Outras Famílias de Arganil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Outras Famílias de Arganil

#34209 | JCALD | 27 jan 2003 18:47

O tópico «Famílias de Arganil e Coja» iniciado por Rui Pereira deu óptimos resultados, mas está a ficar um pouco cheio, por vezes com temas que fogem ao âmbito do título. Começa a ser difícil percorrê-lo, tornou-se lento e labiríntico.
Por isso decidi criar este novo tópico que espero tenha tanto êxito como aquele.

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, de Arganil

#34210 | JCALD | 27 jan 2003 18:48 | Em resposta a: #34209

Caros Confrades (em particular Primo Rui Pereira):
Em 1992, num artigo que publiquei na revista «Arganilia» sobre a «Família de Veiga Simões», artigo esse que não me deu tempo a mais investigações, iniciei o costado Andrade em Francisca de Andrade que, com seu marido Geraldo Luís, viveu em Arganil no século dezassete. Posteriormente, encontrei facilmente o seu casamento em Arganil a 5-10-1677. Geraldo Luís era natural da Nogueira, freguesia de Arganil, filho de Manuel Luís Baracinha e de Luzia Francisca, cujo assento de casamento em Arganil a 16-5-1648 não dá filiações.
Francisca de Andrade era filha de Francisco Gonçalves e de Maria Gonçalves, naturais dos Covais, freguesia de Pombeiro da Beira. Disse-me recentemente o Primo Rui Pereira que descende desse casal, cujo matrimónio se efectuou na freguesia de Pombeiro em 1633. Ela, de seu nome completo Maria Gonçalves de Andrade, era filha de Diogo Gonçalves de Andrade, de Arganil, e de Luzia Marques, dos Covais.
Diogo Gonçalves de Andrade, que era já falecido, casara em Arganil a 30-8-1579 com Maria da Costa. Deste matrimónio houve geração que se manteve entre os principais da vila de Arganil, casando com as melhores famílias da região, servindo cargos de letras e eclesiásticos, etc. No entanto, cedo deixou de usar o apelido Andrade, que se manteve na descendência de Francisca de Andrade até à actualidade.
Há descendência desta família na base de dados do GP.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, de Arganil

#34243 | rmfrp | 28 jan 2003 09:09 | Em resposta a: #34210

Caro Primo José Caldeira:

Os meus agradecimentos por estas novas informações relativas à família Gonçalves de Andrade.

Concordo com a abertura deste novo tópico. O anterior tópico "Famílias de Arganil e Coja" tornou-se de facto muito grande, tornando difícil localizar as novas intervenções (nele recorri por diversas vezes à função "search" do Internet Explorer). A isto acresce o problema, já por diversas vezes referenciado aqui no Fórum mas aparentemente ainda não solucionado, de nem sempre as respostas ficarem no lugar correcto. Ontem mesmo isso sucedeu com a minha intervenção das 18:39 que, apesar de enviada em resposta à sua mensagem sobre a família Furtado de Mendonça, acabou por se instalar entre dois textos meus de Outubro passado relativos à família Brandão!

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Freguesia da Carapinha, Conc. Arganil, Coimbra

#34341 | Maggie | 28 jan 2003 20:41 | Em resposta a: #34209

Boa noite José Caldeira e companhia,

Estou de volta e estive a reunir os apelidos da minha base de dados, aos poucos e poucos vou indicando as freguesias que tenho respeitante a Freguesia de Arganil e Concelho de Arganil. Para começar vai a Freguesia da Carapinha. Procuro ligações aos apelidos abaixo mencionados. Obrigada. Margarida margarida8@netcabo.pt

Ø Carvalho
Ø Francisco
Ø Gaspar
Ø Martins
Ø Rodrigues
Ø Rodrigues dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Carapinha, Conc. Tábua, Coimbra

#34502 | JCALD | 30 jan 2003 15:47 | Em resposta a: #34341

Cara Maggie:

A freguesia de Carapinha não é nem nunca foi do concelho de Arganil, apesar da sua proximidade. Pertence actualmente ao concelho de Tábua. Creio que foi antigamente do termo da vila da Sanguinheda.
Dos apelidos que refere, há 2 que me são familiares, Carvalho e Rodrigues, ambos do lugar de Moita da Serra, na dita freguesia do Bom Jesus da Carapinha, junto à Estrada Real da Beira.

Custódio de Carvalho * Casal da Azenha junto a Pombeiro da Beira c. 2ª vez em Pombeiro 20-8-1782 com Maria Duarte * Vale de Monteiro, Pombeiro. Pais de:

Teodora Maria de Carvalho * Azenha c. Pombeiro 17-4-1730 c. Alexandre Pinto da Costa * Moita da Serra, f.º de António Pinto da Costa e de Isabel Martins. Pais de:

D. Sebastiana Maria Rosa de Carvalho n. Moita da Serra c. Pombeiro 17-11-1754 c. o Dr. Bernardo da Fonseca e Oliveira, médico do partido de vila da Feira, * Coimbra (Santiago), f.º de Afonso José de Oliveira e Mota e de Teresa Maria da Fonseca. Pais de:

D. Margarida Rita Cristina da Fonseca e Oliveira * Feira c. Pombeiro a 11-2-1777 com José Carlos da Costa (meu parente) * Nogueira, freg.ª de Arganil, com descendência nesta vila.

Quanto a Rodrigues lembro que era da Moita da Serra António Rodrigues, que foi impedido do General Conde de Mafra e depois seu criado particular, e que vem muitas vezes referido com simpatia nas «Memórias do Prof. D. Tomás de Melo Breyner, 4.º Conde de Mafra».

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Carapinha, Conc. Tábua, Coimbra

#34606 | Fonseca74 | 31 jan 2003 15:08 | Em resposta a: #34502

Caro José caldeira,
meu nome é Daniel da Fonseca Monteiro e ao ler este seu tópico duas coisas me chamaram a atenção são eles o apelido FONSECA, que eu também uso e uma terra chamada vale de Monteiro, que tambem é meu apelido. Gostaria de saber se souber se algum Fonseca veio viver para a zona de Leiria e se existe alguma familia MONTEIRO por aí, pois estou a tentar descobrir a origem deste apelido e que pode ter nascido em nome de uma terra ou oficio. Sou de Leiria e é dificil descobrir algo pois as invasões fracesas destruiram quase tudo daí este meu pedido.
Obrigado pela atenção;
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Carapinha, Conc. Tábua, Coimbra

#34637 | JCALD | 31 jan 2003 18:43 | Em resposta a: #34606

Caro Daniel da Fonseca Monteiro:

Creio não poder ajudá-lo. O apelido Fonseca é muito comum nesta zona da Beira, mas estes de que tratei na minha mensagem anterior, são originários da cidade de Coimbra. Monteiros são menos frequentes. Neste caso da povoação de Vale de Monteiro, Pombeiro da Beira, não sei se recebeu o nome do apelido de um seu povoador se de alguém que tenha tido esse cargo.
De qualquer modo, não me lembro de ver nenhuma ligação com Leiria.
Os meus desejos que consiga ultrapassar esse problema das destruições dos franceses, que na zona de Leiria são verdadeiramente trágicas.

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#34697 | ivrqku | 01 fev 2003 18:25 | Em resposta a: #34209

Caro Jose Caldeira,
gostaria de saber se tem alguns dados sobre João Fernandes (n- 173??) casado com Ana Lopes naturais de Povoa Rainha Santa/ Pombeiro/ Arganil com pelo menos um filho chamado Marcelino Fernandes. Marcelino Fernandes (n-176??)casado com Teresa Neves Carregal /Friumes/ Penacova)
Cumprimentos
Jose Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#34787 | JCALD | 03 fev 2003 11:25 | Em resposta a: #34697

Caro José Pereira:

Estive a consultar o meu ficheiro de Pombeiro. Demorou algum tempo porque não está ainda informatizado. Vi todas as fichas de casamentos do século dezoito e não encontrei as pessoas que procura. E tenho imensas fichas relativas a Lopes e a Fernandes, pois tenho costados com esses apelidos. Claro que só procurei nas fichas que tenho em casa, que estão longe de corresponder ao total dos registos de Pombeiro.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#96347 | Conde | 21 jul 2005 11:02 | Em resposta a: #34209

Caro Amigo:
Tem alguma coisa sobre Costas recentes de Avô? Fico-lhe muito agradecido.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#101935 | vitamina | 01 out 2005 23:38 | Em resposta a: #34787

Caro José Caldeira

Coloco aqui mais alguns avoengos da zona de Arganil na esperança que me possa acrescentar alguma coisa.

1. Domingos da Fonseca, Santa Cruz de Lumiares Bispado de Lamego c. c. 1ª mulher Joana Rodrigues, ?? freg. e Bispado de Ceira
1.1. Bernarda Rodrigues da Fonseca, Celavisa c. a 02.08.1747 Celavisa c. Manuel da Costa Coelho, do lugar de Folques


1. Manuel Barata de Almeida c. c. Inácia ou Isabel Alvres, Moninho, Pampilhosa da Serra
1.1. Manuel de Almeida, Moninho c. c. Maria Luís ou Duarte, Celavisa, filha de Bernardo Duarte c. c. Maria Luís, Sequeiros


1. Genésio Fernandes, Nogueira c. c. Maria Correia, Decabelos, Pampilhosa da Serra
1.1. Maria + 12.12.1815 Celavisa
1.2. Manuel Fernandes Genésio, Nogueira c. c. Maria da Nazaré de Oliveira


1. António Duarte c. c. Maria Gaspar, do lugar de S. Martinho, freg. Góis
1.1. António Duarte ou Simão Duarte, S. Martinho, termo da vila de Góis c. c. Quitéria Barata ou Carneiro, lugar da Várzea Grande, filha de ?? Carneiro e Maria Barata do lugar da Várzea, freg. Góis
1.1.1. António Duarte Barata, S. Martinho, termo da vila de Góis c. a 27.02.1764 Celavisa c. Rita Clara + 16.12.1822 Celavisa


1. António José da Silva, Góis c. c. Maria Custódia da Silva, Góis
1.1. Joana Angélica Custódio da Silva, Góis c. a 11.06.1775 Arganil c. José Patrício de Oliveira Matos + 18.05.1819 Arganil


1. Henrique Simões c. c. Ana Francisca, do lugar de Aveleira
1.1. Manuel Henriques, Aveleira c. c. Maria Nunes, Aveleira, filha de João Afonso c. c. Catarina Maria do lugar de Torrozelas, freg. de Arganil
1.1.1. Manuel Henriques, Aveleira c. a 14.02.1794 Celavisa c. Bernarda Garcia, Celavisa


1. Manuel da Fonseca c. c. Ana Graçia, do lugar de ??, freg. de Coja
1.1. Manuel Graçia, lugar da Esculca c. c. Maria Simões + 24.09.1770 Celavisa, moradores da vila de Arganil
1.1. Manuel Graçia, Arganil c. a 01.05.1756 Celavisa c. Mariana Marques, Celavisa


1. Manuel Lopes c. c. Maria Simões, do lugar de Val Eira, freg. de Coja
1.1. Manuel Lopes c. a 14.01.1678 Gatuxa c. Ana Marques, Parcerias, filha de Simão Rodrigues e Maria Luisa ou Luís, moradores nas Parcerias
1.1.1. Maria Marques ou Luisa Marques, Pracerias c. c. Simão Antunes, Sarzedo, moradores da vila de Celavisa, filho de João Antunes c. c. Maria Simões, moradores do lugar do Sarzedo
1.1.1.1. Mariana Marques, Celavisa c. a 01.05.1756 Celavisa c. Manuel Graçia, Arganil
1.2. Maria Simões + 24.09.1770 Celavisa c. c. Manuel Graçia, lugar da Esculca, moradores da vila de Arganil
1.2.1. Manuel Graçia, Arganil c. a 01.05.1756 Celavisa c. Mariana Marques, Celavisa


1. Manuel Fernandes, Secarias c. c. Josefa Ferreira, Venda da Velha, Mouronho
1.1. António Ferreira, Secarias c. c. Maria Joana, Celavisa


1. Lourenço Martins, do lugar do Outeiro, freg. de Góis c. c. Ana Maria
1.1. Bernarda Maria (Marques), lugar do Pereiro c. c. António Fernandes ou António José
1.1.1. António Fernandes, Celavisa c. a 29.10.1801 Celavisa c. Maria Bernarda, Celavisa, filha de João Luís Alvoeiro e Maria Bernarda

Desde já agradeço toda a sua ajuda.
Os melhores cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil - Celavisa

#101988 | JCALD | 02 out 2005 18:38 | Em resposta a: #101935

Cara Prima Alexandra Fernandes:

Tenho informações quase todas as pessoas que pôs na sua mensagem. Aqui vão as primeiras informações, que simultaneamente esclarecem o tratamento por prima (já contei uns 6 parentescos). Os primeiros de cada uma das árvores que seguem são também meus antepassados, claro.

I António de Morais vivia na Nogueira, freguesia de Arganil, no século dezassete. Casou com Maria Francisca. Com geração. Terão sido possivelmente pais de:
II António de Morais nasceu na Nogueira, faleceu antes de 1672 e casou em Arganil a 20-1-1636 com Maria Dias natural do Liboreiro, Arganil. Infelizmente o assento de casamento é lacónico, não referindo a filiação dos contraentes, não sendo por isso possível afirmá-la com segurança. Foram pais de:
III Maria Dias de Morais nasceu na Nogueira, foi baptizada em Arganil a 14-3-1640 e aí casou a 14-2-1667 com Domingos Álvares, natural de Celavisa, filho Afonso Álvares e Maria Miguel. Pais de:
IV Catarina Dias que nasceu na Nogueira e casou em Arganil a 27-5-1697 com Domingos Fernandes, filho natural de Bartolomeu (Não sabe, por acaso, qual o apelido deste Bartolomeu?), solteiro, da Celavisa, e de Isabel Fernandes, de Arganil. Pais de:
V António Fernandes casou em Arganil a 11-10-1739 com Ana Francisca, natural da Nogueira, filha de Caetano Luís, da Nogueira, e de Mariana Francisca, do Vale de Nicolau, neta paterna de Manuel Luís e de Maria Francisca, da Nogueira, e materna de Domingos Simões e de Antónia Francisca, moradores nos Priadinhos, em Arganil ou no Vale de Nicolau. Pais de:
VI Maria das Candeias nasceu na Nogueira e casou em Arganil a 4-11-1763 com José Fernandes natural de Aveleira, filho de Brás Fernandes, da Aveleira, e de Ana Brás, de Ádela, Colmeal, neto paterno de Manuel Luís, do Monte Redondo, Folques, e de Maria Fernandes, da Aveleira, e materna de Manuel Fernandes e Maria Brás. Pais de:
VII Genésio Fernandes nasceu na Nogueira e casou em Arganil a 26-6-1801 com Maria Correia.


I Catarina Correia e seu marido António João eram «gente boa e limpa» da vila de Coja. Pais de:
II Gaspar Correia, cirurgião barbeiro, serviu nos cargos honrosos do concelho de Coja, onde faleceu a 15-9-1678 e casou com Maria Matoso, natural da mesma vila, onde residiram no século dezassete, falecida em Pinheiro de Coja a 22-1-1680, filha de Jerónimo Matoso e de Maria Fernandes. Foram pais de:
III Amaro Correia foi baptizado em Coja a 15-4-1627. Cirurgião-barbeiro como o pai e o irmão, tendo exercido a sua profissão em Arganil e também em Ázere, onde morou algum tempo com sua mulher Maria Nunes. Pais de:
IV António Nunes nasceu em Arganil, onde foi baptizado a 21-5-1651 e casou em Pombeiro em 7-2-1668 com Quitéria da Cunha, natural de Aldeia Nova, Pombeiro, filha de Bernardo da Cunha e de Catarina Rodrigues. Tiveram:
V Maria Correia casou em Arganil 3-11-1710 com António Jorge do Santo, de quem foi a primeira mulher, natural da Nogueira, filho de António Jorge do Santo o Velho e de Maria Antunes, da Nogueira. (António Jorge do Santo e sua segunda mulher Ana Maria de Jesus de Carvalho são também meus antepassados.) Pais de:
VI Maria Correia nasceu na Nogueira, foi baptizada em Arganil a 27-6-1715 e aí casou a 9-4-1737 com Manuel Lopes, nascido em Folques, filho de André Luís Fidalgo e de Ana Lopes. Moradores no Ermitério do Outeiro do Senhor da Ladeira, Arganil. Pais de:
VII Josefa Maria nasceu na Nogueira e casou em Arganil a 25-9-1768 com Francisco Castanheira Gonçalves, nascido em A-de-Cabelos, Pampilhosa da Serra, filho de António Francisco Fernandes, de A-de-Cabelos, e de Maria Gonçalves, da Póvoa, Pampilhosa. Pais de:
VIII Maria Correia nasceu na Nogueira, faleceu em 30-5-1810 e casou em Arganil a 26-6-1801 com Genésio Fernandes, nascido na Nogueira.

Brevemente, enviarei mais notícias.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil - Celavisa

#101999 | vitamina | 02 out 2005 21:23 | Em resposta a: #101988

Caro primo José Caldeira

Nem sei como agradecer. Muito obrigada!

Vou digerir e arrumar tanta informação.

A descendência do Genésio Fernandes e Maria Correia:
1. Genésio Fernandes, Nogueira c. c. Maria Correia, A-de-Cabelos, tiveram pelo menos 2 filhos,
1.1. Maria + 12.12.1815 Celavisa
1.2. Manuel Fernandes Genésio, Nogueira c. c. Maria da Nazaré de Oliveira, Celavisa, trabalhadores, tiveram pelo menos 1 filho,
1.2.1. José Fernandes de Oliveira * 03/08.12.1846 b. 11.12.1846 Celavisa c. a 07.02.1877 Igreja Paroquial de Celavisa c. Urbana de Jesus Alvoeiro * 15.03.1843 b. 22.03.1843 Celavisa, ambos trabalhadores, tiveram 4 filhos,
1.2.1.1. Maria da Nazaré Alvoeiro * 12.11.1882 Celavisa b. 19.11.1882 Igreja Paroquial de São Miguel de Celavisa, agricultora c. a 29.04.1901 na Igreja Paroquial de São Miguel de Celavisa c. Luís Fernandes Caetano * 10.11.1875 b. 15.11.1875 Celavisa, agricultor + 22.08.1929 Celavisa, tiveram 6 filhos,
1.2.1.1.1. Adrião Fernandes Alvoeiro 26.03.1903, com geração
1.2.1.1.2. Maria José Fernandes Alvoeiro c. 1905, cg
1.2.1.1.3. José Fernandes Alvoeiro 10.07.1906, cg (meu avô)
1.2.1.1.4. Laurinda Fernandes Alvoeiro c. 1910, cg
1.2.1.1.5. Casimiro Fernandes Alvoeiro 29.04.1913, cg
1.2.1.1.6. Hortense Fernandes Alvoeiro 18.09.1917, cg
1.2.1.2. João Alvoeiro * 12.11.1882 Celavisa b. 19.11.1882 Igreja Paroquial de São Miguel de Celavisa
1.2.1.3. Pedro Alvoeiro * Celavisa c. c. Maria da Luz Gama
1.2.1.3.1 – Armando da Luz Alvoeiro * 16.04.1920 Celavisa + 28.10.1999 Coimbra c. c. Felisbela Almeida Matos Coimbra cg
1.2.1.3.2 – Pedro Celestino m. n.
1.2.1.3.3 – Augusta Alvoeiro * __.01.1903 + depois de Janeiro 2003 com 100 anos
1.2.1.3.4 – Maria da Purificação Alvoeiro
1.2.1.3.5 – Glória Alvoeiro
1.2.1.3.6 – Maria Jerónimo Alvoeiro
1.2.1.3.7 – Humberto Alvoeiro
1.2.1.3.8 – José Cândido Alvoeiro c. c. Maria Martins cg
1.2.1.3.9 – Domingos Alvoeiro
1.2.1.4 – Manuel Alvoeiro m. n.

Aproveito para colocar uma questão: Quando digo que X casou com Y, com geração, é porque conheço essa descendência ou parte dela, alguns ainda vivos outros ainda crianças. Preciso de alguma autorização para, por exemplo, enviar-lhe esses dados?

E por agora, primo, é tudo.
Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil - Celavisa

#102112 | vitamina | 03 out 2005 21:08 | Em resposta a: #101988

Caro José Caldeira (primo)

Sobre esta sua mensagem,
“” Ainda a propósito deste seu ramo, encontrei em tempos nos livros de Santa Engrácia de Lisboa o casamento em 8-1-1860 (assento n.º 2 desse ano) de um António Fernandes Genésio, de 25 anos, * S. Miguel de Celavisa, morador na Travessa Conde de Avintes (a Santa Clara), que parece ser seu tio, filho de António Fernandes Genésio e de Maria da Nazaré. Ou o padre se enganou no nome do pai ou eu me enganei a copiá-lo, ou a sua trisavó casou duas vezes com 2 irmãos, pois os avós paternos são Genésio Fernandes e ... (acho que não consegui ler ou está omisso no assento) e os maternos são António Duarte e Joana de Oliveira (aqui não há dúvida). A noiva era Maria Joaquina Valéria, de 29 anos, b. em S. Vicente de Alcabideche, filha de Emílio José e Joaquina Maria, moradores na Malveira da Serra, n. p. de Valério José e Joaquina Luísa e n. m. de Ricardo José e Catarina Maria.””

Como ando a consultar os microfilmes da Celavisa, tenho uma pequena árvore que não conseguia entroncar, mas que agora já é possivel. É ela:

1. José Fernandes e Maria das Candeias, Nogueira, Arganil
1.1. Genésio Fernandes, Nogueira c. c. Bernarda da Costa, Celavisa, com 1 irmão, Manuel b. 12.05.1796 Celavisa, filhos de Manuel Dias, Pereiro e Maria da Costa, Celavisa netos pat. de José Francisco e Maria Dias, ambos do Pereiro, Arganil e n. mat. de António Alvres e Josefa da Costa, Celavisa
1.1.1. José * 29.09.1813 b. 13.10.1813 Celavisa
1.1.2. António * 09.01.1816 b. 21/27.01.1816 Celavisa
1.1.3. Maria b. 23.07.1819 Celavisa
1.1.4. Ana b. 15.12.1823 Celavisa
1.1.5. Luís b. 04.08.1828 Celavisa

Olhando para:
1. Genésio Fernandes * Nogueira c. a 26.06.1801 Arganil c. Maria Correia * Nogueira + 30.05.1810 Arganil
1.1. Maria + 12.12.1815 Celavisa
1.2. Manuel Fernandes Genésio, Nogueira c. c. Maria da Nazaré de Oliveira, Celavisa
1.2.1. José Fernandes de Oliveira * 03/08.12.1846 b. 11.12.1846 Celavisa, (neste registo diz que o baptizado é neto pat. de Maria Correia)

Parece que a Maria Correia foi a 1ª mulher do Genésio, e o pai do noivo, do casamento que refere, António Fernandes Genésio deve ser filho da Bernarda da Costa. Quanto a Maria da Nazaré ter casado com dois irmãos vou tentar encontrar a resposta nos microfilmes da Celavisa.

Em relação ao Bartolomeu, solteiro da Celavisa, lamento mas não sei o apelido. Vou ficar atenta aos Bartolomeus.

Até breve,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil - Celavisa

#104282 | vitamina | 01 nov 2005 13:38 | Em resposta a: #101988

Caro José Caldeira

Não sei se reparou na mensagem, de 03-10, sobre os dois casamentos de Genésio Fernandes.
Mas, para ser sincera, a verdadeira intenção desta mensagem é apelar á sua atenção, e á sua paciência, em relação ás informações que diz ter dos restantes casais que eu postei.

Obrigada desde já e desculpe a insistência :)
Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil - Celavisa

#104331 | JCALD | 02 nov 2005 02:46 | Em resposta a: #104282

Cara Prima Alexandra Fernandes:

Reparei e peço-lhe desculpa por não ter ainda respondido.
Os elementos que já enviei estavam já muito bem esquematizados no meu computador. Foi só recortar e anexar à mensagem.
Os outros estão mais desorganizados e não tenho tido. Não é por desinteresse, antes pelo contrário.

Sobre a questão que abordou na mensagem anterior sobre a legalidade de publicar registos de pessoas nossas contemporâneas eis a minha opinião:
Os registos de nascimento, casamento, óbito, dissolução de casamento, etc. são públicos. Qualquer pessoa pode pedir uma certidão. Não vejo nada que impeça a sua publicação. Igualmente, certos dados biográficos como sejam: publicou o «livro tal», «ganhou o prémio x», «tem o curso de ...», «entrou nos filmes y e z», etc. penso que se podem considerar públicos e dar-lhes o mesmo tratamento.
Já as informações do tipo «foi condenado pelo crime de...», «tem o péssimo hábito de ...», etc. mesmo quando são públicas, devem ser evitadas por serem deselegantes.
Depois há outras informações como é o caso de um filho registado de pais não casados. Neste caso deverá apenas ter-se algum cuidado na maneira como se diz e evitar as expressões «ilegítimo» ou «bastardo», que são actualmente, segundo creio, proibidas.
As uniões de facto sem filhos só se poderão nomear com autorização dos próprios.
Estes são os critérios que sigo e penso que são geralmente seguidos pelos genealogistas.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil - Celavisa

#104403 | vitamina | 02 nov 2005 23:27 | Em resposta a: #104331

Caro primo José Caldeira,

Muito obrigada pela explicação que deu sobre o que se pode ou não publicar.
Quanto ao envio de mais elementos, tenho a certeza que o José entende a minha ansiedade.
Hoje fui pela 1ª vez á Torre do Tombo e nem almoçei...

Os melhores cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil - Celavisa

#153446 | FMCA | 23 abr 2007 18:05 | Em resposta a: #104403

Procuro informações sobre um indivíduo da zona de Aganil, de apelido Campos, que terá radicado em Ferreira do Alentejo onde morreu.

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#153491 | feraguiar98 | 23 abr 2007 22:12 | Em resposta a: #96347

Encontrei hoje esta sua mensagem por acaso.
Tenho um Manuel Costa, n. em 1854 c. 1879, com linha varonil de Costas até um Manuel Fernandes Gil, n. 1713, c.c. Maria da Costa. Tudo gente humilde de Avô.

Se lhe interessar contacte-me para o 'nome de utilizador' arroba hotmail ponto com.
Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#178533 | Lourdes Martinho | 02 jan 2008 21:46 | Em resposta a: #153491

A minha mãe era natural de Sobral Magro e, como curiosa que sou sobre assuntos daquela aldeia, gostaria de saber como poderei fazer um estudo genealógico das famílias que hoje lá existem.
Para começar, gostaria de fazer a minha árvore genealógica, sendo eu neta de Augusto Francisco Coisinha e de Ana de Jesus também conhecida por Ana Benvinda, ambos naturais de Sobral Magro, freguesia de Pomares, concelho de Arganil.
Se alguém me puder elucidar, ficaria muito agradecida, pois estou agora a entusiasmar-me com estes assuntos, mas sou completamente leiga no que a eles dizem respeito.
Cumprimentos,
Lourdes Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#179394 | mleonor | 07 jan 2008 23:30 | Em resposta a: #178533

Peço desculpa por entrar neste tópico, reconhecendo que não será o mais adequado, mas foi em "Famílias de Arganil e Coja" que "conheci" o sr. José Caldeira e é a ele, em especial que se dirige a minha intervenção. Li que era descendente de Domingos Correia e Isabel Correia, tal como eu (é verdade que não sei se são os mesmos, mas tudo me faz crer que sim), pois sou bisneta de José Castanheira de Moura e de Maria Ludovina, naturais de Espariz. Esta minha bisavó era irmã de Leonarda Joaquina, bisavó do João Aires Caldeira Antunes. Não teve apenas uma filha, Conceição, mas cinco, sendo uma delas, a Maria da Natividade, a minha avó. Gostaria de saber se realmente somos parentes e em que grau. Conheço várias pessoas com a apelido Caldeira, em Espariz e não só, mas não sei relacionar o Sr. José Caldeira com nenhuma delas. Eu sou natural de Meda de Mouros e, também lá, tenho um parente que é filho de Deolinda Caldeira, natural de Espariz, e neto de Emília Joaquina Caldeira e de António Caldeira da Costa (ou de Lemos). Será também ele seu parente, pelos Caldeiras?
Peço ainda desculpa por alguma incorreção da minha parte, pois estou a dar os primeiros passos neste interessante tema que é a Genealogia.
Aproveito para agradecer a quem fez o trabalho sobre famílias de Espariz, mais concretamente, os Castanheiras, e que me permitiu conhecer os meus antepasados. Bem haja.
Fico à espera de uma possível resposta do meu possível parente s. José Caldeira.
Cumprimentos
Leonor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#179413 | JCALD | 08 jan 2008 02:06 | Em resposta a: #179394

Cara Parente Leonor Gomes:

Agradeço as suas amáveis palavras.
Foi por acaso que encontrei a sua mensagem. Se me permite, tomo a liberdade de lhe dar uma sugestão: quando quiser entrar em diálogo com alguém neste forum deve posicionar-se numa mensagem dessa pessoa e só depois carregar em [responder para o fórum]. Só assim essa pessoa receberá um e-mail a avisar que tem uma mensagem para si. Neste caso, quem recebeu o e-mail foi a Confreira Lourdes Martinho.

Quem colocou na base de dados do Geneall toda esta informação sobre Correias e Caldeiras de Espariz não fui eu. Foi a Margarida Moniz Barreto «Maggie», que ultimamente tem andado afastada do fórum, possivelmente por motivos profissionais.

Mas não há dúvida que somos parentes, tanto pelos Correias como pelos Caldeiras de Lemos, de quem também descende um tio por afinidade da Margarida.

Em relação aos Correias, o casal mais antigo que consegui alcançar foi precisamente o Domingos Correia e a Isabel Correia, pois o assento de casamento deles não tem filiação. Só sei, por outro documento, que o Domingos não era natural de Espariz.

Já quanto aos Caldeiras, consigo chegar ao princípio do século dezasseis. Um casal residente numa quinta junto a Pombal - Jorge Ferreira e Catarina Caldeira - tiveram um filho que casou em Arganil com uma Lemos, dando origem à família Caldeira de Lemos, que ainda lá continua a viver (o meu pai nasceu na freguesia de Arganil), e de lá irradiou para outros concelhos. O meu ramo passou pelas Secarias e regressou a Arganil. Uma 7.ª tia-avó das Secarias teve descendência que foi para Espariz, onde se multiplicou e suponho que foi o ramo que usou o apelido composto - Caldeira de Lemos - até mais recentemente.

Tive muito gosto em conhecer mais uma parente, com quem espero vir a trocar informações mais detalhadas.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#179446 | matecas | 08 jan 2008 10:28 | Em resposta a: #179413

Caros Confrades,

Visto neste topico ter já sido mencionado o apelido Costa da freguesia de Avô não posso deixar de mencionar os meus costados Manuel da Costa Zeferino que nasce em Avô por volta de 1774, filho de Francisco Madeira e Josefa Nunes.

Casado com Maria Vitória, nascida também em Avô por volta do mesmo ano, filha de José Francisco Antão e Vitória Maria.

Por ventura alguém se deparou com estes nomes?

Melhores cumprimentos,
Pedro Matias

Resposta

Link directo:

Outras Famílias de Arganil

#180259 | Lourval | 13 jan 2008 16:13 | Em resposta a: #179413

Caro José Caldeira,

Você por acaso conhece o casal Pedro Fernandes e Isabel Barata, do lugar de Porto Castanheiro, Concelho de Arganil, Freguesia de Teixeira? Acredito que eles tenham se casado cerca de 1665. Uma filha deles, Maria Barata, casa-se com Manuel Rodrigues Trinta, da Soalheira, e tem filhos em Tinalhas. Maria Barata se casa em Tinalhas em 09-04-1690.

Aproveito para lhe perguntar se os seus Caldeiras estão ligados aos Tonilhas. Sou descendente dos Rodrigues Tonilhas (de Alcains) e por dois ramos e sequer consigo ligá-los.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#180310 | mleonor | 13 jan 2008 22:26 | Em resposta a: #179413

Caro parente,

Agradeço a sua correcção (serão todas bem vindas) e a pronta resposta, ao mesmo tempo que peço desculpa à Confreira Lourdes Martinho.

Muito me agrada saber que tenho mais um parente em Arganil, terra de meu avô paterno, que era natural do lugar do Salgueiro, freguesia de Folques.
Assim sendo,não resisto à tentação de lhe perguntar se, por acaso, não terá alguns elementos sobre os meus antepassados.

O meu avô chamava-se António Gonçalves Lopes e nasceu no dito lugar do Salgueiro no dia 6 de Fevereiro de 1894. Era filho de Joaquim Lopes, natural do Monte Redondo e de Ana Gonçalves, natural do Salgueiro.
Sei que o meu avô teve, pelo menos, dois irmãos, Manuel e David Lopes, mas só conheci o primeiro e a sua descendência.
Ignoro se os meus bisavôs tinham irmãos e, portanto, se terei mais parentes aí, no concelho de Arganil, ou em qualquer ponto do país.

Peço desculpa por este incómodo.

Os meus sinceros agradecimentos à Maggie por me ter dado a conhecer os meus antepassados.

Grata pela atenção
Leonor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#180337 | JCALD | 14 jan 2008 02:26 | Em resposta a: #180310

Cara Parente Leonor Gomes:

Antes de mais, devo-lhe uma desculpa pela confusão que fiz na minha mensagem anterior, quando disse que éramos parentes pelos Caldeiras de Lemos. Lendo melhor a sua mensagem verifico que somos parentes apenas pelos Correias.

Em relação ao seu Avô Paterno, é mais difícil responder. Tenho muita informação nos meus apontamentos sobre famílias de Monte Redondo, onde tenho ascendentes, e Salgueiro, onde tenho colaterais. Mas, trata-se de informações que param no primeiro quartel do século dezanove.
A razão é simples. Eu vivo na região de Lisboa e faço habitualmente as minhas pesquisas nos microfilmes da Biblioteca Genealógica (Mórmons). Ora, quando os Mórmons há 20 e tal anos fizeram a microfilmagem dos livros paroquiais no Arquivo da Universidade de Coimbra, havia muitos livros centenários que ainda se encontravam no Registo Civil de Arganil e por isso não foram fotografados.
No caso do concelho de Tábua, já tinham remetido para Coimbra os livros até 1880 e tal, que foram microfilmados e torna-se mais fácil encontrar as ligações.
Até há algum tempo, tinha de recorrer à amabilidade dos funcionários do registo civil para consultar um ou outro livro mais antigo. Actualmente, já se encontram em Coimbra os livros do concelho de Arganil até 1895, mas, como ainda não estão microfilmados, é necessário deslocarmo-nos pessoalmente ao AUC, o que torna tudo mais complicado.

Se conseguir recuar mais na ascendência do seu Avô, talvez eu já possa entroncá-la nos meus apontamentos.

Voltando ao tema dos Correias de Espariz, gostaria muito de saber como é que faz o seu entroncamento no que a Maggie publicou na base de dados, pois ando a escrever um livro, que gostaria fosse o mais completo possível. Se preferir poderá usar o meu endereço electrónico jcald arroba vizzavi ponto pt.

Melhores cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#180338 | JCALD | 14 jan 2008 02:31 | Em resposta a: #180259

Caro Lourval:

Já tive oportunidade de lhe responder noutro tópico que nunca consultei os registos paroquiais da Teixeira, pelo que não possuo informações sobre os seus antepassados.

Sobre os Caldeiras Tonilhas nada sei em particular, pois não tenho ascendência no distrito de Castelo Branco.
Já consultou os livros de Manuel Rolão e de Torres Fevereiro?

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#182383 | mleonor | 28 jan 2008 19:50 | Em resposta a: #180337

Caro parente.

Peço desculpa pela demora em lhe responder, mas outros afazeres têm-me mantida afastada deste espaço.

Agradeço a disponbilidade para me ajudar nos ascendentes de meu avô paterno, mas não consigo recuar tanto no tempo, pelo menos para já. Talvez um dia em que me possa deslocar ao AUC consiga descobrir alguma coisa mais. Por uma certidão de nascimento sei quem foram os seus pais e avós, mas destes últimos desconheço tanto a naturalidade como as datas de nascimento. mas imagino que não devem ultrapassar os meados do século XIX.

Quanto ao nosso parentesto e o meu entroncamento nos Correias irei, então, enviar alguns elementos para o seu endereço electrónico.

Bem haja.
Cumprimentos,

Leonor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#182832 | JCALD | 31 jan 2008 01:38 | Em resposta a: #182383

Cara Parente Leonor Gomes:

Fico então aguardando a sua mensagem, que agradeço antecipadamente.

Se quiser pode enviar elementos sobre os seus ascendentes de Salgueiro e Monte Redondo, pois numa próxima deslocação a Coimbra em que consulte livros de Folques do séc. XIX, poderei tentar localizá-los.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#184001 | mleonor | 07 fev 2008 14:37 | Em resposta a: #182832

Caro Parente

Agradeço, desde já, a sua disponibilidade para me ajudar no AUC. Assim sendo, vou enviar-lhe todos os dados que tenho referentes ao meu avô paterno e que constam de uma sua certidão de nascimento.

Como já referi chamava-se António Gonçalves Lopes, nascido no lugar de Salgueiro, freguesia de Folques, no dia 06.02.1894, "filho legítimo de Joaquim Lopes e Anna Gonçalves, proprietários e naturais, aquele da povoação de Monte Redondo na qual foram recebidos e são paroquianos e esta da dita povoação do Salgueiro, onde são moradores; neto paterno de António Lopes e Rosa Maria e materno de Manoel Gonçalves Relvas e Maria Quaresma. Foram padrinhos (...) Manoel Lopes e sua mulher Maria da Assumpção, proprietários (...)"

O meu avô casou em Meda de Mouros, Tábua, com Rosalina dos Santos em 15 (16) de Novembro de 1921 e faleceu na Cova da Piedade em 5 de Novembro de 1979.

Esta certidão de nascimento já foi tirada no AUC e refere que está "exarada a folhas 3 do livro de registos de baptismo da freguesia de Folques, concelho de Arganil, referente ao ano de 1894".

Mais uma vez, os meus agradecimentos

P.S. Sei que já recebeu os elementos que lhe enviei sobre a minha/nossa família mais próxima e estou à sua disposição para ajudar no que mais precisar e que esteja ao meu alcance.

Cordiais cumprimentos

Leonor Gomes








Leonor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#184168 | JCALD | 09 fev 2008 01:17 | Em resposta a: #184001

Cara Parente Leonor Gomes:

Já tomei nota dos seus antepassados paternos, que tentarei entroncar numa próxima visita ao arquivo de Coimbra.

Estive a consultar as minhas fichas e encontro várias pessoas de apelido Relvas na freguesia de Folques, mas mais antigos. Parecem-me todos da mesma família e originários das Relvas, freguesia da Teixeira.

Melhores cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#222775 | Monteiro Dias | 03 mar 2009 23:28 | Em resposta a: #184168

Caríssimos,

Deixo aqui ficar também um tronco dos meus antepassados de Secarias e de Casal da Valeira, Covelo. Pode ser que alguém entronque na mesma árvore!

O Casal JOÃO DE MOURA, filho de Lourenço de Moura e Eiria Dias (Casal da Valeira, Covelo), e
JOSEFA GONÇALVES, filha de Manuel Antunes e Isabel Gonçalves, que tiveram:

MARIA, bap. 28/04/1725,

BERNARDO, bap. 20/08/1727,

ISABEL, bap. 7/01/1729,

MANUEL, bap. 25/10/1730.

Se alguém tiver novas, agradeço contacto.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#222792 | JCALD | 04 mar 2009 02:14 | Em resposta a: #222775

Caro Tiago Monteiro Dias:

Sobre os seus antepassados, tenho o seguinte na minha base de dados das Secarias:

1- Manuel Gonçalves * Secarias cc Natália Rodrigues * Espariz + Sec. 28-11-1697 Tiveram entre outros filhos:

--- 2- Isabel Gonçalves * Secarias cc (Secarias 1-5-1691) Manuel Antunes alfaiate * Mouronho + Sec. filho de outros Manuel Antunes e Isabel Gonçalves
--- --- 3- Maria b. Sec. 14-2-1692
--- --- 3- Manuel b. Sec. 27-3-1694
--- --- 3- João b. Sec. 12-7-1696 e + 1717 indo para a Índia
--- --- 3- Matias Gonçalves de Proença b. Sec. 24-2-1699 + 16-10-1769 cc Bárbara de Távora da Silveira + 1-1-1774 com ger.
--- --- 3- Josefa Gonçalves n. Sec. b. 21-2-1702 cc (Sec. 13-7-1724) João de Moura n. Casal da Valeira (Covelo) filho de Lourenço de Moura e de Iria Dias
--- --- --- 4- Maria Josefa b. Sec. 28-4-1725 cc (Sec. 7-1-1751) Estêvão Ferreira * Alvarim (Dardavaz, Viseu) + Qtª da Ribeira de Eiras filho de Manuel Esteves e Ana Antunes
--- --- --- 4- Bernardo b. Sec. 20-8-1727 e + inf.
--- --- --- 4- Isabel b. Sec. 7-1-1729
--- --- --- 4- Manuel b. Sec. 25-10-1730
--- --- --- 4- José b. Sec. 18-10-1735
--- --- 3- Manuel b. Sec. 13-11-1704
--- --- 3- Maria b. Sec. 24-1-1708
--- --- 3- Isabel b. Sec. 24-8-1710
--- --- 3- Maria Castanheira b. Sec. 9-6-1714 + 6-11-1768
--- --- 3- Águeda b. Sec. 12-4-1716
--- --- 3- João Gonçalves b. Sec. 23-2-1718 + 26-11-1756 cc Rosária Maria * Sergudo (S. João da Boavista)
--- --- --- 4- Maria * Sec. 21-11-1754
--- --- --- 4- Isabel * Sec-. 24-10-1756
--- --- 3- Domingos Gonçalves b. Sec. 26-9-1721 + 30-9-1796 c/tttº cc (Arganil 14-7-1746) Maria da Costa * Salão (Arganil) + 23-7-1772 filha de Manuel Simões * Salão (Arg.) e Isabel da Costa * Covais (Pombeiro)
--- --- --- 4- Josefa do Carmo * Sec. 25-2-1750 cc (Sec. 20-11-1781) Manuel Castanheira n. Sec. etc.
--- --- --- 4- José Gonçalves * Sec. 5-4-1753 cc Feliciana Maria etc.
--- --- --- --- 5- José * Sec. 14-1-1777
--- --- --- --- 5- Maria Joaquina * Candosa ? cc (Candosa 24-5-1811) António Simões * Várzea de Candosa filha de António Simões * Pisão de Coja e de Ana Roque * ib.
--- --- --- --- 5- José Gonçalves * Sec. cc (Arg. 10-12-1812) Maria Jorge * Arg. filha de José Francisco da Costa * Vale de Nogueira (Arg.) 1760 e de Maria Jorge * Rochel (Arg.) 1758 etc.
--- --- --- 4- Manuel Gonçalves * Secarias 17-3-1756 cc(I) (Coja 26-2-1778) Guiomar da Costa * Pisão ; cc(II) (Coja 27-12-1796) Ana da Costa * Pisão etc.
--- --- --- 4- Jacinta * Sec. 9-12-1758
--- --- --- 4- António Gonçalves * Sec. 10-6-1762 + 15-9-1786
--- --- --- 4- Maria da Costa * Sec. 14-4-1769 cc (Secarias 9-5-1791) José Carvalho * Salão etc.

Como não são meus parentes directos, só tenho esta genealogia esquemática. Penso que não terá dificuldade em entendê-la.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#222805 | AMOURAO | 04 mar 2009 09:26 | Em resposta a: #222792

P.f. tem alguma informação sobre os Gama de Carvalho, de Coja, que me possam ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#222821 | JCALD | 04 mar 2009 13:05 | Em resposta a: #222805

Caro A. Mourão:

Nos meus apontamentos de Coja, tenho Gamas e tenho Carvalhos.
Não encontro nenhuma família Gama de Carvalho.
Serão mesmo de Coja?
Importa-se de especificar?

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#222833 | AMOURAO | 04 mar 2009 15:11 | Em resposta a: #222821

Obrigado pela rapidez. Eu prestei uma grande confusão. Eu procuro é Albano das Neves e Sousa (Júnior, nascido em Coja.
Este Sr, é o pai do grande pintor Albano Neves e Sousa (nasceu em Matosinhos, mas teve muito tempo em Agola e faleceu recentemete no Brasil).
Mais tarde virá a ter relação com Gamas e Carvalhos, mas por outro lado.
Agradeço alguma informação possível.
Cumprimento com elevada consideração
A. Mourão

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#222839 | JCALD | 04 mar 2009 17:19 | Em resposta a: #222833

Caro A. Mourão:

A família Neves e Sousa foi muito conhecida em Coja.
Começa em Manuel das Neves e Sousa, natural de Coimbra, boticário, que veio com sua mulher Benta da Rainha Santa, da mesma cidade, estabelecer-se em Coja no princípio do século dezoito.
Tiveram vários filhos boticários, um licenciado e um pároco de Coja. Na geração seguinte contam-se dois conselheiros, um dos quais foi governador civil de Coimbra e reitor da universidade, e a família aumentou muito em Coja durante o século dezanove, fazendo bons casamentos.
Creio que os descendentes actuais já não usam o conjunto de apelidos. Talvez tenha sido o pintor o último a usá-los.
Sobre o pai do pintor não sei nada de concrecto. A partir de meados do século dezanove o nome próprio Albano tornou-se moda em Coja. Há vários na família Neves e Sousa. Não sei de qual deles descende Albano das Neves e Sousa.

É o que lhe posso dizer por ora.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#222845 | AMOURAO | 04 mar 2009 18:01 | Em resposta a: #222839

Prezado Amigo e Sr. José Caldeira

E já me ajudou muito... É mesmo a família dos boticários e não só.
O Albano das Neves e Sousa Júnior (que procurei) sei que é filho de Albano das Neves e Sousa, e de Maria da Conceição Costa.
Por sua vez, dos filhos de Albano das Neves e Sousa Júnior (casado c/Haydée Mercedes do Céu Gama de Carvalho), tenho conhecimento de 2:
1 - ALBANO SILVINO GAMA DE CARVALHO DAS NEVES E SOUSA - o grande pintor viveu muitos anos em Angola - nasceu em 15/1/1921 em Matosinhos); casou e tem vários filhos.
2 - NORBERTO CARLOS GAMA DE CARVALHO DAS NEVES E SOUSA (nasceu em1929 no Baixo Cunune - Vila Pereira de Eça, Angola). Casou com Ester Margareth Ramos de Sousa e, deste casamento, houve um único filho - Maria Leonor Ramos das Neves e Sousa.

Se conhecer mais alguma coisa, fico-lhe muito grato que me transmita.

Cumprimento com amizade
A.Mourão

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#222857 | Monteiro Dias | 04 mar 2009 20:07 | Em resposta a: #222792

Muitíssimo obrigado, sr. José Caldeira.

Sim, são estes mesmo! Eu descendo do casal

4- Maria Josefa b. Sec. 28-4-1725 cc (Sec. 7-1-1751) Estêvão Ferreira * Alvarim (Dardavaz, Viseu) + Qtª da Ribeira de Eiras filho de Manuel Esteves e Ana Antunes

que vieram viver para a Adémia, arredores de Coimbra, não faço ideia por que motivo e por cá deixaram muita descendência.

Bem haja.
Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#231999 | carolnvf | 16 jun 2009 05:09 | Em resposta a: #222821

Prezado José Caldeira
Em mensagem de 2002, o senhor apresentou a descendência de Simão Pires e Isabel Vaz, do lugar de Colmeosa, Santa Comba.
O primeiro filho do casal é Manuel Pires que se casou com Joana Gomes.

Pois bem, a minha pesquisa está parada exatamente em Manuel Pires, meu 9o avô. Tenho a certidão de casamento de sua filha, Ana Gomes com Antonio Jorge, em 14/02/1668, no Couto do Mosteiro, mas Manuel Pires é citado como pai da noiva, sem o nome de sua mulher. O senhor sabe me dizer se existe alguma possibilidade do seu Manuel Pires ser o meu?

No Couto do Mosteiro estão os meus "Ferreira" (fim de linha João Luis e Isabel Ferreira, cc. cerca de 1640), os meus "Ferraz", "Jorge", "Gomes", "Àlvares" e "Pires".
Moro no Brasil o que torna a minha pesquisa bem mais difícil.
Agradeço qualquer ajuda.
Abraço
Anamaria Nunes Vieira Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#232225 | JCALD | 19 jun 2009 00:25 | Em resposta a: #231999

Cara Anamaria Nunes Vieira Ferreira:

Muito obrigado pela sua mensagem.
Fiz essa investigação sobre umas famílias de Santa Comba Dão há mais de 7 anos e por isso já não me lembro de pormenores.
Vou consultar as minhas fichas e depois dou uma resposta.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#232420 | carolnvf | 22 jun 2009 02:29 | Em resposta a: #232225

Obrigada. Vou aguardar com ansiedade.
Há uma tradição oral que João Luiz e Isabel Ferreira seriam da Ilha de São Miguel, ligados aos Drummond, mas até o momento estou parada no Couto do Mosteiro.
Agora estou procurando outros filhos do casal para ver se encontro um padre menos econômico nas palavras e descubro a origem deles, ou os nomes dos pais.
O mesmo com Manoel Pires, Antonio Jorge, citados sem o nome de suas mulheres.
E Manoel Álvares, casado com Maria Francisca.
Um abraço
Anamaria Nunes Vieira Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves e Sousa

#238338 | carlospaes | 06 set 2009 18:05 | Em resposta a: #222845

Eu sou filho de Albano Neves e Sousa (Pintor)
SE por acaso puder ser útil?
José Carlos Paes Neves e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#246955 | MontDias | 02 jan 2010 23:02 | Em resposta a: #179394

Cara Leonor Gomes,

Gostaria de saber concretamente a que trabalho sobre as famílias de Espariz se refere e onde poderei ter acesso a ele.

Descobri que tenho ascendência dessa freguesia e não consegui recuar mais nas pesquisas por não encontrar as filiações.

É minha 10ª avó, natural de Espariz, NATÁLIA RODRIGUES (b. 04.01.1639), filha de FRANCISCO CASTANHEIRA c.c. (15.01.1626) ISABEL RODRIGUES. Casou com MANUEL GONÇALVES, de Secarias, onde veio a falecer a 28.11.1697.

Com os melhores votos de um santo 2010,
Tiago Monteiro Dias, Coimbra.

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#247106 | mleonor | 04 jan 2010 23:24 | Em resposta a: #246955

Caro Tiago,

O trabalho a que me refiro é precisamente o da Maggie que incide sobre um dos meus ramos de ascendência. Poderá encontrá-lo se procurar em "Famílias". Penso que começa com o apelido Caldeira, embora também lá encontre o Castanheira. Lamento não saber dar-lhe outra pista, mas talvez o confrade José Caldeira - JCALD - lhe possa dar uma ajuda visto que tem antepassados oriundos de Espariz e das Secarias. Ele sabe muito e está sempre pronto a dar uma mãozinha.
Com os meus cumprimentos, agradeço e retribuo os votos de um santo 2010.
Leonor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#247198 | JCALD | 06 jan 2010 02:37 | Em resposta a: #246955

Caro Tiago Monteiro Dias:

Vejo que tem andado por vários tópicos do Forum em busca da ascendência dos seus antepassados Francisco Castanheira e Isabel Rodrigues, de Espariz.
A freguesia de Espariz, que é das que começou os registos paroquiais mais cedo no bispado de Coimbra, tem um período no princípio do século dezassete com registos defeituosos, omissos ou com falta de informação, como é o caso dos casamentos sem filiação dos cônjuges, que faz a maior parte das genealogias pararem nessa época.
Estive a consultar a minha base de dados e verifiquei que tinha os pais de Francisco Castanheira.
Não tinha, no entanto, indicação da fonte e achei melhor não divulgar essa informação sem confirmar.
Lembrei-me finalmente que a tinha encontrado no processo de habilitação ao Santo Ofício do Licenciado Padre Sebastião Marques de Proença que era filho de Sebastião Rodrigues, irmão inteiro da sua Natália.
Este sacerdote nasceu em Espariz, onde foi baptizado a 27-1-1677 e formou-se na Fac. dos Sagrados Cânones em Coimbra a 6-6-1703. Em 1711, quando se habilitou ao Santo Ofício (Sebastião - M.8 - D.148), vivia na Corte em Lisboa e era Protonotário da Índia, onde viveu e fez fortuna.
Nesse processo vê-se que os seus Francisco Castanheira e Isabel Rodrigues eram lavradores que viviam de suas fazendas em Espariz, onde faleceram respectivamente a 29-5-1651 e 1-10-1689 (estas datas talvez tenham sido recolhidas nos assentos paroquiais). Eram ambos naturais da freguesia de Espariz, ela daí e ele do lugar de Carragosela.
Embora estes processos «de genere» só vão habitualmente até aos avós, trazem por vezes o nome de alguns dos bisavós, por serem referidos pelas testemunhas. Neste caso, figuram 6 bisavós, mas para si só lhe interessam os pais de Francisco Castanheira: Pedro Afonso e Francisca (não referem o apelido), ambos naturais da dita Carragosela.
Talvez os assentos paroquiais façam menção deste casal.
Penso que talvez seja bom consultar pessoalmente este processo, pois quando eu o folheei há mais de 30 anos podem-me ter escapado informações interessantes.
Também a documentação existente no AUC - ordenações sacerdotais e matrículas e actos na universidade - poderão carrear mais dados sobre estes seus antepassados.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#247215 | MontDias | 06 jan 2010 13:40 | Em resposta a: #247198

Senhor José Caldeira,

Muito obrigado pelas informações. Desta forma já posso avançar um pouco mais.

Entretanto, fui procurar essas habilitações online na TT, mas não encontrei nada para esse padre, a não ser no Registo Geral de Mercês de Dom João V. Tenho de deixar para quando puder ir a Lisboa...

Entretanto, pergunto-lhe o nome da mãe, mulher de Sebastião Rodrigues, e se não constam os avós maternos deste último.

Será que estes castanheiras teriam alguma ligação de parentesco com os de Espariz, do tronco de Cosme/Cosmo Castanheira c.c. Inês Eanes?
E onde se localizaria esta Carragosela de Espariz? Já procurei no mapa e não dei conta de haver nenhum lugar com esse nome na freguesia.

Mais uma vez, muito grato.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#247249 | JCALD | 06 jan 2010 19:15 | Em resposta a: #247215

Caro Tiago Monteiro Dias:

Os dados genealógicos que eu retirei do referida habilitação foram os seguintes:

1. Licenciado Padre Estêvão Marques de Proença * Espariz b. 27-1-1677
filho de
2. Sebastião Rodrigues + Espariz 26-1-1684
cc (Espariz 12-6-1670)
3. Maria Marques * Espariz, lavradores que viviam de suas fazendas;
neto paterno de
4. Francisco Castanheira * Carragosela + Espariz 29-5-1651
cc (Espariz 10-1-1626)
5. Isabel Rodrigues * Espariz + Espariz 1-10-1689, lavradores que viviam de suas fazendas;
neto materno de
6. António Jorge * Espariz + Casal do Espírito Santo 13-4-1702
cc (Espariz 8-6-1648)
7. Catarina Marques * Espariz + Casal do Espírito Santo 21-3-1678
bisneto paterno de
8. Pedro Afonso
cc
9. Francisca …, moradores em Carragosela
10. …
11. …
bisneto materno de
12. Gaspar Jorge
13. Ana Antunes
14. Simão de Proença
15. Catarina Marques

Os bisavós são referidos por algumas testemunhas mais velhas e por isso são pouco precisos. Não encontrei menção aos pais de Isabel Rodrigues e a mãe de Francisco Castanheira aparece sem apelido. Pode ser que o processo contenha mais informações que na altura não recolhi.

A freguesia de Espariz é um pouco «desarrumada». Parece formada por um conjunto de casais e quintas. Carragosela (não confundir com a freguesia do mesmo nome no concelho de Seia) situa-se na saída norte de Espariz, para a direita. O Casal do Espírito Santo é uma povoação a sul de Espariz para a esquerda. Possui uma casa antiga brasonada dos Correias de Proença.

Tente também pesquisar nos assentos paroquiais online. Pode ser que tenha mais sorte que eu.
Estou convencido que os Castanheiras de Espariz constituem uma única família. Difícil é prová-lo. Em «Raízes da Beira», do confrade Eduardo Osório Gonçalves, há uma genealogia bastante alargada no título «Mouras Castanheiras», mas estes não vêm lá, o que é sintomático da dificuldade de entroncamento.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#248538 | MontDias | 26 jan 2010 23:09 | Em resposta a: #247249

Caro José Caldeira,

Será que a bisavó paterna se chamaria na verdade "Francisca"? Em Carregosela não encontro nenhum casal no final do século XVI com um Pero/Pedro Afonso e Francisca! Porém, encontro um Pero/Pedro Afonso com uma Antónia Castanheira e até baptizaram um filho, Francisco, a 15/I/1593, que poderia muito bem ser o nosso Francisco Castanheira, avô paterno do Padre Estêvão Marques de Proença. Que lhe parece? Poderiam as testemunhas ter-se enganado no nome, ou ter sido gralha do escrivão...
Para essas datas não encontro mais nenhum casal de Carregosela que possa servir! O Francisco, pode muito bem ter tomado o nome de família da mãe, facto que também aconteceu com os seus filhos, que adoptaram Rodrigues em vez de Castanheira!

À falta de outra fonte, com alguma reserva, darei este casal, Pero/Pedro Afonso e Antónia Castanheira, de Carregosela como os pais de Francisco Castanheira.

Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#248602 | JCALD | 27 jan 2010 19:43 | Em resposta a: #248538

Caro Tiago Monteiro Dias:

Acho que há fortes probabilidades de ter razão.
Como deve calcular, já não me lembro dos pormenores do processo. Habitualmente, as diligências só vão até aos avós, excepto se houver suspeitas de impureza de sangue. Portanto, quando aparecem informações sobre os bisavós é porque alguma testemunha mais velha se lhes refere. Neste caso, o nome do bisavô vem completo e o da bisavó não. Possivelmente, terá morrido nova e a testemunha já não se lembrava do nome. É natural que fosse a Antónia Castanheira, conforme o apelido parece comprovar.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#251696 | Tgalvao | 15 mar 2010 21:00 | Em resposta a: #248602

Caro JCALD

Boa noite!

O meu nome é Tiago Galvão, sou de Arganil (Coimbra) e gostava de saber mais acerca da proveniência do meu Apelido.
Nenhum dos meus familiares me sabe precisar os nomes dos meus trisavós que me passaram o apelido. A informação é pouca e o que tenho não me leva a quase nenhum lado.

Gostava de poder contar com o vosso conhecimento e apoio. Ora então aqui vão os dados que possuo:

O meu Pai: Carlos José d'Oliveira Galvão
O meu Avô: Álvaro Dias Galvão
A Minha Bisavó (De onde provém o apelido): Aida da Conceição Galvão
Trisavô: Luis Galvão (?)

Todos eles do Rochel - Concelho de Arganil - Distrito de Coimbra

A minha pergunta concreta é a seguinte:
O meu Apelido (GALVÃO) tem alguma coisa que ver com os Galvões de Arganil??

Ficaria muito grato com uma ajuda sua visto que é especialista em Familias Arganilenses.
Atenciosamente

Tiago Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#251865 | JCALD | 18 mar 2010 02:38 | Em resposta a: #251696

Caro Tiago Galvão:

Não conheço muito sobre a família Galvão, de Arganil, ou melhor, das duas famílias com esse apelido.
Uma veio da vila de Pereira (Montemor-o-Velho) para o Sarzedo e daí para Arganil.
Outra veio de Góis.
Possivelmente será descendente desta, pois passaram ao Rochel.
1- Ana Galvão * Várzea de Góis (hoje Vila Nova do Ceira) cc João Fernandes Carneiro * Góis
2- Capitão Manuel Galvão Taborda cc (Góis 26-11-1721) Isabel Baptista da Silva Botelho * Góis (filha de João Baptista da Silva, boticário em Góis, e de Domingas dos Reis ** Coimbra)
3- Teotónio Galvão Taborda * Quinta do Casalinho, Góis cc (Arganil 5-11-1753) Maria Bandeira * Pereiro, Arganil (fª de Manuel Álvares * Sandinha, Cadafaz, e de Maria Bandeira * Pereiro)
4- Francisco Galvão Taborda * Quinta do Casalinho cc Josefa do Carmo Carneiro * Travessas, Celavisa
5- Maria Joana Galvão Taborda * Travessas cc (Pereiro 28-4-1814) António Luís Fernandes * Celavisa (fº de Manuel Fernandes * Pereiro e de Maria das Neves * Celavisa)
6- António Fernandes Galvão * Pereiro cc 1ª vez N... * Casal do Frade, Pombeiro da Beira) e cc 2ª vez (Arganil 28-11-1844) D. Maria do Patrocínio * Benfeita 14-5-1822 (fª do Dr. Joaquim José Dias, Juiz em Arganil, * Rochel, e de D. Rita Ludovina Castanheira de Gouiveia Pinto * Anseriz).
Este casal viveu no Rochel e teve, pelo menos, 2 filhas: Maria * 29-3-1849 e Antónia * 20-2-1851.

A dificuldade está em entroncar os seus antepassados. Como não tem datas nem nomes precisos, terá de iniciar a sua pesquisa a partir dos mais próximos. Uma certidão de nascimento do seu avô Álvaro já lhe dará o nome certo da sua bisavó e do seu trisavô.
Os registos paroquiais de Arganil já estão on-line até 1895 (o melhor caminho será através do site etombo.com, disponibilizado pelo benemérito Tiago Faro Pedroso).

Mãos à obra! Vá dando notícias dos progressos. Para qualquer dúvida ou dificuldade, cá estou eu ou outro confrade prontos para ajudar.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#251894 | Tgalvao | 18 mar 2010 19:11 | Em resposta a: #251865

Caro José Caldeira
Muito Obrigado pela forma amável como me cedeu estas informações.

Vou investigar e irei dando notícias.

Já agora se me permite, gostava de saber onde e como é que o senhor consegue providenciar tanta informação de forma tão rápida?

Muito Obrigado desde já.
Atenciosamente

Tiago Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#251965 | Tgalvao | 20 mar 2010 12:10 | Em resposta a: #251865

6- António Fernandes Galvão * Pereiro cc D. Maria do Patrocínio * Benfeita

Descobri mais uma filha deste casal:

Anna (28 de Fevereiro de 1854) * Rochel

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#252000 | rgama | 21 mar 2010 03:55 | Em resposta a: #251865

Caro Jose Caldeira,

comecei a fazer a minha arvore geneologica e estou neste momento nos Gouveia Pinto de anceriz. Desculpe se isto e 1 pouco fora deste topico.
Parece que ainda somos primos. Os dados que li na sua mensagem de 2003 estavam 1 pouco mal. A seguir estao os dados que tenho encontrado no Google (em livros) e tambem nos paroquiais de anceriz. Se quiser trocar apontamentos o meu email e rgama arroba xpsoft.com

Como pode ver o Gouveia Pinto nasceu do casamento de Luiz de Gouveia e Isabel Cardoso e foi a juncao dos nomes dos pais Francisco de Gouveia e Francisca Pinto:

197. Antonio Joaquim De Gouvea Pinto (Bacharel)(14/junho/1777), natural de Anceris, comarca de Arganil, cavalleiro professo
na ordem de Christo, e cavalleiro fidalgo da casa real,
filho do bacharel Grozigano Nunes Castanheira, e de sua mulher D. Gregoria de Jesus Esteves de Gouvea Pinto;
neto materno do doutor Silvestre da Fonseca, e de Luiza de Gouvea Pinto:
bisneto de Luiz de Gouvea, e de Isabel Cardoso;
terceiro neto de Francisco de Gouvea, e de Francisca Pinto.

Estes sao os dados da minha familia. Ainda estou 1 pouco baralhado de quem era a mae do Crisogano filho (ou neto), mas penso que foi a Joana, sendo que o pai dela tera sido o Crisogano Pai (ou grozigano como esta no google). Como ainda nao encontrei nem o registo de baptismo nem de casamento do Lino ainda continuo na duvida.

Adelino Gouveia Pinto ~1895 Antonio(3/sep/1888)
Joaquim Luiz Pinto
Luiz Jose Pinto
Luiza Bernardo
Henriqueta de Gouveia Pinto (~1870) Maria Delfina de Gouvea Pinto moradora em Lisboa
Lino de Jose Gouveia Pinto (~1845) Elisio do Espirito Santo (lisboa, policia civil)
Chrisogano de Gouveia Pinto (~1820)

Joana Albino de Gouveia Pinto??????filha do grozigano bacharel pai (casada 1813)
Filipa Joaquina de Figueiredo Jose Joaquim da Gama (http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=6214&NodeID=_492887)
Manuel Joao
????? de Jesus
Ana de Jesus

os 1700's nos paroquiais de anceriz estao em muito mau estado, em particular as primeiras 10 paginas e possivelmente terei de os consultar em pessoa.

Um Abrraco

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#252031 | JCALD | 22 mar 2010 01:51 | Em resposta a: #251965

Caro Tiago Galvão:

Obrigado pela informação.
Como vê, já está a progredir na sua investigação.

Respondendo à questão que me tinha posto na sua outra mensagem, há mais de 40 anos faço investigação genealógica, especialmente na região de Arganil. Não me limito à minha família. Procuro tomar nota de todos os assentos que me despertam interesse e que muitas vezes se vêm a revelar directamente ligados à minha família.
Ao fim de todo este tempo, é natural ter um arquivo bastante grande, infelizmente em grande parte manuscrito. Só mais tarde, se começaram a tornar acessíveis os computadores.
Por isso, é relativamente fácil fornecer informações rápidas.

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#264134 | Maggie | 20 out 2010 14:20 | Em resposta a: #180310

Cara Leonor,

Tenho estado ausente mas estou de volta à genealogia. Estou interresada em completar os dados do ramo do meu tio João Aires Caldeira Antunes. Talvez encontremos outros dados que liguem à família.

Pode entrar em contacto comigo em margarida08 arroba gmail ponto com

Com os melhores cumprimentos,

Maggie

Resposta

Link directo:

Famílias de Arganil -.Neves e Sousa

#270890 | Pedro Leston | 18 fev 2011 18:59 | Em resposta a: #222845

O casal Albano Neves e Sousa Junior/ Haydée Mercedes Gama de Carvalho teve também três filhas:

Augusta
Maria Teresa (minha mãe que foi casada com Armando Leston Martins)
Haydée

Obrigado pelas interessantes informações

Pedro Leston

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#328979 | cocas2002 | 11 mai 2013 16:33 | Em resposta a: #222839

Sr. A.Mourão


Vi no no forum que o senhor procura familia dos Neves (Manuel), tenho ascedentes dos Neves em Colmeal, não sei se tem a ver com alguma ligação ao tal Manuel das Neves, eu tenho um que começa que é o meu 6º avô - Manuel Neves Neto que nasceu em Cadafaz - Candosa (Arganil). Os descentes são maioria mulheres.
È o que tenho para completar na minha arvore de familia.
Cumprimentos
Cocas

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#340031 | Tgalvao | 27 dez 2013 02:45 | Em resposta a: #252031

Caro José Caldeira, gostava que conferisse o link seguinte e que se possível verificasse se consegue entroncar alguma das pessoas com algum dos seus ramos.

http://wc.rootsweb.ancestry.com/cgi-bin/igm.cgi?op=SHOW&db=ramosdabeira2&recno=0

Muito Obrigado desde já
Tiago G.

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#340037 | JCALD | 27 dez 2013 11:54 | Em resposta a: #340031

Caro Tiago Galvão:

Numa primeira análise, não me parece ter encontrado ninguém conhecido na lista de pessoas que disponibilizou.
Aliás, eu não tenho ascendência directa na Urgueira e e em Sanguinheda.
No entanto, vou estudar melhor esta sua genealogia e, se encontrar qualquer coisa com interesse, voltarei aqui.
Boas Festas!
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Outras Famílias de Arganil

#340048 | Tgalvao | 27 dez 2013 16:52 | Em resposta a: #340037

Caro José Caldeira,

Se nao for pedir muito será que podia dar uma vista de olhos no tópico que postei com o título: "Fajão - Camba - arganil" é verificar se possui alguma informacao sobre o casal que listei?

Resposta

Link directo:

Outras Famílias de Arganil

#349863 | Paulasc | 03 set 2014 12:59 | Em resposta a: #101988

Caro José Caldeira
O Casal Francisco Castanheira Gonçalves e Josefa Maria, são os 5ºs avós maternos do meu marido. Foram pais de Luís Gonçalves, que casou em Amioso Cimeiro (Alvares) concelho de Góis com Joana Maria Henriques, isto no caso de não ter conhecimento. Ainda existem descendentes na freguesia de Góis. Graças a esta mensagem consegui chegar mais longe neste ramo, que ainda pouco pesquisei.

Cumprimentos
Paulasc

Resposta

Link directo:

Outras Famílias de Arganil

#349889 | carlospaes | 03 set 2014 23:48 | Em resposta a: #34209

Albano Silvino Gama de Carvalho das Neves e Sousa, casado em primeiras núpcias com Maria dos Anjos Manta de Andrade Paes, tiveram quatro filhos, Albano João Pais Neves e Sousa, José Carlos Pais Neves e Sousa, Afonso Henriques Pais Neves e Sousa e Luís Pedro Andrade Pais Neves e Sousa.
Casou em segundas núpcias com Maria Luísa Barata feio Fernandes Costa sem descéndência.
Mais informações, estou disponível.

Resposta

Link directo:

Família Duarte

#423256 | rubenpduarte | 15 abr 2020 18:45 | Em resposta a: #34209

Eu descendo de uma família DUARTE:

MARIA DUARTE (n.c.1700 Pombeiro da Beira) casou com JOSÉ LOPES (Pombeiro da Beira) tiveram:
JOSEFA DUARTE (n.1731 Pombeiro da Beira) casou com MANOEL FERNANDES (Arganil) tiveram:
ANTÓNIO DUARTE (n.c.1765 Arganil) casou com MARIA LUÍSA (Coimbra) tiveram:
MIGUEL DUARTE (n. 1795 Castelo Viegas) casou com GUIOMAR TERESA (Coimbra) tiveram:
MANOEL MARIA DUARTE (n. 1824 Espinhal) casou com JOAQUINA INÊS DE CASTRO XAVIER (Lisboa) tiveram:
ALBERTO MARIA DUARTE (n. 1870 Espinhal) casou com (nome ainda desconhecido) tiveram
ALFREDO MARIA DUARTE meu bisavô (n.1901 Angola) sua mulher LUDOVINA FERREIRA AMARO minha bisavó tiveram:
ALFREDO AMÂNDIO FERREIRA AMARO DUARTE meu avô (n.1934 Angola)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen