Visconde de Ruães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Famílias

Visconde de Ruães

#3245 | GML | 07 abr 2001 00:40

Gostaría de ter mais informações sobre a ascendência e vida do 1º Visconde de Ruães; e descendência dos irmãos/irmãs deste.

Alguém conhecerá uma possível relação de parentesco com Maria Ferreira do Carmo, filha de José Ferreira (do Carmo?) e de Josefa da Piedade?

Agradeço desde já a vossa atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Ruães

#3249 | Vasco Jácome | 07 abr 2001 01:27 | Em resposta a: #3245

Caro Gui da Maia de Loureiro

Donde é essa Maria Ferreira do Carmo, filha de José Ferreira (do Carmo?) e de Josefa da Piedade? O Visconde de Ruães era filho de Francisco Inácio Luís Ferreira da Costa e sua m.er Luísa Maria Sequeira Gomes, de S. Paio de Merelim.
Com certeza que já viu o que se diz na “Nobreza de Portugal e do Brasil”?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Ruães

#3250 | GML | 07 abr 2001 01:58 | Em resposta a: #3249

Caro vasco,

Obrigado pela sua resposta, que aliás já esperava. Maria Ferreira do Carmo era natural de Leiria, assim como os seus pais.

Para lhe dizer sinceramente, não vejo qualquer motivo que não seja a coincidência de apelidos, para que se possa presumir que se tratasse da mesma família. No entanto, tal não impediu que esta questão tivesse sido levantada na minha família.

Conhece os ramos colaterais da família do VIsconde de Ruães? Poderá algum destes ter-se fixado em Leiria?

Agradeço uma vez mais a sua colaboração,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Ruães

#3256 | Vasco Jácome | 07 abr 2001 10:41 | Em resposta a: #3250

Caro Gui da Maia de Loureiro

Infelizmente não tenho qualquer notícia dos eventuais ramos laterais do Visconde. Se não me falha a memória, já ouvi falar de uma militar notável (julgo que inclusivamente condecorado com a Torre e Espada) de nome Ferreira Carmo e cá de Braga (espero não estar a fazer confusões). Mas nem esta pessoa tenho a certeza que pertencesse a esta família.
Tenho sim, como facilmente imagina, informação sobre a família da Viscondessa.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Ruães

#3350 | GML | 11 abr 2001 23:06 | Em resposta a: #3256

Caro Vasco Jácome,

Agradeço-lhe, ainda que tardiamente, a sua atenção. Tentarei desenvolver esta ponto e dar-lhe conhecimento da investigação.

Cumprimentos,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Ruães

#16046 | luis gomes | 20 jan 2002 05:30 | Em resposta a: #3256

Gostaria de saber toda a informação sobre a familia do visconde de ruães, porque sempre me disseram que a minha bisavó maria teresa antunes gonçalves de cabanelas, prado, era aparentada com a familia dos viscondes de ruães.
agradecia mais informações sobre este assunto.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Ruães

#16058 | Vasco Jácome | 20 jan 2002 14:07 | Em resposta a: #16046

Caro Luís Gomes

O que lhe sei dizer sobre o Visconde de Ruães (25-9-1872 – D. Luís), Bento Luís Ferreira do Carmo, é que este nasceu em Merlim, filho de Francisco Inácio Luís Ferreira da Costa e de sua mulher Luísa Maria Sequeira Gomes, de S. Paio de Merlim, lavradores modestos, segundo se diz na “Nobreza de Portugal e do Brasil”. Do seu casamento (16-2-1876) com D. Ana Carolina Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos, não teve filhos. Mas tinha sobrinhos, incluindo Eduardo Luís Ferreira do Carmo, que ainda sucedeu na fábrica de papel fundada pelo tio, em Ruães.

Sei que ainda hoje existem sobrinhos do Visconde. Este morreu na rua de S. Geraldo, nº 39 a 15-3-1879. Era comendador da ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (11-7-1870), tal como o seu sobrinho Eduardo (1-8-1872).

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Ruães

#16108 | Vasco Jácome | 21 jan 2002 19:25 | Em resposta a: #16046

Correcção:

Onde está “Merlim” devia estar “Merelim”, claro.

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Ruães

#16153 | Vasco Jácome | 22 jan 2002 19:42 | Em resposta a: #16046

Só mais um pequeno aditamento: Bento Luís Ferreira do Carmo, nasceu a 10/07/1798 em S. Paio de Merelim

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Visconde de Ruães

#357266 | juste9976 | 05 mai 2015 13:11 | Em resposta a: #16153

Boa tarde
Caro Confrade Vasco Jácome

Gostava de saber qual a freguesia onde o Visconde de Ruães se casou.
Muito obrigada.

Cumprimentos
Alexandra Pereira de Castro

Resposta

Link directo:

Visconde de Ruães

#357269 | rijo | 05 mai 2015 15:06 | Em resposta a: #357266

Cara Alexandra Pereira de Castro,

Infelizmente, Vasco Jácome, morreu em 2004.
Que descanse em paz.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 02:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen