Brandoes do Porto: o caso do prior Cristovào

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Brandoes do Porto: o caso do prior Cristovào

#3163 | Carlos Silva | 03 abr 2001 18:34

Esta mensagem para trocar opinioes e informaçoes sobre a genealogia dos Brandoes do Porto (sec.15 a 17), familia de financeiros e poetas.

A linha varonil parece bastante clara pelo menos desde o seculo 15, "de contador em contador".

1) Ja nào se pode dizer o mesmo a respeito das mulheres, e respectivas familias, Carneiros, Peixotos, etc..

2) Ja alguem teve alguma noticia de descendencia ilegitima de Cristovào da Costa Brandào (m. 1599), (filho de Jeronimo Brandào, moço-fidalgo de D. Joào III, neto de Diogo Brandào, contador do Porto, bisneto de Joào Brandào) ultimo prior-comendatario do mosteiro de Oliveira (hoje concelho de V.N. Famalicào)?

Com efeito encontrei um Domingos da Costa Brandào (m.1662), que nasceu no assento da Igreja de S. Mateus de Oliveira (vizinha e entào dependencia do mosteiro de Oliveira Santa Maria), filho de Ana Gonçalves ,mulher solteira, antes de 1593, porque casou em 1607 com Marta de Sà, filha de Mateus de Sà, se eu nào me engano.

-Tendo nascido numa anexa do dominio do Mosteiro,
-em vida do Prior Cristovào da Costa Brandào (e com toda a probabilidade entre 1580 e 1590)
-o qual era entào o unico Costa Brandào por mim identificado naquela area,
-e tendo depois por sua vez um filho chamado Cristovào da Costa Brandào
-outros filhos chamados Diogo e Joào, o que tambem lembra a toponimica dos Brandoes (o mesmo se pode dizer com os netos, ja que vejo dois Jeronimos e um Cristovào)

gostava de saber se ja alguem teve informaçào duma posteridade para este bastante discreto membro da familia Brandào.


obrigado pela atençào

C. Silva

P.S. : Sabe alguem como obter o estudo de Virginia Rau "Os Brandoes do Porto, uma fortuna do seculo XV"?

Resposta

Link directo:

RE: Brandoes do Porto: o caso do prior Cristovào

#3167 | Vasco Jácome | 03 abr 2001 20:42 | Em resposta a: #3163

Caro Carlos Silva

A única coisa que lhe posso adiantar, é que Manuel de Sousa da Silva (tal como Gayo), não dá qualquer descendência a Cristóvão da Costa Brandão. Mas também não se podem tirar daqui mais conclusões, pois a sua obra não é certamente exaustiva em ramos laterais. Principalmente nestas circunstâncias.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Brandoes do Porto: o caso do prior Cristovào

#3243 | jaf | 06 abr 2001 23:44 | Em resposta a: #3163

Caro Carlos Silva

Sobre o estudo de Virgínia Rau: é provável que esteja há muito esgotado, mas não tenho a certeza. Alfarrabistas ou livrarias genealógicas serão uma possibulidade. Eu fiz, uma fotocópia de um exemplar de uma biblioteca. Se não encontrar, diga.

Cumprimentos,
João A.Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Brandoes do Porto: o caso do prior Cristovào

#3459 | Carlos Silva | 18 abr 2001 17:16 | Em resposta a: #3243

Caro Joào Frazào,

Esta referencia a obra de Virginia Rau veio por via de nota em rodapé, e nào sei bem se se trata a propriamente falar, de livro ou de artigo numa revista universtaria ou historica.

Um amigo meu, no Porto, pelo qual costumo conseguir arranjar livros mais especializados nào chegou desta vez a algum resultado.

Eu nào resido em Portugal mas sim em França (como o meu teclado deixa adivinhar).

Como poderiamos proceder em condiçoes que sejam de seu agrado?

Por via de e-mail? por via de correio? por via de alguma pessoa que esteja perto de si?
Nào quero abusar.

diga-me quais sào as caracteristicas da dita obra.

com agradecimentos seja como for, e com meus melhores cumprimentos.

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Brandoes do Porto: o caso do prior Cristovào

#3499 | jaf | 19 abr 2001 18:47 | Em resposta a: #3459

Caro Carlos Silva

O estudo de Virgínia Rau é uma comunicação apresentada num congresso em 1959. É portanto um opúsculo com menos de 40 páginas (em formato A5).

Como disse, não sei se é encontrável, embora julgue que não. O que posso fazer, se estiver interessado, é enviar-lhe uma fotocópia da fotocópia que tenho.

meu email: amaralfrazao@ip.pt

Cumprimentos,
J.Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Brandoes do Porto: o caso do prior Cristovào

#3528 | Carlos Silva | 21 abr 2001 09:29 | Em resposta a: #3499

Caro Joào Frazào,

muito obrigado.

Fiz uma tentativa por via do seu email

espero que tenha resultado.

C. Silva

Resposta

Link directo:

Costa Brandao

#208977 | Carlos Silva | 22 set 2008 22:51 | Em resposta a: #3163

Renovo pedido sobre os Brandoes do Porto, e principalmente sobre o prior Cristovao da Costa Brandao.

A proposito das alianças matrimoniais referidas para seus antepassados, vejo no estudo de Virginia Rau "Os Brandoes do Porto, uma fortuna do seculo XV" que a aliança com os Carneiros nao é confirmada pelos documentos. As outras nao vêm bem referidas.

Quanto à possivel descendência do Prior, ou seja quanto a Domingos da Costa Brandao, tenho dificuldades em conhecer o meio social em que evoluia, ou melhor em fazer concordar os esparsos que tenho sobre o seu meio: julgo que foi sapateiro, e foi tambem avo do Padre Antonio da Costa Brandao (que fez inquiriçào de genere em 1690) por via de seu filho Joao da Costa Brandao, e mulher Jeronima Lopes. Esta era uma irmà de Ana Morgado, a mulher de Joao Peixoto de Miranda, infançào e vereador de Guimaraes, e a màe do conego Cosme Peixoto, de Braga, segundo Felgueiras Gaio, pelo menos.


Igualmente, a proposito da referida familia de Mateus de Sà, sua mulher Iria Gonçalves, e filha Maria de Sà, nada sei, tirando queesta tinha uma irmà Margarida de Sà, mulher de Antonio Machado Rebelo, que era a avo do conego Jeronimo Lopes de Sà (+1708) conego de Guimaraes (1687-1708).

De notar uma certa estabilidade onomastica em geraçoes seguidas que parece indiciar identidade familiar "forte".
De notar tambem as alianças matrimoniais vimaranenses relativamente "estrategicas" do ponto de vista social.

Enfim, nao lhes conheço ligaçào com os Costa Brandao de Barcelos.

Resposta

Link directo:

RE: Costa Brandao

#208982 | vbriteiros | 23 set 2008 01:08 | Em resposta a: #208977

Caro Carlos Silva,

É um prazer reencontrá-lo aqui.
Apesar de não ser um perito em "Brandões " indico-lhe este link aqui no Genea.
Esta Isabel Brandão é uma familiar dos Brandões do Porto:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=177036

Já conseguiu o estudo da Prof Virginia Rau ? No Arquivo Municipal do Porto há algo sobre estes Brandões. Vou tentar ir lá e depois dou-lhe noticias

Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Costa Brandao

#208992 | Carlos Silva | 23 set 2008 07:45 | Em resposta a: #208982

Caro Vasco Briteiros,

prazer para mim tambem.

Consegui de facto o estudo de Virgina Rau com a ajuda do nosso excelente colega J. Amaral Frazao.

A proposito da linha que tem a gentileza de apontar, e que parece ser de facto dos mesmos Brandoes, saiba, caso esteja interessado nesse ramo, que vêm retratados na obra de Pedro de Brito "Patriciado urbano quinhentista - As familias dominantes do Porto (1500-1580).

abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Brandoes do Porto: o caso do prior Cristovào

#313951 | Carlos Silva | 19 set 2012 21:27 | Em resposta a: #3163

As miscelaneas manuscritas -1103 e mais precisamente a partir da folha 119, consultaveis online no site do ANTT http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4461822
contem alguns elementos mais sobre o ultimo Prior comendatario Cristovao da Costa Brandao. Faleceu no 15 de maio de 1599 no Porto, pelo que parece, e foi sepultado no Porto.

C. Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 22:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen