Saudade da Terra - Frutuoso

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Saudade da Terra - Frutuoso

#32288 | JCC | 20 dez 2002 17:24

Caros Confrades

Alguém tem acesso a este(s) livro(s)?

Precisava de uma informação de lá.

Um Santo Natal para todos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Saudade da Terra - Frutuoso

#32291 | jpcmt | 20 dez 2002 18:53 | Em resposta a: #32288

Caro João Cordovil Cardoso:
Tenho o Livro Quarto das "Saudades da Terra" do Padre Gaspar Frutuoso "(provavelmente o que lhe interessa) num ficheiro PDF (cerca de 3 MB). Foi tirado da net, mas não me lembro donde. Não sei se excede a capacidade do seu mailbox, para lho enviar por e-mail.
Em alternativa, poderei expedi-lo pelo correio ou ver nele o que lhe interessa especificamente .
Cumprimentos e Bom Natal!
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Saudade da Terra - Frutuoso

#32295 | JCC | 20 dez 2002 21:01 | Em resposta a: #32291

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Obrigadíssimo pela sua disponibilidade.

Acabo de receber, por email, do Brasil, de alguém que eventualmente procura o memso antepassado que eu, a seguinte indicação:

"Seus avós paternos são: o tenente-coronel Miguel Ignácio Ferreira e sua
esposa, Dona Catharina de Senna Freire de Mendonça, também brasileiros,
descendentes de portugueses, sendo este seu avô descendente dos Ferreiras,
nobres fidalgos, mencionados no capítulo 34, à página 253 e seguintes da
obra: Saudades da Terra, História Genealógica de São Miguel, composta por
Gaspar Fructuoso e impressa em Ponta Delgada, em 1876, na Tipografia Amigo
do Povo; e sua avó, Dona Catharina, filha legítima do advogado Joaquim
Isidoro Freire de Mendonça."

Quem eu procuro é este último Joaquim Isidoro Freire de Mendonça. Provavelmente em "Saudades da Terra" nas páginas citadas, não é ele referido mas apenas a linha do marido da sua neta, Catarina. Mas é sempre bom ver todas as alternativas...

Se por acaso puder dar uma olhada e estiver no volume que tem ficaria muito agradecido. Também não estou seguro que os 3 Mbytes caibam na mailbox...

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Saudade da Terra - Frutuoso

#32296 | jpcmt | 20 dez 2002 21:56 | Em resposta a: #32295

Caro João Cordovil Cardoso:
Lamento, mas a busca foi vã. O Capítulo 34 trata efectivamente dos "Ferreiras"; não encontro nele nenhum dos nomes que menciona.
Percorri todo o Livro IV com idêntico resultado.
Fico, contudo, ao seu dispor.
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Saudade da Terra - Frutuoso

#32298 | aburma | 21 dez 2002 00:14 | Em resposta a: #32288

Caro João,

O livro que refere foi-me recomendado em Coimbra pelo nosso confrade "Cascais" e deve estar disponível na Livraria 9 Estrelas de Ponta Delgada, que envia encomendas à cobrança. Ainda o não encomendei mas penso fazê-lo brevemente.

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Saudade da Terra - Frutuoso

#32340 | Cascais | 22 dez 2002 18:57 | Em resposta a: #32295

Caro João Cordovil Cardoso

Parece-me que a época em que Gaspar Frutuoso escreveu as Saudades da Terra é posterior à época em que viveu Joaquim Isidoro Freire de Mendonça, se me indicar a época em que este viveu pode ser que o encontre em outro qualquer sitio.

Um Santo Natal,

José Duarte Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Saudades da Terra - Frutuoso

#32341 | jpcmt | 22 dez 2002 19:20 | Em resposta a: #32340

Caro José Duarte Arnaud:
Creio que queria dizer anterior, pois o P.e Gaspar Frutuoso viveu de 1522 a 1591. Daí a quase impossibilidade de encontrar na obra alguma hipótese de ligação directa com os nomes procurados, sem conhecer algo mais da ascendência destes últimos (que julgo serem mais recentes, como se pode depreender quando se diz que um deles descendia dos "Ferreiras" mencionados no capítulo 34).
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Saudades da Terra - Frutuoso

#32346 | JCC | 23 dez 2002 01:55 | Em resposta a: #32341

Meus Caros

Muito obrigado a todos.

Como nunca me tinha, até agora, virado para os Açores, só conhecia a "Frutuoso" de nome e não sabia a data dele. De facto este Joaquim Isidoro é muitíssimo mais recente, quase certamente dos inícios do séc. XVIII, o que impossibilita quaisquer alusões.

Estou há bastante tempo num beco sem saída pois apenas sei que ele é pai de um Luis Freire de Mendonça Juzarte de Santa Maria que foi baptizado no Brasil, no Recife, em Santo António, em 1783, segundo a transcrição existente nos livros de Santarém, onde casou. Infelizmente este assento não tem os avós pelo que não sei quem são os pais deste Jaoquim Isidoro.

No Recife nem sombras... Ainda para mais a actual igreja de Santo António só foi aberta ao culto em 1790 e o primeiro livro existente é de 1791, segundo me disse uma confrade brasileira que teve a a amabilidade de lá ir verificar.

Mas como o texto refere que ele é advogado resta-me a Univerisdade de Coimbra e, talvez, a Leitura de Bacharéis.

Reitero os meus agradecimentos e votos de Santo Natal

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Saudades da Terra - Frutuoso

#32353 | jpcmt | 23 dez 2002 10:36 | Em resposta a: #32346

Caro João Cordovil Cardoso:
Por mera curiosidade, fui "espreitar" a base de dados dos Mormons. Tudo o que lá consta é o seguinte:
-Joaquim Isidoro Freire de Mendonça, n. 18.8.1756, no Recife; casou em 3.4.1775, no Recife com Maria de Santa Ana Oliveira.
-Filha: Catarina de Sena Freire de Mendonça, n. 1776, também no Recife.
Sobre a ascendência de Joaquim, nada.
Não adiantará grande coisa, para além das datas.
Um Bom Natal.
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Saudades da Terra - Frutuoso

#32364 | JCC | 24 dez 2002 01:17 | Em resposta a: #32353

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Porque será que não me lembrei do mais óbvio?

Se bem que não acrescente muito ao que já tinha pelo menos dá-me uma data. Vou ver se descubro quem lá pôs essa informação para ver qual foi a fonte. O resto condiz com o que tenho e que está nos livros de Santarém.

Infelizmente parece que o Recife é um autêntico caos no que toca a registos... Mas vou mandar estes dados à minha correspondente (e parente) brasileira para ver se ela tem mais sorte.

Por meomentos pensei que poderia ter que continuar a busca cá em Portugal mas, infelizmente, sempre tenho que voltar para o outro lado do oceano...

Um abraço e um muito obrigado "natalício" com os votos de um Santo Natal

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Saudades da Terra - Frutuoso

#32413 | Cascais | 26 dez 2002 14:52 | Em resposta a: #32341

Caro

Agradeço a sua chamada de atenção. Mas o aproximar das 19h. levou-me a isto..., bom!... desculpas...

Um abraço,
José Duarte Arnaud

PS. Para todos interessados nas Saudades da Terra, estou ao dispor.

Resposta

Link directo:

RE: Saudades da Terra - Frutuoso

#32414 | Cascais | 26 dez 2002 14:57 | Em resposta a: #32413

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Isto não anda nada bem, agora a mensagem sem destinatário, espero que não me leve a mal.

Resposta

Link directo:

RE: Saudades da Terra - Frutuoso

#32417 | jpcmt | 26 dez 2002 15:24 | Em resposta a: #32414

Caro José Duarte Arnaud:
Seria também, sem dúvida, uma hipótese a considerar, embora, a mim, não me parecesse provável. Só tive certezas depois de JCC confirmar a época em que viveu Joaquim Mendonça.
Um abraço e obrigado pela sua atenção.
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Saudades da Terra - Frutuoso

#32813 | Cascais | 06 jan 2003 12:16 | Em resposta a: #32414

Aos interessados nesta obra.

Esta obra divide-se em seis livros, cujos títulos, exceptuando o do Livro VI, foram escritos pela mão do autor, como se deduz da forma e do talho da letra, facilmente identificável nos registos paroquiais da Matriz da Ribeira Grande, onde o Dr. Gaspar Frutuoso desempenhou o cargo de vigário desde 1565 até ao se falecimento.

O Livro I, versa sobre as ilhas Canárias e de Cabo Verde, incluindo igualmente capítulos em que se relatam o descobrimento das Antilhas e as questões suscitadas pela linha de demarcação do Tratado de Trodesilhas, a empresa de Magalhães, as viagens de Drake e os seus actos de pirataria, e, a propósito da origem do Arquipélago dos Açores, se discute a existência da Atlântida de Platão.

O Livro II, trata das ilhas da Madeira e Porto Santo, de cuja descoberta, capitães donatários, prelados etc., dá noticias bastante pormenorizadas. Para a sua elaboração, serviu-se Frutuoso, sobretudo, do trabalho que, a seu pedido, fez o cónego da Sé do Funchal, Jerónimo Dias Leite, o qual, inédito e de paradeiro desconhecido, só em 1947 foi dado à estampa pelo Dr. João Franco Machado, mediante um apógrafo existente na Academia das Ciências de Lisboa.

O Livro III, o mais pequeno de todos, conta apenas 38 folhas, refere-se à ilha de Santa-Maria, a primeira dos Açores por ordem da sua enumeração sueste-noroeste. Dá noticias dos primeiros povoadores e dos primeiros donatários.

O Livro IV, que respeita à ilha de São-Miguel, terra da naturalidade do cronista e onde residiu uma grande parte da sua vida, é, por isso mesmo, o mais volumoso e rico de informações de variada natureza, abrangendo o longo período que vai desde a colonização no séc. XV até à data do seu falecimento, que, ocorreu a 24/8/1591. Com abundante matéria genealógica, pelo que se considera fonte de inestimável apreço para os estudos desta especialidade na ilha de S. Miguel. Divide-se este Livro em três volumes.

O Livro V ou História de Dois Amigos, pequena novela de cavalaria, foi introduzido na Obra, possivelmente com o fim de amenizar a severidade do assunto histórico que constitui o seu fulcro; é um documento assaz comprovativo da acentuada tendência do autor pelas belas-letras, como, aliás, foi evidenciado pelo Dr. Almeida Pavão no prefácio que abre esse livro, vindo a lume em 1964.

O Livro VI, condensa as noticias que Frutuoso pôde colher sobre as restantes ilhas dos Açores, todas de indiscutível interesse, mormente a aclamação de D. António, Prior do Crato, em Angra e os trágicos episódios da luta pela independência que se lhe seguiram, a qual, como se sabe, teve neste Arquipélago o seu último reduto.

São, pois, as “Saudades da Terra” um monumento literário a todos os títulos notável, que o erudito bibliófilo micaelense, João de Simas, não sem motivo, apelidou algures de «catedral frutusiana», tomando de justa admiração pela sua importância cimeliária, «grande sob o ponto de vista nacional e única sob o ponto de vista açoriano».

José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Saudades da Terra - Gaspar Frutuoso - On-line

#226359 | Samuel C O Castro | 14 abr 2009 14:52 | Em resposta a: #32813

Aos interessados:

No site http://saudadesterra.googlepages.com/home , tem diversos links onde é possível fazer o Download da obra completa.

Fraterno abraço a todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Saudade da Terra - Frutuoso

#415850 | BrunoVilaca | 25 jun 2019 20:47 | Em resposta a: #226359

Grato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 mai 2024, 15:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen