Família Zea Bermúdez

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Zea Bermúdez

#38015 | zea | 18 mar 2003 14:56

A pedido do seu autor pouco antes de morrer, estou a tentar completar o estudo "Origen de la Familia de Zea Bermúdez y su descendencia hasta el siglo XX", de Eduardo Rodolfo Eggers, Madrid 1957. Neste momento, os únicos portugueses que usam este apelido e que ainda não consegui contactar são os filhos de Alexandre de Zea Bermúdez e Maria Inocencia Infante da Câmara (estão neste site).
Necessito também de encontrar meu primo António Ponce de Leão da Costa Pereira ou algum dos seus meninos, mencionados igualmente neste site, mas cujo contacto desconheço.
Agradeço a colaboração de quem quiser ajudar-me.
Maria José de Zea Bermúdez

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#38017 | LCM | 18 mar 2003 15:11 | Em resposta a: #38015

Maria José,

Não sei se já tentou o 118 na internet http://www.118.pt/ Entre na "lista telefónica nacional" e escreva Zea Bermudez no nome. Vão aprecer pelo menos cinco.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#38019 | zea | 18 mar 2003 15:26 | Em resposta a: #38017

Lourenço Correia de Matos,
Agradeço muito a sua sugestão. Esses somos os "cá de casa", menos uma senhora cujo telefone não responde nunca. Oxalá só tenha mudado de residencia mas esteja bem de saúde.
Melhores cumprimentos.
Maria José de Zea Bermúdez

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#38061 | PA | 19 mar 2003 09:53 | Em resposta a: #38015

Cara Maria José,

Tenho os contactos que necessita. Contacte-me sff para o meu mail pinto.de.abreu@sapo.pt

Cumprimentos,

A Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#54642 | jliberato | 02 jan 2004 14:35 | Em resposta a: #38015

Cara Maria José,
Não deve ser novidade para si, mas hoje encontrei, por acaso, uma referência à atribuição do grau de Cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa a D. Francisco de Zea Bermudez aos 07-04-1892.
Pensei que lhe interessaria.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#54649 | zea | 02 jan 2004 15:05 | Em resposta a: #54642

Caro J. Liberato
Muito obrigada pela sua sua informação. Não sabia de todo. De qualquer forma fico sem saber qual foi o Cavaleiro se não me ajudar um pouco mais, visto que tinhamos vários Franciscos na época.
Francisco Z.B. Buzo -ex 1º ministro Espanha que não teve filhos. Seus sobrinhos que passaram ou nasceram em Portugal:
Francisco Z.B Navarro;
Francisco Z. B. Morais Palmeiro Allen;
Francisco Z.B. Ziburu, Marquês de Revilla de la Cañada.
Pelo menos os últimos três estavam vivos em 1892.
Qual seria?
Muito obrigada e melhores cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#54652 | jliberato | 02 jan 2004 15:32 | Em resposta a: #54649

Cara Maria José,
A informação está contida no livro publicado pela Fundação da Casa de Bragança em 1955 intitulado "A Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa" da autoria de Francisco Belard da Fonseca.
Para além de conter uma história da Ordem e de um apelo à sua restauração, apenas contem uma listagem que percorri encontrando o meu antepassado Joquim de Santana Garcia de Miranda.
Trata-se assim de uma longa listagem dos agraciados, pelo que lamento mas não contem mais nenhuma informação.
Mas se quiser um palpite da minha parte, penso tratar-se do primeiro, tendo em vista que me parece que a comenda seria entregue também a altas personalidades que nos visitavam ou eram visitadas.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#54655 | zea | 02 jan 2004 15:49 | Em resposta a: #54652

Caro J. Liberato,
O primeiro já tinha morrido há tempo suficiente para ter sido esquecido, penso eu.
Inclino-me mais para o Francisco de Zea Bermúdez y Navarro que já era Cavaleiro da Ordem de Cristo e outras Ordens mais. Nem me admiraria se a mulher também tivesse sido agraciada que até talvez houvesse mais razões para isso. Poderá ver Maria Ermelinda Allen de Morais Palmeiro, Viscondessa de Benavente?
Agradeço-lhe muito.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#54656 | jliberato | 02 jan 2004 16:11 | Em resposta a: #54655

Cara Maria José,
Não sei se sabe mas resido em Bruxelas. Passei hoje episodicamente pela Biblioteca Nacional para dar uma vista de olhos pelo livro e por acaso dei com este apelido que reconheci pelas suas intervenções. Apressei-me a dar-lhe a informação.
Gostaria muito de lhe ser agradável, mas não me parece que tenha oportunidade de là passar antes do Verão.
Além do mais a consulta é difícil pois as listagens não têm ordem alfabética. Estão por graus e depois por ordem cronológica.
Se porventura quiser là passar, a cota do livro é H.G.19372V
Cumprimentos amigos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#54664 | zea | 02 jan 2004 18:46 | Em resposta a: #54656

Caro J. Liberato

Não fazia a menor ideia que morava em Bruxelas. Para mim o senhor estava comodamente num maple com o livro à frente ... ou, eventualmente, com alguma lista na mão...
Peço muita desculpa e vou tomar nota da referência que me deu para procurar.
Agradeço-lhe muito.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#56312 | Samuel de Castro | 29 jan 2004 14:37 | Em resposta a: #38015

Estimada Maria José,

Achei no Gayo, título Castro $ 87, N-13 – o filho 14- D. Fernando de Castro, que depois se chamou D. Pedro Bermudes de Castro, por casar na Casa de Montaens, de que vem os Montaens e os Bermudes Castros. Será que tem a ver com seus Bermudez de Castro? Boa sorte. Um abraço.
Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#56329 | zea | 29 jan 2004 18:28 | Em resposta a: #56312

Caro Samuel
Sem dúvida que está certo. O pormenor de Pedro ter, ele próprio assumido logo o nome de Castro, tem uma história romântica que nunca saberei se é verdadeira.
O Senhorio de Montaos era composto por terras de Saules, Moriona, Castillo de Peñaflor, porto de Cayón e Montaos. Era herdado pelos Bermudez (do reino de Galiza) por direito de primogenitura. Os filhos menores serviam no exército do rei de Castela.
O marquesado de Montaos só veio mais tarde, no fim do séc XVI, quando por D.R. de Felipe IV DE 27.7.1626, Juan Bermúdez de Castro, III Conde de Grajal, foi nomeado Marquês de Montaos.
Se um dia se interessar por este ramo dos seus Castro e dos meus Bermúdez, posso dar-lhe muitos contactos. Só na Venezuela há história fascinante, visto que dois deles foram companheiros de Bolívar.
Um abraço.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#81104 | mavasf | 07 jan 2005 10:39 | Em resposta a: #38015

Folheando os jornais madeirenses, encontrei um pequeno artigo de 20/10/1866, que talvez lhe interesse. Lembrei-me de si por já termos trocado algumas linhas no passado. Se me enviar o seu mail para mariaalexandrafernandes@iol.pt, terei todo o gosto em enviá-lo.
Cmpts
Maria Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#81106 | zea | 07 jan 2005 10:52 | Em resposta a: #81104

Cara Maria Alexandra,
Agradeço muito ter-se lembrado de mim. Vou enviar-lhe o meu email directamente. Sem dúvida que nessa época, um casalinho de avós meus vivia na Madeira.
Muitos cumprimentos e votos de Bom Ano!
Maria José
PS- A minha filha também se chama Alexandra, portanto o seu nome é-me muito carinhoso.

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#81108 | mavasf | 07 jan 2005 10:59 | Em resposta a: #81106

Cara Maria José,
Fico a aguardar. Um bom ano para si também!
Maria Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#92667 | Samuel C O Castro | 05 jun 2005 23:25 | Em resposta a: #56329

Estimada Maria José,

Como estou montando uma grande base sobre os Castros, acho que chegou a hora de meu interesse em seus Bermudes de Castro. Peço-lhe a especial gentileza de enviar-me, o que for possível, diretamente para meu e-mail, que poderá solicitar através do link "contactos", acima.
Antecipo agradecimentos. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#92674 | zea | 06 jun 2005 02:33 | Em resposta a: #92667

Caro Samuel de Castro,
Já autorizei o Genea a revelar-lhe o meu endereço email.
Entretanto, já aqui poderá encontrar alguns Bermudez de Castro.
Tem também o site www.bermudezdecastro.net com bastante informação.
Acho que a sua árvore vai tornar-se uma imensa Amazónia.
Um abraço
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#92862 | Benquerença | 08 jun 2005 09:35 | Em resposta a: #81106

Peço desculpa por estar a intrometer-me na "conversa", mas por motivos relacionados com a minha profissão, gostaria de saber se o nome de Francisco(?) de Zea Bermudes (Vela-Belmonte) lhe é familiar ?
Muito obrigado
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#92864 | zea | 08 jun 2005 10:24 | Em resposta a: #92862

Caro sr. Carlos Pereira
Francisco Zea Bermúdez temos tido vários. Não sei a que se refere com Vela-Belmonte. É uma terra?
Cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#92885 | Benquerença | 08 jun 2005 15:39 | Em resposta a: #92864

Cara D. Maria José,
no seguimento da Minha "intromissão", recolhi entretanto mais elementos sobre a referida pessoa. Não se trata de Francisco, mas de Filipe, que estaria ligado a uma Secretaria Geral do Syndicat du Portugal, com sede (?) na Vela, perto de Belmonte (Beira Baixa). Estes elementos foram recolhidos em documentos actualmente depositados no centro de documentação do Museu de Cerâmica de Sacavém, no sítio da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém, sendo precisamente o fundo documental da mesma. As datas dos documentos são do ano de 1913, e estes referem-se à liquidação de facturas referentes ao fornecimento de loiças da Fábrica. Quanto ao Syndicat du Portugal, ainda não descobri que empresa era, talvez minas... de que o referido Filipe seria um dos dirigentes...
As informações contidas nestes copiadores de correspondência são inúmeras e nós procuramos agora voltar a ligar a antiga Fábrica aos seus clientes, procurando saber o que ainda existe, sejam vestígios materiais ou outros.
Já aqui tenho pedido mais informações sobre assuntos relacionados com a Fábrica, e foi neste sentido que me dirigi a si, uma vez que tem o apelido Zea Bermudez. E se souber mais alguma coisa, agradeço-lhe muito.
Muito obrigado.
Os meus cumprimentos.
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Zea Bermúdez

#92886 | zea | 08 jun 2005 16:15 | Em resposta a: #92885

Caro sr. Carlos Pereira,
Ora aí está um belo mistério. Em 1913 não encontro um único Filipe em Portugal.
O nome da firma também é sui generis.
Por favor, se tiver qualquer documento com o nome, envie-me uma fotocópia para mj.zeabermudez@netcabo.pt
Circulará pela família e pode ser que alguém saiba dizer qualquer coisa.
Cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 03:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen