familias d?aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familias d?aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#3201 | j86spcry | 05 abr 2001 18:52

enviei material para poder efectuar a minha arvore genealogica só que não sei onde procurar os dados que enviei e se houve alguem que quiz colaborar comigo.

Resposta

Link directo:

RE: familias d?aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#3209 | aeiou2 | 05 abr 2001 22:37 | Em resposta a: #3201

Olá
Não vou responder á sua pergunta porque julgo que só o GP o poderá fazer.Estou interessada no apelido d'Aça Castel-branco.O meu e-mail é
moom@netcabo.pt.
Obrigada pela atenção.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: familias d?aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#3227 | alentejo | 06 abr 2001 15:43 | Em resposta a: #3209

Boa tarde,

Tenho elementos da família Aça Castel-Branco, que se estabelece em Campo Maior e Elvas no inicio do séc. XVII na pessoa de João d'Aça Castel-Branco. Acompanhei a genealogia desta gente nos ramos q ficaram pelo alentejo.
Um neto deste João, chamado António d'Aça Castel-Branco passou à Índia e sobre esta descendência está neste momento a trabalhar Jorge Forjaz/Francisco Sousa Noronha, que preparam um livro sobre famílias da Índia.
De certeza q lhes levarão tb elementos que eles não possuem.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familias d?aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#3244 | j86spcry | 07 abr 2001 00:18 | Em resposta a: #3227

Ate que enfim encontro alguem que me dá boas notícias.
O António d'Aça Castel-Branco era meu familiar directo, que nasceu em Elvas e filho de Francisco d'Aça Castel-Branco tambem natural de Elvas - familia essa de que descendo.
Gostaria imenso de poder contactar com Jorge Forjaz/Francisco Sousa Noronha e, se puder mais uma vez lhe peço para me facultar o seu e-mail.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familias dça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#3323 | j86spcry | 10 abr 2001 00:10 | Em resposta a: #3227

Há dias li algo que me interessou e falava do meu antepassado General José Frederico d'Assa Castel Branco, pai do meu avó Raimundo d'Aça Castel-Branco.
O General José Frederico nasceu a 5 de Março de 1836 e faleceu em igual dia 76 anos depois ou seja a 5-3-1912.
O General José Frederico era possuidor da Comenda de Aviz e das medalhas d'oiro de comportamento exemplar e da expedição à India. Foi lente da Escola de Matemática e Militar e do Instituto Profissional, professor do Liceu Nacional, Administrador fiscal da 2ª divisão das Novas Conquistas, e por longos anos Director das Obras Publicas, vogal dos conselhos do governo, de instrução publica e das obras publicas, membro de numerosas e importantes comissões. Muito larga e honrosa foi a sua folha d'assentamento oficial.
Era bisneto , em linha recta do brigadeiro António d'Assa Castel-Branco que o Marquez de Pombal, no intuito de reformar e levantar o exercito da India do abatimento, a que se tinha chegado, escolheu-o e mandou à India, na Chamada "monção da restauração" para comandar a legião dos voluntários de Pondá.
O General Assa além de ser engenheiro, professor, desenhista e pintor evidenciou em tudo superior aptidão.
Foi o General Assa que em 1878 fez a carta do território de Goa e apresentou-a em Paris tomamdo por base o mapa do tenente inglês James Garling dos principios dos anos l700 rectificando e aditando-o, carta essa que a comissão de cartografia apresentou e publicou em Lisboa.

J.A. Ismael Garcias um ilustre filho de Goa, fez um eloquente elogio funebre dizendo entre outras o seguinte:-
"...O Oriente Portuguez regista com imenso pezar o passamento d'esse ilustre cidadão e bemerito funccionario que foi vogal da 1ª commissão de archeologia, criada em 1894, colaborou activa e proficuamente no estabelecimento do Museu Archeologico da Velha Goa.
.....
"...Por tudo isto fica a sua vida como exemplo e lição para todos nós, para a geração presente e vindoura. Riscado o seu nome do rol dos vivos, acaba de transpor o pórtico da Historia, que lhe fará a devida justiça. E eu vim só apontar esse exemplo e registar essa lição nesta derradeira homenagem em que d'elle nos despedimos para sempre e que, de certo, segredará palavras d'amor pelas fendas da sepultura ao cansado que adormeceu.
Adeus, mestre e amigo! Devia-te este preito; acceitam'o, embora modesto e desluzido.
Operários, como tu, têm direito a dormir triunphantemente o sonno eterno.
Repousa, pois, em paz, que bem o mereces.
Adeus!"

Faço esta homenagem singela, transcrevendo e dando a conhecer o que tenho do meu bisavô pois a ele devo a minha existência. Ele era o pai, de Raimundo d'Aça Castel-Branco que por sua vez era o pai da minha mãe.

Gostaria que me esclarecesse se me pode facultar ou dizer onde os posso ir buscar os dados que possui dos meus familiares antes do Brigadeiro Antonio d'Aça Castel-Branco já que disse possuir para ver se consigo compor mais a minha arvore genealogica.
Igualmente queria compor mais sabendo sobre, as familias "Sousa e Brito" e Jansen Alves" ou "Alves"
Obrigada
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: familias d?aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#3433 | aeiou2 | 17 abr 2001 12:43 | Em resposta a: #3227

Boa tarde,

Muito obrigada.Só agora respondo pois tive problemas com o meu computador.Perdi o material que tinha dos d'Aça Castel-branco já informatizado e que dizem respeito a um Azevedo d'Áça Castel-branco nascido em Lisboa,S.Mamede não tenho agora presente a data mas cerca de 1800 e sua descendência até aos dias de hoje.
Estou á disposição para troca de dados.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: fam. d'Aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#7399 | j86spcry | 24 jul 2001 11:41 | Em resposta a: #3227

Começo por endereçar os meus cumprimentos e perguntar se o livro respeitante às famílias da Índia já está completo.
Igualmente gostaria de saber se têm (!) algum livro ou enxerto em livro que me possam facultar sobre as famílias
"Souza e Brito" e "Aça ou Assa Castel-Branco".
Obrigada pela sua atenção
Filomena Brito Alves

Resposta

Link directo:

RE: fam. d'Aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#7412 | alentejo | 24 jul 2001 18:03 | Em resposta a: #7399

Filomena,

Segundo me disse o José Francisco de Noronha, um dos autores, esse volumoso trabalho aparecerá nos começos de 2002. Abordará os Sousa e Brito e os Aça Castel-Branco, onde a Filomena constará, se fôr descendente dessas famílias.
Não acredito que lhe facultem excerto do livro, visto a Obra estar para sair. Mas é a minha opinião.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: familias d?aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#14697 | aeiou2 | 26 dez 2001 20:34 | Em resposta a: #3201

Olá Filomena,
Já lhe deixei uma mensagem nas famílias de Goa,não sei se assim consiguirei contacto consigo.Descobri mais uma d'Assa Castel-Branco.
Soube agora,que a Fernanda d'Aça Castel-branco faleceu este Verão por volta do S.João.Vou ver se consigo o contacto com a nora ou algum dos netos.
Continuação de Boas Festas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: familias dça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#14832 | arezdasilva | 28 dez 2001 23:55 | Em resposta a: #3323

os aças castelo branco da india com descendencia jansen são meus primos pois descendem duma arez irmã do meu bisavô (ver minha resposta a pergunta sobre familia arez que casou com uma lima e sousa estou a escrever de memoria ...mas tenho os dados gostaria pois que me contactasse com urgencia
jorge_arez@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: fam. d'Aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#14833 | arezdasilva | 29 dez 2001 00:11 | Em resposta a: #7399

há varias familias souza e brito luso descendentes interligadas sou descendente de uma e primo de outros tenho dados sobre os gracias e alves

Resposta

Link directo:

RE: fam. d'Aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#14836 | arezdasilva | 29 dez 2001 00:14 | Em resposta a: #7412

nuno borrego
joege arez perdi o seu contacto que me tinha dado o nosso amigo jão carvlho
contacte-me
tenho o seu livro dos carcomos onde constam inumeros pareentes meus mas nao consegui o seu trabalhos sobre barbacena
um abraço
jorge_arez@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: fam. d'Aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#14861 | alentejo | 29 dez 2001 01:26 | Em resposta a: #14836

Jorge,

O meu email é nunoborrego@iol.pt

Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: fam. d'Aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#14886 | aeiou2 | 29 dez 2001 09:48 | Em resposta a: #14833

Caro amigo
Sabe o contacto da Filomena d'Assa Castel-branco Brito Alves?
Gostava de contactar com ela pois encontrei mais um irmão do Raimundo d'Aça Castel-branco n.Goa e avô do meu tio José Frederico d'Aça Castel-branco n.S.Mamede,Lisboa e mais uma prima de que ainda não sei os ascendentes.
Muito obrigada pela ajuda.
Continuação de Boas Festas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: fam. d'Aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#14901 | LUTA | 29 dez 2001 18:03 | Em resposta a: #14833

Caro Arez
De momento estou muito longe dos meus apontamentos e tenciono regressar em fins de Janeiro mas, posso-lhe dizer que a família Arez tambem faz parte da família Sousa e Brito.
De momento o meu endereço é luis.tx.alves@netangola.com
Um abraço e festas felizes
Filomena Alves

Resposta

Link directo:

RE: fam. d'Aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#14907 | LUTA | 29 dez 2001 20:17 | Em resposta a: #14833

Caro Arez da Silva
Diz que descende de "Souza e Brito" folgo em saber mas gostaria de saber se é neto ou bisneto de um "Souza e Brito" que casou com uma senhora "Arez", será.
Diga-me algo pois como estou longe de casa de momento não lhe posso dar dados mas em fins de Janeiro prometo.
Um abraço, um Bom Ano de 2002 e comtinuação de festas Felizes.Estou no endereço
luis.tx.alves@netangola.com
Filomena Alves

Resposta

Link directo:

RE: fam. d'Aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#14908 | LUTA | 29 dez 2001 20:31 | Em resposta a: #14886

Cara prima Maria
Sobre o Joaquim Santana d'Assa Castel-Branco casado com D. Idalina Amália Lopes Pereira, são meus tios pois ele era irmão do meu avô José Frederico. Os filhos de quem fala vivem em Lisboa e uma tia minha tem contactos com eles.A Tereza Margarida de quem fala tem mais irmãos e gostaria de lhe dar os nomes.
Gostaria que me enviasse o seu endereço electónico para a contactar pois que já lhe escrevi e deram-me como paradeiro desconhecido.
Continuação de Boas Festas e um grande abraço.
Não estranhe a mensagem mas estou ausente de Portugal até fins de Janeiro.
Filomena Alves

Resposta

Link directo:

RE: fam. d'Aça Castel-Branco de Sousa e Brito Alve

#14914 | LUTA | 30 dez 2001 00:49 | Em resposta a: #14886

Cara prima
estou deveras contente com a notícia.Escrevi-lhe e aguardo que me envie o seu contacto por favor.
até o fim do mês o meu endereço é em luis.tx.alves@netangola.com
Continuação de Boas Festas. Um forte abraço da
Filomena Alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 19:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen