Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Hispânia

Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#3623 | JCA | 26 abr 2001 21:36

Gostava de conhecer as origens do Solar de Requeijo em Arcos de Valdevez, a sua história e os seus proprietários.
Também gostava de saber qual a origem do nome de "Requeijo" dado aquele lugar, já que se trata de um apelido de origem Galega e do qual há bastantes descendentes em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#3624 | Vasco Jácome | 26 abr 2001 22:41 | Em resposta a: #3623

Caro João Amaral Frazão

A imponente Casa do Requeijo foi mandada construir por Gaspar Gonçalves Simões, parece que pelos meados do séc. XVIII. Provavelmente o local já teria esse nome e não sei qual a sua origem.
Encontra a descendência desta gente no Felgueiras Gayo, a partir do ttº de Araújos §470 N28. Depois, pode continuar pelo Canaes de Figueiredo, costado 12 e respectiva actualização nas “Últimas Gerações de Entre Douro e Minho”.
Também no site www.monumentos.pt (Nº IPA : 1601140006) tem informação, incluindo fotografias, sobre a Casa. Relativamente a esta, mais do ponto de vista arquitectónico, encontra-a referida no livro de Carlos de Azevedo “Solares Portugueses”.

Mais alguns pormenores?

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#3728 | JCA | 02 mai 2001 16:58 | Em resposta a: #3624

Caro Vasco Jácome
Agradeço as informações preciosas que forneceu, o meu interesse situa-se mais a nível da toponímia do Lugar, já que o nome Requeijo é um dos apelidos importados para Portugal da vizinha Galiza, mais propriamente de Ourense e Pontevedra, sendo aí o meu objecto de pesquisa, nomeadamente na história dessa família.

Cumprimentos,
JCA

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#8737 | JCA | 06 set 2001 13:44 | Em resposta a: #3728

Sobre o assunto gostava que algum dos Ex.mos genealogistas do forum me pudesse esclarecer sobre a melhor forma de pesquisar famílias provenientes da Galiza (Requeijo/Requejo).

Obrigado,

JCA

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#118682 | Thoem | 16 mai 2006 07:56 | Em resposta a: #8737

Olá a todos! Eu son da Galiza e o meu apellido é Requeijo. Ando a buscar as orixes do meu apellido e eu tiña ouvido que era de orixe portuguesa. O entrare no seu forum leveime unha gran sorpresa o saber que este apellido e de orixe galego, o cal no mu caso seria o mais loxico dende un primeiro momento.
Ainda asi gostariame dizer que teño entendido que o apelido Requeijo e Requejo son de orixe distinta a pesar da sua semellanza, nembarghantes non estou moi seguro deste dato e gostariame que mo confirmasen se alguen de vostedes o sabe.
Tamen dizer que na toponimia galega ( incluso na leonesa e asturiana) existen un bo numero de localidades que levan o nome de requeijo, o que pode axudar a confirmar a orixe do mesmo.
Espero que comprenderan o que lles acabo de dizer a pesar de que fose en galego xa que non domino o seu precioso idioma.
sen mais un saudo dun irmao galego.

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#125232 | JCA | 18 ago 2006 21:12 | Em resposta a: #118682

Thoem

Há estudiosos que defendem que o apelido REQUEJO pode tomar outras grafias como REQUEIJO, REQUEIXO e REQUEXO, eu concordo.

Do que sei não me parece haver dúvida que a origem do apelido é Galega ou mais ancestralmente Leonesa (no séc. XI estes dois reinos eram um território único e as montanhas de Leon não são muito distantes das terras de Ourense)

Nos registos de nascimento que tenho, dos séc. XVII, XVIII e XIX, o apelido aparece, realmente com várias grafias, de Requejo (mais frequente) a Requexo e Requeixo (mais raras);

Em Portugal os que usam o apelido "Requeijo"são quase todos, ou mesmo todos, do mesmo tronco familiar, derivando dos "Requejo" da zona de Ourense, que vieram para cá em meados do séc. XIX.

O apelido foi "Aportuguesado" assim como também o foi, por exemplo, o "Álvarez" para Alves, isto nos finais do séc. XIX, o que depois se transmitiu á descendência.

Penso, por isso, que se, eventualmente, o seu "Requeijo" vier de Portugal, antes terá para lá ido como "Requejo", o que também não é raro acontecer.

Sobre este assunto pode consultar o site de "XENEALOGIA GALEGA" que tem alguma informação.

Um fraterno abraço desde Portugal,

José C. Alves

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#125233 | JCA | 18 ago 2006 21:14 | Em resposta a: #118682

Thoem

Há estudiosos que defendem que o apelido REQUEJO pode tomar outras grafias como REQUEIJO, REQUEIXO e REQUEXO, eu concordo.

Do que sei não me parece haver dúvida que a origem do apelido é Galega ou mais ancestralmente Leonesa (no séc. XI estes dois reinos eram um território único e as montanhas de Leon não são muito distantes das terras de Ourense)

Nos registos de nascimento que tenho, dos séc. XVII, XVIII e XIX, o apelido aparece, realmente com várias grafias, de Requejo (mais frequente) a Requexo e Requeixo (mais raras);

Em Portugal os que usam o apelido "Requeijo"são quase todos, ou mesmo todos, do mesmo tronco familiar, derivando dos "Requejo" da zona de Ourense, que vieram para cá em meados do séc. XIX.

O apelido foi "Aportuguesado" assim como também o foi, por exemplo, o "Álvarez" para Alves, isto nos finais do séc. XIX, o que depois se transmitiu á descendência.

Penso, por isso, que se, eventualmente, o seu "Requeijo" vier de Portugal, antes terá para lá ido como "Requejo", o que também não é raro acontecer.

Sobre este assunto pode consultar o site de "XENEALOGIA GALEGA" que tem alguma informação.

Um fraterno abraço desde Portugal,

José C. Alves

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#128639 | LCNunes | 15 set 2006 21:57 | Em resposta a: #125233

Caro José Alves,

Peço imensa desculpa pela interrupção deste tópico.

Pelo que me apercebi, tem neste fórum um tópico (já antigo) sobre Sernancelhe e um senhor de seu nome Rodrigo António de Almeida.

A questão que lhe coloco é se por acaso não se cruzou nos seus estudos com um senhor de seu nome Abel Augusto de Almeida, nascido entre 1870/1880, professor primário, também de Sernancelhe, filho de José Pereira de Almeida e Joana Antónia dos Santos?

Pergunto isto porque em 1849 a população era de apenas 3500 pessoas no concelho de Sernancelhe, e pessoas com o apelido "Almeida" podiam eventualmente ser poucas e da mesma família.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#129306 | JCA | 23 set 2006 11:52 | Em resposta a: #128639

Caro Luis

Já verifiquei os meus apontamentos mas infelizmente, não encontrei registo de Abel Augusto de Almeida.
Posso dizer-lhe que em Ferreirim há o apelido Almeida, proveniente de Sernancelhe (de um descendente de Rodrigo António de Almeida, que casaria com Ryta de Morais Fayão da Quinta da Palma) mas também há de outras proveniências.
Se tiver ocasião de encontrar o registo que procura, dar-lhe ei conta com todo o gosto.

Cumprimentos

JCA

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#243980 | HenriqueSousaAzevedo | 11 nov 2009 20:51 | Em resposta a: #129306

Caro JCA

A Rita de Morais Fayão que menciona no seu repto é descendente de Afonso Fayão, Abade de Baltar e filho ilegítimo do 5º Duque de Bragança?

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#247444 | capeloso | 10 jan 2010 02:21 | Em resposta a: #125233

Há lugares e aldeias na Galiza e em Portugal que tem o nome de Requeixo, esta denominação tem que ver com a orografia do terreno.
Na zona leonesa levam o nome de Requejo.
Os apelidos na Galiza foram castelhanizados, e assim, Fulano de RequEIXO teve por filho a Mengano RequEJO pois a igreja e o poder escrevia e traduzia os apelidos à forma mais próxima castelhana.
Caso de Carvajales viverem em aldeias que se chamam Carvalhás (Carvalhais, lugar de carvalhos) ...
Assim hoje há coirmaos em segundo grau o mais que se apelidam Vilar e Villar.
Mães que são Senhora X do Porto com filhos Porto, sem do, e parentes Portos.
Regueiros com Regueros, Ribeiro e Ribero, Neto e Nieto, Abad e Abade ....
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#259877 | JCA | 03 ago 2010 18:52 | Em resposta a: #243980

Caro Henrique Sousa de Azevedo

É correcto. Estem Fayão descendem dessa forma do 5º Duque de Bragança - D. Teodósio.

Melhores cumprimentos,

José Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#263684 | HenriqueSousaAzevedo | 10 out 2010 02:52 | Em resposta a: #259877

Caro José Correia Alves,

Muito obrigado por confirmar. Pedia-lhe se me podia dizer mais qualquer coisa sobre essa senhora ou sobre a Quinta da Palma. Será porventura descende de Paulo Fayão, irmão da minha antepassada Leonor Fayão? Se bem me lembro, o Prof. Elísio de Meireles Ferreira de Sousa, afirmar n'Os Braganças da Província do Minho que há uma família de apelido Morais Fayão, supostamente descendente deste Paulo Fayão, que não estudou por falta de dados.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo.

Resposta

Link directo:

RE: Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#341566 | JCA | 26 jan 2014 19:07 | Em resposta a: #263684

Caro Henrique Sousa de Azevedo

Retomando este assunto antigo, realmente Ryta Fayão era descendente de Paulo Fayão.
Confirmo também que os descendentes de Ryta Fayão, que tiveram ligação por casamento com meus ascendentes, perpetuaram o apelido sobre a forma de Morais Faião, fruto de casamento com um deste apelido proveniente do bispado da Guarda (Trinta - Guarda) e actualmente ainda assim o usam.

Com os melhores cumprimentos,

José Manuel Correia Alves

Resposta

Link directo:

Solar de Requeijo - Arcos de Valdevez

#427554 | amorim79 | 28 set 2020 09:24 | Em resposta a: #3623

Bom dia alguém consegue descrever a história deste belíssimo solar, a que família pertenceu, a sua geneologia, até bser vendido ao Município em 1989. Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen