Marquês de Alegrete, da Academia Real da História

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Pessoas

Marquês de Alegrete, da Academia Real da História

#32816 | Portuguez | 06 jan 2003 12:33

Caros Confrades

Não consegui descobrir qual o marquês de Alegrete que foi membro da Academia Real da História fundada por D. João V, no pcp. do sc. XVIII. Pela cronologia, ou foi o 3º ou o 4º, que foram pai e filho. Também ignoro completamente se escreveu e o que escreveu, na sua qualidade de sócio da Academia ao tempo de D. António Caetano de Sousa. Obrigado.
Cumptos.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Alegrete, da Academia Real da História

#32822 | jpcmt | 06 jan 2003 13:20 | Em resposta a: #32816

Meu Caro Alexandre Tavares Festas,
O "Diccionario Bibliographico", de Inocêncio da Silva, apresenta duas entradas:

"MANUEL TELLES DA SILVA (1.°), 3.º Marquez de Alegrete e 4.º Conde de Villar-maior, Secretario perpetuo da Acad. Real da Historia Portugueza, etc. - N. em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1682, e m. a 9 de egual mez de 1736. - E.
1350) Historia da Academia Real da Historia Portugueza. Lisboa, por José Antonio da Silva 1727. 4.º gr.
Póde ser lida com proveito, e especialmente o prologo, em que se contém uma resenha curiosa dos nossos antigos historiadores, acompanhada com os juizos criticos relativos a cada um d'elles, e ás obras que compuzeram.
Na Collecção dos Docum. e Mem. da Academia vem algumas Contas de estudos, Discursos, Elogios, etc. da penna do mesmo auctor."

"MANUEL TELLES DA SILVA (v. Dicc., tomo VI, pag. 118).
A Historia da ocademia (n.° 1350) consta de 48 (innumeradas) ﷓ 412 pag. e mais 1 de errata.
No livro Noticias archeologicas de Portugal, o sr. Hübner chamava a este escriptor marquez de Abrantes em vez de marquez de Alegrete."
Não sei se ajuda.
Um abraço,
João CMT

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Alegrete, da Academia Real da História

#32900 | Portuguez | 07 jan 2003 13:20 | Em resposta a: #32822

Caríssimo João

Declaro-me muito bem elucidado! Confesso não percebi completamente apenas entre a 5ª e 6ª linha "1736. - E. 1350 (...)". Será salto inadvertido de linha? Devo-lhe este novo favor.
Um abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Alegrete, da Academia Real da História

#32902 | jpcmt | 07 jan 2003 14:02 | Em resposta a: #32900

Meu Caro Alexandre:
Não há salto de linha. 1350 é o nº de referência da "História da Academia", como se vê no parágrafo seguinte. O "E" não sei o que quer dizer, mas é também uma anotação.
Outro abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Alegrete, da Academia Real da História

#32906 | Portuguez | 07 jan 2003 14:19 | Em resposta a: #32902

Meu Caro João

Muito obrigado. Se descobrir o que é o E lhe direi então.
Abç
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Alegrete, da Academia Real da História

#32931 | vbriteiros | 08 jan 2003 01:00 | Em resposta a: #32822

Meu Caro João:
Pode dizer-me qual a data de edição dessas N.A. de Huebner.
Mais um favor que lhe fico a dever e ainda não fui ver as Armas do Palácio de Belomonte, mas não me esqueci e quando o tempo melhorar dou um passeio a pé até lá.
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Alegrete, da Academia Real da História

#32953 | jpcmt | 08 jan 2003 09:21 | Em resposta a: #32931

Meu Caro Vasco,
O que consta do Inocêncio:

"261) NOTICIAS ARCHEOLOGICAS DE PORTUGAL, pelo dr. Emilio Hubner, professor da universidade de Berlim, socio correspondente da academia real das sciencias de Lisboa, traduzidas e publicadas por ordem da mesma academia. Lisboa, typ. da Academia, 1871. 4.o gr. de IV-110 pag., e mais uma de notas e errata, com uma estampa gravada em madeira.
As duas paginas de introducção, que antecedem a obra, são assignadas com as iniciaes A. S. (Augusto Soromenho), que se encarregára de dirigir a publicação d'este escripto, e parece que foi elle o proprio traductor.
As Noticias saíram tambem nas Memorias da academia real das sciencias de Lisboa, tomo IV, parte I (nova serie, classe 2.ª)."

Quanto ao seu passeio (lamento que a distância não me permita acompanhá-lo...), parece-me que não será para breve, a avaliar pelas previsões meteorológicas!
Grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Alegrete, da Academia Real da História

#32989 | vbriteiros | 08 jan 2003 19:45 | Em resposta a: #32953

Caro João.
Muito obrigado
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 mai 2024, 03:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen