Ajuda na Galiza

Este tópico está classificado nas salas: Hispânia | Arquivos

Ajuda na Galiza

#33719 | camisao65 | 19 jan 2003 16:00

Caros colegas,

Como posso obter uma certidão de nascimento, de um familiar nascido entre 1870 e 1880, em Orence, Galiza, Espanha?
Agradeço desde já a colaboração.

Cordiais cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#33789 | camisao65 | 20 jan 2003 14:46 | Em resposta a: #33719

Caros colegas,

Volto a reforço o pedido


Cordiais cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#34188 | mcosmeng | 27 jan 2003 16:42 | Em resposta a: #33719

Si no sabes el concello (Municipio o Ayuntamiento) en que nació, lo tienes dificilísimo. Si lo sabes, envia una carta al Registro Civil. Si quieres te doy más detalles.

Por favor ¿Tu sabrías contestarme a mi pregunta sobre Como se busca información en Portugal?

Manuel Cosmen.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#34193 | camisao65 | 27 jan 2003 17:16 | Em resposta a: #34188

Estimado Manuel Cosmen,

Para fazê-lo, também tens que saber qual o distrito, concelho, ou freguesia aonde pretendes recolher a informação.
Se for antes de 1900, tens que procurar nos diversos Arquivos Distritais de Lisboa, Porto, Coimbra, Vila Real, Viseu, ou Faro, ou então no
Se for depois de 1900, nas conservatórias onde podes pedir via e-mail, que é www.dgrn.mj.pt

No caso da minha busca, só tenho a cidade de nascimento da pessoa que é Ourense, e o ano aproximado de nascimento.
Como posso pedir essas informações com mais detalhe?

Espero que tenhas entendido

Saludos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#34200 | jliberato | 27 jan 2003 18:04 | Em resposta a: #34188

Mismo antes de 1800?
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#34237 | mcosmeng | 28 jan 2003 07:38 | Em resposta a: #34193

Tienes que escribir una carta a:

Registro Civil de Ourense.
Plaza Don Bosco s/n
32003 Ourense

Con el siguiente texto:

Estimados Señores,

Para mi investigación genealógica necesito copia literal del acta de nacimiento de Don [Nombre y Apellidos] nacido en esa ciudad entre los años 1870 y 1880.

Atentamente les saluda,

Luis Camizao
C/......
.....
Portugal

Es conveniente que envies más datos si los tienes, como el nombre de los padres. Atención: Como no aportas todos los datos necesarios es posible que no te contesten o te digan que no lo encuentran. Pero merece la pena intentarlo.

Manuel Cosmen,

Resposta

Link directo:

Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#34241 | Portuguez | 28 jan 2003 09:07 | Em resposta a: #34237

Caro Manuel Cosmen

Descendo de várias famílias galegas, sobre as quais gostaria de obter mais informação. Escrevi no ano passado a uma livraria galega nesse sentido, mas sem êxito. Caso o Manuel Cosmen conheça obras ou livros publicados sobre estas famílias, agradecia-lhe muito que mas indicasse.

Os nomes das familias são:

Temes, Prado, Bahamonde, Nóvoa (senhores da Casa de Macedo), Summozza, condes de Trava e de Trastâmara (medievais), Lara, condes de Monterroso (medieval), Balboa (do descobridor do Pacífico), Fernandez de Córdova, Soutto Mayor, Tauxil, Sacco Lopez de Ulloa (senhores do couto de Bussan), Ulloa (condes de Montemi), Valcarcel, Lopes de Aguiar, Mosqueira (ou Moscoso), Campo, Zarete y Urtiga (senhores da Casa do Soutto), Ribadeneira, Puga (ou Paga), Louzada, Esponoza.

E residências a que alguns deles estiveram ligados, digo a Casa e Couto de Villa Secco, junto a Ourense, a Casa de Temes, a Torre d' Arcos, as Casas de Peroia, de Maceda, o Castelo de Dous Hermanos, as Torres e Aldeias de Rio Castro.

Existe alguma terra chamada Macedo na Galiza? Só conheço Macedo de Cavaleiros, em Trás-os Montes, que não é muito longe da fronteira. Também gostaria de poder localizar no mapa Montemi e os outros lugares geográficos. Caso tenha interesse em compreender esta família, publiquei o que sei sobre ela no tópico Themes, deste fórum.

Achei estranho que com tantos nomes de famílias e casas a livraria me indicasse nada haver publicado...

Desde já o meu obrigado pela sua atenção

Alexandre Tavares-Festas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#34296 | Jacinto Bettencourt | 28 jan 2003 15:01 | Em resposta a: #34241

Caro Alexandre Tavares Festas,

Penso que a terra a que se refere se chama Maceda.
Entretanto, sou capaz de ter alguma coisa do que pede. Tenho cópias do Diccionário Galego, do Pozo e as genealogias da Casa de Mariñan, entre outras. Vou dar uma vista de olhos.
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#34301 | Portuguez | 28 jan 2003 15:43 | Em resposta a: #34296

Caro Jacinto Bettencourt

Não me lembro se lhe tinha chegado a dizer que a resposta negativa da livraria que refiro, foi a que me indicou, e onde sei que teve mais sorte do que eu. Vi numa das suas árvores para o Alexandre Bettencourt sobre os morgado de ? que lá mais atrás também entroncam em Temes, caso certamente raríssimo em Portugal e que só se compreende pela proximidade geográfica da fronteira. Muito obrigado pela sua próxima busca.
Gratos cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#34308 | Jacinto Bettencourt | 28 jan 2003 16:49 | Em resposta a: #34301

Caro Alexandre Tavares Festas,

Curiosamente, também recebi respostas negativas da livraria. Não compreendi porquê.
Quanto às ligações à Galiza, não se trata só da proximidade geográfica. Como defende o meu pai - tese que apoio - na segunda metade do século XVIII, algumas famílias aderem a uma política de alianças com famílias galegas. Por exemplo: um ramo Sousa Coutinho, de Balsemão; os Abreu Lima / Vasconcelos, da casa do Tanque; os morgados de Vilar de Perdizes; os Mouras Coutinhos, da casa de Borba de Godim, etc.
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

sc. XVIII: Alianças transfronteiriças com a Galiza

#34310 | Portuguez | 28 jan 2003 17:04 | Em resposta a: #34308

Caro Jacinto Bettencourt

Isso é muito interessante... e qual a razão que dava seu Pai para essa política de ligação ás casas da Galiza no sc. XVIII? Pela minha árvore, vejo que do lado de lá, pelo menos na Casa de Villa Secco, tb vinham buscar senhoras portuguesas, suspeito pelo menos nessa época de casos como Lopes de Aguiar, e Eça Durão.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#34443 | mcosmeng | 29 jan 2003 18:30 | Em resposta a: #34241

Alexandre,

Yo no puedo ayudarte, pero te recomiendo que visites http://www.xenealoxia.org/index.php

Manuel Cosmen

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#34465 | Portuguez | 29 jan 2003 22:49 | Em resposta a: #34443

Caro Manuel Cosmen

Muito obrigado. Há muito que lá não ia, e tem crescido bastante. Desta vez comecei a encontrar algumas coisas com interesse para a minha busca. Disponha também.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#34474 | JoséSandeVasconcelos | 30 jan 2003 01:34 | Em resposta a: #34296

Caro Jacinto Bettencourt,

desculpe a intromissão, mas será que me poderia dizer se nesses seus livros existe qualquer informação sobre a famíla "Sande" galega e/ou sobre o castelo e vale de Sande?

Com os melhores agradecimentos e cumprimentos

José Sande Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#44068 | Txispa | 29 jun 2003 14:45 | Em resposta a: #33719

Cari Luís,
Procura no arquivo do Bispado de Ourense, mas é importante conhecer a freguesia do baptizado.
Sorte
Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#50151 | Alves dos Santos | 21 out 2003 17:22 | Em resposta a: #34241

Caro Alexandre Festas

Na sua mensagem faz referencia a uma familia Mosqueira... Como na familia da minha esposa existe um ramo Mosqueira gostaria de lhe solicitar que me faculte algumas informacoes caso note alguma possivel ligacao ao registo de nascimento que a seguir transcrevo e que e o mais antigo registo que possuo ate ao momento:

“Manoel Jose filho natural de Anna Maria da / Ponte da Juradia da Portella neto paterno / de avos incognitos e materno de Antonio / Joaquim Mosqueira, e de Maria da Costa. / Nasceo aos quinze dias do mez de Setembro / do anno de mil oitocentos e trinta e sete / e foi Baptizado na pia baptismal desta / Igreja com empozição dos Sanctos Olios, e / com as mais solenidades do costume no dia / dezanove do ditto mez e anno forão Padri_ / nhos Manoel Gonçalves, e Maria Pires / desta mesma fregª e para constar fiz este / assento em dia, mez, e anno ut Supra / O Vigario assinatura ilegivel”

Respeitosamente
Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#50362 | aburma | 25 out 2003 16:07 | Em resposta a: #50151

Caro Alves dos Santos,

Se me permite a intromissão, devo informá-lo que desde a Primavera que o confrade Alexandre Tavares Festas abandonou definitivamente a sua participação neste Forum, sendo portanto mais fácil contactá-lo para o seu email atavaresfestasarrobahotmailpontocom.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#50504 | Alves dos Santos | 28 out 2003 14:17 | Em resposta a: #50362

Caro Alexandre,

Muito obrigado pela informação e pelo contacto.

Jose

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#249983 | Casimiro | 16 fev 2010 12:07 | Em resposta a: #44068

Caro Celso Milleiro,
Sou de Afife, Viana do Castelo, portanto bem perto da Galiza e precisava da sua ajuda. Onde poderei encontrar a ascendêndia (ou qualquer facto relacionado) dos seguintes casais:
Don Alexo António Gonzalez Vilariño, casado c/ D. Angela Francisca Bugarin y Sobredo, de S. Jorge de Mosende.
D. Gabriel Pereira y Castro, casado c/ D. Maria Bernarda Veloso y Losasa, de S. Tomé de Parderrúbias.
D. Pedro Gil Correa, casado c/ D. Agueda Benavides. de S. Tiago de Baldranes, Tui.
D. Beatriz Gil Benavides y Ponce de Leon, de S. Tiago de Baldranes.
Qualquer livro ou artigo escrito sobre qualquer um deles seria óptimo.
Muitos cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#250174 | Txispa | 19 fev 2010 22:04 | Em resposta a: #249983

Caro Casimiro Puga,

Tem que procurar nos livros baptismais depositados no Arquivo Diocesano de Tui.

Cumprimentos

Celso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#250196 | Samuel C O Castro | 20 fev 2010 11:59 | Em resposta a: #249983

Prezado Casimiro Puga,

Caso descobrires a ascendência de D. Gabriel Pereira y Castro, e puder fazer a gentileza de me informar, fico-lhe muito grato, pois gostaria de ver a possibilidade de entroncar o ramo dele junto a minha base dos Castros.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza sobre Famílias Galegas

#254807 | Peña Rey | 17 mai 2010 10:43 | Em resposta a: #34296

Caro Jacinto.
Peço por favor sua ajuda para localizar alguma informação que me leve a dados ou decendentes do meu bisavô Manuel Pena e Maria Ventura Rey, que viveram na região de VIGO. Grato - um abraço.

--------------------------------------------

Después de 3 años de búsqueda en Galicia y Brasil no encontré documentos y tampoco direcciónes de personas de mi familia. Estuve en Galicia octubre.
Necesíto saber de ancestrales de mi abuelo. Pido ayuda, por favor.
--------------------
Familia de mi bisabuelo Manuel Peña vivió y tuve hijos en región de VIGO -AÑOS 1900 - después familia marchó para BARCELONA.


Resumen:

Bisabuelo - Manuel Peña. Morió año 1900.

Bisabuela - Maria Ventura Rey quedó viúda con 28 años.

Mi abuelo Gonzalo Peña Rey, nació 10/11/1894 en VIGO o vecino y emigró hasta Brasil con 18 años (1913)
No encontré respuestas positivas en registros civiles, diócesis, ayuntamientos , cemiterios y otros archivos. Por esto busco informaciónes genealogicas.

Pienso hoy, que localización es más facil por la búsqueda de personas de apellido "Peña Rey" (apellido de provables hermanos de mi abuelo) años entre 1900 hasta 1980.


Por Dios. Gracias. Clovis Manoel Pena - Curitiba / Brasil
clovispena@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#262134 | PEDROPINHO | 14 set 2010 11:29 | Em resposta a: #33719

O MEU BISAVÔ ERA NATURAL DE LUINTRA- SANTA CRUZ DE RUBIACOS . NOGUEIRA DE REMUIN . OURENSE.
VEIO PARA PORTUGAL COM MAIS IRMÃOS, E NASCEU ENTRE OS ANOS DE 1883 E 1884. ERA FILHO DE AURELIO MELON E DE RAMONA GONZALEZ.
ALGUÉM ME SABE DIZER COMO OBTER MAIS DADOS DELES ????

OBRIGADO,
PEDRO PINHO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#275750 | tiba0761 | 04 mai 2011 23:43 | Em resposta a: #262134

Como posso obter o registro de nascimento ou encontrar a Cidade Natal de meu avô ou dos meus bisavô ou bisavó, na certidão de casamento de meu avô que casou-se no rio de janeiro, só consta que ele é natural de Ourense, não diz o Município, sei que Ourense tem 92 Municípios. Já escrevi carta para o Registro Civil de Ourense e a resposta foi negativa para a localização do registro de nascimento dele.

- meu avô: Tibério Velasquez, nasceu entre 1869 e 1870, casou no Rio de Janeiro em 23/11/1898, com a também espanhola da Andaluzia Francisca Rodrigues Sanches;
- meu bisavô: Tomaz Velasquez;
- minha bisavó: Bárbara Molina;

Alguém poderia me ajudar? qualquer idéia eu desde agradeço!!!!!!!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#342472 | roz | 15 fev 2014 08:45 | Em resposta a: #250174

Caro Celso

Sabe dizer-me se em Soutomaior, Pontevedra, ha ou houve uma igreja ou capela de Nossa Senhora do Carmo por volta de 1770? Tambem, seria possivel que nessa data Soutomaior pertencesse ao Bispado de Braga, Portugal?

As informacoes que tenho desta pessoa sao bem estranhas e gostava de descubrir qualquer coisa.
Manuel Antonio, filho de Joao Antonio Casqueiro e Bernarda di Autrello nasceu entre 1770 e 1775 mais ou menos, na freguesia de N.a Sr.a do Carmo em Soutomaior, bispado de Braga.

Em Portugal ha 2 Souto Maior mas em nenhum ha ou houve essa igreja e pensei se seria o da Galiza.

Muito agradeco a sua opiniao.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#342532 | Miranda 1 | 16 fev 2014 14:42 | Em resposta a: #250174

Caro Confrade Celso

Gostava de fazer uma pesquisa sobre Tourem mas os nossos livros de assento chegam até 1860, mas como Tourem
fica no Concelho de Montalegre, e pertenceu ao Bispado de Ourense, deve de haver referencias a Tourem?
Nao seria possível se eu pudesse consultar esses livros Paroquiais anteriores a 1860 se realmente existem nessa
Diocese.
Desde já agradeço todos os assuntos que me possam prestar.

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Galiza

#343104 | Miranda 1 | 02 mar 2014 08:29 | Em resposta a: #342532

Renovo o meu pedido...
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Ajuda na Galiza

#357836 | Millafre | 21 mai 2015 19:30 | Em resposta a: #33719

Una respuesta para Andrea Porto en particular y para todos los interesados en archivos parroquiales de Galicia en general.

Los libros sacramentales antiguos de la parroquia del Salvador de Cristiñade están depositados en el Archivo Diocesano de Tui y tienen las siguientes fechas extremas: B 1724-1850 C 1724-1851 D 1736-1851; los fondos no están digitalizados y no es previsible que se digitalicen ni siquiera a medio plazo. De forma que la única consulta posible es la presencial, en las horas de funcionamiento del Archivo, de 10 a 14 horas miércoles y viernes. El Archivo está en la propia seo, un hermoso ejemplar de catedral-fortaleza en la parte más alta de la ciudad, que conserva buena parte de su estructura medieval, de manera que se puede y se debe hacer genealogía y visita turística.

Y para los colegas que lo desconozcan, conviene señalar que, a diferencia de Portugal donde (por circunstancias históricas que se dan por sabidas), los libros parroquiales han pasado a poder del Estado, en España, los libros siguen en poder de la Iglesia Católica, que ha recomendado la recogida de los antiguos en los respectivos Archivos Diocesanos, y aunque hay una cierta unidad de criterio, los detalles arquivísticos concretos dependen de cada obispado, y en Galicia hay seis; y además, siendo la parroquia una entidad con personalidad jurídica según el derecho canónico, resulta ser la propietaria de los tales libros, circunstancia que se aprecia en la forma de comodato que reviste la entrega voluntaria de los libros por parte de las parroquias. Millafre

Resposta

Link directo:

Pido informes acerca de Pena Rey / Mugardos.

#357838 | Peña Rey | 21 mai 2015 19:42 | Em resposta a: #254807

Actualizo informaciónes acerca de mis bisabuelos y abuelo español:

.
Mi abuelo Gabriel Gonzalo Pena Rey natural da Parroquia de Santiago de Franza, Mugardos, La Coruña, Espanha. Nació em 09/11/1894 (anotado no registro civil de Mugardos em 10/11/1894).

Era filho de :
Manuel Pena Anca, natural de Fene, Coruña, de profissão carpintero e de María Ventura Rey Toimil, dedicada aos labores domésticos.
Era neto paterno de :
Andrés Pena Lis e de Tomasa Anca Seijido .

Andrés Pena Lis , filho de:

Pai: Miguel Pena Lis (nat. de Sillobre, Coruña) que faleceu em Fene em 15/12/1877 viúvo de
Mãe: Bibiana Lis nat. de Barrallobre, Coruña, que faleceu antes de 1877 .
Andrés teve uma irmã chamada Francisca.
Irmão: José Gonzalo Pena Rey nacido em 12 de novembro de 1893 na casa nº 14 da Calle Real de Mugardos
Tomasa Anca Seijido esposa de Andrés era filha de
Pai: Ventura Anca e de
Mãe: Antonia Seijido.

Gonzalo era neto materno de:
Tomás Rey e
Francisca Toimil Ramos filha de Pablo Toimil e Ventura Ramos.
Pablo Toimil e Ventura Ramos são avós de Maria Ventura Rey Toimil.
.
Gracias
Clovis Manoel Pena
Brasil

Resposta

Link directo:

Ajuda na Galiza

#358064 | JonatanSantos | 28 mai 2015 15:32 | Em resposta a: #33719


Olá a todos!

Estou numa saga em busca de descobrir onde se encontra a certidão de nascimento de meu bisavô, nascido na Espanha, de nome Serafim Perez, nascido em 21/07/1910, vindo para o Brasil em Janeiro de 1915, no navio Highland Warrior, embarcando no porto de Vigo, na Galícia.

Gostaria de pedir a orientação de vocês sobre como realizar a busca de sua certidão de nascimento.
Não sabemos seu local exato de nascimento e este é nosso maior problema. Mas pretendemos realizar buscas começando pela Galícia, que é de onde ele veio para o Brasil. Como posso realizar esta busca? Há e-mails (a exemplo das conservatórias de Portugal) para o qual eu possa enviar um pedido de busca?

Em outro tópico me disseram para perguntar aqui, visto que os usuários são sempre muito prestativos, dando até exemplo dos "Txispa" e "Millafre"...

Desde já agradeço MUITO qualquer ajuda!

Meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 23:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen