RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32692 | Philip Bastos Martin | 03 jan 2003 13:07

Estou à procura de informações sobre minha família. Ouvi falar que o "s" foi ajuntado a "Basto" nos meados do século 19 por causa de uma zanga entre a família dos Ferreira Pinto Basto. Alguém me sabe confirmar esta història?
Obrigado
Philip Bastos Martin

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32696 | Conde | 03 jan 2003 13:32 | Em resposta a: #32692

Existe uma família Bastos Gonçalves descendente do Brigadeiro Médico Dr.Guilherme Bastos Gonçalves de quem provém o Actor Tozé Martinho,a decoradora Graça Viterbo,um ilustre médico do Estoril e muitos outros que mandaram elaborar a sua genealogia creio que ao Dr António Assis.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32744 | magalp | 04 jan 2003 20:46 | Em resposta a: #32696

Caro Conde

Poderá dizer-me p.f. se a descendênci (e e ventualmente a ascedência) do Dr. Guilherme Bastos Gonçalves foi já publicada?
Em caso afirmativo, será para distribuição familiar, ou pública?
Teria o maior interesse em ter essa publicação.
cmptos.
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32800 | Conde | 06 jan 2003 08:08 | Em resposta a: #32744

Caro Confrade:
Não foi publicada nem sei se será.O Dr.António Assis é o autor.Ele poderá informar melhor.Creio que só existe como estudo particular "dactilografado".De facto é inédito e não vem em mais sítio algum.Sugiro que o contacte.Quem mo mostrou foi o neto.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32803 | magalp | 06 jan 2003 10:16 | Em resposta a: #32800

Mto. agradeço a sua amável resposta.
Será de mais pedir agora um contacto com o Dr. António Assis?
cmptos,
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32820 | Philip Bastos Martin | 06 jan 2003 13:08 | Em resposta a: #32696

Eu sou descendente do Dr Guilherme Bastos Gonçalves (sendo um dos seus netos). Estou a fazer umas pesquisas sobre a sua ascendência e ainda não tive oportunidades de ir à Torre do Tombo para efectuar mais. A resposta "Conde" é correcta, e posso também lhes dizer que a escritora Isabel da Nóbrega (filha) Tareka Ramalho (aliás Angela Sarmento) (filha), Dr João Pedro Bastos Gonçalves (ginecologista) (filho) são conhecidos, bem como a Ana Maria Magalhães (escritora dos livros para crianças "Uma aventura em ...") é igualmente reconhecida.

Qual é o seu interesse no meu avô?

Cumprimentos - Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32824 | Conde | 06 jan 2003 13:46 | Em resposta a: #32820

Meu Caro Confrade:
Pela parte que me toca sou seu parente pelo lado da sua Avó Maria Helena, mulher do Tio Guilherme que conheci muito bem e eram uns grandes Senhores, como hoje há poucos. Bem pode ter orgulho em ambos e aceitar o repto que alguém sugeriu de lhes publicar a genealogia e as biografias. Merecem isso e muito mais.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32825 | Conde | 06 jan 2003 13:51 | Em resposta a: #32803

Caro Confrade.É como segue:
antonio.assis arroba clix.pt
Espero que lhe sirva.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32826 | Philip Bastos Martin | 06 jan 2003 13:51 | Em resposta a: #32800

Obrigado "Conde", por estas informações.
Tenho várias informações sobre a genealogia da minha família. Gostaria muito de saber quem é este Dr. António Assis, quem é o neto que lhe mostrou uma cópia dactilografado, e sobretudo e se fôr possível, como posso entrar em contacto com o Dr Assis?

O ano passado uma rua de Lisboa obteve o nome do meu avô, mas não consigo localizá-la, sabe me dizer onde fica?

Muito agradecido
Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#32828 | Conde | 06 jan 2003 13:55 | Em resposta a: #32826

É o Dr.Pedro de Abreu Loureiro,do Estoril.Se lha pedir estou certo que lha dará.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32829 | Philip Bastos Martin | 06 jan 2003 14:00 | Em resposta a: #32824

Caro "Conde",
Tenho um prazer enorme em conhecer mais um membro da minha família. Lembro-me bem da minha avó Lena, e sobretudo do meu querido avô. Sou o filho mais velho da Ninon (Maria Leonor) Tenho estado a fazer pesquisa tanto da família do meu avô como da minha avó. Agradecer-lhe-ia muito se me desse o seu nome/contacto ou se prefere conversar a través deste fórum que venho apenas a descobrir.
Com amizade - Philip

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32831 | Conde | 06 jan 2003 14:08 | Em resposta a: #32829

Se me deixar aqui o seu email eu contacto-o directamente embora ache que devamos falar via forum na mesma.That's the spirit.Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#32833 | Philip Bastos Martin | 06 jan 2003 14:20 | Em resposta a: #32831

Também acho que deveria ser assim - através do fórum. Porque não desejo receber otros e-mails de desconhecidos. Gostaria de saber quem é você e se o seu nome "Conde" tem que haver com os Condes de Pinhel.
PBM

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#32882 | Conde | 07 jan 2003 10:57 | Em resposta a: #32833

Caro Parente:
O meu nome para este efeito é o username. Não reconheço outro.Tenho muito gosto de me apresentar pessoalmente,se desejar,como já fiz com outros confrades.No forum,todavia,não mudei de identidade perante esses mesmos.Caturreiras.Mas é assim.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32884 | 1928 | 07 jan 2003 11:09 | Em resposta a: #32692

Caro Senhor,
Em referência à vossa Familia,àcêrca de uns longos anos,já lá vão mais de cincoenta,tive um amigo excepcional que foi meu Advogado,de nome Dr.Luís Bastos Gonçalves,cujo seu Irmão era médico.Era casado com uma Senhora de nome,Dona Maria de Lourdes.Sugiro que se dirija à Ordem dos Advogados,para mais informações.Com um abraço,
Vasco de Vasconcellos. ( avsimoes@sapo.pt )

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#32903 | Philip Bastos Martin | 07 jan 2003 14:03 | Em resposta a: #32882

Aprecio a sua resposta. Pedi ao órum que lhe envie o meu e-mail se desejar (que acho ser um desejo recíproco) entrar em contacto directo comigo.

Esperando conversar de maneira mais discreto em breve - um abraço
Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32904 | Philip Bastos Martin | 07 jan 2003 14:08 | Em resposta a: #32884

Muito obrigado por estas informações. Um dos sete irmãos do meu avô Dr Guilherme Frederico BG era o Dr Luis BG, advogado, cuja terceira mulher chamava-se D. Maria de Lourdes. Acho que não tiveram filhos.
Sabe me dizer qual (se houve) a sua especialização em direito? Que mais me pode dizer sobre ele? Obrigado pela ideia de contactar a Ordem dos Advogados.
Um abraço
Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#32959 | 1928 | 08 jan 2003 11:54 | Em resposta a: #32692

Quanto à sua especialização,não estou certo,mas penso que não tinha só o bacharelato.As anteriores Esposas não as conheci,mas da terceira,não tiveram filhos.Visitámos juntos a Holanda nos anos 69.Devido à sua invalidez dos membros inferiores,seu auto, foi conduzido por nós.
Sempre ao dispor,
VdeVasconcellos

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves

#32960 | Philip Bastos Martin | 08 jan 2003 12:06 | Em resposta a: #32959

Agradeço-lhe estas informações. É sempre bom ter este tipo de pormenores para acompanhar os dados mais "secos" (datas de nascimento etc)
Obrigado
Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves

#42911 | pbm | 04 jun 2003 08:22 | Em resposta a: #32803

Caro Manuel Maria Magalhães,
Quanto aos "BASTOS GONCALVES" :
Obtive dois documentos do Dr. António Assis sobre as famílias "Ferreira Bastos" e "Gonçalves" (de Braga)preparadas para o meu primo o Dr. Pedro Manuel de Abreu Loureiro. Se ainda está interessado em obter cópias pode-me escrever com uma morada e-mail. Já tinha uma ideia que a família era do norte de Portugal e estes documentos confirmam que é de facto o caso.

Quanto aos "OLIVEIRA MARTINHO" estou muito interessado em conhecer a sua ligação com os meus primos e a sua "recente" ligação ao meu primo José Guilherme BG.

Cumprimentos
Philip

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#43586 | pbm | 17 jun 2003 15:56 | Em resposta a: #32884

Caro Vasco de Vasconcellos,

Soube recentemente que a Dona Maria de Lourdes casou com um advogado depois da morte do Tio Luís, e que está viúva outra vez, e que ainda est´viva e mora talvez no Algarve. Você ainda terá contacto com ela?

Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#54761 | pbm | 05 jan 2004 16:39 | Em resposta a: #32824

Caro Confrade,
Antes de tudo - desejo-lhe um Bom Ano 2004 !
Já lá vai um ano que respondi para o fórum na esperança que talvez tivesse algumas informações complementares sobre a minha família, e neste caso informações genealógicas sobre a família do lado da minha avó materna, a Maria Helena da Silva Guerra Gonçalves cujo o senhor "Conde" diz ser parente. Desse lado da família tenho muito poucas (e confusas) informações e ficar-lhe-ia muito agradecido se me pudesse dizer se tem algumas informações que pode compartir no fórum ou não.

Cumprimentos
Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#54808 | Conde | 06 jan 2004 13:05 | Em resposta a: #54761

Caro Confrade e Primo:
Igualmente lhe desejo um Feliz 2004.Ora o que lhe posso dizer é que o nosso antepassado Mateus José Gonçalves foi um importante armador e comandante da Marinha Mercante que fez uma muito considerável fortuna.A ascendência dele e da mulher é de Seixas do Minho e são parentes, por aí, do célebre pintor Cruzeiro Seixas.Esse Mateus era filho de Pedro Gonçalves Vermelho e de sua 2ª mulher Manuela Martins "gallega",por ser filha de João Gomes e de s.m.Maria Martins de S.Miguel de Cabagão,Bispado de Tui.O Pedro é filho de outro homónimo e de Domingas Lourenço.Este pai Pedro Gonçalves Vermelho era irmão de Maria Gonçalves Vermelho casada a 4.5.1697 com Manuel Calheiros de Abreu,pai de outro com o mesmo nome,FSO (Maço149-1519)e avó materna deo Padre Jacinto de Abreu Calheiros,Notário do SO.Ambos , os irmãos, eram filhos de João Gonçalves Garfe,n.Garfe "soldado e mau pedreiro das partes de Guimarães e depois pescador em Seixas",onde casou com Maria Gonçalves Vermelha daí natural.A mulher de Pedro ,pai,era Domingas Lourenço,nasceu em 1681.A mulher do Mateus,acima, era Escolástica Maria Fidalga,filha de Pedro Lourenço Carreiro e de sua mulher Maria Joana Fidalga.O teatrólogo António Pedro,descendente destes,costumava brincar dizendo que era por ascendência um Hidalgo Rojo.Desta avó Fidalga tenho mais dados, se quiser.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#54810 | pbm | 06 jan 2004 13:21 | Em resposta a: #54808

Caro confrade "Conde"
Fico-lhe muito agradecido por estas informações preciosas. Estes dados vão muito mais longe no passado dos que tenho eu. Gostaria situar a minha avó com estas informações, e sobretudo a ascendência dos meus bisavós e trisavós. Os pais da minha avó são um Jaime Eduardo Gonçalves e Angela Virgínia da Silva Guerra. Diz-se na família que há uma descendência desse lado da família Barbosa, e o único parente (se fôr verdade)é um certo Nuno Barbosa de Figueiredo que foi consul portugûes em Paris nos anos 1835-40. Diz-se também que este senhor foi casado com uma marquesa francesa, cujo nome não tenho encontrado em nenhum sítio.
Obrigado desde ja para quaisquer informações inclusive relacionadas com essa avó Fidalga a quem faz referência.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#54845 | José | 06 jan 2004 20:07 | Em resposta a: #32820

Caro Philip

Quando a sua parente Tareka começou a aparecer nas lides artísticas, lembro-me de a minha Mãe referir que ela era filha do médico da minha bisavó (falecida em 1967 com 98 anos), Dr. Bastos Gonçalves.

Não soube dizer qual o nome próprio, mas certamente não era o ginecologista. Clínico geral ?

Cpmts
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#54937 | pbm | 08 jan 2004 08:49 | Em resposta a: #54845

Caro José,
O Dr Guilherme Frederico Bastos Gonçalves (o meu avô materno, ginecologista, chirurgião), faleceu em 1985. O meu tio, filho do meu avô acima referido, também é médico/chirurgião e ginecologista, o Dr João Pedro Bastos Gonçalves. Tinham consultório na Calçada da Estrela. A Tareka é minha tia (irmã da minha mãe), filhas do Dr Guilherme Bastos Gonçalves e irmãs do João Pedro. Tenho mais dados sobre este ramo da família se lhe interessar. A minha bisavó, mãe do Dr Guilherme Bastos Gonçalves, Laura Filipa Ferreira Bastos, morreu em 1967 com 92 anos. É desta família que se diz que há uma ligação com os Ferreira Pinto Basto, mas ainda não sei qual.
Cumprimentos
Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#54946 | pbm | 08 jan 2004 11:11 | Em resposta a: #54808

Preciso de uns pequenos esclaracimentos sobre as informações que me forneceu. Em referência à Maria Gonçalves Vermelha, é mulher do José Gonçalves Garfe e mãe do Pedro Gonçalves Vermelho (pai) ou a irmã deste tal Pedro? Neste último caso, ela será o mulher do Manuel Calheiros de Abreu, e o filho será esse tal Padre mencionado acima. Qual seria o nome então da mulher do José Gonçalves Garfe?

Se o nosso antepassado comum é o Mateus José Gonçalves, tive que fazer a suposição para fazer ligação com o meu ramo da família (e as informações de que disponho) que a filha deste Mateus, Maria da Conceição Gonçalves teve um irmão, cujo o nome não tenho, que foi pai do Jaime Eduardo Gonçalves, meu bisavô. Ficar-lhe ia muito agradecido se me pudesse confirmar estas informações.

Se o "Conde" fôr a pessoa que penso que seja, tenho umas cópias de umas fotos com os meus avós com os seus pais, que lhe posso enviar por e-mail se quiser.

Muito obrigado pelas precisoas informações que me tenham permitido de fazer uma ligação entre a nossas famílias (no caso de confirmar as informações complementares acima mencionadas.

Cordialmente - PBM

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#54957 | Conde | 08 jan 2004 12:37 | Em resposta a: #54946

Caro PMB:
Deve ser como diz.Quem tem o nome desse seu avô
é o Dr.António Assis.Eu não o tenho.Não devo ser a pessoa que pensa.Deve estar perto.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#54960 | pbm | 08 jan 2004 12:58 | Em resposta a: #54957

Caro Confrade,
Muito agradecido pela sua resposta. Pode me crer que respeito a sua anonimidade e que estas pesquisas não se tornaram em uma busca à revelação da sua identidade - bem que a tentação está là. Vou tentar a pista do Dr António Assis então. A minha mãe diz que um certo Fernando Carlos Serra Costa (que ela chamava "Tio" Fernando e de quem fala com muita ternura) é que tinha muitas informações sobre a família da minha avó, Maria Helena e que ela era descendente da família Barbosa (mas talvez do lado materno).
Cumprimentos
PBM

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves

#55020 | pbm | 09 jan 2004 08:37 | Em resposta a: #32831

bastosmartin_philip arroba euroclear ponto com

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#55060 | Conde | 09 jan 2004 16:06 | Em resposta a: #54960

Caro Confrade:
Esse nome está na base de dados.Em breve trago os antepassados da Escolástica.O Dr.A.Assis tem tudo.Quem é Barbosa é a nora Isabel.Veja aqui.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#55064 | pbm | 09 jan 2004 16:20 | Em resposta a: #55060

Caro Confrade,

Já vi aqui - obrigado. Mas tenho informações que um "trisavô" ascendente directo do lado da minha avó também é Barbosa, que casou com uma francesa (marquesa) quando foi consul português em Paris. A este efeito o único Barbosa da altura (1935-40) com esse nome é um Nuno de Figueiredo Barbosa mas dele não consigo obter mais informações e não consigo ligá-lo a minha família.
Cumprimentos
PBM

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#55065 | magalp | 09 jan 2004 16:25 | Em resposta a: #32904

Caro Philip

Creio bem que na época do seu tio-avô Dr. Luís Bastos Gonçalves, não havia propriamente especializações em Direito, quer nos cursos universitários quer ainda na respectiva Ordem.
Haveria sim Professores especializados na docência das diversas cadeiras e "cadeirões" no decorrer dos cursos de Direito. A investigação e prática de ensino de muitos destes é que os tornava verdadeiros "expert" na matéria, tornando os respectivos pareceres muito valorizados, em todo o sentido do termo.
Mas, vou informar-me melhor e depois lhe darei uma resposta mais concreta.
Cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#55069 | pbm | 09 jan 2004 16:35 | Em resposta a: #55065

Caro Manuel Maria,
Obrigado por estas informações. É bem assim que via as coisas. Também sou advogado (ou seja "Barrister" inglês). O ano passoado foi muito útil para mim a respeito das informações que tenho obtido via em parte deste fórum.
Cumprimentos e os desejos de um Bom Ano Novo.
Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#55073 | magalp | 09 jan 2004 17:04 | Em resposta a: #55069

Caro Philip

Agradeço e retribuo os seus simpáticos desejos de bom-ano..
Sabe que o Tó-Zé é seu colega?
Pois conseguiu a sua licenciatura (por certo que com boa classificação). bem apesar da muita e contínua actividade artística!
O irmão, Manuel Maria, também licenciado em Direito, mas esse "colecciona" cursos superiores desde há muito, em áreas diferentes!
A Any continua de vento em popa nas suas publicações! Soube tirar sempre grande rendimento das suas licenciaturas em Histórico-Filosóficas, Psicologia e Ciências Pedagógicas, com um enorme volume de títulos publicados e com estes, o recorde nacional nas suas edições!
Não há dúvida que a “seara” do Sr. Brigadeiro Guilherme Bastos Gonçalves tem óptima “colheita”!
Cumprimentos,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#55207 | pbm | 12 jan 2004 08:34 | Em resposta a: #55073

Caro MM,
Obrigado - já tinha conhecimento dos grandes successos dos meus primos. Alias reparei que eles figuram já na base de dados da Genea Portugal por lado do pai, (António Caetano Oliveira Martinho - e sugeri correcção do nome, porque figura como "Alfredo" que é incorrecto. Vou sugerindo mais correcções do lado da família do segundo marido da minha Tia Tareka (João José da Costa Moraes Sarmento Ramalho) porque contem vários erros quanto aos filhos da minha prima Amêndoa (Thereza Margarida Bastos Moraes Sarmento Ramalho), casada com o actual Conde de Ameal.

MM nunca me disse qual é a sua ligação com os meus primos?

Um abraço - PBM

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#55209 | pbm | 12 jan 2004 09:33 | Em resposta a: #55060

PEQUENA CORRECCAO :
Parece que quem tinha informações sobre o lado "Barbosa" da minha avó, Maria Helena da Silva Guerra Gonçalves,era um certo Fernando Sampaio e nãoo Fernando Costa referido na minha pr´via correspondência. O Fernando Sampaio interessava-se em genealogia e era amigo da minha avó.

De qualquer modo, as fotos que tenho com os meus avós são com o Fernando Costa e a Sofia Campos Henriques.

Quanto ao Dr Assis, ele já me forneceu dados sobre os Gonçalves do lado do meu avô, até 1770, e do lado da minha bisavó "Ferreira Bastos". Infelizmente, não parece ter feito nehuma pesquisa sobre a família do lado da minha avó. Suponho então, visto os nomes que me foreceu e o nosso antepassado comum ser o Mateus José Gonçalves, que esse Mateus Gonçalves é dos Gonaçlves do lado da minha avó.

Cumprimentos
PBM

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto)

#55231 | magalp | 12 jan 2004 12:50 | Em resposta a: #55207

Caro Philipe Martin

"Mea culpa" na identificação do "Tio Beco"... estava na ideia de q. era Alberto e como tal assim indiqueia GP. Memórias de há 50 anos, quando corria aqui no Porto, no célebre "circuito da Boavista" num Porsche!
Ligação de sangue não haverá nenhuma, ainda que haja vários contra-parentescos (visíveis em GP). Mas por amizade, a maior! Desde a minha meninice!
Senti-me sempre familiar próximo, quer na Alameda D. Afonso Henriques, 41, quer na Qta. da Silveira, Moncorvo, quer ainda no Grande Hotel do Porto, uma espécie de residencia aqui no Porto dos "tios" Oliveira Martinho de quem tenho a maior saudade...
Outro abraço.
MM

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#55235 | Conde | 12 jan 2004 13:13 | Em resposta a: #55209

Caro Primo:
O parentesco vem pelo lado da sua Avó.Quanto à fotografia gostaria muito de ter uma cópia.Lembro-me muito bem deles.O Tio Guilherme era um excelente médico à antiga.Olho clínico em cheio.A sua avó era muito amiga desses dois senhores que refere.Eram visitas semanais no almoço dado aos filhos,genros e noras.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#55236 | Conde | 12 jan 2004 13:19 | Em resposta a: #55235

PS-Bem merecem um livro de memórias do tipo fotobiográfico.Aliás a sua família merece-o.Tem talentos repetidos e invulgares.Isto num país de multidões cinzentas é raro e motivo de culto.
Desculpe o desabafo, mas conheci e conheço as pessoas de quem falo.Alguém na sua família deve ter uma fotografia deliciosa, de Carnaval, dessas duas senhoras e outra, de bicicleta,mascaradas de corredoras,nos tempos da guerra.Essa é memorável.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#61978 | mjgoncalves | 05 abr 2004 11:32 | Em resposta a: #54946

Caro Philip: Li atentamente o seu forum e o seu projecto na pesquisa sobre a família Bastos Gonçalves. Felicito-o por todo esse empenho. O meu pai - Fernando Guilherme Cardoso Gonçalves - era primo direito do Guilherme BG ( médico) o que significa que o meu avô era irmão do pai do Guilherme e a partir daí a nossa ascedência é comum. Nesta minha 1ª abordagem, solicito-lhe se tem informações sobre uma filha de um BG(irmão do Guilherme) que viveu na Guiné-Bissu, onde ela nasceu. Vim a conhecê-la em Luanda(1970/1974) onde trabalhava no Instituto do Algodão. Desejava-me muito ter esse contacto. Até breve. MJGonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#61980 | pbm | 05 abr 2004 11:59 | Em resposta a: #61978

Caro MJ Gonçalves,
Este fórum é realmente uma grande descoberta e fascinante. Tenho informações sobre o seu pai e os nossos ascendentes comuns. Se o seu pai nasceu 10 de Abril de 1905, então uma confirmação seria que o seu avô, Alfredo José Cardoso Gonçalves era irmão do meu bisavô, Frederico Guilherme Cardoso Gonçalves. Tenho informações sobre todos os irmãos, e ascendentes e alguns descendentes. O seu pai, tinho um irmão Manuel? Desse ramo da família, tenho dados até 1770.
Quanto à sua pergunta, acho que há uma filha (adoptada?) do um irmão BG (Ludgero) que nasceu em Africa, mas não posso confirmar onde. Chama-se Adelina. Você pode-me fornecer mais informações?
Um abraço - Philip

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#61989 | mjgoncalves | 05 abr 2004 14:51 | Em resposta a: #61980

Confirmo a data de nascimento do meu Pai e era filho do Alfredo J.C.G. O irmão chamava-se José Manuel e morreu muito novo. A mulher era a Alda e tinha dois filhosPenso que um se chamava Alfredo e outro José M ( sem confirmação).Eles fizeram a vida por Moçambique e o mais velho morreu lá. Têm descendência sei que uma filha se chama Alda e era professora em Leiria e tinha um irmão economista. Eu não tenho contacto com eles e só alguns deles é que os vi uma vez. O meu Pai foi por volta de 1930 para Angola e morreu lá. De modo que eu não conheço ninguém da família dele, excepto aquela prima que nasceu na Guiné-Bissau e tenho a certeza que é filha de um BG. (Será que há algum Alfredo, ai????) Como está na posse de muita informação é possível que com esta pista a reencontre. Não tem nada a ver com a Adelina. Na verdade, também conheci o Ludgero e a mulher em Angola e a miúda. Ao que parece vive no Algarve e foi lá em sua casa queo Ludgero morreu. Eu mantenho muito boas relações com as "Silveira Lorena", cujo pai era casado com uma irmã do Alfredo José.Penso que elas terão mais alguma indicação do Ludgero.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#62045 | mjgoncalves | 06 abr 2004 12:26 | Em resposta a: #61980

Peço-lhe desculpa mas ontem com alguma precepitação não me despedi de si. Mas, na sequência do nosso contacto falei com a minha irmã que me disse ter contactado em Luanda, por volta de 1964/5 com uma B.G. casada com um oficial.Era professora da Universidade ligada à Quimica e foi pela mão do Prof. Anacoreta Correia que a M. Amparo (será este o nome? A m/irmã não tem a certeza) teve conhecimento que havia lá aqueles familiares. Ela julga chamar-se Amparo e era filha de um BG. Será uma Tia sua? Porque ela era sobrinha do Ludgero. Por outro lado, tenho uma tia materna que quando vinha a Portugal dava-se com osB.G., inclusivé o seu Avô.
Saudações e até breve
MJG

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#62081 | pbm | 07 abr 2004 08:48 | Em resposta a: #62045

Caro(a) MJ Gonçalves,
Não tive ontém tempo de lhe responder, mas ia sugerir que efectivamente talvez seria a Maria do Amparo a pessoa que busca. A Amparo é filha de Carlos Alberto Bastos Gonçalves (irmão do meu avô) e filha de Maria da Conceição Ferreira. Está casada com o Dr Mário da Silva Moura e têm dois filhos que eu saiba, Mário e Henrique. Acho que a Amparo tem uma formação de farmaceutica e trabalhou como Assistente Convidado na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. A minha mãe tem a morada dela se quiser porque também tem muito interesse na genealogia da família e tem correspondido a este sujeito. O Mário (marido da Amparo) foi um dos motores de uma homenagem ao meu avô na Sociedade de Geografia em Lisboa há vários anos atrás.
Gostaria de continuar este contacto consigo, pois tenha a impressão que vai dar mais fruto às pesquisas sobre as nossas famílias respectivas com ascendência comum.
Saudações - Philip

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#62087 | mjgoncalves | 07 abr 2004 10:34 | Em resposta a: #62081

Caro Philip:
Se puder pode-me facultar um contacto com a M. Amparo? A minha irmã ou eu com certeza que iremos contactá-la.
O Philip está sozinho neste projecto? O António Assis colabora consigo? Já percebi que estão muito avançados e quais as perspectivas futuras, aonde pensam chegar? Uma Associação/ONG/Fundação? Publicação de um livro?Vou-lhe confessar que, há vários anos, suporto um projecto identico da minha família materna, onde, por vezes tenho a colaboração de um primo.De modo que tenho plena consciência de todo o panorama. E, neste sentido, tinha muita mágoa em não me abalançar em relação ao meu Pai que foi uma pessoa fora de série e que, apesar de ter vivido longe da sua família, sempre nos falava dela e nunca traíu o seu berço.Por isso, foi com muito júbilo que o encontrei e não penso perder o seu contacto. Até breve MJG

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#62089 | pbm | 07 abr 2004 10:58 | Em resposta a: #62087

Caro MJG,
Pessoalmente não tenho tido contactos com a Amparo, mas sim a minha mãe (que é prima direita). A minha mãe tem correspondido com ela sobre o meu interesse (amador) na genealogia da família. Não trabalho com o Dr António Assis (que aliás não conhecço se não uma vez por e-mail), mas este último tem feito umas pesquisas sobre a família Bastos Gonçalves para o meu primo direito, o Dr Pedro Manuel Abreu Loureiro (com quem também não tenho tido contacto). Um outro primo meu, António Sabido Costa (neto da Laura BG (irmã do meu avô) (somos muitos!!!) entregou-me muitas informações, entre os quais informações sobre os Cardoso Gonçalves. Quanto ao trabalho que estou a fazer sózinho e com a ajuda de informações que veêm através deste fórum, neste momento não tenho a intenção de publicar nada, não só porque me falta muito tempo (acabou de nascer o meu segundo filho há 2 semanas!) mas porque não tenho Internet nem computador em casa (actualmente faço o que puder no escritório). Em breve esta situação vai-se modificar, e espero criar um site na Internet que trataria da minha família poara os meus filhos, não só do lado português (Cardoso Gonçalves, Bastos Gonçalves etc) mas do meu lado inglês (da parte do meu pai) (Martin, Mann, Russell etc), e da parte da minha mulher que é Belga. Somos uma família muito internacional (aliás vivo na Bélgica).
Vou procurar a morada da Amparo em casa, e falo com a minha mãe para facilitar o contacto com ela. Se me der um e-mail directo seria preferável porque assim não ponho os dados as Amparo neste fórum.
Um abraço amigo - Philip

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#62090 | mjgoncalves | 07 abr 2004 11:21 | Em resposta a: #62089

Philip: Parabéns pelo nascimento do seu bébé. É uma maravilha!

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#62091 | mjgoncalves | 07 abr 2004 11:31 | Em resposta a: #62089

Philip: Parabéns pelo nascimento do seu bébé. É uma maravilha! Muitas felicidades para os dois
O meu contacto particular é: mjsecca@sapo.pt. Agora com as férias da Páscoa convém. De momento, tenho estado a fazer estas diligências pelo do emprego: mariajosesecca@igp.pt. Se não nos voltarmos a falar, Boa Páscoa, muito doce, sobretudo!
Saudações amigas MJG

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#230895 | PedroVP | 31 mai 2009 02:39 | Em resposta a: #54808

Caros confrades e primos? Conde e pbm
Infiltrando-me na vossa conversa devido a busca de antepasados informo que sou, também eu, como António Pedro, um "Hidalgo Rojo", pois os meus avós de 8 gerações eram João Gonçalves Garfe, e Maria G. Vermelha. Não faço ideia quem sejam mas desconfio pela referência a Fernando C. Serra Costa e Sofia Campos Henriques, esses sim, que conheci muito bem e ainda conheço as minha primas, Patuxa e Carmo, lamentando a recente morte do Fernando e a de já há muitos anos da Nena.
Muito gostaria de saber mais da Família, mas, sou novato nestas andanças, embora já de idade de avô. Por isso, se me puderem dar algumas dicas, histórias (a do mau pedreiro...) e sobretudo como investigar o meu outro ramo que penso não ser o vosso, o dos Savage. Tenho estórias antigas dos Savage mas não consigo estabelecer os elos.
A propósito, conheci os Bastos Gonçalves de casa do Augusto Serra Costa, irmão do referido Fernando...
Coisa engraçadas que a internet nos traz...
Um abraço por este encontro
PedroVP

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#230906 | Conde | 31 mai 2009 12:36 | Em resposta a: #230895

Caro Primo:
Pois eu sou desse ramo. masa agora o que mais me interessa é descopbrir material sobre os Serras. Sabe alguma coisa do Manuel Francisco Serra e família? Se vir pelo site temos muitos primos no Canadá, por essa via.Creio que nos encontramos em vários natais em casa de uma prima comum. Os seus Pais eram uma simpatia e falei muito com eles então.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves (Ferreira Pinto Basto

#230947 | PedroVP | 31 mai 2009 20:23 | Em resposta a: #230906

Caro primo Conde
Do Manuel Francisco Serra só sei o que está no GeneAll. Da Família convido-o a visitar o meu site, penso que poderá ver algumas fotos que lhe dirão respeito...
Mas para isso envio-lhe o meu email:

valentepereira@netvisao.pt

Terei muito gosto em saber com quem falo, embora desconfie: os Natais em casa do Augusto e Inês meus saudosos tios-avós. É bom ouvi-lo falar dos meus Pais, de forma tão simpática!
O nosso confrade pbm é também parente mas ainda não percebi como. Lá chegarei?
O curioso é que, tanto pelo lado da minha Mãe como pelo do meu Pai, tenho origens que passaram por Malta, como poderá ver no site, que terei o gosto de lhe mostrar.
Abraço
Pedro VP

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves

#239790 | pbm | 21 set 2009 15:41 | Em resposta a: #230947

Caro Pedro VP,
Depois de uma longa ausência deste site, voltei hà pouco fazer mais umas pesquisas do lado português da minha familia. Vi a referência ao "pbm" e vejo a relação que você tem com os Serra e Costas, que eram primos da minha avo, Maria Helena Guerra Gonçalves, mas ainda não sei bem como - o nosso confrade 'Conde' tenho a impressão sabe, mas ainda não obtive nenhuma confirmação directa. Não estando em Portugal, dificulta as coisas. Terei muito prazer em contactà-lo para obter e partilhar mais informações. Desculpe-me os erros de portugûes, mas não é a minha primeira lingua, e so escrevo de vez em quando.
Um abraço,
Philip BM

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves

#239850 | PedroVP | 22 set 2009 02:23 | Em resposta a: #239790

Caro Philip

Nada sei sobre os Guerra Gonçalves. Maria da Conceição Gonçalves era minha trisavó do ramo do meu avô materno - Costa. Conheci um Bastos Gonçalves quando o meu tio-avô Augusto Serra Costa ainda reunia a Família nas épocas festivas. Poderá visitar no meu site de Família se se interessar e recolher/dar informação que é sempre preciosa. Para isso tomei a liberdade de inscrever o seu email, que copiei deste forum, no site.
O seu português é óptimo e melhor que o de muitos que o usam como 1ª língua!
Terei muito gosto nos futuros contactos.
Um abraço
Pedro VP

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves

#239856 | pbm | 22 set 2009 07:23 | Em resposta a: #239850

Caro Pedro,
Parece-me haver uma ligação entre nos. Acho que a Maria da Conceição Gonçalves foi talvez (apenas suposição minha) irmã do Manoel João Gonçalves, o meu trisavo do lado materno - Gonçalves. A minha avo, Maria Helena da Silva Guerra Gonçalves cujo o pai era Jaime Eduardo Gonçalves, (filho do Manoel) casou com Angela Virgina Da Silva Guerra. A Maria Helena tinha uns 'primos', Fernando Carlos Serra Costa casado com Sofia Campos Henrique de Almeida com quem se dava muito, e tenho varias fotos deles com o meu avô Guilherme Frederico Bastos Gonçalves). Um certo confrade muuito amavel, 'Conde' (acho que é parente, mas não sei quem é), forneceu-me ha varios anos atras muitas informações sobre os Gonçalves mas ainda não pude concretisar a ligação entre a minha familia e esses 'primos'. Pus varias informações sobre a minha familia aqui neste site (Bastos Gonçalves), mas tambem pode procurar em www ponto ancestry ponto com onde tambem tenho umas fotos. Atraves deste forum encontrei uns 'primos' que tive o prazer de encontrar durante as ferias de verão em Portugal. Teria muito gosto em ver o seu site - se pode me dizer onde se encontra. Obrigado.
Um abraço,
Philip

Resposta

Link directo:

RE: Família Bastos Gonçalves

#239904 | PedroVP | 22 set 2009 16:53 | Em resposta a: #239856

Caro Philip
Tentei enviar-lhe o convite para o meu site pelo email que constava deste forum mas não resultou, deve estar ultrapassado.
Mande-me o seu email por favor para
valentepereira arroba netvisao ponto pt
Abraço
Pedro VP

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen