Teixeira e Pinheiro de Vila Chã, Amarante

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Teixeira e Pinheiro de Vila Chã, Amarante

#37940 | Conde | 17 mar 2003 14:12

Caros Confrades:
Procuro as ascendências de Pedro Teixeira, de Novios, Santo Estevão de Vila Chã, Amarante casado aí a 18.03.1677 com Maria Pinheiro e pais pelo menos de João Pinheiro.
Agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira e Pinheiro de Vila Chã, Amarante

#38062 | Conde | 19 mar 2003 10:02 | Em resposta a: #37940

Renovando o pedido,solicito aos caros confrades qualquer indicação que possa dar pistas sobre estas famílias,designadamente por colaterais.O assento não dá notícia dos pais.Agradeço e cumprimento.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira e Pinheiro de Vila Chã, Amarante

#38139 | Conde | 20 mar 2003 10:00 | Em resposta a: #37940

P.S-Informam-me telefonicamente que Pedro Teixeira era natural de Telões.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira e Pinheiro de Vila Chã, Amarante

#123683 | muqueca | 26 jul 2006 22:06 | Em resposta a: #37940

Caro(a) Conde,
Meu avô chamáva-se Manoel Teixeira Pinheiro, filho de Antonio e Maria Pinheiro de Santa Marinha de Zezere. Extendo por meio desta, meu interesse em saber mais da antecendência dos mesmos. Atenciosamente, Marcelo Teixeira Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira e Pinheiro de Vila Chã, Amarante

#123762 | Conde | 28 jul 2006 12:06 | Em resposta a: #123683

Estes personagens são do século XVII mas podem ser seus antepassados. Não sei se alguém sabe desta família.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Teixeira e Pinheiro de Vila Chã, Amarante

#132503 | Lourval | 29 out 2006 16:06 | Em resposta a: #123762

Caro Conde,
Lendo suas mensagens de anos atrás vi que tem pesquisa em Vila Nova de Foz Coa. Você conhece a família Abrunhosa, da freguesia de Almendra?
Também percebo que você faz pesquisa em Amarante. Você conhece uma família Teixeira Osório em Amarante, notadamente em Freixo de Baixo?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Pinheiro, Amarante

#132632 | JBrito | 30 out 2006 23:33 | Em resposta a: #37940

Caro Conde

Vejo que procura Pinheiros em Amarante.
Uns antepassados meus com esse apelido são provenientes da freguesia de Santa Maria de Gondar. Trata-se do casal José Pinheiro e Maria Ribeiro, ambos naturais de Gondar, que tiveram um f.º de nome João Luís Ribeiro, documentado no Brasil entre 1803 e 1859, onde c.c. Genoveva Maria Vieira de Sousa, sendo ascendentes de várias famílias da região serrana do Rio de Janeiro, incluindo vários titulares.
Um amigo que me fez o favor de tentar localizar no Arquivo Distrital do Porto o casal José Pinheiro / Maria Ribeiro disse-me que, naquela freguesia, quase não haveria alguém que não tivesse Pinheiro ou Ribeiro no nome... Ainda assim, arrisco perguntar-lhe se, eventualmente, poderá haver relação com os que estuda?

Por outro lado, há um Vicente Luís Pinheiro (cuja naturalidade desconheço mas julgo parente próximo dos anteriores), documentado entre 1803 e 1827 (ano em que faleceu) no Brasil, o qual c.c. Maria Antónia de Jesus. Julgo que também este Pinheiro pode ser dos de Amarante. O que tenho como certo é que vem a ser ascendente de múltiplas famílias com relevo social nos séculos XIX e XX no Brasil (ver, p.ex., http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=201793).

Qualquer informação que tenha acerca desta gente ou sugestão blibliográfica será preciosa.

Cumprimentos
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Vila Chã, Amarante

#132644 | EmanuelFC | 31 out 2006 01:16 | Em resposta a: #132632

Caro Conde,

fiquei curioso ao ler este topico agora e fui rapidamente buscar uns papeis que tinha.
Eu tenho uns registos de uns antepassados Teixeira em Vila Cha e Telões, Amarante.
Do que encontrei agora neste repente, só tenho pesquisados individuos durante todo o sec XVIII, os mais antigos dos quais sao um Henrique Teixeira, de Santo Estevão, que se casa em Lufrei em 1770, e um Antonio Teixeira, como avo de um baptizado em 1780. Tambem tenho uma Luiza Teixeira, desta epoca.
Nenhum destes meus antepassados alguma vez se cruzou nas suas pesquisas?
Vou procurar aprofundar mais este ramo para ter mais dados que lhe possa dar.
Um abraço,
Andre Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiro, Amarante

#132692 | Conde | 31 out 2006 16:25 | Em resposta a: #132632

Não conheço estes personagens, mas ficarei atento.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Vila Chã

#227441 | Natalia Sarmento | 25 abr 2009 09:57 | Em resposta a: #132644

Caro André Correia,

Procuro uma Luísa Maria Teixeira que era filha de Maria Cardoso de Vila Chã, esta casada com António José Teixeira.
Não se importa dizer-me o que tem sobre a Luísa Teixeira que encontrou?

Obrigada.
Cumprimentos.

Natália Sarmento.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 00:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen