Antepassados - dúvidas

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Antepassados - dúvidas

#3770 | MABEL | 04 mai 2001 01:55

acabei de receber a certidão do assento de baptismo do meu avô materno que nasceu em 1907, onde refere os nomes dos pais e dos respectivos avós maternos e paternos. Porém o assento paroquial não indica a idade dos meus bisavós pelo que não sei como proceder á pesquisa dos dados relativos aos meus bisavós e trisavós. Agradecia que me dessem algumas indicações para continuar a minha pesquisa.
Grata antecipadamente
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - dúvidas

#3771 | lumame00 | 04 mai 2001 02:16 | Em resposta a: #3770

Cara Anabela,

Sugiro que, a partir dos nomes e freguesias de nascimento dos seus bisavós continue a busca nos registos paroquiais. Lembre-se que uma geração corresponde a 25-30 anos. Nalguns casos é dificil de encontrar (sobretudo em freguesias grandes) mas vale a pena...

Pode também tentar recorrer a informação genealogica secundária, isto é, obras publicadas ou não. Aqui neste site já obtive informação de ascendentes, comuns a outras pessoas, as quais tinham já a informação recolhida

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - dúvidas

#3773 | MABEL | 04 mai 2001 03:09 | Em resposta a: #3771

Caro Luis Melo
Obrigada pelo seu contributo.
A que entidade em concreto me poderei dirigir para consultar os assentos paroquiais? Tenho dúvidas que uma freguesia como Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, tenha ainda os assentos nas paróquias aí existentes...
Além dessa questão, tenho ainda uma outra dificuldade: os nomes das minhas trisavós não têm indicação de apelido sendo meramente identificadas como Maria d'Assumpção e Anna d'Assumpção, pelo que não sei como proceder à busca. Agradeço qualquer indicação ou sugestão.
Grata antecipadamente
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - dúvidas

#3774 | lumame00 | 04 mai 2001 03:26 | Em resposta a: #3773

Cara Anabela

Os livros de reg.proquiais estão nos arquivos distritais (neste caso creio que e Lisboa) até cerca de 1800 (é variável com a zona); para tras terá de procurar na Torre do Tombo - sala de referencias onde existe ate consulta informatica.

Quanto aos apelidos - ou falta deles - era mais ou menos comum, e mais frequente nas mulheres. Claro que a busca se torna mais dificil assim.

Sugiro que lance para o forum os nomes que procura na eventualidade de alguem ja ter a informação tratada

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - dúvidas

#12475 | adreis | 06 nov 2001 15:52 | Em resposta a: #3770

Boa tarde MABEL,

Me interessei pelo seu depoimento, eu gostaria de conseguir a certidão de nascimento do meu bisavô nascido em Castelo Branco, Portugal, vc diz que conseguiu a certidão de seus antepassados, qual o procedimento, pois tenho somente a data de nascimento e o nome dos pais

Por favor como devo proceder?

te agradeço a atenção
Adriana Fernandes.

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - dúvidas

#12485 | MABEL | 06 nov 2001 18:41 | Em resposta a: #12475

Olá Adriana
Por sinal o meu avô paterno nasceu em Castelo Branco em 1900. O conselho que lhe dou é se o seu bisavô nasceu até 1900, vc pode pedir a certidão pela internet acedendo ao site www.infocid.pt e depois seguir as instruções para pedir as certidões.
Se nasceu antes de 1900, só poderá pedir, por escrito, para os Arquivos Distritais de Castelo Branco que lhe façam uma busca e para lhe enviarem a certidão pelo correio. Desconheço qual o preço do serviço.
Se me mandar mais alguns elementos (ano de nascimento ou freguesia) posso-lhe indicar se os assentos estarão em Castelo Branco ou em Lisboa na Torre do Tombo, uma vez que há assentos nestas duas instituições.

mande notícias
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - dúvidas

#12488 | adreis | 06 nov 2001 19:14 | Em resposta a: #12485

meu bisavô: MANOEL FERNANDES
data nasc: 09/09/1880
pais: ANTONIO FERNANDES e CLAUDINA DOS REIS
data falecimento ANTONIO FERNANDES: 30/10/1913
data falecimento CLAUDINA DOS REIS: 22/06/1885

O MANOEL veio para o Brasil em 02/02/1897 com o vapor Provence para a cidade de Santos/SP

Esses são todos os dados que tenho,eu gostaria de saber se os pais de Manoel tiveram mais filhos nascidos em Castelo Branco, será que vou conseguir.

Gostaria de poder contar cok sua ajuda
Desde já agradeço sua atenção.

Fico no seu aguardo
Um abraço
Adriana Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - dúvidas

#19948 | climara | 23 abr 2002 02:42 | Em resposta a: #12488

Adriana, gostaria de saber como você conseguiu chegar ao nome do navio em que seu ascendente chegou ao Brasil. Meu trisavô veio para o Brasil por volta de 1850 e meu bisavô por volta de 1870. Estas datas não constam nas listagens de navios do Projeto Imigrantes. Eles só têm registros posteriores a 1882. Se puder me ajudar, fico-lhe muito grata.
Climara

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - dúvidas

#20119 | adreis | 26 abr 2002 18:17 | Em resposta a: #19948

Boa tarde Climara, não sei se posso te ajudar, meu caso foi o seguinte:
meu bisavô veio de Portugal em 1897, sendo que entrei no site do memorial do imigrante, pedido de certidões de desembarque no Brasil, fiz o pedido, depois de alguns dias recebi a resposta (positiva) paguei uma taxa e recebi pelo correio, o endereço de e-mail do memorial é: imigrant@plugnet.com.br

Vc deve tentar, só não deixe de insistir, pois vc conseguirá, até pode demorar um pouquinho, foi o meu caso, não foi muito fácil, mas consegui

Desejo boa sorte, e desculpe se não pude ajudar mais.

Adriana Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 06:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen