Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34289 | PRS | 28 jan 2003 13:55

Oi

alguns ancestrais portuguêses meus chegaram na Bahia em 1808 a bordo do navio D. Joao VI. Gostaria de saber aonde eu posso encontrar na internet uma lista dos navios que sairam de Portugal rumo Brasil entre 1800 e 1850.
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34332 | José Alberto Allen | 28 jan 2003 19:32 | Em resposta a: #34289

Então Oi para si também, PRS !
É possível que os seus antepassados tenham chegado à Baía em 1808, mas não num navio chamado D.João VI - porque o príncipe D.João só foi rei em 1816.
Não existem listas de navios dessa época, e menos ainda listas de passageiros. Terá que conduzir as suas investigações doutra maneira, nomeadamente através de buscas em Arquivos Paroquiais. Para isso precisa de saber, pelo menos, qual a freguesia onde os seus antepassados nasceram, ou onde casaram.
Cumprimentos do
José Alberto Allen

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34335 | jpcmt | 28 jan 2003 20:19 | Em resposta a: #34289

Minha Senhora:
Presumo que se refira à esquadra que levou a Família Real para o Brasil. D. João era, então,
Príncipe-Regente.
A esquadra real, sob o comando de Manuel da Cunha SottoMayor, chegou à Baía a 19 de Janeiro de 1808 e ao Rio de Janeiro a 7 de Março. Era composta por 8 naus de linha, 4 fragatas e 4 outras embarcações de menor calado. Nelas seguiram vários fidalgos e cortesões, além das tripulações.
Não lhe sei dizer se há listas completas de quem fez a viagem.
Deixo aqui esta nota, na esperança que a possa auxiliar na sua busca, ou que outro Confrade a possa ajudar.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34337 | jpcmt | 28 jan 2003 20:23 | Em resposta a: #34289

Errata:
Leia-se "cortesãos"
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34361 | alentejo | 28 jan 2003 23:18 | Em resposta a: #34289

Existem relações, manuscritas e em diversos fundos da Torre do Tombo, de embarques para o Brasil. Na documentação que consultei (1756/1800), consta a naturalidade, filiação, destino, acompanhantes (quando existem), natureza da viagem, etc.
Na administração do Porto de Lisboa também encontrará muita informação desta natureza, como no registo de passaportes, etc.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34380 | PRS | 29 jan 2003 08:00 | Em resposta a: #34361

muito obrigada pelas respostas até gora.
Vou pesquisar mais, já que se conta na minha familia que nossos ancestrais tinham parentesco com a Corte portuguesa.

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34394 | PRS | 29 jan 2003 09:49 | Em resposta a: #34361

Alguém pode me dar algum endereco na internet destes locais: Torre do Tombo e a administração do Porto de Lisboa

Muito grata

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34396 | Samuel de Castro | 29 jan 2003 10:15 | Em resposta a: #34361

Estimado Alentejo,

O período em que o Sr. informou, tenho grandíssimo interesse, pois enquadra o período em que meu pentavô Sargento-mor Joaquim Pereira de Castro veio para o Brasil. Peço ao Sr. ou a integrantes do Fórum que tenham facil acesso a Torre do Tombo, o especial favor de pesquisarem a vinda de meu ancestral citado, cujos dados, que consta na relação, que o Sr. informou, poderá desvendar o que procuro a mais de 7 anos. Inclusive já foi objeto de 3 tópicos que lancei aqui. Conto com a colaboração de todos.
Samuel de Castro - Olímpia - SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34414 | PRS | 29 jan 2003 13:38 | Em resposta a: #34396

achei em outro tópico o endereco do site da Torre do Tombo. Talvez possa te ajudar, vou dar uma olhada por lá também.
http://www.iantt.pt/
Bijos Paula

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34580 | Samuel de Castro | 31 jan 2003 11:02 | Em resposta a: #34414

Estimada Paula,

Nada consegui no site da Torre do Tombo. Sua olhada está sendo feita no site ou na Torre do Tombo? A informação e ajuda que solicitei aos colegas, junto a Torre do Tombo, é impressindível para mim. Agradeço a quem puder auxiliar-me. Grato a todos.
Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#34581 | Samuel de Castro | 31 jan 2003 11:03 | Em resposta a: #34414

Estimada Paula,

Nada consegui no site da Torre do Tombo. Sua olhada está sendo feita no site ou na Torre do Tombo? A informação e ajuda que solicitei aos colegas, junto a Torre do Tombo, é impressindível para mim. Agradeço a quem puder auxiliar-me. Grato a todos.
Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#37041 | Samuel de Castro | 03 mar 2003 17:58 | Em resposta a: #34361

Estimado Alentejo,

O período em que o Sr. informou, tenho grandíssimo interesse, pois enquadra o período em que meu pentavô Sargento-mor Joaquim Pereira de Castro veio para o Brasil por volta de 1765. Peço ao Sr. ou a integrantes do Fórum que tenham facil acesso a Torre do Tombo, o especial favor de pesquisarem a vinda de meu pentavô nas relações citadas, cujos dados, que constam na relação que o Sr. informou, poderá desvendar o que procuro a mais de 7 anos. Inclusive já foi objeto de 3 tópicos que lancei aqui. Conto com a colaboração de todos.
Samuel de Castro - Olímpia - SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808

#297453 | JEGUE | 17 fev 2012 17:41 | Em resposta a: #37041

Consta que a senhora Dona Leopoldina, Arquiduquesa da Áustria, Rainha de Portugal e Algarves, Imperatriz do Brasil veio da Europa para o Rio de Janeiro no navio de carreira Dom João VI, conforme informação de Patrick Wilcken em seu livro" Império a Deriva', o que dizem os confrades. Jorge Eduardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 07:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen