sobrenomes "religiosos"

Este tópico está classificado nas salas:

sobrenomes "religiosos"

#3158 | Liane | 03 abr 2001 01:58

Gostaria de saber se alguém tem uma explicação para o uso de expressões religiosas ( "do Céu", "de Jesus", "dos Prazeres" nos sobrenomes, antecedendo o sobrenome materno. O pai tem o sobrenome "Espírito Santo"! Terá sido deserdado? Ou então um "exposto"? Agradeço, mais uma vez. Liane Alegria Silveira

Resposta

Link directo:

RE: sobrenomes "religiosos"

#3162 | JCC | 03 abr 2001 16:58 | Em resposta a: #3158

Liane

Penso que voce estará no Brasil e daí que tenha estas dúvidas.

Em Portugal é muito frequente, hoje como no passado, usar nomes proprios compostos. Eu proprio chamo-me João José (e depois 3 sobrenomes, a minha mãe chamava-se Maria do Céu (com 4 sobrenomes depois), etc.

Tenho várias amigas que se chamam Maria do Prazeres,Maria de Jesus, Maria do Céu, Maria da Conceição, etc. Trata-se de usar em nomes proprios nomes de invocação de Nossa Senhora e que por isso, e como já referi, não são sobrenomes mas sim nomes proprios compostos.

No passado era muito frequente as mulheres não terem (ou não usarem) sobrenomes. Apenas quando casavam adoptavam os sobrenomes (em Portugal dizemos apelidos)do marido. Assim, quando encontramos alguém chamado apenas Maria da Soledade estamos, muito provavelmente perante alguem que não usa sobrenome.

Para complicar um pouco alguns destes nomes passaram a ser usadso como sobrenomes. Um dos casos é aquele que cita "Espirito Santo". Não sei qual a sua origem mas este é um dos sobrenomes usados pela failia de um dos pricipais banqueiros portugueses...

Para saber se foi exposto não tem outra alternativa senão ir ao assentos. Aí estará registado. Mas não desespere: tenho bastantes antepassados com nomes destes e até agora ninca encontrei um exposto. Pode ser sorte, mas é um facto.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: sobrenomes "religiosos"

#3175 | Liane | 04 abr 2001 00:25 | Em resposta a: #3162

Prezado João Cordovil Cardoso: o sr acertou, sou brasileira, e uma iniciante nesta nobre arte da genealogia. Realmente, causou-me estranheza o fato de todos os meus tios avós levarem o sobrenome apenas da mãe. E meu avô, nem o da mãe, nem o do pai! Estou aguardando, com muita ansiedade, as certidões que pedi via Internet, ao spdirect.
De fato, Espírito Santo é o sobrenome de meu bisavô, Albino. Minha bisavó chamava-se Maria Ludovina Vasconcelos. Meu avô, João Alegria. E seus irmãos Lopo de Jesus vasconelos,José Joaquim Vasconcelos, Deolinda do Céu Vasconcelos e Matilde dos Prazeres Vasconcelos. Por isso estranhei tanto.
Agradeço muito sua explicação. É por estas gentilezas que me tornei uma frequentadora assídua deste Forum.
Um grande abraço, Liane Alegria Silveira

Resposta

Link directo:

RE: sobrenomes "religiosos"

#3197 | amaral | 05 abr 2001 14:15 | Em resposta a: #3175

No século xix era usual em certas zonas de Portugal os nomes religiosos, princip. nas mulheres. falo pela minha família.Ex. ... de S. José, ...do Sacramento, ...do Espírito Santo. Na terra do meu pai, Alfaiates, SabugaL, também são frequentes: Mateus e Baltazar, tanto como nome como sobrenome.
Vera

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 15:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen