Famílias de Monsanto-Beira Baixa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#3267 | manuelr | 07 abr 2001 19:53

Agradeço indicações sobre Andrades Calvo ou de Calvos, Andrades Teles, Fragosos de Andrade e Alfaias, Sec XVI e XVII.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#36240 | jmrprospero | 23 fev 2003 16:15 | Em resposta a: #3267

Meu caro manuel Rolão
Como principiante no Fórum, andei a vasculhar ostópicos antigos.
Dos Andrades tenho o que júlio de Castilho nos legou e dos Alfaias, estão ligados aos Faleiros, e a António Alfaia Alcaide Mór de Penamacor.
Far-lhe-ei chegar o que tenho, logo que me seja possível.
Um abraço
Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#36269 | abivar | 23 fev 2003 22:55 | Em resposta a: #36240

Caro Manuel Rolão:

Já trocámos informações acerca de famílias de Medelim e Monsanto, mas também tenho transcritos diversos assentos paroquiais de Monsanto com referências às famílias que refere neste tópico; provavelmente também terá essas informações, mas se pretender algum esclarecimento relativo a paroquiais, terei todo o gosto em procurar ajudá-lo.

Ao confrade Próspero dos Santos pergunto onde se encontram os elementos acerca de Andrades de Monsanto na obra de Júlio de Castilho, assunto que também me interessa.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37380 | jmrprospero | 08 mar 2003 17:37 | Em resposta a: #3267

Caro Manuel Rolão

Sabia que tinha questionado sibre Alfaias, não sabia era aonde e abri um novo tópico: ALFAIAS GALVÃO de Penamacor, e que irei completar com outras informações, de que disponho.

Um abraço JMPS

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37381 | jmrprospero | 08 mar 2003 17:41 | Em resposta a: #36269

Caro Antóni Bívar
Estou a prepara o que tenho sobre Andrades de Monsanto. Ele vinha num livro de Júlio de Castilho sobre Lisboa, que procurei na biblioteca da casa de Cascais, mas como sofreu modificações, não seise tenho em Castelo Branco ou em Penamacor, já que aqui o não encontro. Sei que era uma trnsacrição de Miguel Leitão de Andrade.

Um Abraço
João Manuel Próspero dos santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37384 | abivar | 08 mar 2003 19:07 | Em resposta a: #37381

Caro Confrade:

Obrigado pela informação. Seria na obra de Castilho acerca dos bairros de Lisboa Oriental?

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37386 | jmrprospero | 08 mar 2003 19:27 | Em resposta a: #37384

Caro António Bívar

É exacto.

Um abraço,

Próspero

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37753 | jmrprospero | 14 mar 2003 18:40 | Em resposta a: #3267

Caro Manuel Rolão

O Tópico Negreiros Carrações é possível que lhe interesse, se ainda o não tiver lido

Um abraço

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37874 | JCALD | 16 mar 2003 17:12 | Em resposta a: #37384

Caro António Bivar:

A genealogia dos Andrades foi publicada pelo 2.º Visconde de Castilho na sua obra «Lisboa Antiga» mas não na série «Bairros Orientais». Está nos primeiros capítulos do primeiro dos cinco volumes dedicados a «O Bairro Alto».
E compreende-se que assim seja pois foi nas vastas propriedades que os Andrades possuiam nesse arrabalde de Lisboa que foi «urbanizado» o Bairro Alto, inicialmente conhecido por «Vila Nova de Andrade».

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37896 | mcc | 16 mar 2003 21:08 | Em resposta a: #37381

Caro Sr.

Analisando as diversas intervenções, como faço periodicamente,esbarrei com o seu nome - João Manuel Próspero dos Santos.Apenas uma questão: trata-se do mesmo João Próspero dos Santos, médico, que trabalhou na equipa do Dr. Rui de Lima? O nome de David Estrela diz-lhe alguma coisa? Penso que trabalharam juntos no que é hoje o Hospital Pulido Valente, antigo Sanatório D.Carlos I.Em caso afirmativo, gostaria muito que me desse o seu contacto para uma conversa fora do âmbito deste Forum. Poderá solicitar o meu endereço electrónico ao moderador ou fazer-me chegar o seu.
Antecipadamente grata e as minhas desculpas, no caso de não corresponder à pessoa em questão.
Com os meus cumprimentos
MCC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37899 | jmrprospero | 16 mar 2003 22:06 | Em resposta a: #37896

Dr. David Estrela
Sou o filho, Médico também, mas o filho. infelizmente o meu Pai não lhe poderá responder pois faleceu há dois anos e meio, mas o seu nome tenho presente.
Um Abraço

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37929 | abivar | 17 mar 2003 11:45 | Em resposta a: #37874

Caro José Caldeira:

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37957 | mcc | 17 mar 2003 16:44 | Em resposta a: #37899

Dr. Próspero dos Santos

Os meus agradecimentos pela sua resposta. Foi com bastante tristeza que tomei conhecimento da morte do seu pai que eu conheci muito bem e com quem privei algumas vezes, quer no próprio Santatório D.Carlos I quer no Centro de Saúde de Benfica. Antes de mais, quero apresentar-lhe as minhas sentidas condolências, assim como a toda a família.
Meu pai, David Estrela, tinha um relacionamento muito estreito com alguns colegas, de entre os quais João Próspero dos Santos.
Como filha e entusiasta da genealogia, procuro estabelecer alguns contactos com as pessoas que estiveram próximo dele, pois o seu lado profissional ficou sempre um tanto ou quanto afastado de mim. Foi nessa perspectiva que tentei esclarecer um eventual relacionamento com os nomes que indiquei na mensagem dirigida ao Forum.Caso não entenda como abusivo da minha parte, gostaria muitíssimo de trocar algumas palavras consigo, a fim de esclarecer alguns momentos da vida profissional de António Arnaldo David Estrela. Vou deixar o meu contacto de e-mail para que, de uma forma mais privada, eu lhe possa colocar algumas questões, indicando-me, se entender, também o seu respectivo contacto.
Uma vez mais, apresento os meus melhores cumprimentos
MCC

Maria David Eloy@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#37958 | mcc | 17 mar 2003 16:48 | Em resposta a: #37899

Houve um lapso no envio do endereço.
Aqui está, de forma correcta:

maria_david_eloy@yahoo.com.br


Cordialmente
MCC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#220467 | jppem | 05 fev 2009 15:58 | Em resposta a: #37753

Desculpem-me a intormissão. "Ouvi" falar em Monsanto e sou novato nestas andanças.
O meu avô, João Martins Félix, nasceu em 1908 em Alcafozes, Idanha-a-Nova.
O seu pai chamava-se Severino Martins, nascido em Monsanto e o seu avô João Martins Félix, também de Monsanto.

Algum dos confrades tem conhecimento de registos de Monsanto com estes nomes, Martins e Félix?

Grato pela atenção,

João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#220468 | jppem | 05 fev 2009 16:09 | Em resposta a: #220467

Desculpem-me a intormissão. "Ouvi" falar em Monsanto e sou novato nestas andanças.
O meu avô, João Martins Félix, nasceu em 1908 em Alcafozes, Idanha-a-Nova.
O seu pai chamava-se Severino Martins, nascido em Monsanto casado com Teodora Esteves de Alcafozes
E o seu avô João Martins Félix, também de Monsanto casado com Ana Maria de Campos.

Algum dos confrades tem conhecimento de registos de Monsanto com estes nomes, Martins, Félix e Campos?

Grato pela atenção,

João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#235404 | jppem | 31 jul 2009 16:14 | Em resposta a: #220468

1. Manuel Martins Félix, natural de Monsanto, Idanha-a-Nova.
Casou com Maria de Campos (ou Maria Gonçalves de Campos, ou Maria Esteves de Campos)1. Maria de Campos, nasceu em Monsanto por volta de 1800 e faleceu às 8 horas da noite do dia 22 de Setembro de 1888, na casa nº 29 da Rua da Capela em Monsanto. Não fez testamento e foi sepultada no cemitério público de Monsanto. Era filha de Manuel José de Campos e de Ana da Cunha, ambos naturais de Monsanto.
Filhos:

2. João Martins Félix, pastor, natural de Monsanto, Idanha-a-Nova. Nasceu por volta de 1841. Casou com a prima em terceiro grau Ana Maria de Campos (ou Ana Figueira1) em Monsanto no dia 27 de Dezembro de 1865.
(“Aos 27 dias do Mês de Dezembro do ano de 1865, nesta igreja paroquial de São Salvador de Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova, Diocese de Castelo-Branco, na minha presença, eu Presbítero José Gonçalves Carvalhão, Prior colado desta freguesia, compareceram os nubentes João Martins Félix e Ana Figueira, os quais sei serem os próprios, com todos os papeis do estilo correntes, e com uma Sentença Executorial do Excelentíssimo Senhor Vigário Geral desta Diocese de dispensa matrimonial de terceiro grau de consanguinidade e sem impedimento algum, canónico ou civil para o casamento ele de idade de 24 anos, solteiro, natural, morador e baptizado nesta freguesia, filho legítimo de Manuel Martins Félix e de Maria Esteves de Campos ambos naturais desta freguesia; ela de idade de 20 anos, solteira, natural, moradora e baptizada nesta freguesia, filha legítima de José Antunes Figueira e de Maria Joaquina de Campos ambos naturais desta freguesia; os quais nubentes se receberão por marido e mulher e os uni em matrimónio procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Foram testemunhas presente, que sei serem os próprios, António Nunes Leitão, casado, lavrador e Manuel Pires Moreira, casado, lavrador, este morador em Alcafozes e aquele nesta freguesia.”)3
Ana Maria de Campos, nasceu em Monsanto por volta de 1845, era filha de José Antunes Figueira e de Maria Joaquina de Campos. José Antunes Figueira nasceu em Monsanto por volta de 1801 e faleceu às 8 horas da manhã do dia 17 de Outubro de 1877, no nº 45 da Rua da Azinheira, em Monsanto. Não fez testamento e foi sepultado no cemitério público de Monsanto. José Antunes Figueira era filho de pai incógnito2 e de Josefa Figueira.
Filhos:

3. José Martins Félix, natural de Monsanto, Idanha-a-Nova. Casou com Ana Esteves em Alcafozes

3. Severino Martins, natural de Monsanto, Idanha-a-Nova. Nasceu à 1 hora da manhã do dia 2 de Fevereiro de 1874, e faleceu no dia 13 de Março de 1953 em Alcafozes, Idanha-a-Nova. Foi baptizado no dia 13 de Fevereiro de 1874, na igreja paroquial de São Salvador de Monsanto e foram padrinhos, o presbítero José Gonçalves Carvalhão e Nossa Senhora do Rosário. Era pastor aquando do casamento com com Teodora Esteves natural de Alcafozes, em Alcafozes no dia 22 de Novembro de 1899.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#330074 | Zarb | 31 mai 2013 05:09 | Em resposta a: #235404

Boa noite,

Tenho vários ascendentes "Braz", "Pires" e "Mendes", todos de Alcafozes. Por acaso não tem nenhuma ligação a esses apelidos?

Resposta

Link directo:

Famílias de Monsanto-Beira Baixa

#391860 | joao52 | 08 mai 2018 08:14 | Em resposta a: #3267

Bom dia. Tenho antepassados que viviam em Monsanto de apelido Pinheiro. Alguem sabe se há conhecimento de dados sobre a familia Pinheiro de Monsanto? Domingos Pinheiro ( 1746-?) meu antepassado mais direto foi viver para Salvaterra tendo-se casado com senhora tambem de Monsanto de apelido Goncalves Conde.
Melhores cumpimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 17:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen