13 nov 2002 12:59

Caros colegas,

Chegou ao meu poder hoje a transcrição de uma certidão de batismo de um ascendente de uma grande amiga, que me solicitou se poderia ajudá-la na tentativa de localização de dados sobre os seus famíliares na Freguesia de São Pedro do Cota, Conselho de Vizeu, conforme se verá abaixo.

A referida certidão é a seguinte:
"Aos 2 dias do mês de setembro de 1751 anos, batizei solenemente e pus os santos óleos a Cristovam, filho de Francisco Rodrigues e de sua mulher Maria de Andrade, neto pela parte paterna de Francisco Rodrigues e de sua mulher Brigída Barreyros e pela materna de Manoel Lopes e de sua mulher Páscoa de Andrade. Assistiu por padrinho Padre Domingos de Andrade como Procurador de Miguel Carlos Pimenta encomendado desta freguesia e assistiu por madrinha o Padre José de Sequeira Coelho como procurador de Anna, solteira, moradora na residência de Cota e sobrinha do dito Miguel Carlos Pimenta, todos moradores nesta freguesia de Cota, Bispado de Vizeu, de que fiz este termo que assinei dia e mês hera ut supra - (?) Miguel Carlos Pimenta"

O Christovam a que se refere a certidão veio para o interior do Rio de Janeiro pelos anos de 1780, assinando Christovam Rodrigues de Andrade, sendo Capitão-mor de São Pedro e São Paulo da Paraíba do Sul. Casou com Ana Esméria de Pontes França, fluminense, que entre os filhos do casal, consta Hilário Joaquim de Andrade - Barão do Piabanha, grande cafeeicultor fluminense.

Sabe-se que em outubro de 1801 Cristovam Rodrigues de Andrade firmou procuração em nome de sua irmã Eufrásia Joaquina de Andrade e de seu pai para poderem receber, em seu nome, parte de um legado (possivelmente em razão da morte de sua mãe) que então se processava no bispado de Vizeu.

Cordiais saudações

José Roberto Vasconcelos
Serraria - Brasil
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade, de Vizeu

#30619 | MSS1 | 13 nov 2002 21:53 | Em resposta a: #30569

José Roberto Vasconcelos,

Existiu na altura que refere uma família Andrade em São Pedro de Cota, Viseu. A ela pertencia uma Páscoa de Andrade nascida cerca de 1685, que poderia ser quem procura. A quinta de Couta, em Nogueira, São Pedro de Cota, na qual nasceu seu Pai (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=137081), ainda pertencia à família em 1722, pois nela residia seu irmão Domingos Andrade e Siqueira, tendo feito nesse ano um dote de património (Arq. Dist Viseu, Tabelião José Coelho de Gouveia, Livro 522-30, pg. 122 a 125).
Resta saber se será a mesma Páscoa de Andrade que procura. Deverá verificar os registos paroquiais da freguesia.

Cumprimentos
Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

Família Andrade, de Vizeu

#30651 | Vasconcelosminas | 14 nov 2002 11:26 | Em resposta a: #30619

Caro Marcos Soromenho Santos,

Muito lhe agradeço a atenção dispensada e a preciosa indicação do enlace fornecido.

Consultando o dito enlace do Genea que, pela cronologia e nomes apresentados, muito provavelmente trata-se da família a que busco informações.

No início e em meados desse ano solicitei ao Arquivo Distrital de Vizeu cópias do assento de casamento dos avós do Christovam Rodrigues de Andrade. Infelizmente, até o presente momento não obtive nenhuma resposta. Mesmo assim, e conforme sua orientação, tentarei novamente, na esperança de ser atendido.

Se vier a confirmar-se a possível ligação entre o Christovam acima referido e a família por vós indicada no enlace acima, a satisfação não somente será a de minha amiga e prima distane como, também, a minha própria. Isso porquê estou a compor uma biografia do Hilário Joaquim de Andrade - Barão do Piabanha, filho do dito Christovam.

No mais, o meu reiterado agradecimento, ao mesmo tempo em que me coloco a sua disposição no que lhe for de interesse e me for possível cá deste lado do Atlântico.

Mui cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
Serraria - Brasil
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade, de Vizeu

#32045 | mscardia | 13 dez 2002 08:31 | Em resposta a: #30569

caro sr vasconcelos
tenho descendencia de andrade por pai e mãe,só consegui chegar nos bisavos e como são do sul de minas talvez possa me ajudar?
José francisco fernandes junior,filho de joseFrancisco fernandes e francisca de andrade,filha de feliciano jose de andrade e maria do carmo de andrade ,estes eram de sao joao da boa vista,sp
maria de andrade,filha de maria carolina de souza andrade e jose ignacio de andrade estes eram dosul de minas
grata
maria silvia cardia

Resposta

Link directo:

Família Andrade, de Vizeu

#32064 | Vasconcelosminas | 13 dez 2002 11:25 | Em resposta a: #32045

Prezada Maria Silvia Cardia,

Talvez possa, realmente, ajudá-la, ainda que indiretamente.

A SMG - Sociedade Mineira de Genealogia e História Regional coordenada a Gen-Minas - Lista de Discussão de Genealogia de Famílias Mineiras e co-relacionadas. Dela participam mais de 160 pesquisadores e, se não me engano, tem alguns colegas que pesquisam diversos ramos Andrade (eu sou um, mas os meus são do eixo Minas-Rio de Janeiro).
Também tem o site oficial da Gen-Minas, onde muitos dos participantes da lista tem fichas com listagens das famílias que procuram.
Destaco que, apesar de especializada em famílias mineiras, a Gen-Minas é um espaço aberto para a Genealogia em geral e o ambiente é de muita cordialidade e de extrema mútua colaboração. Talvez, seria interessante o seu ingresso na Gen-Minas.
Como não é (salvo melhor juízo) permitido colocar links para fora do Genea, posto abaixo o meu e-mail para, caso lhe interesse, fornecer maiores informações.
Mui cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade, de Vizeu

#213098 | iplcamara | 12 nov 2008 17:16 | Em resposta a: #32064

José Roberto,

Vejo que essas mensagens são antigas, de 2002. No entanto, ainda assim escrevo, porque estou curiosa a respeito de seu estudo sobre o Barão de Piabanha. A irmã dele, Ana Esméria, está em minha árvore. Teria algum interesse em saber também
informacões sobre o Barão.

Obrigada pela atenção,

Irene Pessôa de Lima Câmara

Resposta

Link directo:

Barão do Piabanha

#213147 | Vasconcelosminas | 13 nov 2008 12:02 | Em resposta a: #213098

Prezada Irene,

De fato a mensagem no fórum já era antiga, mas eu ainda estou por cá, a pesquisar esses Andrades.

Tenho comigo a árvore genealógica dos Andrades e Correas e Castros, levantada pelo finado General Lúcio Corrêa e Castro.

Eu terei grande prazer em trocar informações consigo, particularmente lhe fornecendo dados que eventualmente não possua sobre a ascendência.

Meu e-mail é vasconcelosminas@yahoo.com.br

Resido em Três Rios - RJ.

Cordialmente,

José Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Barão do Piabanha

#213153 | iplcamara | 13 nov 2008 12:26 | Em resposta a: #213147

Obrigada, José Roberto. Vou mandar-lhe e-mail.

Abraço,

Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade, de Vizeu

#292875 | josenirandrade | 14 dez 2011 13:43 | Em resposta a: #32064

Meu nome é Josenir Rodrigues de Andrade, nascida em Nova Iguaçú-RJ em 1957, filha de Athaíde Clemente Andrade e de Sebastiana Rodrigues de Andrade. Meu pai Athaíde Clemente Andrade, é filho de Manoel Clemente Andrade e Darcira Rosa, moraram em São Fidélis- RJ (estou checando seus nascimentos). Meu avô Manoel Clemente Andrade era filho de Manoel Rosa e o que eu sei é que meu pai lembra-se dela como Vó Tita. Minha avó paterna Darcira Rosa era prima ou sobrinha do meu avô ela foi a segunda esposa de Manoel Clemente Andrade, que quando casou com ele, este já tinha Nilo, Zica, Arinete, Maria, Antônio como filhos e com Darcira Rosa: Aristolino, Lezir, Athaide, João, Maria, Penha, Almira, Arlete como filhos. Moraram em São Fidélis e ele era agricultor. Estou buscando mais informações. Segundo meu pai a família deles é muito antiga, mas foram morar no RJ, na época era capital e perderam contato com a família. Minha Avó pelo que encontrei até agora tem parte mineira pelo que sei da cidade de Cantagalo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 13:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen