Viscondes de Lagoa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Famílias | Regiões

Viscondes de Lagoa

#37431 | rgc | 09 mar 2003 17:55

Caroa Confrades

Agradeço todas as informações respeitantes à família do I.ºVisconde de Lagoa Eugénio Dionísio Mascarenhas Grade, sobretudo a sua ascendência e ligações familiares a outras famílias algarvias, em particular a Mascarenhas e Grades.

Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#37464 | Portuguez | 10 mar 2003 14:58 | Em resposta a: #37431

Caro Rafael Carvalho

Quem tem algumas informações interessantes sobre viscondes de Lagoa e a família algarvia Grade é Luís de Albuquerque Veloso.
Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#37471 | aeiou2 | 10 mar 2003 15:57 | Em resposta a: #37431

Caro Rafael Carvalho
Na GELB,vol.XIV,pag.537:
Foi 1ºvisconde de Lagoa (dec. 2.7.1861 D.Luís I) Eugénio Dionísio Mascarenhas Grade,bacharel formado em Direito,magistrado que à data do seu falecimento era juíz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça,filho de Eugénio Dionísio de Mascarenhas Grade e de D.Maria Quitéria de Mascarenhas Grade.
Foi 2º visconde,(data desconhecida)seu irmão Francisco de Assis Mascarenhas Grade que foi casado com D.Maria Felismina Cândida Mascarenhas Grade,n de Braga e ali grande proprietária.Deste casal nasceu Eugénio Damião Grade,sucessor que não se encartou no título e casou D.Constança Francisca de Assia Mascarenhas Grade.Foram os pais de Dr.Francisco de Assis Mascarenhas Grade que veio a ser o 3º visconde de Lagoa,(dec 3.2.1899 D.Carlos I)vindo a falecer este sem geração,representou o título sua irmã D.Maria Francisca Grade Mascarenhas,que casou com Joaquim Eugénio Júdice,de uma distinta família do Algarve.Foram pais de Joaquim Eugénio Mascarenhas Grade Júdice que sendo sucessor desistiu dos seus direitos ao título a favor de seu sobrinho João António de Mascarenhas Júdice filho de sua irmã D.Maria Grade de Mascarenhas Júdice casada com António Maria Mascarenhas Júdice seu parente.
Foi 4º visconde de Lagoa por autorização de D.Manuel II,no exílio(Julho 1924),o referido João António de Mascarenhas Júdice que n.em Lagoa 27.10.1898 formado em Engenharia pela Electrical Standartizing Testing Institution de Londres sócio correspondente da Academia de Portuguesa de História e do Instituto de Coimbra(1946).
Brasão: escudo esquartelado 1 e 4 de vermelho com grade de ouro,no 2ºde vermelho 3 faixas de ouro (Mascarenhas) no 3ºde azul uma lagoa de prata com duas cegonhas de parata com as pernas cravadas na água.Coroa de visconde.Este brasão de mercê nova foi concedido por alvará de 20.8.1861 sendo a carta de 2.4.1862 e acha-se registado na TT no 1.IX (moderno)a fls.46,v.º.
Com os cumprimentos de
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#37492 | rgc | 10 mar 2003 23:12 | Em resposta a: #37464

Caro Alexandre Tavares Festas

Os meus agradecimentos, pela informação. Porém, gostaria de saber como contactar o nosso ilustre Confrade Luís de Albuquerque Veloso, porque tenho antepassados da família Grade, de Albufeira e interessa-me desenvolver a investigação sobre eles.

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=44506

Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#37493 | rgc | 10 mar 2003 23:34 | Em resposta a: #37471

Cara Maria

Sempre pronta a ajudar. Bem haja!
Muito obrigado pela boa informação que me dá e bem desenvolvida. Informações importantes que aproveitam a outros confrades, eventualmente, interessados.
O meu interesse, como na mensagem anterior refiro, prende-se sobretudo por ter ascendência algarvia dos -Grade-que em tópicos anteriores, relacionados com o assunto, se aventa a origem deles: como italiana.
E, também,no registo de óbito de minha 4.ª e 5.ª avó Victória Maria Guerreiro da Silva Cavaco, a 30-4-1814-Alte, aparece como seu testamenteiro um seu neto : Eugénio Rodrigues Grade, por isso gostaria de ter informação, também, sobre ele, que desconheço; porque, acho curioso ele ser Éugénio e Grade, homónimos do visconde de Lagoa.
Os melhores cumprimentos do
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#37505 | zmcm | 11 mar 2003 09:29 | Em resposta a: #37493

Caro Rafael :
Repare que as armas dos Grades que lhe foram atribuídas, são as usadas pelos Grades italianos!

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#37515 | aeiou2 | 11 mar 2003 11:27 | Em resposta a: #37493

Caro Rafael
Lembrei-me agora,que conheci uma Senhora, Doutora Regina Sales Grade,com quem trabalhei na Faculdade de Ciências,Lisboa,mas não sei o apelido de casada,hoje viúva.Vivia nos Olivais.É Senhora para uns setents anos.Tinha um irmão oficial da Armada.Já tentou a Igreja de Nossa Senhora do Loreto,Lisboa ?Como são italianos tal como os Júdice talvez haja lá algum registo...O Senhor Reitor é simpático mas pouco disponível.Há um assíduo deste espaço J.Allen que talvez tenha alguma coisa pois esteve a investigar os Júdice.
Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#37540 | rgc | 11 mar 2003 15:20 | Em resposta a: #37492

Caro Alexandre Tavares Festas

Envio o meu endereço de e-mail:

octaviocarvalhoarrobanetcabopt

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#37543 | rgc | 11 mar 2003 15:46 | Em resposta a: #37515

Cara Maria
São informações deveras interessantes. E gostaria muito, mas será difícil e receio ser indelicado tentar saber o contacto com a Senhora Doutora, sua Colega.
Enviei há bocado, neste tópico, o meu endereço de e-mail a Alexandre.
Um abraço
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#37549 | aeiou2 | 11 mar 2003 16:29 | Em resposta a: #37543

Caro Rafael
No site dos Mormons encontra Grade,Judice e Bicker e de Portugal.Vou procurar a morada da Doutora Regina e se souber novidades logo lhe direi.
Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#37643 | Portuguez | 12 mar 2003 21:33 | Em resposta a: #37492

Caro Rafael Carvalho

Já tinha respondido para o seu email, veio devolvida. Espero que agora tenha chegado.

Cumps.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#39926 | roberto lopes | 15 abr 2003 13:16 | Em resposta a: #37431

Caro Rafael Carvalho,

Encontrei nos meus apontamentos um assento de casamento realizado no Algoz a 29.05.1797 de António de Sousa Grade, filho do Capitão João Rodrigues Grade e Quitéria da Luz Tavares (n. de S. B. Messines), neto paterno de Manuel de Sousa Grade e Maria Sequeira e bisneto paterno (quase de certeza) do Tenente João Rodrigues Grade e Gregória Galega, naturais da Guia, Albufeira trineto (quase de certeza de Álvaro Pires Grade, Vereador + velho de Albufeira), os avós maternos não são referidos neste assento; e Maria das Dores, do Algoz, filha de Apolinário da Silva e Ana Joaquina, neta paterna de João da Silva e Esperança Varella e neta materna de Manuel Guerreiro Aboim e Josefa Vieira, todos do lugar do Algoz.
Pelas minhas contas estes são avós de Eugénio Dionísio de Mascarenhas Grade, 1.º Visconde de Lagoa (dec. 02.07.1861 D. Luís I).

Um abraço,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#39945 | rgc | 15 abr 2003 16:42 | Em resposta a: #39926

Caro Roberto Lopes

Foi com muito gosto que li esta sua informação. Não só pelo assunto que me é caro, mas também por ver aqui a sua presença que nos é muito útil.

Há bocado introduzi um tópico sobre Famílias do Algarve, cujos apelidos encontro em antepassados e gostaria de alargar esse conhecimento a outros ramos a eles ligados, quer por consanguinidade ou por afinidade, em vista a abarcar toda a panorâmica familiar:no que se refere, não somente à genealogia, em si, mas todo o envolvimento no contexto de seu estatuto social, cultura, riqueza, cargos desempenhados,etc.porque os colaterais da família ,tantas vezes, merecem igual ou mais interesse que as linhas mais directas.Escusado será dizer que o interesse é por todos e ainda mais, por aqueles que do "nada " se valorizaram a si próprios e deixaram obras válidas, ao contrário de tantos, de melhor nascimento, que desbarataram o que de melhor herdaram dos antepassados. Não apenas os bens materiais ,mas pela falta de carácter e criatividade positiva.

Uma boa Páscoa para si e sua família.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#39952 | roberto lopes | 15 abr 2003 18:20 | Em resposta a: #39945

Caro Rafael Carvalho,

Muitissimo obrigado, uma óptima Páscoa também para si e sua família.

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#40256 | joaquimreis | 21 abr 2003 14:34 | Em resposta a: #37431

O Visconde de Lagoa mandou construir em Silves um palacete em 1908. O Brazao de armas pode ver-se encimando esse palacete e no jazigo de familia no cemiterio de lagoa.

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#194560 | rosariograde | 28 abr 2008 21:26 | Em resposta a: #37471

O 3º visconde de Lagoa Francisco de Assis Mascarenhas Grade teve 2 filhos com Maria Angélica Cabrita.

Somos descendentes, mais especificamente bisnetos, não digam que não existimos.

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Lagoa

#314032 | Rui Judice Rocha | 21 set 2012 15:38 | Em resposta a: #37493

Muito boa tarde
Meu nome é Rui Judice rocha sou neto de José Candido Judice Rocha que foi primo irmão de João António de Mascarenhas Júdice que eu saiba foi o 4º Visconde de Lagoa. Gostava de saber quem me pode ilucidar sobre o seguimento de direito relativamente á atribuição do 5º Visconde de Lagoa. Com quem poderei comunicar no sentido de averiguar o pretendido. Mais gostaria de saber onde encontrar o simbolo do brasão Júdice para o ver.Gostaria que me ajudassem a encontrar o pretendido.

Com os melhores cumprimentos

Rui Júdice Rocha
Telm: 91 958 64 11

Resposta

Link directo:

Viscondes de Lagoa

#383602 | Obustre | 13 ago 2017 23:51 | Em resposta a: #194560

Gostava de saber notícias sobre o sr. Francisco de Mascarenhas Grade (Carneiro Leão Machado?) que, se fôr vivo, deve ter cerca de 70 anos e morar na Praia da Rocha. Sou (era) amigo do citado senhor, mas já não o vejo há mais de 30 anos.
Penso que o referido senhor seja bisneto do 3º Visconde de Lagoa.

a) Ilídio de Assunção.

Resposta

Link directo:

Viscondes de Lagoa

#383614 | a mesquita | 15 ago 2017 00:00 | Em resposta a: #37492

Boa noite
Também eu tenho antepassados GRADE na zona de ALBUFEIRA q e gostaria de pesquisar o tema.
Como poderemos contactar?
Ana M G L Mesquita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen