Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Famílias | Bibliografia

Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#36066 | jliberato | 21 fev 2003 08:59

Caros confrades,
O padre José da Cunha de Figueiredo é meu 7º avô. Teve de Maria da Silva natural de Góis, aonde nasceu em 14-05-1686, Teresa Joana da Cunha, nascida em Vale de Moreiro, Góis em 06-08-1721 e falecida em 09-02-1788. Disponho da sua descendência até à actualidade.
O padre José da Cunha de Figueiredo, que faleceu em Góis em 03-05-1746, está citado no Felgueiras Gayo em Felgueiras Gayo em Título de Figueiredos, §60, N15. Não constam nem a data de falecimento nem esta filha.
Era o filho mais velho de Manuel Simão Leal Carneiro e de Inês de Figueiredo Barreto.
Não encontrei até hoje nem a sua inquirição de genere nem o seu baptismo.
Alguém tem elementos biográficos sobre esta personagem?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#36918 | franfigueiredo | 02 mar 2003 14:29 | Em resposta a: #36066

já que você pesquisa a família Figueiredo, gostaria de obter informações sobre Antônio Figueiredo Filho de José Ferreira de Figueiredo e Maria Emília de Jacob. Nascidos em Portugal.
Fran Figueredo

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#36919 | franfigueiredo | 02 mar 2003 14:35 | Em resposta a: #36066

Gostaria de ter informações Sobre Antônio Figueiredo nascido em Portugal filho de José Ferreira de figueiredo e Maria Emília de Jacob
Será que tem alguma relação com suas pesquisas?
Framfigueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#36940 | jliberato | 02 mar 2003 17:41 | Em resposta a: #36919

Meu caro
De que freguesia eram seus antepassados?
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#37190 | franfigueiredo | 05 mar 2003 16:32 | Em resposta a: #36940

Bom dia!!!
Acredito que meus antepasados eram de Aveiro Conselho de Águeda.
Os seus arquivos sãon PDF?
Estou bem no ínicio de minhas pesquisas
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#37251 | jliberato | 06 mar 2003 17:29 | Em resposta a: #37190

Cara Francisca
Lamento mas de Águeda não tenho nada.
Os meus arquivos estão em software "brothers keepers".
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#53689 | jliberato | 14 dez 2003 10:07 | Em resposta a: #36066

Caros confrades,
Encontrei o baptismo do Padre José da Cunha de Figueiredo!
Em Góis aos 28-02-1677. Filho de Simão Leal e Inês da Cunha Figueiredo. Padrinhos: Jerónimo de Figueiredo Perdigão e D. Mariana do Rego Vilas Boas, esta na base de dados do Genea.
Todos da vila de Góis.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#53711 | Pedro França | 14 dez 2003 13:31 | Em resposta a: #53689

Caro JLiberato:

Ainda bem que encontrou esse seu antepassado. Eu até poderia tê-lo ajudado mais se me tivesse pedido pessoalmente. Já sabe que frequento religiosamente o AUC. Agora, cá por coisas, sabe que armas usava esse seu ramo de Figueiredos (F. Gayo, em tít. de Fig:dos, §60 N15)?
Agradeceria muito que me dissesse alguma coisa para aqui.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#53761 | jliberato | 15 dez 2003 09:06 | Em resposta a: #53711

Caro Pedro França,
Muito obrigado.
Apenas o incomodo com aquilo que me está inacessível e os Paroquiais de Góis, que me interessam muito, requisitei-os nos Mormons de Bruxelas.
A propósito, ainda está pendente um pedido meu relativo aos Bichos. Não o mencionei ainda tendo em atenção a avalanche de pedidos que a sua generosidade suscita.
Quanto às armas não faço ideia, mas devo confessar que a heráldica não é o meu ponto forte...
Uma hipótese é ver a descendência dos irmãos do padre e ver quem foram. Mas estou em Estrasburgo e não costumo viajar com o Felgueiras Gayo...
Embora esteja obviamente interessado em que tudo o que o meu amigo apurar.
Um grande abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#61922 | AQF | 04 abr 2004 17:07 | Em resposta a: #36066

Caro JLiberato,

Contacto-o para dizer que já actualizei a minha base de dados dos Figueiredos de Góis, com os dados indicados por si. Na próxima actualização do site já aparecerão nas informações históricas do Padre Figueiredo.

Para que outros percebam do que se trata, e ficar tudo arrumado no respectivo tópico, transcrevo abaixo as nossas conversas sobre o seu familiar.

Cumprimentos,

AQFonseca

---------------------------
Caro Ângelo Fonseca,
Como fui rápido, pude descobrir o trabalho excepcional que produziu.
Sim, tenho a descendência do padre, que começa com os elementos que lhe enviei e que pode incorporar se desejar.
Cumprimentos
JLiberato

-------------------------------
Caro JLiberato,

Antes do mais, aproveito esta resposta parcial pelo fórum para esclarecer que o nome do site referido por mim, não apareceu porque usei um link em vez de "soletrar", o que faço agora:
sapppontotelepacpontoptbarrafigueiredo-queiroz

Efectivamente se consultar o site, na segunda geração dos Figueiredos de Goes, encontra-se uma D. Ignez de Figueiredo Barreto Perdigão, do qual descendo, que casou com o Capitão Manoel Simão Leal Carneiro Cabral de Selavisa, cujo primeiro filho foi o José da Cunha Figueiredo Barreto, nascido em Goes a 28-2-1677 e que foi Padre.

Será o mesmo que refere?

Eu descendo do filho seguinte João da Cunha Perdigão de Figueiredo, nascido em Goes a 30-1-1678

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

--------------------------
Caro AQFonseca,
Interessantissimo!
Chamo a sua atenção para o meu tópico sobre o Padre José da Cunha Figueiredo, que teve uma filha, minha antepassada, e que pode incluir na sua base de dados. Se quiser, poderá reagir no respectivo tópico.
Cumprimentos
JLiberato

----------------------------
Caros Colegas,

Em resposta a este tópico, que só agora li, venho informar que coloquei vasta informação sobre os Figueiredos de Góis no site:
(...)

O site é baseado no Livro "Antiguidade, Origem do Apelido e Armas da Família Figueiredo,
Genealogia dos Figueiredos da Lavra de Goes e de Todos os Ramos Figueiredo e Queiroz, da Quinta de São Caetano da Boiça, Sita na Freguesia de São Miguel do Concelho de Vila Nova de Poiares", escrito por meu pai em 1949.

Inclui ramos espalhados por Góis, Poiares, Lousã, Miranda do Corvo, Coimbra, Lisboa, Brasil, etc.

Se tiverem informações que o permitam completar ou corrigir serão bem vindas.

AQFonseca

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#61973 | jliberato | 05 abr 2004 10:44 | Em resposta a: #61922

Caro AQFonseca,
Fico-lhe muito grato.
Permita-me uma sugestão. Penso que muita gente estará disposta a contribuir para o seu site, o que a breve trecho irá sobrecarregar as notas históricas.
Porque não acolher na estrutura geral as contribuições de cada um, desde que minimamente credíveis? Ou manter com caracteres especiais a estrutura original? Ou fazer duas componentes: uma original, a outra evolutiva?
É que vejo com tanto interesse o que fez que prevejo que a sua obra se pode tornar um verdadeiro "Carvalhos de Basto" do Centro do País, uma obra de referência excepcional. Sugeria também que, como fez o seu pai, se restringisse aos descendentes de Alexandre Perdigão e Filipa da Cunha. Aliás tenho algumas dúvidas sobre a forma como estão dispostas algumas gerações anteriores.
Se for mais abrangente, vai-se tornar quase incomportável a gestão de dezenas de milhares de nomes.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#62140 | AQF | 08 abr 2004 02:20 | Em resposta a: #61973

Caro Parente,

Eu também encontrei algumas dificuldades em compatibilizar alguns ascendentes de Alexandre Perdigão e Filipa da Cunha do livro do meu pai com o Genea, que não sei se correspondem às suas dúvidas.

Como a clarificação do assunto provavelmente também lhe interessará e eu não tenho acesso às fontes que meu pai usou, nomeadamente o Felgueiras Gaio, gostava de lhe pedir ajuda nessa tarefa.

Assim, se estiver disposto a isso, pedia-lhe para me enviar o seu e-mail (o meu contacto está no site), pois gostava de lhe enviar um par de páginas do livro onde assinalarei as dúvidas (e tb. as páginas com as fontes usadas), para ver se as suas fontes confirmam r o que está lá.

Um abraço,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#62156 | AQF | 08 abr 2004 11:28 | Em resposta a: #53711

Caro Pedro França,

Foi há muito tempo que pediu isto, mas como só agora li o pedido, arrisco a informá-lo do seguinte:

Segundo um livro de meu pai, com a Genealogia dos Figueiredos, a um tio materno deste padre, chamado Jerónimo de Figueiredo da Cunha, nascido em Góis, a 2-5-1649, foi-lhe passado Brazão de Armas a 12-3-1685 conforme Brazões Inéditos, de José de Sousa Machado, pág. 82, NB 255.

FIGUEIREDOS. D. meia brica de prata com uma almofada azul. B. p. 12 de março de 1685. (L. 3º fl. 469 v.)

Cumprimentos,

AQFonseca

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#62188 | jliberato | 08 abr 2004 17:06 | Em resposta a: #62140

Caro Ângelo Fonseca,
Terei muito gosto em fazê-lo. Mas tendo saído de Bruxelas às 7 da mnhã, passei agora por Lisboa e parto de imediato para o Fundão aonde passarei a Páscoa. Só regressarei a Bruxelas, aonde resido na 3ª feira à noite.
Só então terei calma para encetar os contactos e as análises.
E o que me diz das minhas sugestões?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#107380 | AQF | 14 dez 2005 19:33 | Em resposta a: #36066

Caro José Liberato,

Volto ao seu tema apenas para o informar que, a par do desenvolvimento do meu site, tenho enviado alguns dados dos nossos Figueiredos para o Genea, de que resultou o entroncamento deste seu avoengo.

Pode vê-lo em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=349131 e se assim entender acrescentar dados e dar-lhe continuidade.

Um abraço,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#107452 | jliberato | 15 dez 2005 23:54 | Em resposta a: #107380

Caro Ângelo Fonseca,
Muito obrigado pelo sua mensagem e pelo seu esforço.
Já introduzi a filha do padre José da Cunha de Figueiredo. Há que esperar agora pelo trabalho do GENEA.
Quanto à Joana da Cunha penso que não pode ter nascido em 1600.
Não pode ter tido o primeiro filho aos 38 anos e o nono aos 52! E há um outro que não tem data! Nessa época parece-me difícil.
Cumprimentos e agradecimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#107466 | AQF | 16 dez 2005 05:42 | Em resposta a: #107452

Caro José Liberato,

Fiquei contente com o seu entusiasmo em dar continuidade ao ramo do Padre José.

Quanto às sugestões, que desde já agradeço, aqui fica o que sei:

1) A Joana da Cunha (que penso referir-se a Filipa da Cunha) já existia no Genea, com o nome de Filipa de Aveiro (nome incorrecto) mais a data de nascimento que dá origem à sua dúvida, e cuja fonte desconheço.
Realmente, no livro do meu pai só consta o óbito, provavelmente por ele não ter encontrado o baptismo, e por isso eu limitei-me a sugerir ao Genea, à custa de muitas mensagens ao longo de um ano, a correcção do nome, a data do óbito e a introdução dos ascendentes e descendentes.
Deste modo, apenas sei pelos paroquiais que, em princípio, no espaço de 14/15 anos a Filipa da Cunha teve aqueles 9 filhos, mas nada sei sobre que idade tinha quando os teve, embora esteja de acordo consigo, que naquela época não fosse habitual ser-se mãe entre os 38 e os 52 anos e falecer com 88 anos.
Contudo, não é impossível, mas só o Genea lhe pode clarificar a questão.

2) Na última filha, Isabel de Figueiredo, a falta do baptismo não se trata de um lapso, pois realmene apenas se conhece a data do óbito, que por sinal ainda não está no Genea.

O Padre José também tem mais irmãos, que embora comunicados na mesma altura dos outros o Genea ainda não os colocou !

Por agora é tudo.

Cumprimentos e um abraço,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#107713 | jliberato | 20 dez 2005 15:04 | Em resposta a: #107466

Caro Ângelo Fonseca,
Muito obrigado pela sua resposta.
Aguardemos as publicações pelo GENEA.
Cumprimentos e votos de bom Natal.
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#107759 | AQF | 21 dez 2005 13:00 | Em resposta a: #107713

Caro José Liberato,

Obrigado pelos votos Natalícios que retribuo.

Aguardarei pois pelo Genea, mas entretanto vou enviar mais uns ramitos.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#108774 | 1Si2Ne3Me | 04 jan 2006 19:09 | Em resposta a: #107759

Gostaria de saber onde se situa a Quinta de S. Caetano da Boiça, que pertenceu a uma prima da minha avó, maria Fernanda de melo beirão, já falecida.

Necessitava saber, para efeitos de registo de uma propriedade de Coimbra, de Maria Amélia Godinho de Melo, em que data e onde é que esta minha antepassada nasceu.

Posso ajudar a completar o site familiar com dados mais recentes da descendência de Marioa Fernanda de Melo beirão.

Resposta

Link directo:

RE: Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo

#108827 | AQF | 05 jan 2006 13:46 | Em resposta a: #108774

Caro Parente e Confrade,

É sempre com alegria que encontro mais um parente, que estas novas tecnologias nos vai proporcionando.

Desculpe não o tratar pelo nome, pois a sua mensagem não vinha assinada. Deduzo que seja Melo Beirão, pois penso que a sua avó só teve filhos e com esse apelido, pelo que provavelmente o apelido não se perdeu na sua geração.

Terei muito prazer em dar-lhe uma resposta e completar o(s) site(s) de família com os dados do seu ramo que me venha a comunicar.

Entretanto, como para além da informação que saiba ou venha a encontrar, lhe gostaria de enviar uns links que não podem ser dados por esta via, pedia-lhe que me enviasse um e-mail com o endereço onde queira a resposta.

O meu e-mail está na primeira página do meu site sobre Figueiredos e Queiroz da Quinta de S. Caetano da Boiça, que penso já conhecer por alguns dados da sua mensagem.

No caso negativo, pode pedir ao moderador do forum o meu email, ou deduzir da minha assinatura abaixo, sabendo que o endereço usa esses nomes separados por um ponto mais @ e o prefixo da netcabo.pt .

Com os meus melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 02:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen