"Cabral" e "Albuquerque"

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

"Cabral" e "Albuquerque"

#3095 | HelenaB | 01 abr 2001 19:02

Por muita curiosidade, estou tentada a descobrir a genealogia da minha família e assim satisfazer uma dúvida persistente, ligada à arvore dos "Cabral" e dos "Albuquerque".

Provenho de uma família beirã, por parte de avó materna, mais concretamente de Celorico da Beira. Os seus nomes de família são "De Almeida Cabral De Albuquerque". A curiosidade despontou bastante, quando me deparei com a árvore genealógica de um político conhecido, nos fascículos do DN, e da qual me chamou a atenção a origem de um dos seus bisavôs maternos - Artur de Sacadura Freire Cabral -, por ter nascido exactamente na mesma freguesia (Freg. de S. Pedro, Celorico da Beira), mas cerca do ano de 1855.

A minha avó nasceu em 1921 e ganhou da sua mãe o nome Cabral, e do seu pai, o nome Albuquerque, sendo estes oriundos desta cidade ou outras vizinhas. No entanto, por conversas que tive com ela, insiste na sua ligação a esse ramo, mais concretamente ao aviador, com o mesmo nome acima mencionado, mas filho deste (nascido em data próxima à dos meus bisavós).

Uma vez que parto leiga nesta descoberta, gostaria de receber alguns conselhos para me poder orientar e certificar da minha origem. Pois penso que partir à aventura para a Torre do Tombo pode-me levar a caminhos errados.

Existe uma outra dúvida que queria esclarecer: Qual o significado do "De" antes de um nome? "Albuquerque" e "De Albuquerque" são o mesmo?


Muito obrigada pela possível colaboração,
Helena Sofia de Albuquerque R. P. B.

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3119 | Vasco Jácome | 01 abr 2001 23:50 | Em resposta a: #3095

Cara Helena Sofia

Nos “Os Lucenas” do Tenente-Coronel Armando de Sacadura Falcão está referido um Artur de Sacadura Freire Cabral, pai do Aviador, nascido aí a 16/11/1855.

Pode-me dizer a sua ligação até ele? Depois conversamos sobre o resto.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3128 | HelenaB | 02 abr 2001 09:58 | Em resposta a: #3119

Infelizmente, não lhe sei dizer qual a ligação. Como referi no 1º texto, só tenho como referências o mesma freguesia onde a minha avó nasceu como coincidente da de ambos os Artur de Sacadura Freire Cabral, pai e filho - Freg. S.Pedro, Celorico da Beira; e as conversas que tive com ela.

Não possuo nada em concreto (documento).

Muito obrigada pela atenção,
Helena Sofia

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3132 | Nuno | 02 abr 2001 11:28 | Em resposta a: #3095

Helena,

A sua familia Cabral e Albuquerque está profundamente estudada nos livros do tenente coronel Armando de Sacadura Falcão: Cabrais da freguesia de Nabais; e nos Freires Corte Reais,
onde quase de certeza virá o nome do seu bisavo
e a sua ascendencia quer pelo apedido Cabral e Albuquerque

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3134 | amaral | 02 abr 2001 13:16 | Em resposta a: #3095

Há uma família nobre Albuquerque em Sãtão, Viseu. Um dos antepassados foi o arquitecto des escadas suspensas do Seminário de Viseu. Hoje, o descendente Pedro Albuquerque é um conhecida pintor da cidade.
No regº de Baptismo de um meu trisavô, natural de Oliveira do Conde, figuram como padrinhos dois fidalgos da vila: Antº dos Nery da Costa Cabral e sua mãe D. Mª Lutegarda da Costa Cabral e Néry. Pode não ter qualquer relação com a sua família mas fica a minha boa intenção.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3139 | Vasco Jácome | 02 abr 2001 21:32 | Em resposta a: #3128

Cara Helena Sofia

Se não vir inconveniente em colocar aqui os nomes da sua avó e dos parentes mais próximos posso verificar se constam da obra que referi. A família do Aviador também está nos “Carvalhos de Basto”, pelo que a sua consulta também é de se fazer.
Quanto à Torre do Tombo encontram-se lá coisas interessantes para a Genealogia, mas parece que ainda está necessitada de pesquisa ao nível dos paroquiais. Estes estarão no Arquivo Distrital da Guarda.
Quanto ao “de” vem do facto de muitos apelidos nobres resultarem do facto de as pessoas tomarem o nome dos seus senhorios. No caso específico dos Albuquerques, D. Afonso Telo de Meneses foi senhor de várias terras, entre elas a de Albuquerque. Um descendente seu, D. João Afonso de Albuquerque, Sr. de Albuquerque, adoptou este nome. Assim está no “Armorial Lusitano”. Fenómeno semelhante nos Almeida. Já no caso dos Cabral, este nome deve ter origem em alcunha e portanto não tem “de”.
É claro que nem todos os apelidos que se usam tem origem na família nobre do mesmo nome. Por essas e por outras, é que se fazem investigações genealógicas sérias. Origens diversas dessa, pode ser a explicação para a falta do “de”. Ou então, puro comodismo, ignorância, etc.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3168 | HelenaB | 03 abr 2001 20:46 | Em resposta a: #3139

Agradeço imenso a explicação clara que me facultou sobre o "de" antes dos apelidos, inclusivé estamos para visitar Albuquerque, Espanha, esta Páscoa, pelo que veio oportunamente.

Quanto em citar o nome da minha avó, não vejo qualquer inconveniente. Chamava-se, em solteira, Maria de Lourdes de Almeida Cabral de Albuquerque e era filha de Abel David de Albuquerque, natural de Celorico da Beira, nascido a 25 de Dezembro de 1895(?); e de Etelvina de Almeida Cabral [de Albuquerque], natural de Vale de Azares (Celorico da Beira), nascida em 20 de Setembro de 1902.

Os irmãos mais novos, a seguir ao meu bisavô, chamavam-se um Artur e outro José (como o pai e o avô do aviador Artur Sacadura Cabral); as irmãs chamavam-se ambas Margarida (porque a primeira faleceu ainda jovem e nasceu outra a quem lhe deram o mesmo nome, para lembrar a mais velha). Os pais do meu bisavô denominavam-se Samuel [David?] de Albuquerque, também de Celorico da Beira e Rosalina Vaz Cunha, natural de Trancoso.

A minha bisavó era filha de José Cabral, que viveu em Vale de Azares, e de Juliana de Almeida , sua segunda mulher, natural da Faia (Guarda). O meu trisavô Cabral era primo de umas "senhoras Cabrais" que tinham uma casa brasonada no referido lugar de Vale de Azares.

Quanto ao pai da minha trisavó Juliana era professor primário na Faia, chamava-se José de Almeida e tinha um irmão Bispo, do qual não sei nem nome nem diocese.

Sem mais de momento,
Helena Sofia

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3187 | Vasco Jácome | 04 abr 2001 22:22 | Em resposta a: #3168

Cara Helena Sofia

Os apelidos que refere são bastante comuns entre as famílias, digamos, fidalgas, da zona que refere e, de um modo geral, na Beira. Mas infelizmente não estou a encontrar os seus familiares na obra que citei, nem no Felgueiras Gayo.
Talvez procurar na tal obra dos “Cabrais”, também do Tenente-Coronel Armando de Sacadura Falcão de que lhe falou Nuno Ponces, mas que não conheço.
Posso é adiantar dois pormenores: a família do Avidor Sacadura Cabral parece-me ligada a Celorico apenas casualmente, talvez pelo facto de o avô deste ter tido aí o ofício de Tabelião e Escrivão da Comarca de Celorico da Beira e aí terem nascido seus filhos. Encontro-os sim ligados a terras nas proximidades como Mangualde, Gouveia, etc.
Reparei que os seus Albuquerques usam nomes David e Samuel. Nunca lhe constou que tivessem ascendência judaica?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3214 | HelenaB | 06 abr 2001 01:21 | Em resposta a: #3132

Muito obrigada pela dica. Gostaria, se não fosse incómodo, que me apontasse alguns locais onde poderei procurar o livro que mencionou, para complementar a informação cedida por Vasco Jácome, na resposta de "04-04-2001, 22:22".

Helena Sofia

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3220 | Nuno | 06 abr 2001 10:14 | Em resposta a: #3214

Helena,

O livro está á venda na livraria Ferin em Lisboa.

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3414 | HelenaB | 16 abr 2001 19:24 | Em resposta a: #3187

Muito obrigada pelo incómodo.

Quanto a mim, resta-me procurar no livro referido pelo Nuno Ponces e também partir para os Arquivos Distritais da Guarda.

Quanto à hipótese da ascendência judaica, nada lhe posso dizer, aliás fiquei surpreendida, apenas sei que eram devotos... Mas já agora, no caso dela existir, como o poderei comprovar?

Helena Sofia

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#3415 | Vasco Jácome | 16 abr 2001 19:55 | Em resposta a: #3187

Cara Helena Sofia

Falo de ascendência judaica porque esses nomes próprios são típicos entre judeus. De qualquer modo, uma vez que são isso mesmo – nomes próprios – não se prova nada por esse facto.
A maneira mais simples de verificar isto, seria através de uma Inquirição de Génere de algum padre deste seu costado. Tem algum padre que tenha começado a sua carreira eclesiástica, pelo menos, no fim da Monarquia? Em caso afirmativo, ele terá feito uma Inquirição, a qual deverá existir no respectivo Arquivo Distrital.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#4726 | HelenaB | 17 mai 2001 00:44 | Em resposta a: #3095

Pelo imensa desculpa a quem tem colaborado comigo na pesquisa da minha ascendência, agradecendo, desde já, com imensa estima.

A intenção de continuá-la persiste :). Mas por falta de tempo disponível, ainda não me posso deslocar até Celorico da Beira ou à Guarda ou mesmo Lisboa.

Existe alguma maneira de chegar até esse tipo de informações via correio postal ou mesmo internet/email?

Agradecida
Helena Sofia

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#6914 | amaral | 11 jul 2001 14:21 | Em resposta a: #3095

Em 1693 foi testemunha de casamento dos meus 8º avós Manoel de Afonseca e Maria Pais, em Celorico da Beira, Manoel Mendes Cabral que assinou a certidão.

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#8075 | António Borba | 19 ago 2001 23:46 | Em resposta a: #4726

Helena
O modo mais fácil de iniciar a sua pesquisa será começando por consultar este endereço:

http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=16688

Boas buscas.

A.Borba

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#8149 | HelenaB | 22 ago 2001 13:56 | Em resposta a: #8075

Muito Obrigada pela sua ajuda.

Infelizmente, como sou estudante, tenho estado bastante ocupada e mesmo estando em Aveiro, ainda não me desloquei quer à cidade da Guarda quer à de Celorico da Beira, por falta de tempo. Mas a intenção de descobrir as minhas descendências persiste! :)

Quanto ao endereço que me mandou, já o tinha verificado, mas cada vez mais estou convencida que devido à quantidade de Albuquerques e Cabrais existentes nas Beiras, a ramificação mais próxima pode ser outra... Esta é uma hipótese sempre a colocar.`

Ajudaria se alguém me pudesse indicar quais os sítios onde se podem encontrar as informações quer de nascimentos, baptismos e etc. quer sobre aqueles que ingressaram pela vida religiosa cristã na Guarda.

Atenciosamente
Helena

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#8150 | HelenaB | 22 ago 2001 13:58 | Em resposta a: #3220

Caro Nuno Ponces,

Gostaría de saber se é possível consultar o livro que referiu em alguma biblioteca do Porto.

Muito Obrigada
Helena

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#8160 | António Borba | 22 ago 2001 23:52 | Em resposta a: #8149

Helena

Em primeiro lugar tente obter as certidões de
nascimento dos seus avós, isto através da certidão
dos seus pais onde constam os seus avós e bisavós.
Pode pedi-las através deste endereço por cobrança
postal, (http://spdirecto.infocid.pt/), custo aprox.
1600$00.
Todas as certidões anteriores a 1900 já estão no
arquivo distrital da guarda, sendo necessário um
pedido por fax, por exemplo com os dados dessas
certidões ao arquivo dirigindo-a á directora, Sª.
Dr.ª. Maria Cecília Lança Falcão Dias, (Arquivo
Distrital da Guarda - Largo General Humberto
Delgado (Telef. 071-213629 . Fax. 071-221488)
6300 Guarda.
Por telefone pode pedir que lhe enviem o resultado
das buscas semanalmente ou quinzenalmente á cobrança
custo aprox. 6000$00, consoante o tempo de pesquisa
despendido.
Recebe em casa as fotocópias dos assentos de
baptismo e casamento, onde constam os padrinhos e
testemunhas, assim como os lugares onde nasceram.
No entanto os registos existentes dependendo das
freguesias variam, algumas podem só ter até
1650-1700,mas quando lá chegar espero, espero
noticias suas.

Boas Pesquisas.

A.Borba

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#38213 | lili31 | 21 mar 2003 10:46 | Em resposta a: #3139

Caro Vasco Jácome,
Será que me poderia informar se a família Cabral de Sacadura é a mesma de Sacadura Cabral?

É que ontem recebi a certidão de baptismo da minha bisavó - Adélia de Mello Coutinho de Albuquerque e Castro natural de Viseu neta paterna de josé de Mello Coutinho e de Maria Ludovina Sacadura Cabral.
fui a este endereço
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=16722
E encontrei Maria Ludovina de Albuquerque Cabral de Sacadura cc José de Melo Coutinho
Serão as mesmas pessoas? Tudo indica que sim mas o que está a fazer confusão é na certidão estar Sacadura Cabral e no enderço acima Cabral de Sacadura.
Se me puder ajudar agradecia.
Os meus melhores cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#38235 | Vasco Jácome | 21 mar 2003 19:38 | Em resposta a: #38213

Cara Liliana

Também julgo que se trata das mesmas pessoas. Como pode ver aqui e também verifico n”Os Lucenas”, Tomo I, pg. 375, que fala do casal Maria José Saraiva da Cunha Freire Côrte-Real e José de Sacadura Cardoso Cabral e Albuquerque e sua descendência, nesta família aparecem membros a usar Sacadura Cabral ou Cabral Sacadura, pelo que a diferença encontrada entre o que está aqui e esse assento não deve ter qualquer significado. Na altura não havia Bilhete de Identidade e os nomes “flutuavam” bastante ao gosto dos próprios!

De qualquer modo, logo que consiga mais uma geração para trás, certamente que desaparecem as dúvidas.

Aconselho a tentar consultar os “Cabrais da Freguesia de Nabais”, pois com o que já tem, é possível que também já responda a esta questão. Eu não tenho a obra, mas pode ser que outro “confrade” tenha e adiante qualquer coisa.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#38237 | alentejo | 21 mar 2003 19:54 | Em resposta a: #38213

A ascendência e descendência (talvez parcial) do casal Maria Ludovina Sacadura Cabral, casada na Quinta de Azurara, a 07-V-1833 com José de Melo Coutinho, consta no estudo do TCOR Armando de Sacadura Falcão «Cabrais da Freguesia de Nabais», pág. 62 e seguintes; e em António Machado de Faria «Sacaduras - Gente da Beira», § 166 (este estudo foi publicado na revista Beira Alta); veja-se também Albuquerques da Beira, de Manuel Rosado.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#38240 | lili31 | 21 mar 2003 21:22 | Em resposta a: #38235

Caro Vasco Jácome,
Muito obrigada pela atenção

Vou seguir o seu concelho e consultar os
" Cabrais da Freguesia de Nabais"
A minha bisavó Adélia de Mello Coutinho de Albuquerque e Castro, nasceu em Viseu assim como a sua mãe D. Maria dos Anjos Mello de Albuquerque, já o pai Jerónimo de Mello Coutinho de Albuquerque é natural de Quintela de Azurara.

A minha mãe conta que o meu avô falava muito da família de Viseu.Que eram pessoas muito importantes.
Por acaso não terá nada desta família de Viseu?Ainda hoje se fala na família do Romance "Amor de Perdição" Que o meu avô fazia questão de contar aos filhos o que ouvia dos seus avós.
Pois ele dizia que pertenciamos a essa família.

Os meus melhores cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#38241 | lili31 | 21 mar 2003 21:33 | Em resposta a: #38237

Caro NB

Agradeço a informação e vou tentar seguir as pistas que deu.

Os meus melhores cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#38254 | Vasco Jácome | 22 mar 2003 12:02 | Em resposta a: #38240

Cara Liliana

Não. Infelizmente não me parece que tenha mais nada que fale da sua gente, pelo que reitero a recomendação da consulta das obras indicadas por mim e Nuno Borrego.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#38275 | lili31 | 23 mar 2003 11:32 | Em resposta a: #38254

Caro Vasco Jácome

Muito obrigada pela atenção
Com certeza vou consultar as obras recomendadas per si e pelo Nuno Borrego.

Com os melhores cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#160089 | HelenaB | 19 jun 2007 19:33 | Em resposta a: #3095

Venho comunicar que prolonguei esta minha busca no seguinte tópico:

Albuquerques de Esmolfe, Penalva do Castelo, Viseu (de 19-06-2007)

___
Helena Sofia de Albuquerque R. P. B.

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#168473 | balbuquerque | 25 set 2007 11:52 | Em resposta a: #3187

Caro Vasco Jácome

Gostaria de saber se tem em sua posse o Felgueira gayo pois gostaria de saber sehá algo sobre os Albuquerques da beira da casa da Insua - Penalva do castelo e saber onde posso encontrar a obra para analisar.


Agradeço a sua atenção

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#186540 | sacadura cabral | 28 fev 2008 15:25 | Em resposta a: #38240

Cara Helena,
Há muito que não acesso ao fórum, por isso esta resposta tão inadequada à data que postou sua mensagem.

Fiquei muito curioso para confirmar nossa ligação parentesca.

José de Sacadura Cardoso Cabral e Albuquerque, segundo informações do site genea, é pai de meu bisavô Arnaldo de Sacadura Freire Cabral. Este por sua vez é pai de Arnaldo Cabral de Sacadura, meu avô materno. Minha mãe Judith de Souza Cabral Leite não é mais viva e nossa prole no Brasil somos eu (Márcio), meu irmão Arnaldo (outro ) e nossos filhos Vinícius e Judy Neves Leite (meus) e Jaqueline, Jéssica, Igor e Arnaldo (outro "de novo").

O aviador Artur de Sacadura Freire Cabral era irmão por parte de pai de meu avô Arnaldo Cabral de Sacadura.

Conforme esclarecimentos que recebeu do Sr Vasco existem diversos motivos para esta "inversão" de sobrenomes. Pesquisando no Genea, concluí que meu bisavô Arnaldo de Sacadura Freire Cabral, para todos os seus filhos do segundo e terceiro casamentos, inverteu os sobrenomes.
Como falou o Sr Vasco, são apenas detalhes !

Após pesquisa para resgatar minha genealogia encontrei em Viseu, uma irmã de meu avô Arnaldo Cabral de Sacadura ainda viva e suas filhas Marília e Maria Ercília(primas primeiras de minha mãe).

Na fase atual, estou tentando equilibrar-me financeiramente para, o mais breve possível, abraçar fortemente minha tia-avó Arnalda Cabral de Sacadura, a qual já se encontra com 97 anos.

Atenciosamente, Márcio "Sacadura" Cabral

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#187232 | HelenaB | 06 mar 2008 23:00 | Em resposta a: #186540

Boa Noite!

Engraçado que estava a ler uma mensagem sua noutro tópico dos Cabrais e volto a lê-lo aqui e a escrever-me! Percebi nessa mensagem que estava desejoso em encontrar familiares. E pelos vistos encontrou. Os meus parabéns.

A data em que comecei a interessar-me pela minha ascendência é, de facto, longa. Mas ainda continuo pelo Fórum.

Ainda não descobri se há alguma ligação entre os meus Cabrais e os seus. Apenas há um ano comecei a procurar sozinha nos registos dos Arquivos Distritais. O tempo que tenho é para o repartir também pelos meus outros ramos e o que já tenho, nada confirma.

Por ventura, terá algum Joze Antunes Cabral a entroncar na sua linhagem? Ou alguém de Vale d'Azares, Celorico da Beira?

Cumprimentos.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#187259 | Conde | 07 mar 2008 11:17 | Em resposta a: #187232

Há uns folhetos muito antigos sobre uma herança da Casa de Vale de Azares, que se bem me lembro, envolve uma herdeira demente, e cuja família se chamava Amaral Cabral Saraiva. Eram mesmo desse local. Não sei se conhece?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e &

#200245 | hsantos | 13 jun 2008 10:57 | Em resposta a: #187232

Cara Helena

Não sei se saberá ou terá alguma documentação relativa a estes Albuquerques (não tenho referencia de Cabrais na familia):

Como ascendentes posso referir que João de Albuquerque, nasceu em Celorico da Beira, Mesquitela, Nossa Senhora do Rosário 9.7.1737 casa com Maria (Nunes) Dias * Celorico da Beira, Mesquitela, Cadouço 15.3.1756

João de Albuquerque é filho de Manoel de Albuquerque, nascido em Mesquitela, Cadouço em 11.1.1769 e de Maria Forte (de Siqueira), nascida em Mesquitela, Cadouço +-1712

Manoel de Albuquerque é filho de Manoel de Albuquerque nascido em Mesquitela, Cadouço (+- 1670) (AQUI ACABA A INFORMAÇÃO SOBRE ESTES ALBUQUERQUES - NO RESGISTO DE NASCIMENTO DESTE ULTIMO NÃO CONSTA O NOME DOS PAIS, no entanto se conseguir como chegar por outras vias agradeço informação) e Beatriz Pais tb nascida em Mesquitela, Cadouço (+- 1672)

Maria Forte (de Siqueira) nascida em Mesquitela, Cadouço (+- 1712), filha de Bernardo de Siqueira nascido em Mesquitela, Cadouço (+- 1685) e de Helena Forte, nascida em Gouveia, Folgosinho (+-1687)


------------------------------

Maria (Nunes) Dias, nascida em Mesquitela, Cadouço (15.3.1762) filha de Manoel (de Albuquerque) Dias, nascido em Mesquitela, Cadouço (4.3.1728) e de Tereza Nunes (de Siqueira),nascida em Mesquitela, Cadouço (+- 1735)


Manoel (de Albuquerque) Dias, filho de Manoel Dias, nascido em Mesquitela, Cadouço (+- 1698) e de Maria de Albuquerque, nascida em Mesquitela, Cadouço (+- 1701)

Tereza Nunes (de Siqueira) filha de José de Siqueira, nascido em Mesquitela, Cadouço (+- 1703) e de Maria Nunes, nascida em Leiria, Antas de Penalva (+- 1709)


------

Manoel Dias é filho de António João Dias, nascido em Fornos de Algodres, Juncais (+-1667) e de Sebastiana da Costa, nascida em Mesquitela, Cadouço (+- 1669)

------

Agradecido
Cumprimenta
Hélder Eduardo dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cabral & Albuquerque

#200283 | HelenaB | 13 jun 2008 20:49 | Em resposta a: #187259

Boa Tarde,

Só hoje vi a sua mensagem. Gostaria de perceber melhor a que casa se refere, pois os meus "(Antunes) Cabral" são mesmo de Vale de Azares, do Lugar do Soutinho.

Houve até uma casa, que a minha avó dizia ser das primas Cabrais que foi removida pedra a pedra, desta terra para uma vizinha, na estrada nacional Celorico-Guarda. Infelizmente, aconteceu depois de ser comprada. Hoje está com triste destino. Para além desta, conheço duas casas que "nos" pertenceram, estas no Soutinho, perto da Igreja.

Quanto ao nome Amaral Cabral Saraiva, não temos noção de quem seja. Provavelmente algum descendente-primo por linha colateral.

Obrigada,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#373430 | kt617 | 26 ago 2016 19:34 | Em resposta a: #38237

Olá, Onde posso comprar uma cópia do livro " Sacaduras - Gente da Beira " ?

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#373483 | RAAL | 29 ago 2016 18:18 | Em resposta a: #373430

Se é de Lisboa, na Livraria Ferin, na Rua Nova do Almada

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#441300 | MariaSSilva | 05 jun 2022 19:18 | Em resposta a: #3168

Descobri que tenho uma fotografia da sua avó em criança com os dizeres:
Aos meus Primos como prova de muita estima e amizade ofereço a minha fotografia Maria de Lourdes Almeida Cabral Albuquerque Celorico 25-12-1930

e pelos vistos ainda somos parentes afastados dado que me parece que a sua trisavó - Rosalina Vaz Cunha, natural de Trancoso , como refere - poderá ser irmã do meu bisavô, o qual, tal como os irmãos nasceu em Cunha, Sernancelhe, Viseu, e daí é que veio o apelido Cunha, tendo depois morado em Trancoso, onde casou.

Se estiver interessada poderemos trocar mais dados.

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#441365 | HelenaB | 10 jun 2022 00:03 | Em resposta a: #441300

Cara Maria Silva,
Seremos com certeza Primas!

Quando comecei este tópico há mais de 20 anos, estava longe de pensar que iria assistir a inúmeras descobertas de factos e de parentes, mesmo passados tantos anos!

Pergunto primeiro se será descendente dos "primos de Coimbra". E qual é o nome do seu Bisavô? Descobri que a Trisavó Rosalina teve muitos irmãos e consegui recuar bastante nas suas ascendências.
Houve ajuda preciosa de colegas e muita persistência.

Fiquei muito contente que me tivesse contactado! Gostaria de conhecer essa foto, se fosse possível. Irei enviar-lhe o meu contacto em privado.

Cumprimentos,
Prima Leninha "pequenina".

Resposta

Link directo:

RE: "Cabral" e "Albuquerque"

#441412 | MariaSSilva | 12 jun 2022 16:31 | Em resposta a: #441365

Cara Prima (?),

Acho que seremos os primos de Coimbra. Já lhe vou responder ao seu mail.
Maria SSilva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 07:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen